sábado, 31 de dezembro de 2011

SUPER TUCANO VENCE CONTRATO DE DEFESA NOS EUA




Embraer Defesa e Segurança e Sierra Nevada Corporation fornecerão aeronave para o programa LAS da Força Aérea dos Estados Unidos

São Paulo – SP, Brasil, 30 de dezembro de 2011 – A Força Aérea dos Estados Unidos anunciou hoje que selecionou o avião de combate Super Tucano, fabricado pela Embraer Defesa e Segurança, para o programa LAS (Light Air Support), ou Apoio Aéreo Leve. A aeronave, que será fornecida por meio de parceria com a Sierra Nevada Corporation, será utilizada para treinamento avançado em vôo, reconhecimento e operações de apoio aéreo.

“Estamos honrados com a oportunidade de oferecer ao governo norte-americano o melhor produto para a missão LAS, nesta parceria liderada pela Sierra Nevada Corporation”, disse Luiz Carlos Aguiar, CEO da Embraer Defesa e Segurança. “Nosso compromisso é avançar com nossa estratégia de investimentos nos Estados Unidos e entregar o Super Tucano no prazo e conforme o orçamento contratados.”

Como especificado pela Força Aérea dos Estados Unidos, trata-se de um contrato no valor de USD355 milhões para o fornecimento de vinte aeronaves, assim como apoio terrestre para treinamento de pilotos, manutenção e outros serviços requeridos. 

Nós nos sentimos honrados por esta decisão e pela oportunidade de servir nosso país,” disse Taco Gilbert, Vice-Presidente de Desenvolvimento de Negócios de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (ISR) da SNC. “Nós acreditamos nos objetivos da missão Apoio Aéreo Leve e temos orgulho de poder apoiar os Estados Unidos em suas iniciativas de construção de parcerias no Afeganistão e em outros países no mundo. Os soldados americanos, os trabalhadores americanos e todos nossos aliados ganham com esta decisão.”


Sobre o Programa LAS

A missão LAS exige uma solução já desenvolvida que ofereça versatilidade, capacidade e resistência operacionais necessárias em um ambiente de contra-insurgência, a um custo significativamente menor do que o dos jatos de caça. A aeronave deve oferecer ferramentas de inteligência, vigilância e reconhecimento (ISR); ter capacidade para uma grande variedade de munições (incluindo armas guiadas de precisão); e operar em terrenos com infraestrutura precária e em condições rigorosas.

Sobre o Super Tucano

O Super Tucano foi projetado especificamente para missões de contra-insurgência e atualmente é empregado por seis forças aéreas e possui encomendas de outras. A aeronave demonstrou ser extremamente capacitada para as missões LAS e ajudou o governo colombiano a combater as forças revolucionárias daquele país (FARC), além de iniciativas contra atividades ilegais em outros países. As mais de 150 aeronaves em operação no mundo acumularam 130 mil horas de vôo, incluindo mais de 18 mil horas de combate sem nenhuma perda.

Sobre a Sierra Nevada Corporation

A SNC (www.sncorp.com) é uma das companhias privadas dos Estados Unidos que cresce mais rapidamente, com base em sua reputação em desenvolver soluções tecnológicas ágeis, inovadoras e rápidas nos segmentos de eletrônica, aeroespacial, de aviônicos, espacial, propulsão, micro-satélites, aeronaves, sistemas de comunicação e energia solar. Sob a atual administração desde 1981, as sete áreas de negócios da SNC empregam mais de 2.100 pessoas em 27 localidades em 15 Estados norte-americanos – todos dedicados a fornecer soluções modernas para a dinâmica base de clientes da empresa. A SNC é o maior prestador de serviços para o governo dos Estados Unidos cuja proprietária é uma mulher.

Ao longo de aproximadamente 50 anos de história, a SNC manteve o foco em fornecer aos clientes o que há de melhor em tecnologia para atender às suas necessidades, obtendo um expressivo e comprovado histórico de sucesso. A empresa continua apoiando o seu crescimento no setor comercial, por meio de avanços internos e aquisições, incluindo participação nos mercados emergentes de energia renovável, telemedicina, nanotecnologia, cibernética e centros de operações de redes.

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

26º FESBRAER 2011 - 20 Momentos TOP by Roberto Caiafa / Hobby News





















Hobby News Edição Nº 80 - Aerodesign 2011 - Missão Cumprida!

Cinco Minutos para o CAOS - BH e o Granizo

Algo me diz que muita gente aqui vai se identificar com este quadrinho


O quadrinista Gus Morais mantém um blog que só recebe atualizações uma vez por mês. Mas devo dizer que a espera geralmente vale a pena, pois as suas obras são de uma qualidade difícil de achar por aí. Especialmente a atualização deste mês de Setembro. Qualquer um que não seja muito novo vai se emocionar revendo o seu próprio passado. E os mais novos verão como aqueles tempos de disquete e ICQ eram muito loucos. Avalie:

Aviation Photographer Roberto Valadares Caiafa - SJC e CNF 2011

TODAS AS FOTOS POR ROBERTO CAIAFA
PP-PTG ATR 42 da Trip Linhas Aéreas pousando em São José dos Campos, São Paulo

PP-PJA E-JET 175 Trip Linhas Aéreas operando em São José dos Campos, São Paulo

PP-PJA E-JET 175 Trip Linhas Aéreas operando em São José dos Campos, São Paulo

PP-PJA E-JET 175 Trip Linhas Aéreas operando em São José dos Campos, São Paulo

PT-SKW em São José dos Campos, São Paulo - um belo executivo de quase U$ 20 milhões

PT-SKW em São José dos Campos, São Paulo - um belo executivo de quase U$ 20 milhões

PP-AGU em SJC - belíssimo biturbina executivo!!! Agusta A-109

SC-130H Hércules em SJC - Força Aérea Brasileira

Azul é Real em SJC - EMBRAER E-JET 190 Azul Linhas Aéreas Brasileiras - 2011

Azul é Real em SJC - EMBRAER E-JET 190 Azul Linhas Aéreas Brasileiras - 2011

PR-AYH Céu Sol Sul Azul EMBRAER E-JET 195 Azul Linhas Aéreas Brasileiras
São José dos Campos, São Paulo

CRJ 900 Pluna, Boeing 767 American Airliners e Airbus A-330 TAP em Confins, MG

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Azul Viagens oferece pacotes com preços promocionais para férias de janeiro para regiões Sul e Nordeste


Foto: Roberto Caiafa

 Foz do Iguaçu é o roteiro mais barato para janeiro: a partir de 10 x R$ 79,00

São Paulo, 28 de dezembro de 2011 ­– A Azul Viagens, a operadora de viagens da Azul Linhas Aéreas Brasileiras, oferece pacotes especialmente preparados para quem deseja aproveitar para descansar nas férias de janeiro. São roteiros para os destinos: Foz do Iguaçu, Salvador e Florianópolis, a preços promocionais, para viagens a partir de 5/01 até 31/01/2012, de três a quatro noites que já incluem passagens aéreas – partindo de Campinas (São Paulo), hospedagem em apartamento duplo com café da manhã, transfer do aeroporto para o hotel (ida e volta). O pagamento pode ser parcelado em até dez vezes no cartão de crédito.

O espetáculo das águas faz da cidade paranaense de Foz do Iguaçu (PR) um dos mais impressionantes patrimônios naturais da humanidade, admirado por visitantes de todo o mundo. É um destino turístico inigualável e um ponto de encontro de três fronteiras: Argentina, Brasil e Paraguai. Mais de 1 milhão de visitantes se dirigem anualmente até a cidade para ver as cataratas do Parque Nacional do Iguaçu – Patrimônio da Humanidade pela Unesco. A hospedagem é no Nadai Confort Hotel, de categoria superior, que tem acesso rápido a tríplice fronteira e todos os atrativos da região. Com ótima infraestrutura, o hotel coloca à disposição dos visitantes recreação planejada, piscina com hidromassagem, restaurante internacional e um delicioso café da manhã. O pacote para três noites sai a partir de 10 x R$ 79,00 ou à vista por R$ 790,00 por pessoa.

Na capital baiana, o visitante se hospeda no Sol Barra (3 estrelas), localizado no Porto da Barra, debruçado sobre as águas da Baía de Todos os Santos, distante apenas 2,5 Km do centro da cidade e 4,0 Km do Pelourinho. Possui excelente infraestrutura de lazer, gastronomia regional e internacional, e bela vista para o Iate Clube. O pacote para três noites sai a partir 10 x R$ 99,00 ou à vista por R$ 990,00 por pessoa.

Já em Florianópolis, a hospedagem é no Porto da Ilha Hotel que fica no centro, a caminho das praias do Norte da Ilha de Santa Catarina. O hotel proporciona ao visitante uma linda vista para a Baía e próximo a Shoppings, bares, restaurantes e casas noturnas da capital catarinense. Com fácil acesso as praias e aos principais pontos turísticos da cidade, os hóspedes podem desfrutar da praticidade e mobilidade de um hotel 4 estrelas. O pacote para as quatro noites sai a partir de 10 x R$ 99,90 ou à vista R$ 999,00 por pessoa.

A compra pode ser feita pelo site (www.azulviagens.com.br), por meio do Call Center da Azul Viagens no tel. 4003 1181 ou nas lojas da Azul. O viajante tem à disposição no site ferramenta de pesquisa, por meio do qual pode montar seu próprio pacote, ou escolher um entre os roteiros elaborados pela operadora, contratar hotéis e locação de veículos pela Avis e Hertz.

*Tarifas são válidas por pessoa, com hospedagem em apartamento duplo, não reembolsáveis e intransferíveis, para voos partindo de Campinas/SP (Aeroporto de Viracopos). Valores sujeitos a disponibilidade de assentos e regras tarifárias. O Pacote deve ser adquirido com 10 dias de antecedência da data de início da viagem. Condições válidas para viagens de ida e volta iniciadas a partir de 05/01/12 e completadas até 31/01/12, exceto feriados. O pacote inclui passagens aéreas, estadias em hotéis nas classes e categorias especificadas, traslado aeroporto/hotel/aeroporto. Bem como os demais serviços descritos. Taxas de embarque não incluídas. Parcelamento válido para compras com cartões de crédito VISA, MasterCard e American Express. Valores, datas e condições de pagamento estão sujeitos a reajustes e alterações sem aviso prévio.

Sobre Azul Viagens
Azul Viagens, unidade de negócios da Azul Linhas Aéreas, é uma operadora de turismo que oferece pacotes de viagem previamente montados e ainda um produto inovador no mercado: uma ferramenta que permite que o cliente monte seu próprio pacote com o número de dias que desejar. Seu foco é atender tanto quem viaja a lazer quanto quem viaja a negócios, garantindo a melhor qualidade para o cliente.

Sobre a Azul
Com três anos de operações, a Azul Linhas Aéreas Brasileiras conecta 42 destinos - 41 cidades, com mais de 350 voos diários. Somando-se às oito linhas de ônibus, são 47 cidades brasileiras conectadas pela companhia. A Azul já ultrapassou a marca de mais 13 milhões de clientes transportados desde sua fundação. Atualmente opera uma frota de 38 jatos modelo 190 e 195 da Embraer, 8 ATR 72-200 e 3 ATR 72-600. O papel da empresa é estimular o tráfego aéreo e dinamizar a economia brasileira por meio de uma equação tão simples de entender quanto difícil de imitar: preços baixos com alta qualidade de serviços. O sucesso da companhia é atestado pelos prêmios “Melhor Empresa Aérea do Brasil” pela revista Viagem e Turismo e revista Avião Revue, “One of the 30 World’s Hottest Brands” pela Advertising Age de Nova York, eleita a melhor companhia aérea low-cost da América Latina pela Skytrax World Airline Awards – premiação reconhecida como referencial de excelência no setor aéreo e “One of the world´s 50 most innovative companies” pela revista Fast Company.

TAM recebe dois novos A320 equipados com OnAir e encerra o ano com 156 aeronaves

 
 
Foto: Roberto Caiafa



Aviões, que já vêm da fábrica com o sistema de conectividade a bordo instalado, serão utilizados na operação doméstica da companhia
 
 
 
 
São Paulo, 28 de dezembro de 2011 - A TAM Linhas Aéreas acaba de incorporar à sua frota duas novas aeronaves A320, vindas diretamente da fábrica da Airbus em Hamburgo (Alemanha). Ambas estão configuradas com 174 assentos e eram as últimas unidades aguardadas pela companhia em 2011. Com a maior frota de aviões de passageiros da história da aviação brasileira, a TAM encerra o ano com 156 aeronaves.
 
As novas unidades da Airbus recebidas pela empresa neste mês serão alocadas na operação doméstica no início de 2012. Hoje, a frota da TAM tem idade média entre 6 e 7 anos, uma das mais novas do mundo. A previsão, de acordo com o plano da companhia, é chegar a 179 aeronaves até o fim de 2015.
 
Os dois novos A320 já vêm da fábrica equipados com o sistema OnAir de conectividade a bordo, baseado na tecnologia SwiftBroadband (SBB) da Inmarsat. Com ele, os passageiros podem usar seus telefones celulares para fazer ligações, enviar e receber mensagens ou dados, possibilitando o acesso à internet e às redes sociais em smartphones.
 
Após a incorporação, a TAM somará 31 aeronaves com os serviços OnAir. Nos próximos anos, 80 aviões da companhia serão equipados com o sistema, que será instalado na frota internacional a partir do segundo semestre de 2012. A decisão pela expansão foi anunciada em julho deste ano, depois de a companhia avaliar como bem-sucedida a experiência dos passageiros com a tecnologia a bordo.

Voo inaugural da TRIP ligando Cacoal a Porto Velho (RO) conta com a presença do Governador de Rondônia e outras autoridades políticas

Foto: Roberto Caiafa 
Campinas, 28 de dezembro de 2011 – o primeiro voo da TRIP Linhas Aéreas, maior companhia aérea regional da América do Sul, para a rota Porto Velho – Cacoal, ambas as cidades em Rondônia, foi prestigiado pelo Governador de Rondônia, Confúcio Aires Moura e diversas autoridades da região como: secretários de estado, deputados estaduais, o prefeito de Cacoal, além de outras autoridades do estado, bem como executivos da TRIP Linhas Aéreas.

Os voos para Cacoal representam a rápida conexão da cidade com as demais regiões do País. ”Entendemos a importância de ligar as cidades do Brasil, em especial àquelas regiões mais remotas onde os modais são escassos. A chegada da TRIP em Cacoal vai proporcionar rapidez e comodidade aos cacoalenses que precisam se deslocar pelo País”, reforça Evaristo Mascarenhas, diretor de marketing e vendas da TRIP.

Veja tabela com os horários de voos em Cacoal:

Origem
Destino
Partida
Chegada
Cacoal
Cuiabá
6h00
9h17
Cacoal
Vilhena
6h00
6h40
Cacoal
Porto Velho
22h05
23h10
Cuiabá
Cacoal
20h25
21h45
Vilhena
Cacoal
21h05
21h45
Porto Velho
Cacoal
4h30
5h40

Sobre a TRIP Linhas Aéreas (www.voetrip.com.br)

Com mais de 13 anos de atividade, a TRIP é hoje a maior companhia aérea regional do Brasil e também da América do Sul. Com 54 aeronaves que operam em 87 cidades do País, é controlada pelos Grupos Caprioli e Águia Branca, ambos com tradição em transporte de passageiros. A TRIP tem como um de seus investidores a norte-americana Skywest Inc., maior empresa de transporte aéreo regional do mundo, que possui 20% de participação no capital da companhia. Em 2010 a TRIP registrou faturamento bruto de R$ 747 milhões.
A qualidade de seus serviços, processos e produtos renderam em 2011 importantes títulos, entre eles, ‘Melhor Companhia Aérea regional da América do Sul’, pesquisa internacional da Skytrax com mais de 18 milhões de consumidores de 100 diferentes nacionalidades. Foi ainda, a primeira entre as aéreas em ‘Governança Corporativa’, pela Istoé Dinheiro. A revista de bordo ‘Voe’, foi premiada como o melhor veículo customizado do Brasil, de acordo com a revista Propaganda.

Projeto Anequim - O mais rápido avião de 4 cilindros já projetado - by Paulo Iscold CEA UFMG


WELCOME TO THE ANEQUIM PROJECT…

Here you will be able to follow the development of the Anequim. The Anequim Project is the newest venture of CEA-UFMG in order to promote a strong and reliable under-graduate education for the Aerospace Engineering students of the Universidade Federal de Minas Gerais (Federal University of Minas Gerais), strengthening the Brazilian aeronautical workmanship.
On this web site you will find two tools which allow you to follow our work. The first is a time-line, where you can search, chronologically, many posts that tell the story of the development of this airplane. The second tool is an interactive 3D drawing where you can look at the airplane from many different angles. However, you will only be allowed to see the parts of the airplane that have already been built! It is not only a matter of secrecy, it has the side benefit of increasing your curiosity about our project.
Come on! Follow us throughout this journey!

WHY ANEQUIM?

Anequim is the Brazilian name for the fastest and most ferocious shark, which was "designed" for high speed in deep seas. Why would we use this name on a airplane? Shouldn`t we choose a bird`s name? The truth is that sharks are the state-of-the-art in fluid dynamics and the design of modern fuselages is deeply inspired by their shape (Galvão`s theory). Our airplane was created using this inspiration and in the end (you will see...) it resembles a shark, hungry for speed records!




THE KEY TO SUCCESS IS TEAMWORK…

The team behind this project if headed by Prof. Paulo Iscold and Capt. Gunar Armin. Both have worked together for quite some time, achieving important milestones such as four (three in speed and one in time to climb) world FAI-C1a0 (maximum take-off weight under 300kgf) records.
Additionally, students of aeronautical engineering of the Universidade Federal de Minas Gerais, and a team of international top level experts will contribute to the success of this project
To date, the following students have worked on this project:
  • Fernanda Guimarães - wing structural analyses.
  • Diego Lucas - fuselage structural analyses.
  • Francisco Ribeiro dos Reis - computational aerodynamic analyses.
  • Matheus Weynen Vinti - fabrication.
  • Matheus Magalhães Vital de Oliveira - fabrication.
  • Luana Montandon - aerodynamics and stability calculations.
  • Bruno Arruda Alves - mechanisms design.
  • Julliardy Matoso - fabrication.
  • Antonio Rafael Silva Filho - development of fabrication techniques.
  • Capt. Gunar Armin, has over 14.500 hours of flight experience. He started to fly sailplanes at the age of 16 and by the time he was 17 he had his airplane private pilot license. He was the Brazilian Aerobatic Champion twice in the advanced category and once in the unlimited category. Between sailplanes, airplanes and experimental airplanes he has already flown over 20 different aircrafts. Professionally, he worked for 17 years in Varig Airlines flying as co-pilot on Electra L188; B 737 200; B 747 400; DC 10; B 747 300, and as Capitan on B 737 300; 400; 500; 700; 800. He worked for two years in Taiwan, flying MD11 on EvaAir, two years in China as a Capitan for Shenzhen Airlines flying B 737 300; 700; 800 e 900, and one year in England flying B737 800 for Ryanair. Currently, he is a corporate jet Captain, flying (Falcon 50 and Gulfstream IV HS125 and Cessna 206) in Brazil.
    Prof. Paulo Iscold was born in 1976 and, as a son of an Aeronautical Engineer he has been involved in airplane related activities since childhood. His first degree was in technical mechanics, which provides him with excellent knowledge in building techniques and processes. He graduated as a Mechanical Engineer specialized in Aeronautical Engineering at the Federal University of Minas Gerais, and in the same university he obtained his masters and doctorate degree in Mechanical Engineering. He is also a glider and ultra lights licensed pilot. He is now a professor in this university, working in the Center of Aerodynamic Studies, and he is responsible for the courses of Airplane Design, Applied Aerodynamics and Flight Tests.




    Photo by Marcio Jumpei
    Photo by Victor Marcio
    Photo by Hamish Blair/Getty Images for RBAR

    HUMAN NATURE IS ALWAYS LOOKING FOR NEW CHALLENGES…

    To climb the highest mountain, to dive in the deepest sea, we are always looking for new boundaries to explore. Among the many possibilities of challenges, speed in one of the most pursued barriers. Being fast means that you are able to convert all of your energy into movement, without losses, without waste. Being fast means that you are efficient, you are above and beyond.
    Guided by this uncontrollable desire, the Center for Aeronautical Studies of Federal University of Minas Gerais, Brazil (CEA-UFMG) has been involved with many technologies that try to produce the world’s fastest propeller airplanes. Many of our projects have achieved world-wide success, and now we are preparing to engage in a new adventure.
    This web site will allow you to follow our new venture, where we will try to reach an ultimate level of speed with a limited source of power, a four cylinder internal combustion engine. Join us in being the fastest!

    THE QUEST FOR SPEED NEEDS EXCELLENCE…

    And excellence is what we can offer to develop this project. Throughout the past decades, CEA-UFMG has developed expertise and tools in the development of light airplanes, always testing it in the most competitive scenarios world-wide.
    The achievement of Red Bull Air Race World Championship assisting Team Bonhomme with flight path optimization technologies and the setting of four world records on Féderation Aeronautique Internationale in C1a0 class are examples of our pursuit of relevant results.
    This new project will be completely developed with 3D design tools, supported by powerful computational codes for aerodynamic design, structural and aero-elastic analysis. The fabrication will be done using exclusively CNC machines in order to acquire the highest level of finishing and precision, using the most advanced materials available.
    Maximum speed is only be possible with a careful attention to detail and constant pursuit of safety.