quinta-feira, 1 de novembro de 2012

ABAG News #39/2012


Palestras da nova circulação VFR na TMA SP
Almejando a maior divulgação possível, o SRPVSP elaborou um cronograma de palestras explicativas sobre a AIC 20 que versa sobre a nova circulação VFR na TMA SP.
Senador João Costa é eleito presidente da Subcomissão Temporária de Aviação Civil do Senado Federal
O senador João Costa (PPL) foi eleito, por unanimidade, presidente da Subcomissão da Aviação Civil, instalada na manhã desta quarta-feira, 31, no Senado Federal. Para a vice-presidência permaneceu o Senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), e para a relatoria o Senador Vital do Rêgo (PMDB-PB).
Lei redefine SIPAER
Enfim, a investigação aeronáutica terá rito próprio e não será usada para a investigação criminal.
Perigo Aviário
Áreas entorno dos aeroportos terão seu uso restrito para não atrair aves para as rotas das aeronaves.






Encontro regional de Segurança Operacional do Controle do Espaço Aéreo (RJ 22/11 e SP 28/11)
A Seção de Investigação e Prevenção de Acidentes/ Incidentes do Controle do Espaço Aéreo de São Paulo - SIPACEA-SP promove o Encontro Regional de Segurança Operacional do Controle do Espaço Aéreo no Rio de Janeiro (RJ) em 22 de Novembro de 2012 e, em São Paulo, no dia 28 de Novembro de 2012. Confira a seguir as informações necessárias para se inscrever.






O voo alto da aviação executivaO mercado de aviação executiva, um termômetro do humor dos empresários poderosos, sofre os solavancos e as turbulências da economia brasileira neste ano. Mesmo assim, terminará 2012 com um aumento de 5% no volume de aquisições de aviões e helicópteros, segundo a Associação Brasileira de Aviação Geral (ABAG).

Sudeste e Centro-Oeste concentram maior parte da frota da aviação geralUm levantamento feito pela ABAG (Associação Brasileira de Aviação Geral) para compor a segunda edição do Anuário Brasileiro de Aviação Geral aponta a região Sudeste como a detentora da maior parte da frota de aviação geral do país (5.601 aeronaves). Em seguida, é a região Centro-Oeste com 2.859 aeronaves; a região Sul, com 1.965; a Norte, com 1.522 e a Nordeste, com 1.121.

COMAR estipula prazo para regularização de aeródromoO Comando Regional da Aeronáutica (COMAR) comunica a todos os proprietários de aeródromos (pequenos aeroportos em propriedades rurais) que todos têm até o final do mês de dezembro de 2012 para regularizar sua situação junto ao COMAR, visando a criação do Plano Básico de zona de proteção ao Comar 4.




Alterações previstas para o Planos de Voo Arquivado em 2012A Partir de 15 de Novembro, a Organização Internacional de Aviação Civil (OACI) exigirá o uso do Plano de Voo (FPL) para todos os voos internacionais. As alterações mais drásticas serão nos itens 10 e 18.

Associações se unem para destacar iniciativas de aviaçãoA Associação Nacional de Aviação Executiva (NBAA), a Associação de Pilotos e Proprietários de Aeronaves (AOPA) e a Associação Internacional de Helicópteros (HAI) uniram-se para desenvolver um site a respeito do impacto econômico da aviação geral e os últimos esforços da comunidade, além de permitir o compartilhamento de informações entre os interessados em proteger a aviação geral e seu papel.

Ampla recuperação de revenda para aeronaves ainda é “ilusória”De acordo com dados divulgados por empresa de aviação executiva, o tempo esperado para a recuperação do mercado de revenda dessas aeronaves permanece indefinido. Enquanto os estoques de aeronaves executivas usadas continuaram diminuindo e a atividade das transações aumentando ano a ano, a taxa de melhoria desacelerou no terceiro trimestre.

ABAG na ANACDando continuidade aos encontrosd com diretores da ANAC, a ABAG estará no dia 07 de Novembro em audiência com o diretor Ricardo Bezerra. Entre múltiplos assuntos, destaca-se a emenda a Resolução 113 que cuida das áreas aeroportuárias.

ABAG no Senado
No próximo dia 06 de Novembro, a ABAG se reunirá com o novo presidente da Subcomissão de Aviação Civil, Senador João Costa. Na pauta, preparação de mais uma audiência pública ordinária daquela Subcomissão.

ABAG no CNPAA
Em dois dias de reunião, o Comitê Nacional de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos realizará a sua 58ª Plenária. Destaca-se a notícia da parceria ABAG/IHST para divulgação das ferramentas de segurança operacional para helicópteros.

ABAG e o PBN
Na sexta-feira, 09 de Novembro, no Centro de Pesquisas da GE, representantes da ABAG estarão recebendo informações sobre o programa PBN desenvolvido pela GE, DECEA e ANAC. Espera-se a presença de representantes do Ministério da Defesa e da Secretaria de Aviação Civil.
Bom Voo!
Diretoria Executiva








ABAG - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE AVIAÇÃO GERAL
Rua Coronel Tobias Coelho, 147 – Aeroporto – Cep 04357-070 – São Paulo - SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, deixe seu contato!