Azul Linhas Aéreas recebe certificação da Anac para utilizar o EFB – Eletronic Flight Bag – nos jatos Embraer

cid:image001.jpg@01CCD91F.ED8A7730

Companhia é a primeira aérea do País a receber autorização para utilizar integralmente o equipamento, que funciona como uma “central eletrônica de informações”, dispensando o uso de papéis a bordo

São Paulo, 26 de janeiro de 2012 – A Azul Linhas Aéreas Brasileiras anuncia mais uma grande inovação, que traz grandes benefícios à performance operacional dos jatos Embraer 190 / 195. A companhia é a primeira aérea do País a receber autorização da Anac para utilização integral do EFB - Eletronic Flight Bag Class II.

Trata-se de um avançado equipamento de bordo, instalado com o objetivo de servir como uma “central eletrônica de informações”. Nele, são disponibilizados documentos e manuais eletrônicos, software para cálculos de desempenho, peso e balanceamento, cartas eletrônicas para navegação, além de várias outras funções importantes as operações de voo, dispensando totalmente o uso de impressos.

Os EFBs classe II estão presentes em todos os jatos da companhia, e funcionam como um painel adicional do avião que, ao contrário dos demais EFBs (classe I), permitem eliminar 100% dos papeis a bordo, exceto os guias de referência rápida de voo (QRH).

A certificação desse equipamento traz grandes benefícios às operações da companhia, além de serem mais sustentáveis. “O equipamento fornece aos pilotos todas as informações necessárias durante o voo, conferindo mais segurança e navegabilidade”, afirma o Cmte. Miguel Dau, Vice-presidente Técnico-operacional da Azul.

Além dos jatos Embraer, a companhia aguarda a aprovação da ANAC para certificar também a frota dos novos turboélices ATR 72-600, equipados com o mesmo modelo de EFB. Quando aprovado, a companhia deverá passar a utilizar o EFB em toda sua frota até o final de 2012.

Conheça o EFB:
O MODERNÍSSIMO SIMULADOR LEVEL D FLIGHT SAFETY DA AZUL - NA EXTREMA ESQUERDA E EXTREMA DIREITA DA FOTO PODEM SER VISUALIZADAS AS TELAS DO EFB CAT II

Sobre a Azul
Com três anos de operações, a Azul Linhas Aéreas Brasileiras conecta 42 destinos - 41 cidades, com mais de 350 voos diários. Somando-se às oito linhas de ônibus, são 47 cidades brasileiras conectadas pela companhia. A Azul já ultrapassou a marca de mais 13 milhões de clientes transportados desde sua fundação. Atualmente opera uma frota de 38 jatos modelo 190 e 195 da Embraer, 7 ATR 72-200 e 3 ATR 72-600. O papel da empresa é estimular o tráfego aéreo e dinamizar a economia brasileira por meio de uma equação tão simples de entender quanto difícil de imitar: preços baixos com alta qualidade de serviços. O sucesso da companhia é atestado pelos prêmios “Melhor Empresa Aérea do Brasil” pela revista Viagem e Turismo e revista Avião Revue, “One of the 30 World’s Hottest Brands” pela Advertising Age de Nova York, eleita a melhor companhia aérea low-cost da América Latina pela Skytrax World Airline Awards – premiação reconhecida como referencial de excelência no setor aéreo e “One of the world´s 50 most innovative companies” pela revista Fast Company.

Comentários