terça-feira, 13 de março de 2012

TAM MRO recebe certificação da ANAC para fazer manutenção em ATR-72


 
 



 
Centro tecnológico poderá atender integralmente empresas aéreas brasileiras que mantêm a aeronave de fabricação francesa em suas operações
 


São Paulo, 13 de março de 2012 – O TAM MRO, unidade de negócios de MRO (Maintenance, Repair and Overhaul) da TAM S.A., acaba de ser certificado pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) para prestar serviços de manutenção em aeronaves ATR-72 com matrícula brasileira e seus componentes. A autorização permite à empresa ampliar sua oferta a terceiros e atender novos clientes. Desde julho de 2010, o TAM MRO estava certificado para o atendimento de aeronaves ATR-42.
“O Brasil tem operadoras com significativas frotas dessas aeronaves francesas. Agora, elas podem contar integralmente com os nossos serviços de inspeção de rotina”, afirma Luiz Gustavo Figueiredo, diretor-executivo do TAM MRO.
 
A nova certificação da ANAC autoriza o TAM MRO a realizar diversos procedimentos de manutenção em ATR-72. Entre eles, os destaques são a instalação e remoção de motores, hélices e trens de pouso, além de ações corretivas. Pela agência brasileira, a unidade já estava autorizada a atender aeronaves Airbus (A318 / A319 / A320 / A321 / A330), Boeing (767), Fokker (Fokker100) e ATR (ATR-42) com matrícula brasileira.
 
Atualmente, a unidade trabalha para expandir o seu atendimento a clientes externos. Seu objetivo é crescer 20% em média por ano até 2016, aumentando a receita com serviços prestados a terceiros, que hoje correspondem a 18% de seu faturamento total. A meta é elevar essa participação a mais de 40% até 2016.

Em 2011, o TAM MRO realizou 135 checks e quase 145 mil reparos de componentes. O número de checks é 19,7% superior ao obtido em 2010. No último ano, na mesma base de comparação, o atendimento a terceiros cresceu 57,1% (em número de checks realizados) e 20,4% (em número de reparos de componentes).
O TAM MRO, unidade de negócios de MRO (Maintenance, Repair and Overhaul) da TAM S.A., foi fundado em 2001 e está certificado pelas mais importantes autoridades aeronáuticas do mundo, como a brasileira ANAC, a europeia EASA e a norte-americana FAA. Com mais de 1.280 funcionários diretos, a empresa é responsável pela manutenção de aeronaves e componentes aeronáuticos da frota da TAM e pela prestação de serviços em aeronaves e componentes de clientes do Brasil e do exterior.  Além do atendimento em unidades de manutenção de linha distribuídas em diversos aeroportos, tem sede própria, em São Carlos (SP), onde realiza manutenção e revisão pesada (checks C e D) simultaneamente em nove aeronaves (incluindo modelos wide body, narrow body e em jatos regionais). A unidade possui 23 oficinas, especializadas em componentes, materiais compostos e trem de pouso, entre outros. Atualmente, está autorizada a executar manutenção em aeronaves e componentes Airbus A330, todos os modelos da família A320, Boeing 767, Fokker 100 e ATR-42 e 72.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, deixe seu contato!