Viajantes são informados sobre os limites quantitativos e de isenção para a bagagem de volta ao Brasil


Vídeo da Receita Federal traz informações sobre quais são os produtos passíveis de isenção da hora de voltar para casa das férias no exterior. Foto: Antonio Cruz/ABr/Arquivo
Já está disponível na página da Receita Federal um vídeo explicativo sobre regras de bagagens. Gravado no Aeroporto Internacional de Guarulhos, que recebe o maior fluxo de passageiros do país, o vídeo esclarece as principais dúvidas dos passageiros, como o conceito de bagagem e os limites quantitativos e de isenção.
André Martins, chefe do serviço de bagagem do Aeroporto, destaca que um dos principais erros dos viajantes é pensar que nenhuma peça de vestuário será tributada. Na gravação, ele informa, por exemplo, que enxovais para bebê e outros itens não utilizados na viagem não são isentos de tributação.
Legendado em inglês, a material será utilizado em salas de embarque e desembarque e em voos internacionais. Clique aqui para assistir.
Somente a Alfândega do Aeroporto de Guarulhos estima fechar 2011 com 10,5 mil passageiros não declarantes tributados e arrecadação de R$ 18 milhões. Segundo o inspetor Edison Takeshi, muitas vezes os passageiros estão desinformados.
“Como as pessoas em geral estão mais disponíveis para a comunicação visual, este vídeo é a forma, talvez a mais efetiva, de levarmos informações aos passageiros”, afirma Edison.
Em Guarulhos, o vídeo se somará a outros meios já utilizados, como a distribuição de folhetos explicativos. O inspetor acredita que a comunicação contribui para o controle aduaneiro. “O passageiro sabedor de seus direitos trará somente os bens em quantidade e qualidade permitidos, aumentando a arrecadação espontânea”, explica.

Comentários