sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Eurocopter instala primeiro heliponto na Europa com recurso de segurança para pousos em condições climáticas adversas




Empresa vai oferecer aos operadores e pilotos cursos de formação para o novo sistema, situado em Donauwörth, na Alemanha

A pista de pouso para helicópteros na sede da Eurocopter em Donauwörth, na Alemanha, é o primeiro heliponto na Europa a usar o Localizador de Desempenho com Orientação Vertical (LPV), um procedimento de aproximação por instrumentos de alta precisão com suporte de GPS.

O novo recurso suplementa os sistemas de orientação laterais convencionais, adicionando um componente vertical que permite, pela primeira vez, a visualização das orientações de abordagem e de aproximação numa tela 3D. Essa melhoria na orientação alivia a pressão sobre os pilotos e aumenta a segurança, já que os obstáculos podem ser sobrevoados com segurança, mesmo quando as condições de visibilidade são difíceis.

A licença que permite as abordagens LPV para o heliponto de Donauwörth também pode ser usada pela Eurocopter em testes dos mais recentes sistemas de navegação para uso em seus helicópteros. E isto já vem sendo feito com os modelos biturbina EC135 e EC145 T2.

Os clientes internacionais do grupo se beneficiarão com essas melhores condições para abordagens de pouso, pois seus helicópteros poderão decolar e pousar mesmo com mau tempo. A Eurocopter também vai oferecer aos operadores e pilotos cursos de formação para o novo sistema.

O procedimento de aproximação por instrumentos LPV é baseado no Serviço Europeu de Navegação por Sobreposição Geoestacionária (EGNOS), baseado em satélites, o que aumenta a precisão das informações doSistema Global de Navegação por Satélite (GNSS) ao indicar o posicionamento tridimensional.

O uso da abordagem LPV é mais um indicativo da experiência da Eurocopter em adotar tecnologia de ponta para pouso de helicóptero. Mesmo antes da adoção do LPV, a companhia já era pioneira na utilização de procedimentos de abordagem inovadoras.

Em 2008, por exemplo, Donauwörth se tornou o primeiro heliponto Europeu a introduzir o RNAV por satélite (navegação de área) especificamente para o uso de helicópteros e, recentemente, a Eurocopter em Marignane (França) aprovou com sucesso o novo patamar.

Além disso, a pista especial para helicópteros da Eurocopter, na qual são realizados cerca de 6.000 decolagens e pousos por ano, é um dos poucos helipontos do mundo certificado como adequado para todas as operações de clima, de acordo com os requisitos da Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO).

A Helibras também está nas mídias sociais. Acesse:


Sobre a Helibras
A Helibras é a única fabricante brasileira de helicópteros e completa, em 2013, 35 anos de atividades. Desde a sua fundação, em 1978, a empresa já entregou mais de 700 helicópteros no Brasil, sendo 70% do modelo Esquilo, fabricado em Itajubá (MG). A partir de 2012, está produzindo o modelo EC725 (militar), tendo construído uma nova linha de montagem e ampliado todas as suas instalações para esse novo programa. A Helibras é associada ao Grupo Eurocopter, maior fornecedor mundial do setor, controlado pela EADS - European Aeronautic Defence and Space Company. Com participação superior a 50% na frota brasileira de helicópteros a turbina, a Helibras mantém instalações em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Sua fábrica, que emprega mais de 800 profissionais e tem capacidade de produção de 36 aeronaves por ano, produz e customiza diversos modelos que atendem aos segmentos civil, governamental e militar. Em 2012, a empresa registrou faturamento total de R$ 351,586 milhões. Mais informações: www.helibras.com.br

Sobre a Eurocopter e a EADS
Fundado em 1992, o grupo franco-alemão-espanhol Eurocopter é uma divisão do Grupo EADS e emprega aproximadamente 22 mil pessoas. Em 2012, a Eurocopter confirmou sua liderança mundial na fabricação de helicópteros com um volume de negócios de € 6,3 bilhões, encomendas de 469 novos helicópteros e 44% de participação de mercado nos segmentos civil e governamental. Os helicópteros do Grupo são responsáveis por 33% da frota mundial nos mercados civil e governamental. A forte presença internacional da Eurocopter é garantida por suas subsidiárias e participações em 21 países. Sua rede mundial de centros de serviços, de treinamento, distribuidores e agentes certificados oferecem suporte a cerca de 2.900 clientes. Atualmente, há mais de 11,7 mil helicópteros Eurocopter em operação em 148 países. A Eurocopter oferece a maior gama de helicópteros civis e militares do mundo e está totalmente comprometida com a segurança, sendo este o aspecto mais importante de seus negócios.

A EADS é um líder global nos setores aeroespacial, defesa e serviços relacionados. Em 2012, o grupo - que reúne Airbus, Astrium, Cassidian e Eurocopter / Helibras - teve uma receita de 56,5 bilhões de euros e gerou mais de 140.000 empregos no mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, deixe seu contato!