segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

TAM = PRIMEIRO FOKKER F-27

HÁ 32 ANOS TRAZÍAMOS AO BRASIL OPRIMEIRO FOKKER F-27

 
No dia 1º de fevereiro de 1980 o primeiro Fokker F-27 do país ganhou o céu brasileiro. Na ocasião, a aeronave decolou de São Paulo com diversos passageiros ilustres. Estavam a bordo o Ministro da Aeronáutica Tenente-Brigadeiro-do-Ar Délio Jardim de Matos, o Secretário dos Transportes do Estado de São Paulo Sr Leon Alexandr, o comandante Rolim Adolfo Amaro, então presidente da TAM, entre outros. Nosso F-27, de prefixo PT-LAF, pousou em Ribeirão Preto, onde foi recebido pelo prefeito e outras autoridades municipais.

O Fokker-27, ou MK-600, é um bimotor turbo-hélice com capacidade entre 44 e 56 passageiros. Ele foi escolhido pelo Cmte Rolim para substituir o EMB-110 Bandeirante, por ser uma aeronave mais rápida e confortável, alinhada assim com sua filosofia de bem servir, e que assegurou uma maior capacidade de transporte de passageiros. Dentre os pontos fortes deste modelo, podemos destacar sua facilidade de pouso em qualquer tipo de pista e sua adaptação às mais diversas condições climáticas.

É nesta época também que uma de nossas marcas passa a se consolidar, o ‘jeito TAM de voar’. Foi com o F-27 que iniciamos um serviço de bordo diferenciado, com o conforto e cuidados especiais que nossos passageiros merecem, e foi nesta aeronave que atuou nossa primeira equipe de Comissários de Bordo. Hoje ele já não está mais em operação, ainda assim é uma peça muito importante em nossa história, e da própria aviação comercial do Brasil, e que você ainda pode conferir de perto no Museu TAM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, deixe seu contato!