sábado, 3 de março de 2012

ABAG News #07/2012


Convenção da Cape Town entra em vigor
No dia 01 de março, passou a vigorar a Convenção de Cape Town que implementa o Registro Internacional para as aeronaves registradas no Brasil. O novo Tratado, firmado pelo Brasil, discorre sobre Garantias Internacionais Incidentes sobre Equipamentos Móveis e o Protocolo sobre questões específicas relativas à Equipamento Aeronáutico.
Em termos gerais, passará a valer no Brasil o Registro Internacional de aeronaves. Todas as aeronaves aqui registradas, para gozar dos benefícios da Convenção, devem ser registradas no Registro Internacional em adição ao registro já exigido junto ao Registro Aeronáutico Brasileiro - RAB. Os benefícios da aplicação da Convenção são muito ligados aos processos mais ágeis de retomada de bens conforme os termos lá estabelecidos, ou seja, beneficiam diretamente os financiadores de aeronaves, na forma de uma percepção de risco menor.
Esses benefícios devem se reverter em taxas menores de juros para financiamentos a países que ratificam a Convenção e aplicam os termos lá descritos. É de se esperar, portanto, que em algum momento próximo passemos a ver reduções nas taxas de juros para financiamentos para o Brasil. Os arrendadores/financiadores têm discutido qual será o impacto da Convenção sob contratos já estabelecidos, sem que haja um consenso sobre maneiras de incorporar o possível novo benefício nos contratos em vigor.
A ABAG está em contato com a ANAC para tentar colaborar nas soluções necessárias ao completo conhecimento dos impactos no Brasil.
IBAC Bulletin B12-02 - NAT Region Updates
Para conhecer as novidades da Navegação Aérea na Europa acesse aqui.


Anatomia de uma falha no sistema

O sistema dos aviões é projetado com muitas camadas de proteção contra acidentes, e quando estes ocorrem é necessário verificar como e porque houve uma falha no sistema. Entenda a anatomia de uma falha no sistema a fim de garantir maior conhecimento e segurança às atividades de sua aeronave.

Cargas de aeronaves e Guarnição

É essencial para a segurança de uma aeronave em voo que seu peso esteja dentro dos limites, uma vez que o sobrepeso pode acarretar um acidente grave. Saiba quais os procedimentos necessários para que sua aeronave voe em segurança de acordo com seu peso máximo permitido.





Empresas preparam projetos para aeroportos executivos

De olho na oportunidade gerada pelo forte crescimento da aviação executiva no País, grupos privados já trabalham em projetos para emplacar a construção de um aeroporto dedicado exclusivamente a esse segmento em São Paulo.

Empresa de manutenção no Aeroporto de Jundiaí espera 40% de crescimento em 2012

Com o crescimento da aviação executiva no Brasil, a cidade de Jundiaí começa a perceber os benefícios tanto na expansão dos negócios, quanto na geração de empregos, possibilitando o aumento na procura de serviços oferecidos por uma empresa na área de manutenção de aeronaves, por exemplo.

Empresas de táxi aéreo denunciam transporte clandestino no país

O uso de aeronaves para utilização clandestina de táxi aéreo representa um perigo à segurança de voo, uma vez que, não possuem manutenção regular exigida às empresas regulamentadas para esse fim. A denúncia de aeronaves utilizadas clandestinamente como táxi aéreo alerta o governo sobre a fiscalização.



Números do GAMA revelam redução nas entregas em 2011, mas sinais encorajam à frente

A Associação de Fabricantes da Aviação Geral (GAMA) entregou um relatório referente às entregas de 2011 e apesar dos números mostrarem um declínio nas entregas de aeronaves, há sinais que encorajam a recuperação da indústria aeronáutica devido à recessão.

Taxa italiana entrará em vigor para operadores não italianos da aviação executiva

No dia 5 de Março entrará em vigor uma taxa para operadores da aviação executiva que não sejam italianos. A Associação Europeia de Aviação Executiva (EBAA), com apoio de diversas associações, busca prorrogar esse prazo de implantação ao considerar a taxa discriminatória com o setor de aviação executiva.

Viajando Verticalmente

Uma alternativa aos congestionamentos das grandes cidades é o fretamento de helicópteros que permite o deslocamento rápido dentro de uma cidade ou entre cidades próximas. Algumas empresas norte americanas que oferecem esses serviços mostram suas vantagens e dão dicas sobre como encontrar o fretamento certo para suas necessidades.

ABAG no CNJ
Com participação de representante da ABAG, foi ativado o Grupo de Trabalho para elaborar propostas de regulamentação para a retirada antecipada de aeronaves deixadas nos aeroportos brasileiros. Praticamente, as aeronaves estão classificadas em dois grupos, aquelas que foram confiscadas/interditadas/abandonadas e que já possuem uma destinação e aquelas outras que pertencem a frota de uma empresa aérea que paralisou as operações. Cada integrante do GT foi encarregado de uma tarefa e voltarão a se reunir no mês de abril.
ANAC convoca Conselho Consultivo
O Conselho Consultivo da ANAC, esteve reunido para sua primeira reunião ordinária de 2012. Parte integrante da pauta, foram discutidos os posicionamentos da Agencia quanto as propostas de emendas as Resoluções 113, 115 e 116. Como esperado, ainda existe um distanciamento entre a posição da ANAC e o que pretende a industria aeronáutica participante da Câmara Técnica de Infraestrutura Aeronáutica. Novos capítulos virão.
Bom Voo!
Diretoria Executiva












ABAG - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE AVIAÇÃO GERAL
Rua Coronel Tobias Coelho, 147 – Aeroporto – Cep 04357-070 – São Paulo - SP


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