sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

ABAG News #05/2012



Nova data da LABACE
Após cada edição da LABACE, a ABAG promove uma enquete para verificar o grau de satisfação dos expositores com a organização e execução da feira. Nessa verificação, após a ultima edição, um item foi maciçamente votado: a crescente necessidade de retirada do sábado na programação.
A justificativa apresentada na maioria dos votos foi a de que deveriam ser três dias de negócios (3 business days). Desta forma, a data foi antecipada e a LABACE 2012 será realizada dias 15, 16 e 17 de agosto, no aeroporto de Congonhas, repetindo o formato do ano passado.



Como o bom planejamento pode evitar acidentes aeronáuticos?
O planejamento adequado de um voo é essencial para a segurança operacional, pois o planejamento deficiente ou a sua ausência constitui um dos mais importantes fatores contribuintes de acidentes aeronáuticos.
Saiba como realizar um planejamento de voo que proporcionará maior segurança à sua aeronave e à sua rota.

Efeitos de gelo em voo: Guia para controladores
O inverno no hemisfério norte ao longo dos anos tem se mostrado uma estação perigosa para as aeronaves e os cuidados durante as operações e voos devem ser maiores nessa época, principalmente quando elas experimentam os efeitos do gelo durante o voo. Descubra algumas considerações sobre esse fenômeno que permitirão aos controladores prestarem apoio a essas aeronaves.






Aéreas voam alto com jatos executivos
Empresas ligadas à aviação comercial enxergam os frutos que a aviação executiva poderá fornecer através de fretamentos e começam a investir no setor para estarem preparadas na Copa do Mundo e nas Olímpiadas que acontecerão no Brasil.

Aviação civil terá subcomissão temporária
A Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) vai dedicar este ano atenção especial aos problemas da aviação civil no Brasil. Um dos responsáveis destaca o crescimento da aviação geral no país, próximo de 20% ao ano, e a falta de infraestrutura para o setor, desde táxi aéreo e instrução até as áreas de suporte como a manutenção de aeronaves.
Relatório é enviado à ANAC após reforma do Aeroporto de Araguaína
Convênio realizado pelo Governo Federal e Estadual do Tocantins possibilitou a recuperação do Aeroporto de Araguaína para oferecer maior segurança aos procedimentos do aeroporto e melhorar o atendimento à aviação geral.




Empresa defende aviação executiva e de carga para Alverca
A necessidade de um aeroporto em Portugal como alternativa para a aviação executiva permitiu a uma empresa do setor apontar Alverca como solução, de modo a trazer mais valor à cidade e a sua região.

Questão de segurança continua a causar preocupação na Aviação Geral
A aviação geral é um novo segmento que vem se destacando na Índia pelo seu rápido crescimento e por suas oportunidades econômicas, mas a escassez de mão-de-obra especializada levanta preocupação com a segurança das operações no setor.

Foley vê forte crescimento nas vendas de helicópteros
Um analista da aviação, Brian Foley, possui boas expectativas para a venda de novos helicópteros nos próximos anos devido à oferta das indústrias de gás e petróleo. Mas para que esse cenário aconteça, as fabricantes devem mostrar a seus clientes as vantagens na adição ou substituição de helicópteros mais antigos à frota.
  
Reunião DECEA
O Departamento de Controle do Espaço Aéreo – DECEA, reuniu, dia 14 de fevereiro, representantes da indústria aeronáutica, para explicar o andamento das implantações do PBN no espaço aéreo brasileiro. Um dos desafios para as autoridades tem sido como acomodar a aviação geral em face da diversidade na frota de aeronaves. A ANAC, representada na reunião, comentou que esse desafio esta sendo enfrentado na atualização do RBHA 91 para o RBAC 91.
A ABAG propôs compor grupo técnico e assim contribuir com a ANAC e o DECEA.

Reunião na CNJ
O Conselho Nacional de Justiça enviou convite para a ABAG participar no Grupo de Alto Nível a ser formado para discutir o que fazer com aeronaves “largadas” nos pátios dos aeroportos brasileiros. A primeira reunião ocorrerá em 27 de Fevereiro próximo na sede do CNJ. Assina o convite o Juíiz Carlos Augusto Melek, Presidente da Comissão Executiva do Programa Espaço Livre – Aeroportos. 

Bom Voo!
Diretoria Executiva
Sorteio LABACE 2012.
Confirme a assinatura do seu contrato antes do dia 28 de fevereiro próximo, quando será realizado o sorteio na sede da ABAG às 09h30.









ABAG - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE AVIAÇÃO GERAL
Rua Coronel Tobias Coelho, 147 – Aeroporto – Cep 04357-070 – São Paulo - SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, deixe seu contato!