TAM registra a maior ocupação internacional de sua história para o mês de fevereiro

 

 
FOTO: Roberto Caiafa
 
 
 

Companhia alcançou taxa recorde de 81,9% nos voos para o exterior e seguiu na liderança dos mercados internacional e doméstico
 
 

São Paulo, 3 de abril de 2012 – A TAM Linhas Aéreas encerrou fevereiro com a maior taxa de ocupação internacional de sua história para o mês. Nos voos para o exterior operados por empresas aéreas brasileiras, a companhia registrou load factor de 81,9% e seguiu líder no segmento, com participação de 87,5% no período. Os números foram divulgados hoje (3) pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e refletem a demanda aquecida por rotas internacionais no fim da alta temporada.

O índice recorde no mercado internacional é resultado de um aumento da demanda (RPK) acima do crescimento do número de assentos disponíveis por quilômetro voado (ASK). Na comparação com fevereiro do ano passado, a procura por voos da companhia ao exterior avançou 11,7%, enquanto a oferta foi incrementada em 5,3%. No mês, o yield (preço unitário pago por passageiro por quilômetro voado) internacional também avançou com relação a fevereiro do ano anterior.

Mercado doméstico

No mercado doméstico, a TAM também manteve a liderança, com market sharede 39,1% em fevereiro. No mês, a taxa de ocupação dos voos chegou a 64,6%. O índice é resultado da combinação dos aumentos de 11,7% da demanda e de 8,7% da oferta nos voos domésticos da companhia, na comparação anual.

O desempenho da TAM no mercado nacional reflete o aumento do volume de passageiros viajando a lazer, muito influenciado pela realização do Carnaval em fevereiro (em 2011, ele havia sido celebrado em março). Além disso, foi alto o número de passageiros que viajaram com bilhetes-prêmio no segundo mês deste ano. Como reflexo, o mix de clientes resultou em um yield doméstico ligeiramente inferior ao registrado em fevereiro do ano passado.

Comentários