Segurança Pública do Pará recebe mais um helicóptero Esquilo



Plano de expansão das atividades de defesa social do Estado terá outras duas aeronaves

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Pará já está operando mais um helicóptero Esquilo, produzido pela Helibras. A aquisição dessa aeronave faz parte de um projeto de ampliação das atividades de segurança pública no Estado.

O novo helicóptero ampliou a frota desse grupamento aéreo para oito aeronaves Helibras em operação, utilizados em todas as atividades aéreas públicas, tais como operações policiais, de busca e salvamento, defesa civil e transporte aeromédico.

Os helicópteros da Secretaria de Segurança do Pará ainda acumulam outra importante função, relacionada, em especial, à segurança da região da nova Usina de Belo Monte - maior Complexo Hidrelétrico do país. Esta especial responsabilidade levou o governo paraense a realizar uma nova aquisição de outros dois helicópteros Esquilo AS350 B2, que já estão sendo produzidos na fábrica da Helibras, em Itajubá (MG).

O Esquilo entregue há algumas semanas é um helicóptero multimissão completo, com destaque para o novo sistema de vigilância aérea composto de imageador térmico, display tático em HDTV, além de outros aparelhos para funções específicas de segurança. Também está equipado com um guincho de salvamento, gancho de carga, portas corrediças, kit rappel e rádio tático policial.

Para o Secretário Adjunto de Operações da Secretaria de Segurança Pública e de Defesa Social do estado do Pará, Coronel Mario Alfredo de Souza Solano, “um estado com grandes dimensões e com 75% de sua população vivendo no interior, precisa dos meios e das máquinas para atender suas necessidades, como salvar vidas”.

A entrega oficial deste helicóptero para a população será feita pelo governador Simão Jatene nesta quarta-feira (21).

Comentários