ABAG News #10/2012


IBAC Bulletin B12-02 - NAT Region Updates
Para conhecer as novidades da Navegação Aérea na Europa acesse aqui.
Mensagem do CGNA - EMENDA DE 08/MAR/2012
No dia 08/mar/2012 entrou em vigor a nova Rede de Rotas da América do Sul. É importante salientar que as principais terminais do Brasil (TMA-SP, TMA-RJ. TMA-BH, TMA-BR, TMA-SV, TMA-CT e TMA-VT) podem ser impactadas com a modificação. Leia aqui a mensagem na íntegra.
Audiência Pública Resolução 115
A ABAG está preparando manifestação na audiência pública sobre a Resolução 115. A proposta esta sendo delineada com outros segmentos e deverá ser enviada até o dia 30 de março, data de encerramento da audiência pública no site da ANAC.



Óculos de Sol para pilotos: Além da imagem
Para os pilotos da Aviação Geral, os óculos de Sol ajudam a proteger seu ativo mais importante: a visão, sendo assim, de extrema importância para sua segurança de voo. Leia mais sobre como esse simples acessório poderá auxiliar no seu voo.

Operações em Fumaça de Petróleo: Guia para Tripulações de Voo

Áreas contaminadas por fumaça de petróleo apresentam um grande perigo para a aeronave, podendo comprometer o motor e os sistemas, além da possível contaminação de seus ocupantes. Descubra os efeitos e saiba como evitar tais consequências.






ANAC libera pista de 2.800 metros em São Roque
A autorização para a construção de um novo aeroporto executivo privado em São Roque, a 60 km de São Paulo permitirá um melhor atendimento para a Aviação Executiva, além de contribuir para o descongestionamento dos aeroportos de São Paulo.

Discussões em Brasília, pela Aviação Agrícola
A necessidade de um programa com financiamento público para formação de pilotos agrícolas e mecânicos de aviação e a criação de cursos específicos de Mecânicos de Aviação Agrícola são algumas das propostas que o Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (SINDAG) apresentou ao governo para que o setor se desenvolva com mais qualidade e segurança.

Guarujá terá aeroporto para 1 milhão de passageiros até a Copa de2014
O fato de o Guarujá ser um dos principais destinos de verão do Estado e devido aos navios de turismo e a descoberta de petróleo na camada do pré-sal da Bacia de Santos, fez-se necessária à construção de um novo aeroporto na cidade, que irá atender a aviação executiva.




Aviões particulares começam a ressurgir na Rússia
A Aviação Geral está se tornando uma alternativa de locomoção na Rússia devido à falta de infraestrutura das estradas. O número de aviões particulares e helicópteros no país já ultrapassam as três mil unidades.

Melhoras no financiamento de aeronaves executivas
A melhora recente no ambiente financeiro global e a disponibilidade de crédito geram expectativas no mercado de financiamento de aeronaves, mas os critérios das empresas do setor continuam rigorosos.

2012: Um ano crucial para a Aviação Executiva
A Aviação Executiva tem vários desafios e, em face da nova legislação europeia, a indústria espera que outros virão, e a fim de vencê-los, a Associação Europeia de Aviação Executiva (EBAA) ressalva que é hora de ser proativo.
ABAG ativa Comissão de Segurança Operacional
No dia 20 de março, ocorreu a primeira reunião da Comissão de Segurança Operacional - ComSeg. Atenderam a reunião doze representantes dos associados, tendo sido escolhido o representante da Líder Táxi Aéreo como Coordenador. O Termo de Referencia que pautará o trabalho da Comissão foi aprovado e a próxima reunião foi marcada para o mês de maio. A Ata referente a reunião será oportunamente enviada para os associados.

ABAG recebe AIRBUS 
Em reunião na sede da ABAG, o representante da AIRBUS renovou seu interesse em participar da LABACE após ouvir as novidades sobre a feira e um breve relato sobre a aviação executiva no Brasil. Em sua opinião, o Brasil continua sendo de alto interesse dos participantes. Virá com a mesma área da edição passada e, provavelmente, com a mesma aeronave. 
Bom Voo!
Diretoria Executiva





  




ABAG - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE AVIAÇÃO GERAL
Rua Coronel Tobias Coelho, 147 – Aeroporto – Cep 04357-070 – São Paulo - SP


Comentários