Museu TAM bate recorde de público






Marca foi alcançada na última quarta-feira (18),
durante a programação especial de férias




São Paulo, 23 de julho de 2012 – O Museu TAM, o maior museu de aviação do mundo mantido por uma companhia aérea, recebeu 2.351 pessoas em suas instalações na última quarta-feira (18/7), alcançando o maior número de visitantes únicos em um só dia. O recorde supera a maior marca da instituição, obtida uma semana antes, em 11 de julho, quando foram registrados 971 visitantes.

Localizado em São Carlos (interior de São Paulo), o Museu TAM é a realização do sonho dos irmãos Rolim e João Amaro de preservar a história da aviação. Em junho, foi celebrado o aniversário de dois anos de sua reabertura. Atualmente, a instituição reúne 108 aeronaves, sendo 81 expostas para o público.

O recorde do dia 18 de julho é resultado da estratégia adotada pelo museu para permitir que mais pessoas tenham acesso ao seu acervo. Desde março, a entrada é gratuita às quartas-feiras. Não por acaso, os dois últimos recordes foram obtidos nesse dia da semana, em que prevalecem as visitas de associações de assistência social, escolas e ONGs.

“Temos recebido cada vez mais curiosos, gente com muita vontade de ver os aviões bem de perto. No dia do recorde, por exemplo, a fila para entrar no Fokker 100 dava voltas. Isso nos deixa muito felizes e realizados. É a história da aviação que está mais perto do público”, afirma João Francisco Amaro, presidente do Museu TAM.

Outro fator que contribuiu para o recorde foi a programação especial de férias, que dura até o fim de julho. Neste mês, sempre às quartas-feiras, os visitantes participam de uma série de ações recreativas lideradas por educadores.

Na última quarta-feira, o público pôde conferir o programa “Piloto sem visibilidade”. Para esta semana, dia 25, estão previstos os especiais “Inventado aviões com Santos Dumont” (em que um educador trajado como o aviador vai contar a história do brasileiro pioneiro da aviação) e “Correio Aéreo” (que vai resgatar a cultura da escrita de cartas).


Crédito: Divulgação
Neste ano, Museu TAM já recebeu mais de 38 mil visitantes
 

 

 
Programação especial de férias do Museu TAM:


25 de julho


Inventando aviões com Santos Dumont


- Tempo aproximado: 30 – 40 minutos, com início às 10h00

- Faixa Etária: até 12 anos


Um educador, trajado como Santos Dumont, falará sobre sua vida, como se fosse o próprio aviador. Ele explicará as experiências, as emoções e os desafios que o levaram a confeccionar o 14 Bis e outros aviões. Após a explicação, os participantes serão convidados a inventar a sua própria aeronave e poderão levar o desenho para casa. 


Correio Aéreo

- Tempo aproximado: 20 - 30 minutos, com início às 14h30

- Faixa Etária: a partir de 3 anos


Um educador contará a história do correio aéreo e, resgatando a cultura da escrita de cartas, convidará os participantes a escreverem para um amigo ou ente querido sobre a visita ao museu. Ao final, os participantes receberão um brinde.



SERVIÇO

Endereço: Rodovia SP 318, km 249 – São Carlos (SP)
Contato: (16) 3306-2020
Funcionamento: quarta-feira a domingo, das 10h às 16h (entrada autorizada até as 15h)
Coordenadas para quem quiser ir de avião: Latitude 21º52´35´´S e Longitude 047º54´12´´W
Ingressos: R$ 25*, com meia entrada de R$ 12,50* para estudantes e idosos de 60 a 65 anos. Idosos a partir de 65 anos e crianças de até 6 anos não pagam. Aceitam-se cartões de crédito (American Express, Diners, Mastercard e Visa) e cartões de débito

Entrada gratuita às quartas-feiras
Estacionamento e wi-fi gratuitos



O Museu TAM (www.museutam.com.br), localizado em São Carlos (interior de São Paulo), possui o maior acervo aeronáutico do mundo mantido por uma companhia aérea, com 80 aeronaves em exposição. Nasceu do sonho dos irmãos Rolim e João Amaro de preservar a história da aviação para as futuras gerações, por meio da conservação, restauração, aquisição e permuta de objetos de valor histórico, artístico e documental. Criado em 1993, o espaço abriu ao público em 2006 com o nome de “Museu Asas de um Sonho” e, após uma extensa reforma, foi reaberto em 2010 como “Museu TAM”. A instituição funciona de quarta-feira a domingo, com entrada gratuita às quartas.

Comentários