ABAG News #27/2012



LABACE 2012
Faltando menos de 15 dias para a realização da maior feira de aviação executiva no hemisfério sul, os detalhes finais estão sendo discutidos e preparados. A nona edição terá acréscimo de área de pavilhão e de área estática, com a entrada de empresas e modelos de aeronaves pela primeira vez na feira. Com relação ao ano de 2011, os números mostram crescimento de cerca de 10%. Esse crescimento foi em atendimento a novas demandas e a disponibilidade da área, tendo em vista a retirada das aeronaves antigas da VASP.

O credenciamento para jornalistas e ingresso de visitantes já esta liberado no site da LABACE.

Seminário Nacional de Aviação Agrícola
Ocorrerá nos dias 09, 10 e 11 de agosto de 2012 o Seminário Nacional de Aviação Agrícola no Aeródromo Municipal Brigadeiro Nero Moura de Cachoeira do Sul/RS. 
A cerimônia de abertura terá início às 9h30 do dia 9 de agosto. Nos dias 09 e 10, o evento contará com Feira de exposição de produtos, uma programação de palestras diversificada e atual, com temas de relevante interesse atividades e demonstrações aéreas.

Segunda edição da Ação Nacional de Aviação CivilA Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) iniciou neste mês a segunda edição da Ação Nacional de Aviação Civil, projeto que tem como objetivo realizar palestras que abordarão temas como habilitação e certificação de profissionais da aviação civil, investigação de acidentes aéreos, escolas de aviação civil, aviação agrícola, prevenção ao uso de substâncias psicoativas, entre outros assuntos.





Vendo abaixo da Superfície: Testes Não Destrutivos para HelicópterosA aplicação de testes não destrutivos é essencial para verificar a qualidade dos componentes e das estruturas do helicóptero, a fim de identificar possíveis defeitos que possam comprometer as operações da aeronave ou causar acidentes com a mesma. Descubra o funcionamento dessa tecnologia e as recomendações sobre como utilizá-la durante a manutenção possibilitando  elevar a segurança de voo dos helicópteros.

O que está na sua pista?A operação de aeronaves perto de construções de pistas ou helipontos adiciona extraordinária complexidade para os envolvidos e acidentes podem ocorrer caso não haja um bom planejamento e uma boa comunicação entre eles. Saiba mais sobre como tais fatores devem ser providenciados para que não haja interferência entre os pousos e decolagens das aeronaves e as obras do aeródromo.






Escolha seu jatoA posição global e o desenvolvimento econômico atual do Brasil, o coloca na vista de muitos países e empresas internacionais atentas aos movimentos do mercado nacional. Entre eles, o setor de aviação executiva se torna um dos alvos mais fortes por oferecer economia de tempo e mobilidade, mas principalmente por permitir às empresas desenvolverem estratégias de forma sigilosa.

Piloto de helicóptero: curso e escola para piloto de aeronavesA demanda por pilotos especializados tende a crescer muito nos próximos 20 anos devido a indústria do petróleo e gás, o início da exploração do pré-sal, o aumento do número de pessoas que pode ter um helicóptero em conjunto com as Olimpíadas 2016 e a Copa do Mundo de 2014. Mas a formação para esses profissionais precisa ser adequada e exige muita dedicação.

Prefeitura conquista área para aeroporto em GuarujáO desenvolvimento da cidade e da região, principalmente pelas questões do pré-sal  que refletirá na qualificação e no aumento do mercado de trabalho contribuíram para a busca da instalação de um aeroporto em Guarujá. A previsão é de que o Aeroporto poderá, inclusive, estar pronto para operar já na Copa 2014, pois o Município será cidade-base dos jogos.




Itália corta impostos sobre aeronaves privadas “visitantes”O governo italiano aprovou uma emenda a lei aprovada em 29 de Abril em relação ao imposto empregado sobre as aeronaves executivas. A partir desta emenda, as aeronaves executivas estrangeiras estarão sujeitas aos impostos da lei se permanecer durante 45 dias consecutivos no país. Além disso, se aprovada a emenda, a alíquota do imposto será reduzida em 50%.
NBAA destaca mudanças na Orientação Revisada da FAA
sobre uso EFBA Associação Nacional de Aviação Executiva norte americana (NBAA) analisou as mudanças da Administração Federal da Aviação (FAA) referente ao uso de “sacos” de voo eletrônicos (EFBs) em operações de voo. As observações apresentadas pela NBAA incluem a necessidade de clareza e a importância de manter a flexibilidade do operador.

Expectativas de lento crescimento no Mercado de Helicópteros ChinesesA produção chinesa de helicópteros civis deverá crescer, mas não tão rapidamente como as autoridades do país preveem, de acordo com um analista do mercado local. O governo prevê que 3.000 helicópteros estarão voando na China até 2020.
Reunião no DECEA
A ABAG participa de reunião operacional sobre a implantação de sistemas ligados ao Plano CNS/ATM, promovido pelo DECEA. A reunião terá como tema central a implantação da PBN nas principais Áreas Terminais brasileiras. A implantação do CNS/ATM brasileiro é parte do projeto da Região America do Sul, dentro de um Plano Global coordenado pela OACI.

ABAG visita SAC e COMAER
Em audiência formal, a ABAG esteve com o Ministro Wagner Bittencourt na SAC e com o Comandante da Aeronáutica, Brigadeiro Saito. Aproveitamos a visita para convidar ambos a visitar a LABACE 2012.

Bom Voo!
Diretoria Executiva



















ABAG - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE AVIAÇÃO GERAL
Rua Coronel Tobias Coelho, 147 – Aeroporto – Cep 04357-070 – São Paulo - SP


Comentários