quinta-feira, 25 de julho de 2013

No Mineirão, Galo conquista título inédito da Libertadores nas cobranças de pênaltis

COPA LIBERTADORES

No Mineirão, Galo conquista título inédito da Libertadores nas cobranças de pênaltis

Atlético derrota Olimpia nos pênaltis, por 4 a 3, e levanta troféu mais importante dos 105 anos. Em dezembro, time alvinegro estará no Mundial de Clubes em Marrocos

Vicente Ribeiro - Superesportes
Tags: gc  pênaltis  de  cobrança  na  libertadores  da  inédito  título  conquista  galo  mineirão,  no 

Publicação:

25/07/2013 00:36
  

Atualização:

25/07/2013 04:02
Douglas Magno/AFP
Capitão Réver ergueu a taça inédita da Libertadores atleticana e entrou para a história


Foi sofrido, mas a Copa Libertadores de 2013 tinha que ser do Atlético. Time que superou várias dificuldades, momentos de instabilidade e muita pressão contrária. Mas sempre contou com o apoio de uma nação, para dar a volta por cima. E a união mais uma vez funcionou. O Atlético derrotou o Olimpia por 2 a 0 no tempo normal, nesta quarta-feira, no Mineirão, e faturou o título nos pênaltis, depois de empate sem gols na prorrogação. O Galo converteu todas as cobranças, com Alecsandro, Guilherme, Leonardo Silva e Jô. Miranda e Gimenez desperdiçaram. Victor pegou a primeira delas e foi, de novo, o herói. Festa da massa no novo caldeirão alvinegro, o Gigante da Pampulha.

Depois de 105 anos, em 2013 o Galo coroou a rica história conquistando a América. Mais um capítulo da saga alvinegra, com muito sofrimento da torcida, dessa vez recompensada com a taça inédita, que põe o time alvinegro na rota das grandes competições. No fim do ano, em dezembro, será o representante do continente no Mundial Interclubes, no Marrocos.

O título, que ficou em xeque depois da derrota por 2 a 0 no primeiro duelo contra o Olimpia, em Assunção, na semana passada, veio em mais uma jornada sofrida, de grande determinação dos jogadores – e orações do técnico Cuca à beira do campo. Com muita raça e disposição, o Galo deu a volta por cima em casa, em um Mineirão lotado, com quase 60 mil presentes. No fim, a festa completa, com o triunfo nos pênaltis, depois de 2 a 0 no tempo regulamentar, gols de Jô e Leonardo Silva, ambos no segundo tempo.

A torcida deu um show à parte. Jamais desacreditou, nem mesmo com o empate sem gols no primeiro tempo. Os gritos de ‘Eu acredito’ impediram qualquer desconfiança. Mais uma peça importante e emblemática da vitoriosa campanha alvinegra na Libertadores de 2013, marcada por percalços a serem superados – como diz o eterno hino escrito por Vicente Motta, 'Lutar, Lutar, Lutar'. E isso o Galo soube fazer como ninguém nestacompetição.

O grande jogo

Os jogadores entraram em campo saudados com um mosaico espetacular preparado pela torcida, com a frase emblemática “Yes, We CAM”. O clima era todo favorável, apoio incondicional da apaixonada massa, que transformou o Mineirão em um verdadeiro caldeirão, lembrando o Independência. Mas seria duro superar um rival tradicional como o Olimpia, ainda mais com a vantagem de dois gols do time paraguaio, construída em Assunção.

O Galo começou o jogo sufocando o Olimpia, aproveitando o empurrão da torcida. Na primeiraoportunidade, Diego Tardelli chutou cruzado pela direita e a bola passou por todos os atacantes, sem que ninguém concluísse. O suficiente para agitar a massa, que gritava ‘Eu acredito’. Em seguida, Ronaldinho arriscou o chute e o goleiro deu rebote, mas logo se recuperou.

Experiente, o time paraguaio se precavia na defesa, sem dar espaço aos atleticanos. E jogava por uma bola no contra-ataque. Por muito pouco o goleiro Victor não foi vazado quando Bareiro recebeu sozinho pela esquerda, mas chutou fraco e o camisa 1 do Galo evitou o que seria um desastre logo no começo.

Diante de um adversário bem fechado na defesa, congestionando o meio-campo e marcando as principais peças ofensivas, o Atlético precisava sair mais pelas laterais. Mas só o fez com Michel, que apareceu em bons cruzamentos, não aproveitados pelos atacantes. Pela esquerda, Junior Cesar cuidou exclusivamente da marcação.

Alguns jogadores, como Bernard, tinham muita dificuldade para superar a marcação. Ronaldinho era outro vigiado de perto por Aranda, mas tentou levar o time à frente. Só que o Olimpia tinha uma armadilha preparada e o jogo se transformou em grande tensão para os atleticanos e a torcida. A equipe visitante desperdiçou outra grande oportunidade com Alejandro Silva, mas novamente entrou em ação Victor, para alívio da massa.

O fim do primeiro tempo foi marcado por erros de passe e nervosismo do Atlético, já que a dificuldade persistia. A torcida diminuiu um pouco o entusiasmo, enquanto os fãs do Olimpia, até então tímidos no Mineirão, passaram a agitar nas cadeiras.

Drama e emoção no fim


O Atlético voltou com uma mudança no segundo tempo. Pierre foi sacado para entrada de Rosinei, até para dar mais movimentação ao time. A torcida deu o recado na volta do intervalo, incentivando o Galo aos gritos de ‘Eu acredito’. E o time da casa correspondeu logo no primeiro minuto. Cruzamento da direita de Rosinei, Pittoni, que no jogo em Assunção marcara o segundo gol em cobrança de falta nos acréscimos, dessa vez foi vilão. Ele furou e a bola sobrou limpa para Jô emendar no canto direito: 1 a 0.

Alexandre Guzanshe/EM/D. A Press
Jô marcou o primeiro do Galo e se tornou o artilheiro da Libertadores com sete gols


O Mineirão se transformou em uma grande festa. O gol animou o Atlético, que continuou em cima, embalado pela massa. A pressão aumentou e o segundo quase veio em cabeçada de Leonardo Silva, que tocou no travessão. Depois, o defensor voltou a aparecer ao testar para intervenção salvadora de Martin Silva. Cuca mexeu novamente, trocando Michel por mais um homem de área, Alecsandro.

O Atlético foi ao desespero depois de cruzamento de Junior Cesar, que Tardelli pegou de primeira e a bola bateu em um adversário. Os jogadores correram em direção ao árbitro para cobrar a penalidade, mas nada foi marcado. A última cartada de Cuca foi a entrada de Guilherme, na vaga de Diego Tardelli, no momento em que a torcida pedia por Luan.

Na base da garra e com a torcida cantando junto, de forma heróica, marca registrada na fase final da Libertadores, o Galo chegou ao segundo gol. Aos 41min, Bernard cruzou da direita e Leonardo Silva testou no cantinho de Martín Silva: 2 a 0. Torcida enlouquecida no Gigante da Pampulha. O Olimpia não conseguiu nem respirar, já que o Atlético foi para buscar o título no tempo normal. Nos acréscimos, Mazacotte segurou Jô na área, mas o árbitro não marcou a penalidade clara. A decisão foi para a prorrogação, com o Mineirão, literalmente, balançando.

Leonardo Silva fez de cabeça o segundo gol e levou decisão para os pênaltis


Prorrogação sem gols

A prorrogação começou com a torcida acreditando cada vez mais na conquista. E o Atlético foi junto com os gritos. Mas cadenciando mais a partida, procurando o toque de bola, até para não se expor ao contragolpe. Porém, as chances de gol surgiram a cada instante. Primeiro, Réver cabeceou em cheio no travessão. Na sequência, Guilherme cruzou e o goleiro mandou a escanteio. Depois, Josué arriscou o chute e assustou o goleiro Martin Silva.

Veio o segundo tempo da prorrogação. O Olimpia não queria jogo, ficou se defendendo, à espera de uma chance. A pressão foi toda atleticana. Para aumentar o drama, Bernard sofreu uma contusão e ficou em campo no sacrifício, já que Cuca queimara as três substituições. A cada minuto, o nervosismo era maior. Martin Silva exagerava na catimba, enquanto a torcida empurrava o Galo. No fim, Alecsandro, livre, tocou por cima do goleiro, mas a zaga evitou o que seria o título. Entretanto, a definição ficou para os pênaltis.

Atlético 4 x 3 Olimpia

Miranda chutou no meio do gol e Victor, adiantado, defendeu.
Alecsandro chutou alto no canto direito e marcou o primeiro.

Ferreira bateu no canto dirieito. A bola passou por baixo de Victor.
Guilherme bateu forte no canto esquerdo e marcou.

Candia cobrou no meio do gol e marcou.
Jô cobrou no canto esquerdo, deslocando o goleiro.

Aranda marcou ao cobrar firme no meio do gol.
Leonardo Silva bateu no canto esquerdo e conferiu.

Giménez chutou na trave e deu o título ao Atlético.

Vanderlei Almeida/AFP
Goleiro Victor defendeu a primeira cobrança do Olimpia e decidiu novamente o título


FICHA TÉCNICA

ATLÉTICO
Victor; Michel (Alecsandro), Leonardo Silva, Réver e Junior Cesar; Pierre (Rosinei), Josué, Ronaldinho Gaúcho, Diego Tardelli (Guilherme) e Bernard; Jô
Técnico: Cuca
OLIMPIA
Martin Silva; Ricardo Mazacotte, Manzur, Hermínio Miranda e Candia; Wilson Pittoni, Benitez, Aranda e Alejandro Silva (Gimenez); Salgueiro (Carlos Baéz) e Bareiro (Ferreyra)
Técnico: Ever Hugo Almeida

Motivo: final da Copa Libertadores
Data e local: quarta-feira, 24 de julho, Mineirão
Árbitro: Wilmar Rondan (COL)
Auxiliares: Humberto Clavijo (COL) e Eduardo Ruiz (COL)
Cartões amarelos: Bernard, Luan (ATL) e Benitez, Manzur, Salgueiro (OLI)
Cartão vermelho: Benitez
Gol: Jô, 1, Leonardo Silva, 41min do 2tempo
Público: 56.557 (pagantes), 58.620 presentes
Renda: R$ 14.176,146