sábado, 26 de novembro de 2011

FAB - PATRULHA: Força Aérea apresenta o avião P3-AM, o guardião do Pré-sal

FAB - PATRULHA: Força Aérea apresenta o avião P3-AM, o guardião do Pré-sal

30/09/2011 - 08h48

PATRULHA: Força Aérea apresenta o avião P3-AM, o guardião do Pré-sal

Sediados na Bahia, os aviões de patrulha marítima serão empregados na vigilância das águas territoriais brasileiras.

O P-3AM Orion, que integra oficialmente a frota da Força Aérea Brasileira, a partir desta sexta-feira (30), devolve à FAB a capacidade de detectar, localizar, identificar e, se necessário, afundar submarinos. É o que o jargão militar chama de guerra antissubmarino (ASW, na sigla em inglês). A Aviação de Patrulha não realizava missões ASW desde a desativação do P-16 Tracker, em 1996. Os atuais P-95 “Bandeirulha”, aeronaves menores e com diferenças operacionais, não têm essa capacidade.

Ouça entrevista com o Comandante da II Fae, Brigadeiro José Alberto de Mattos.


Além da capacidade ASW, o P-3AM também carrega armamentos como os mísseis Harpoon, capazes de afundar navios de guerra além do alcance visual.

Com quatro motores, a aeronave tem grande autonomia, podendo permanecer em voo durante 16 horas - isso equivale a uma viagem de Recife a Madri sem escalas. Os sensores eletrônicos embarcados na aeronave são os mais modernos que existem. Tudo isso confere ao P-3AM a capacidade estratégica de vigilância marítima de longo alcance. "É como se nós déssemos um salto de quatro décadas na nossa capacidade tecnológica", explica o Gerente do Projeto P-3BR da Força Aérea, Coronel Aviador Ari Robinson Tomazini.

Soberania - A Petrobrás estima que a camada do pré-sal contenha o equivalente a cerca de 1,6 trilhão de metros cúbicos de gás e óleo. Caso a estimativa seja confirmada, o Brasil ficará entre os seis países que possuem as maiores reservas de petróleo do mundo, atrás somente de Arábia Saudita, Irã, Iraque, Kuwait e Emirados Árabes. Toda essa riqueza encontra-se no Oceano Atlântico, na zona econômica exclusiva (ZEE) brasileira. A nova aeronave estará envolvida na vigilância dessa área.

Além do patrulhamento dessa área estratégica, o P-3AM assumirá um papel determinante nas missões de busca e salvamento. Por força da Convenção de Chicago, da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI), o Brasil é responsável pela busca e salvamento de aeronaves e navios numa área com seis milhões de km² (praticamente todo o Atlântico Sul). Os P-3AM da FAB equipam o Esquadrão Orungam (1º/7º GAV) que opera na Base Aérea de Salvador, uma unidade histórica para a Aviação de Patrulha brasileira.

A nova aeronave também ajudará na defesa do meio ambiente, identificando os responsáveis pelo derramamento de óleo, tanto acidentais quanto provocados. Algumas embarcações que transportam petróleo costumam lavar os tanques com a água do mar. Essa prática criminosa deixa uma mancha de óleo que polui e afeta a vida marinha. Os sensores do P-3AM conseguem identificar os rastros na superfície do mar e, desta forma, identificar a embarcação de origem, mesmo muitas horas depois da abertura dos tanques. O P-3AM pode fotografar o navio infrator e encaminhar as fotos com um relatório para as autoridades ambientais, como prova para a aplicação de multas.
Outra atividade ilegal que a aeronave certamente poderá combater é a pesca na Zona Econômica Exclusiva do Brasil, uma faixa de 370 quilômetros a partir da costa brasileira. As embarcações estrangeiras que praticarem a pesca nessa área também poderão receber multas.
O P-3AM é a versão militar do famoso avião comercial Lockheed Electra II, que ficou conhecido no Brasil como o avião utilizado na ponte aérea Rio de Janeiro-São Paulo, de 1975 até 1991. A versão militar foi inicialmente concebida para a Marinha dos Estados Unidos, como aeronave especializada em guerra antissubmarina e patrulhamento marítimo. Posteriormente, foi adquirido por outros países, principalmente por integrantes da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), chegando a ser operado por 17 nações.

A Força Aérea adquiriu 12 aeronaves P-3 da Marinha dos EUA, sendo que duas já foram entregues e outras sete estão sendo modernizadas pela Airbus Military. As demais servirão como suprimento.



Fonte: Agência Força Aérea

FAB - ÁGATA 3 - Aeronaves da Força Aérea operam a partir de bases desdobradas

FAB - ÁGATA 3 - Aeronaves da Força Aérea operam a partir de bases desdobradas

24/11/2011 - 19h58

ÁGATA 3 - Aeronaves da Força Aérea operam a partir de bases desdobradas

Aviões estão em Vilhena (RO), Cuiabá (MT), Campo Grande (MS) e Rio Branco (AC)

O Comandante da Força Aérea Componente 107, Brigadeiro do Ar Luiz Fernando de Aguiar, percorreu nos últimos dois dias as bases áreas instaladas especialmente para a Operação Ágata 3. As aeronaves da FAB operam a partir de Vilhena (RO), Cuiabá (MT), Campo Grande (MS) e Rio Branco (AC). Caças supersônicos, aviões de ataque e reconhecimento, helicópteros Blackhawk, aviões radares e de transporte participam da missão conjunta da Marinha, Exército e Aeronáutica ao longo da fronteira com Peru, Bolívia e parte do Paraguai.

"Em cada base desdobrada, comprovamos a prontidão de nossos militares e máquinas", disse o Comandante da FAC 107 ao voltar para Porto Velho (RO), onde fica o comando das operações aéreas. Veja o vídeo abaixo.

A atuação das Forças Armadas e de órgãos federais e estaduais vai de Bahia Negra, no Mato Grosso do Sul, até Tabatinga, no Amazonas. O principal objetivo da Operação Ágata 3 deflagrada na terça-feira, 22, é combater o tráfico de drogas, armas, além de crimes ambientais e fiscais, como o contrabando, crimes comuns nas fronteiras. As operações envolvem a Receita Federal, IBAMA, os Departamentos de Polícia Federal, ANAC, Secretaria Nacional de Segurança Pública e Força Nacional de Segurança Pública.

Acompanhe o detalahes da Operação no hotsite www.agata3.defesa.mil.br



Fonte: Agência Força Aérea

Tags: OPERAÇÃO ÁGATA 3, FAB, FAC 107, DEFESA, FRONTEIRA


FAB - BUSCA E RESGATE- Nova aeronave da FAB encontra veleiro holandês

FAB - BUSCA E RESGATE- Nova aeronave da FAB encontra veleiro holandês

23/11/2011 - 20h53

BUSCA E RESGATE- Nova aeronave da FAB encontra veleiro holandês

A aeronave P-3AM Órion localizou com o auxílio de sensores a embarcação que estava a 315 quilômetros do litoral do RJ

Há menos de dois meses em operação na Força Aérea Brasileira (FAB), a aeronave P-3AM Órion, incorporada no mês de setembro ao Primeiro Esquadrão do Sétimo Grupo de Aviação, Esquadrão Orungan, sediado na cidade de Salvador (BA), já teve um grande batismo de fogo. Na terça-feira (22/11), a aeronave realizou com sucesso a sua primeira missão real de busca e resgate. Sob a coordenação da Segunda Força Aérea, o P- 3 AM localizou o veleiro holandês Rolleman, à deriva havia dois dias. A embarcação encontrava-se aproximadamente a 315 quilômetros do litoral do Estado do Rio de Janeiro.

A embarcação,comandada pelo holandês Albert Deschipper, de 72 anos, partiu da Holanda em uma viagem de mais de um mês pelo Oceano Atlântico para encontrar com a esposa na cidade de Lapaloma, no Uruguai. Após uma parada para abastecimento em Cabo Verde, no dia 19 de outubro, Deschipper já seguia com o veleiro pela costa brasileira quando se perdeu na área da Bacia de Campos, no Estado do Rio de Janeiro.

Ao receber o aviso de emergência do Salvaero Brasília, o Comando-Geral de Operações Aéreas estabeleceu prontidão operacional para duas de suas unidades de Patrulha marítima, o Primeiro Esquadrão do Sétimo Grupo de Aviação (Esquadrão Orungan), e o Quarto Esquadrão do Sétimo Grupo de Aviação, Esquadrão Cardeal.

O Salvaero Brasília contactou a Segunda Força Aérea às 4 horas da terça-feira (22/11) que acionou o Esquadrão Orungan. A tripulação do P-3 AM decolou imediatamente ao nascer do sol, às 6h, para as buscas do veleiro. Na missão também houve a participação de uma aeronave P-95, Bandeirante Patrulha, do Esquadrão Cardeal.

“A missão foi desenvolvida em duas etapas. Uma na parte da manhã, indo até as 13 horas, e outra na parte da tarde, perfazendo um total de 10h40 de voo”, explica o piloto da aeronave e Chefe de Operações do Esquadrão Orungan, Tenente Coronel Paulo Rogério Sobrinho, comandante da aeronave.

Na primeira missão de salvamento do P-3 AM, a localização do veleiro foi possível graças aos equipamentos de ponta de que dispõe a aeronave. Para encontrar o Rolleman, a tripulação utilizou os modernos sensores eletrônicos do P3-AM, como o radar e o flir, além da busca visual.

“Pelas dimensões, a embarcação era difícil de ser visualizada, já que possuía apenas 13 metros de comprimento. Mas a tripulação tinha experiência em busca e salvamento e utilizou os recursos do P-3AM. Além da busca visual, empregou a busca radar”, explica o Tenente Coronel Sobrinho. “Participar de uma missão dessa natureza e salvar uma vida é uma grande satisfação. O sucesso foi mérito de todos os participantes da equipe”, complementa o oficial.



P-3 ORION

Fonte: Agência Força Aérea

Tags: FAB, P-3, veleiro, Rio de Janeiro, Bandeirante

FAB - RESGATE – Esquadrão Pelicano simula atuação em locais de difícil acesso

FAB - RESGATE – Esquadrão Pelicano simula atuação em locais de difícil acesso

25/11/2011 - 11h19

RESGATE – Esquadrão Pelicano simula atuação em locais de difícil acesso

Militares da Força Aérea treinaram missões de busca e resgate em Rochedinho, a 40 km de Campo Grande (MS)

Situações de queda de aeronave e de resgate de feridos em áreas remotas foram vivenciados por militares do Esquadrão Pelicano (2°/10° GAV). Eles participaram de um exercício na zona rural do município de Rochedinho (MS), a 40 km de Campo Grande (MS). No treinamento, foi empregado um Helicóptero H-1H e uma aeronave C-105 Amazonas. Entre observadores SAR, pilotos, mecânicos de vôo, equipes de resgate e de apoio, 53 militares foram envolvidos na missão.

A simulação objetiva deixar os militares do esquadrão ainda mais operacionais para atuar em missões de busca e resgate. O exercício dos Pelicanos, realizado durante três dias, terminou nesta semana (22/11). Nele, foi incluído desde o acionamento para a missão até o resgate. Foram realizadas ações de lançamento de paraquedistas e de fardos com víveres e material médico, rapel a partir de helicóptero, içamento tipo situações (utilizando o guincho de resgate) e atendimento de primeiros socorros a várias pessoas simultaneamente.

Para ficar o mais próximo possível da realidade, foi montada uma estrutura que simulava a fuselagem de uma aeronave. Ela foi colocada em uma área com diversos obstáculos naturais, como árvores, pedras, terra e desnível no terreno. Dentro da estrutura, pessoas simulavam ser vítimas do acidente e aguardavam por socorro.

Para cada uma das ações realizadas, havia um limite de tempo necessário para o cumprimento. Ao final os militares do 2°/10° GAv conseguiram executar todas as etapas como havia sido previsto no planejamento.

Hobby Brasil Hobby News - 10 momentos by Roberto Caiafa

Caiafa e Vadico

Caiafa e Pica Pau Hingst

CEA-309 Mehari R/C de Bravo Modelismo

Hingst Show Man

MIG-17 R/C Jet

R/C Jet Pilot Figure

Demoiselle - Projeto de Santos Dumont

Rafale B F.1 R/C Jet

VCC na AMA

R/C Extra 260 de Bruno Visconti

O piloto de acrobacias e empresário Paulo Medina em entrevista a Roberto Caiafa - 4ª Parte


Nesta 4ª parte, considerações finais e o encerramento da entrevista com o piloto de acrobacias Paulo Medina.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

O Piloto de acrobacia e empresário Paulo Medina em entrevista a Roberto Caiafa - Parte 03


O piloto de acrobacias e empresário Paulo Medina concedeu ao jornalista Roberto Caiafa polêmica entrevista gravada nos hangares do CIAAR em Belo Horizonte no final de 2010.


Nesta 3ª parte, Medina fala sobre o sonho de inspirar as crianças e dos motivos que o levaram a ser o escolhido para a parceria com a Revista Aeromagazine, e muito mais!

Hobby Brasil Hobby News - 10 momentos by Roberto Caiafa











O piloto de acrobacias e empresário Paulo Medina em entrevista a Roberto Caiafa - Parte 02


O piloto de acrobacias e empresário Paulo Medina concedeu ao jornalista Roberto Caiafa 


polêmica entrevista gravada no s hangares do CIAAR em Belo Horizonte no final de 2010.

Nesta 2ª parte, Medina fala sobre como tornou-se o primeiro brasileiro a ter a carteira de 


piloto de demonstração aérea reconhecida e homologada, na história da aviação acrobática 

brasileira... e muito mais!

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Foto: Roberto Caiafa


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O piloto de acrobacias aéreas Paulo Medina entrevistado por Roberto Caiafa



O piloto de acrobacias e empresário Paulo Medina concedeu ao jornalista Roberto Caiafa polêmica entrevista gravada no s hangares do CIAAR em Belo Horizonte no final de 2010.


Na 1ª parte, Medina fala de seu início, aeromodelismo, acrobacias, faz pesadas críticas ao meio de aviação acrobática e dá uma aula de civismo...

Infodefensa América refuerza su liderazgo con la doble edición Brasil en portugués y en español


PortadaBrasil_
24/11/2011
(Infodefensa.com) Madrid – Infodefensa.com América, en continuo crecimiento y fiel a su política de constante mejora, inaugura esta semana la doble Edición de Brasilen la que pueden consultarse las novedades diarias de la industria de Defensa y Seguridad de este país tanto en portugués como en español, dentro del desarrollo de las páginas especializadas en los distintos mercados nacionales.

Infodefensa.com América se consolida como portal de servicios para los mercados de Seguridad y Defensa ofreciendo, además de noticias diarias, artículos de opinión y análisis, comunicados de las principales compañías del sector, informes y documentos, relativos a cada uno de los principales países de la región.
Además, el crecimiento del volumen de información, con una media de cien noticias mensuales gracias a la apertura de siete corresponsalías en los últimos seis meses, nos insta a ofrecerles dos Newsletters semanales, en los que martes y jueves les resumiremos las novedades más importantes en relación con material de Defensa, empresas, necesidades de las distintas administraciones de Defensa y Seguridad de la región y últimas tecnologías. En estos nuevos boletines, igualmente, pueden consultarse noticias tanto en español como en portugués.

Infodefensa.com América, medio nativo de Internet con dos años de andadura y altamente especializado, registra mensualmente más de 94.000 páginas vistas y más de 21.000 visitas, según los servicios de estadísticas de Google Anaytics y SmartAdServer. El crecimiento en los últimos meses se multiplica de forma exponencial, basta comprar el incremento de las páginas vistas del 1,15% entre los meses de junio y julio al ritmo del 18,24% entre septiembre y octubre.
Los países donde mayor número de lectores siguen la actualidad de Infodefensa.com América son Argentina, España y Chile, seguido de Perú, Brasil, Estados Unidos, Colombia, Venezuela, México y Uruguay, por poner los ejemplos más destacados. Ha sido en octubre, cuando las visitas desde Argentina (25,99%) han superado a las registradas desde España (18,96%).
Siete nuevas corresponsalías
Hasta siete corresponsales, con amplia experiencia en los sectores de Defensa y Aviación, se han ido incorporando en los últimos meses a Infodefensa.com América, en el que desempeñan un gran trabajo con el entusiasmo de participar en un proyecto en constante crecimiento.

Roberto Caiafa es nuestro corresponsal en Brasil,  Maximiliano Borches en Argentina, Erich Saumeth en Colombia, Carlos E. Hernández en Venezuela, Alberto López en Centroamérica y México, Peter Watson en Perú y Gabriel Porfilioen Uruguay y Paraguay (ver quiénes somos).
Infodefensa.com América ha estado presente con gran cobertura de los encuentros más destacados del sector en la región en el último año, desde LAAD en Río de Janeiro el pasado abril, SITDEF en Lima (Perú) en mayo, F-AIR Colombia en el Aeropuerto Internacional José María Córdova de Ríonegro (Colombia) en julio y el SINPRODE en Buenos Aires (Argentina), en los primeros días de septiembre.
Asimismo, Infodefensa.com América calienta motores para el año 2012, en el que tendrán lugar dos grandes citas en Chile: FIDAE 2012 y EXPONAVAL, entre otras múltiples actividades empresariales propias de los mercados emergentes de Defensa y Seguridad de América del Sur que seguirán su tendencia al alza, siendo el foco de inversiones, negocios y desarrollo industrial para las compañías locales y foráneas de todo el mundo.


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