terça-feira, 24 de abril de 2012

ABAG News #13 2012



Atualização sobre os Planos de Ações EU/ ECAC para a Redução de Emissões
A Conferência Européia de Aviação Civil (ECAC) e a União Européia (EU) buscam alternativas para a redução das emissões de carbono na aviação. Algumas alternativas estão em processo de avaliação a fim de estabelecer uma compensação global que beneficie um mecanismo complementar de geração de receitas, permitindo flexibilidade de investimento no setor da aviação internacional.
Slot em Congonhas

O CGNA confirmou a reunião sobre a utilização dos slots em Congonhas, no próximo dia 24, às 14h30, na sede da ABAG. Os convites já foram enviados aos associados e aqueles que pretendem participar queiram agilizar a confirmação necessária para a adequada infraestrutura para a reunião.


Alerta de Voo – Treinamento específico e Supervisão adequada
O treinamento específico para a tripulação de voo é fundamental para as operações realizadas nos helicópteros, porém, a manutenção regular e bem efetuada é o fator principal para que não ocorram acidentes. Leia mais sobre a necessidade de conciliar esses dois requisitos, treinamento e manutenção, a fim de aumentar a segurança nas operações dos helicópteros.
O Modelo IHTAR
Os chamados “eventos anômalos” acontecem por causas desconhecidas e podem afetar a segurança de voo das aeronaves, causando turbulências e até acidentes. A fim de gerenciar tais eventos e a prevenir que se tornem uma emergência, o modelo IHTAR foi desenvolvido. Saiba mais sobre o funcionamento desse modelo e a importância de sua aplicação durante eventos anômalos.





Aeroporto de Ituiutaba será referência na aviação executiva do Pontal Mineiro
A partir dos reparos na parte elétrica da pista, sistema de gerador e iluminação, o aeroporto de Ituiutaba entrará em processo de homologação para pousos e decolagens noturnos, o que viabilizará o fortalecimento da aviação executiva na região.

Campo de Marte vai cortar 8,3 mil árvores por risco de acidentes
Com a finalidade de elevar a segurança de voo no Campo de Marte, a INFRAERO irá cortar 8,3 mil árvores da área verde do aeroporto que bloqueiam a visão que os controladores têm da pista. Porém, o mesmo número de árvores removidas deverá ser replantado em outras áreas no próprio aeroporto.

Inovador projeto brasileiro para interior de aeronaves
Durante o Business Jet Interiors World Expo, o mais importante evento da aviação executiva mundial, o Brasil apresentou um conceito para o interior de aeronaves executivas muito original e tecnológico que poderá ser visto em prática entre 15 e 20 anos.



Aumento nas atividades de voo em Março
O mês de Março indicou que as atividades de voo das aeronaves executivas aumentaram 8,2% em relação ao mês anterior. É o segundo mês consecutivo em que todas as categorias operacionais apresentaram aumento em suas atividades.
Dragões Voadores: Jatos privados são novo símbolo de status

na China
Em menos de uma década, o número de jatos registrados na China disparou de zero para mais de 130, a partir da abertura por parte do governo que possibilitou aos executivos e às empresas do país obterem uma aeronave como cartão de visita a seus clientes.

Mudanças no licenciamento da Aviação da União Européia
não devem impactar os membros da NBAA
Segundo o Conselho Internacional de Aviação Executiva (IBAC), as novas regras para o licenciamento da Aviação da União Européia não devem ter efeito sobre tripulações e aeronaves registradas fora dela, portanto, os operadores norte-americanos que vão para a Europa não serão submetidos à essas regras.
Audiência Pública no Senado Federal
A ABAG participou da audiência pública no Senado Federal, a convite da Subcomissão de Aviação Civil da Comissão de Infraestrutura. Presidida pelo Senador Flexa Ribeiro, a mesa tinha representante da SAC, da ANAC, APPA e ABAG. Tem a intenção, ao final de 17 audiências, formalizar para o Executivo um Relatório sobre a Aviação Civil a ser preparado pelo Relator, Senador Vital do Rego.

Comissão de Logística
No dia 18, às 09h30, reuniu-se o Comitê de Manutenção da Comissão de Logística. Apesar do baixo atendimento, foram discutidos, em linhas gerais, os principais pontos de incômodo aos profissionais da área. Na próxima convocação será enviada uma agenda tentativa para orientar os trabalhos do Comitê. Solicita-se aos associados que enviem seus representantes que trabalhem em manutenção.
LEMBRETE – Reunião de Slots em Congonhas – dia 24 Abril às 14h30, na Associação.
Bom Voo!
Diretoria Executiva






ABAG - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE AVIAÇÃO GERAL
Rua Coronel Tobias Coelho, 147 – Aeroporto – Cep 04357-070 – São Paulo - SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, deixe seu contato!