Airbus Military A400M Atlas recebe certificação IOC

Airbus Military A400M Atlas recebe certificação IOC

A Airbus Military recebeu nesta quarta-feira (31) o primeiro certificado denominado Autorização Operacional Inicial (IOC-Initial Operating Clearance), documento concedido pela Organização Conjunta de Cooperação em Matéria de Armamento (OCCAR- Organisation Conjointe de Coopération en matière d'ARmement) em nome do grupo de países sócio-fundadores do programa da aeronave de transporte militar A400M Atlas formado por Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Luxemburgo, Turquia e Reino Unido. A concessão do IOC é o último passo antes da obtenção de autorização para entrada em serviço do primeiro exemplar de série MSN7 concedida pela Direção Geral de Armamento da França (DGA- Direction Générale de l'Armement) e sua entrega para o Armée de L’Air (Força Aérea da França).
O avançado cockpit do Airbus Military A400M Atlas snº MSN7 (Foto: Roberto Caiafa-Edição: Marcos Junglas)
O Airbus Military A400M Atlas snº MSN7 exposto no Paris Air Show (Fotos: Roberto Caiafa)
O compartimento de carga do A400M Atlas (acima) e detalhes da aeronave  como a porta-rampa de carga traseira e os assentos anti-crash destinados ao transporte de tropas (abaixo)

Para a Airbus Military, alcançar a IOC é um marco histórico para o programa A400M após 10 anos de desenvolvimento e cinco mil horas de voos experimentais. A base comum para a certificação foi aprovada no dia 19 de julho mediante uma requisição dos representantes dos sete países que lançaram o programa e formam a Comissão de Certificação e Qualificação (Certification and Qualification Committee - CQC). Uma vez ultrapassada essa etapa, a DGA concedeu no dia 24 de julho o certificado de tipo militar para o A400M.
O Airbus Military A400M Atlas snº MSN7 se exibe em voo no 50º Paris Air Show

Comentários