sábado, 14 de setembro de 2013

TAM patrocina o Prêmio Victor Civita Educador Nota 10


A parceria foi tema de encontro entre executivos da companhia aérea e
da Fundação Victor Civita

São Paulo, 12 de setembro de 2013 - A TAM Linhas Aéreas é patrocinadora da 16ª edição do Prêmio Victor Civita Educador Nota 10, promovido pela Fundação Victor Civita. A parceria foi tema de um encontro ontem (11), em São Paulo, com a presença de Eduardo Costa, diretor de Marketing da TAM, e dos seguintes executivos da Fundação Victor Civita: Angela Dannemann, diretora-executiva; Mauro Morellato, gerente de Projetos, Estudos e Pesquisas e do Prêmio; e Sandra Moskovich, gerente de Publicidade.
 
“Decidimos patrocinar o Prêmio Victor Civita Educador Nota 10, o maior da América Latina na área da educação, pois reconhecemos a importância do trabalho realizado dentro da sala de aula e sabemos o quanto é necessário valorizar quem ensina. Realizamos esse investimento pensando no futuro e no desenvolvimento do país”, afirma Eduardo Costa. “O setor aéreo é um grande promotor do crescimento econômico e necessita de mão de obra altamente qualificada. Por isso, faz todo sentido para a TAM apoiar essa iniciativa de valorização e incentivo ao educador brasileiro”, comenta o diretor. 

Para Angela Dannemann, “é uma enorme satisfação termos a TAM como patrocinadora da nossa iniciativa. Uma grande empresa brasileira, de atuação global, que se junta ao esforço de valorização de professores e na busca da melhoria da qualidade da Educação Básica do nosso país”, destaca.
 
O prêmio tem como objetivo identificar, valorizar e divulgar experiências educativas de qualidade, planejadas e executadas por professores, diretores, coordenadores pedagógicos e orientadores educacionais em escolas de ensino regular das redes pública e privada. Neste ano, foram inscritos 3 mil projetos, de todo o Brasil. A cerimônia em que serão homenageados os dez trabalhos vencedores será realizada em 14 de outubro, na Sala São Paulo, no centro da capital paulista. Além desse prêmio, a Fundação Victor Civita publica a Nova Escola — a maior revista mensal do país, com mais de 600 mil exemplares por mês — e a revista Gestão Escolar.

Trial de LTE realizado pelo Exército Brasileiro e Motorola Solutions permite respostas mais rápidas para a segurança dos cidadãos


Em virtude dos bons resultados obtidos, Força pretende solicitar a renovação da licença de uso na faixa de 700MHz
 

SÃO PAULO, 12 de setembro de 2013
 — A Motorola Solutions, provedora líder mundial em soluções e serviços de comunicação de missão crítica para governos e empresas, anuncia com o Exército brasileiro osresultados obtidos com o trial de LTE (Long Term Evolution) na frequência de 700MHz. O teste, que teve início em maio de 2012, em Brasília, contou com investimento de US$ 2 milhões da Motorola e mostrou os benefícios da utilização da tecnologia para a melhoria dos serviços públicos no País.

Ao longo desse período foram realizados diversos testes contínuos, com destaque para três importantes eventos, em que foi possível fazer a comprovação da eficiência da transmissão de dados, além das possibilidades e alternativas de melhoria da estrutura de segurança do País. Entre os principais benefícios verificados no uso de uma rede LTE está a possibilidade de proporcionar mobilidade às atividades já realizadas pelo Exército, por meio de aplicações de vídeo, PTT (VoIP), mensagens de texto, acesso a aplicações na web etc. As informações são enviadas do campo, em tempo real, para a sala de comando e controle do Exército, de onde são monitoradas para que as devidas providências sejam tomadas imediatamente, em qualquer situação crítica.

Pontos importantes
  • Para a realização dos testes, foram instalados três sítios em Brasília, que dão cobertura da rede LTE para a Esplanada dos Ministérios e áreas de interesse do Exército, como aeroporto e infraestruturas críticas, possibilitando a utilização por outras agências de segurança da capital federal.
  • O primeiro teste ocorreu no desfile de 7 de Setembro de 2012, em Brasília. Os representantes do Exército que faziam o controle e gerenciamento do evento receberam imagens de câmeras, por meio de terminais móveis. Eles conseguiram ter ampla visibilidade do que ocorria em vários pontos do evento, principalmente nos mais críticos, como na dispersão, onde havia maior necessidade de organização.
  • O Exército pretende entrar com um pedido na Anatel para a extensão dos testes na faixa de 700 MHz até dezembro de 2014. O objetivo é aproveitar a experiência vivida neste ano para ter uma solução mais operacional durante a Copa do Mundo, além de agregar novas agências do setor público para que possam testar os benefícios de uma rede integrada e compartilhada, contribuindo com os estudos relacionados ao uso da rede 4G para serviços públicos. 
  • Durante a Copa das Confederações, um novo sítio foi instalado para aumentar a cobertura do Estádio Mané Garrincha e dos arredores. O Exército conseguiu operar normalmente, sem problemas de comunicação, apesar dos imprevistos ocorridos nas redes de telefonia celular. Isso porque, operou em uma faixa exclusiva, que permitiu total disponibilidade de rede antes, durante e depois do jogo de abertura da Copa. As câmeras fixas e móveis foram capazes de enviar imagens, em tempo real, para as viaturas e bases militares.
  • Em junho de 2013, por ocasião das manifestações populares em Brasília, o Exército recebeu, no Centro de Operações (COp), imagens e informações do Palácio do Planalto por meio de equipamentos instalados em viaturas posicionadas em locais estratégicos. Durante as manifestações foi possivel verificar a agilidade e rapidez com que a rede LTE pode disponibilizar imagens, em operações de garantia da lei e da ordem. As viaturas em que as câmeras estavam instaladas foram rapidamente posicionadas para possibilitar ao comando do Exército o acesso às imagens do que estava acontecendo nos arredores do Palácio do Planalto.
“Estamos muito satisfeitos com os resultados obtidos até o momento, pois podemos oferecer respostas muito mais rápidas em situações críticas. Temos certeza de que todas essas soluções permitirão que o Brasil se torne referência em segurança nos grandes eventos que vai sediar e em outras situações críticas”, ressalta o comandante de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército, general Santos Guerra.
“Em conjunto com o Exército Brasileiro, temos tido oportunidade única de realização de testes em situações reais e momentos críticos. Tem sido uma grande honra poder colaborar para demonstrar os benefícios dessa tecnologia, capaz de garantir mais segurança aos cidadãos”, declara Paulo Cunha, presidente da Motorola Solutions Brasil.

Sobre a Motorola Solutions

A Motorola Solutions é provedora líder mundial em produtos e serviços de comunicação de missão crítica para governos e empresas. Com suas inovações e tecnologia de comunicação, ajuda seus clientes a fazerem o seu melhor, nos momentos que realmente importam. A Motorola Solutions opera na Bolsa de Valores de Nova York como “MSI”. Para mais informações, visite www.motorolasolutions.com. Para obter notícias atualizadas, visite o nosso newsroom ou assine o nosso news feed.    

TAM lança promoção para a Europa

 


Preços especiais para Frankfurt, Londres, Milão e Paris
estão disponíveis até 24 de setembro
São Paulo, 13 de setembro 2013 – A TAM Linhas Aéreas acaba de lançar uma promoção para quem deseja viajar para a Europa ainda neste ano. Até 24 de setembro, os clientes da companhia podem encontrar passagens a partir de R$ 2.095* (US$ 899) para Frankfurt (Alemanha), Londres (Inglaterra) e Milão (Itália).  Para Paris (França), há bilhetes disponíveis a partir de R$ 2.329* (US$ 999). Os voos partem de diversas cidades do Brasil.

Válida para viagens na Classe Econômica com embarque entre 21 de outubro e 12 de dezembro de 2013, a promoção permite que o passageiro pontue no programa TAM Fidelidade e parcele as compras nos cartões de crédito aceitos pela TAM. 

As passagens promocionais podem ser adquiridas pela Central de Vendas, Fidelidade e Serviços (4002-5700, para as capitais, ou 0300 570 5700, para todo o Brasil), nas agências de viagens, nas lojas da TAM nos aeroportos e da TAM Viagens em todo o país, além do site www.tam.com.br

Confira a seguir algumas opções disponíveis na promoção:


http://www.mailingplus.com.br/deliverer_homolog/arq/cli/arq_2241_135060.jpg

* Valores válidos para viagens de ida e volta em voos internacionais operados pela TAM ou pela LAN, sujeitos à disponibilidade de assentos, regras e restrições específicas no perfil de cada tarifa, para compra e emissão de passagens a partir do dia 13/09/13 até as 23h59 do dia 24/09/13. Os preços em dólar (US$) serão convertidos pelo câmbio do dia da compra. Preços em real calculados pelo câmbio de R$ 2,3314 de 06/09/2013. A promoção é válida para viagens entre 21/10/2013 e 12/12/2013. Exigem antecedência de compra de 14 dias, permanência mínima de 5 dias e máxima de 12 meses, conforme regras publicadas para a tarifa do destino escolhido para compra. Parcelamento válido para todos os cartões de crédito aceitos pela TAM, de pessoa física emitidos no Brasil, considerando exclusivamente o valor da tarifa anunciada, não incluídos taxa de embarque e adicional de emissão. Para os cartões Diners e MasterCard, a taxa de embarque será cobrada na 1ª parcela; para cartões Visa/Amex/Hipercard, a taxa de embarque será diluída no parcelamento. As informações integrais e detalhadas sobre as regras/restrições específicas das tarifas anunciadas, alteração de datas, reembolso, remarcação, cancelamento, vigência da viagem e desconto para crianças estão disponíveis para consulta no site www.tam.com.br, central de atendimento e demais canais de venda.**Para resgates no Programa TAM Fidelidade, as ofertas também são válidas para emissão de 13/09 a 24/09/13, sujeitos à disponibilidade de assentos. A partir de 80 mil pontos Multiplus, ida e volta para Paris, Frankfurt ou Londres; a partir de 105 mil pontos Multiplus, ida e volta para Milão. Exigindo emissão efetuada no ato da reserva. As regras e condições do Programa TAM Fidelidade permanecem inalteradas. Para demais informações, consulte em www.tamfidelidade.com.br
 

Sobre o Grupo LATAM Airlines
LATAM Airlines Group S.A. é a nova denominação da LAN Airlines S.A., resultado da sua associação com a TAM S.A. O LATAM Airlines Group S.A. agora inclui a LAN Airlines e suas filiais no Peru, Argentina, Colômbia e Equador, e LAN CARGO e suas filiais; bem como a TAM S.A. e suas filiais TAM Linhas Aéreas S.A., incluindo suas unidades de negócios, TAM Transportes Aéreos del Mercosur S.A. (TAM Airlines (Paraguai)) e Multiplus S.A. Esta associação gera um dos maiores grupos de companhias aéreas do mundo em malha aérea, oferecendo serviços de transporte de passageiros para cerca de 135 destinos, em 22 países, e serviços de carga para aproximadamente 144 destinos, em 27 países, com uma frota de 323 aviões. No total, o LATAM Airlines Group S.A. tem mais de 54 mil funcionários e suas ações são negociadas nas bolsas de Santiago, Nova York (na forma de ADRS) e São Paulo (na forma de BDRs).

Cada companhia aérea opera independentemente, mantendo suas respectivas identidades e marcas. Qualquer consulta deve ser feita em www.lan.com e www.tam.com.br, respectivamente. Mais informações em www.latamairlinesgroup.net.

TAM MRO inaugura novo hangar de manutenção em São Carlos



 
Espaço é o quinto construído pela empresa no local e atenderá aeronaves modelo Airbus A-320 e Embraer E-Jets

São Paulo, 13 de setembro de 2013 –  A TAM MRO, unidade de negócios responsável pela manutenção de aeronaves e componentes aeronáuticos do Grupo LATAM Airlines, inaugurou o quinto hangar em seu centro de manutenção, localizado em São Carlos, no interior de São Paulo. A estrutura tem uma área construída de 2 mil metros quadrados e conta com espaços de apoio para as equipes de guarda de materiais, ferramentaria e gestão da linha de produção.

De acordo com Luiz Gustavo Silva, diretor executivo da TAM MRO, o principal objetivo da companhia é disponibilizar mais uma linha de produção, possibilitando a manutenção de até dez aeronaves simultaneamente. Além disso, a nova estrutura reduzirá a necessidade de deslocamentos dos funcionários no local, garantindo mais agilidade à operação.

Por conta do novo hangar, a TAM MRO já contratou cerca de 100 funcionários, que estão em treinamento desde o começo do ano. “Teremos um ganho considerável em produtividade. Nossa intenção é ampliar a capacidade visando ao atendimento de nossa frota e à prestação de serviços para terceiros”, afirma Silva.

Os 1,4 mil funcionários da TAM MRO realizam manutenção pesada, reparo e revisão de aeronaves e componentes aeronáuticos. A unidade é responsável pelo atendimento da frota do Grupo LATAM Airlines e pela prestação de serviços em aeronaves e componentes de clientes do Brasil e do exterior.

Certificada pelas mais importantes autoridades aeronáuticas do mundo, como a brasileira ANAC, a europeia EASA e a norte-americana FAA, a unidade de negócios é autorizada a executar manutenção em modelos Airbus A330, todos os modelos da família A320, Boeing 767, ATR 42 e 72 e Embraer E-Jets.

Memórias de um Sobrevivente do Holocausto

Convite ANVFEB Encontros Febianos 2013 (7).jpg

O presidente da ANVFEB General de Divisão Marcio Rosendo de Melo tem a honra de convidar para a  palestra:

Memórias de um Sobrevivente do Holocausto
  quinta-feira 26 de setembro 2013
Auditório do Centro Cultural Casa da FEB
  Rua das Marrecas 35 - 3°. andar - Lapa - RIO
  Palestrante: Sr Aleksander Henrik Laks, Sobrevivente da 2ª. Guerra Mundial
 
PROGRAMA:
  14hs – Outorga da Medalha Marechal Mascarenhas de Moraes
  14:30hs - Palestra
  
  RSVP: 2532-1933 ou anvfeb@uol.com.br
  Traje - Esporte - Militares - O Correspondente

Embraer integra o Índice Dow Jones de Sustentabilidade 2013/2014

Flagrantes da linha de montagem dos E-Jets da Embraer em SJC, SP


São José dos Campos - SP, 13 de setembro de 2013 - Pelo quarto ano consecutivo, a Embraer (NYSE: ERJ; BM&FBOVESPA: EMBR3) integra o Índice Dow Jones de Sustentabilidade (Dow Jones Sustainability Index – DJSI World Universe 2013/2014). Com base na análise de desempenho dos pilares de sustentabilidade, o DJSI lista as empresas que se destacam por suas práticas de gestão social, ambiental e econômica. 

A Embraer ficou entre as 333 empresas de todo o mundo que integram o índice, e dentre as 34 elegíveis do setor Aeroespacial & Defesa, ficou entre as quatro listadas. Foram convidadas para participar da avaliação 2.500 companhias, de 59 setores. A análise de resultados é feita pela empresa suíça especializada em investimento sustentável RobecoSAM. 

Em 2009, a Embraer foi apontada pelo DJSI como “Sector Mover”, qualificação dada às empresas que conquistam o maior número de posições entre seus pares. Em 2010, quando foi listada no índice pela primeira vez, a Embraer foi classificada como “Gold Class”, referência dada às empresas que mais se destacaram em seu segmento de atuação. Em 2011, a Embraer alcançou a liderança no setor Aeroespacial & Defesa. Desde então, a empresa vem se mantendo no DJSI World e, neste ano, passou a integrar também o recém-criado DJSI Emerging Markets. 

A permanência no índice reflete o compromisso da Embraer com as boas práticas de gestão corporativa e o desenvolvimento sustentável. 



Siga-nos no Twitter: @EmbraerSA 

ABDA ACADEMIA BRASILEIRA DE DIREITO AERONÁUTICO


CURSO DE DIREITO AERONÁUTICO

Carga horária: 12 horas

Módulo I – Investigação Jurídica de Acidentes Aéreos – Professor Kalazans - 04 horas.
Módulo II – Responsabilidade do Comandante – Eduardo Beni - 04 horas.
Módulo III – Responsabilidade Civil no Transporte Aéreo – Fábio Anderson - 04 horas.
OBS: Ênfase nos últimos acontecimentos relacionados à responsabilidade da tripulação (Caso de enfermos à bordo, Turbulência, Porte de arma a bordo, etc.).
Datas:
Módulo I – 27-09-13 das 19:00 às 23:00.
Módulo II – 28-09-13 das 08:00 às 12:00.
Módulo III - 28-09-13 da 14:00 às 18:00.

Desconto especial para membros da ABDA.
Local: Rua Darzan, 65. Próximo ao metrô Santana. São Paulo. S.P.
Os interessados deverão enviar e-mail para ABDA (academia.abda@gmail.com) para obter mais informações sobre ementa do curso e inscrições.

Coordenação: Daniel Celso Calazans (Professor Kalazans)
Presidente e Diretor de Ensino da ABDA.
Será um prazer tê-los a bordo.

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quarta-feira, 11 de setembro de 2013

COMDABRA: garantia da soberania nacional do Brasil

Força Aérea Brasileira

COMDABRA: garantia da soberania nacional do Brasil

Kaiser David Konrad, Jornalista brasileiro especializado em assuntos de Segurança Nacional - 04/09/2013
 
O Major Brigadeiro do Ar Carlos Baptista Jr e staff no Posto de Comando do COMDABRA durante a Copa das Confederações, em junho de 2013. (Foto: Força Aérea Brasileira)
O Major Brigadeiro do Ar Carlos Baptista Jr e staff no Posto de Comando do COMDABRA durante a Copa das Confederações, em junho de 2013. (Foto: Força Aérea Brasileira)
 
O Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (COMDABRA) é um dos mais importantes do país por ser o responsável pela garantia da soberania nacional. Diálogo entrevistou o Major Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Jr., chefe do comando para falar sobre a segurança do espaço aéreo, a integração com força aéreas das nações amigas, operações com veículos aéreos não-tripulados e o exercício multinacional CRUZEX 2013.
Diálogo: Qual é a função e como é estruturado o Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (COMDABRA)?
Major Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Jr.: O COMDABRA, único comando operacional da estrutura militar de defesa permanentemente ativado, é responsável pela defesa do Brasil contra qualquer tipo de ameaça aeroespacial. Comandado por um oficial general da Força Aérea Brasileira (FAB), possui uma estrutura conjunta – formada por militares das três forças armadas – flexível o suficiente para permitir, sem solução de continuidade, operar em tempo de crise ou conflito.
A estrutura interna é composta por um Estado-Maior Conjunto e por um Centro de Operações de Defesa Aeroespacial (CODA). O CODA é o responsável pela supervisão das atividades dos quatro Centros de Operações Militares (COPM), que executam as ações de DA em cada Região de Defesa Aérea (RDA) do Brasil.
Conforme estabelecido nos documentos normativos, o COMDABRA tem o controle operacional das Unidades de Defesa Aérea e Antiaérea, quando operando no território nacional, utilizando-se de quatro centros de operações, através dos quais exerce o controle tático de todos os meios.
Com base no nível de ameaça existente, o Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro (SISDABRA) opera em diferentes “Estados de Alerta (ESTALE)”, que estabelecem níveis de prontidão a serem observados pelo sistema, bem como os meios a serem disponibilizados. Tais níveis representam situações diversas, que vão desde o tempo de paz até conflito de grandes proporções.
Diálogo: O Brasil tem protegido suas fronteiras com aviões Super Tucano, evitando que aeronaves ilícitas penetrem em seu espaço aéreo. Quais são as unidades de aviação envolvidas, e como são realizadas as operações e a coordenação das interceptações?
Maj Brig Carlos Baptista Jr.: Embora o Brasil esteja localizado em uma área geográfica de paz prolongada, desfrutando de excelentes relações com todos seus vizinhos, nossas fronteiras com diversos países têm sido usadas pelo tráfico ilícito de drogas, exigindo ações firmes do governo brasileiro.
Dentre estas ações, posso destacar a utilização de meios aéreos de detecção, controle e interceptação, como as aeronaves AE&W/C E-99, e de meios aéreos de interceptação, como helicópteros e aviões Super Tucano, que compõem uma equipe bastante eficiente.
Dos quatro esquadrões que operam aeronaves Super Tucano na FAB, três delas, localizadas em Boa Vista, Porto Velho e Campo Grande, estão permanentemente envolvidas neste tipo de atividade, com excelentes resultados.
Embora outras aeronaves de maior performance possam ser acionadas pelo COMDABRA, a experiência nos comprova que o Super Tucano é a melhor plataforma para este tipo de operação, principalmente pela possibilidade de voar em uma faixa de velocidade bastante adequada, ser facilmente desdobrado para aeródromos sem qualquer apoio logístico, inclusive com pistas não preparadas e ter um custo de operação bastante reduzido.
O Super Tucano é uma aeronave que nasceu com requisitos voltados para as missões de contrainsurgência, apoio aéreo aproximado e interceptação a baixa e média velocidades, tendo comprovado sua excelência em tais missões.
Diálogo: O Brasil vem realizando exercícios de coordenação de defesa aérea com as forças aéreas de nações vizinhas. Como são realizados estes exercícios e que resultados práticos foram alcançados?
Maj Brig Carlos Baptista Jr.: Há mais de 10 anos o COMDABRA realiza operações combinadas de Defesa Aérea com todos os países que fazem fronteira com o Brasil.
Estas operações, que objetivam estabelecer procedimentos a serem seguidos para a identificação e transferência de informações sobre tráfegos transfronteiriços, desconhecidos ou suspeitos, serviram de base para o estabelecimento de Normas Binacionais de Defesa Aérea (NBDA), que estabelecem procedimentos a serem seguidos pelos países quando não for possível completar as medidas de policiamento do espaço aéreo antes de um determinado tráfego cruzar a fronteira.
Esses procedimentos diminuem o tempo de reação do país vizinho, além de permitirem a continuidade das ações pelo outro país, tendo certamente contribuído para o controle dos ilícitos.
Essas NBDA são reavaliadas a cada dois anos, e amparam a troca de informações entre os Centros de Operações de Defesa Aérea (CODA) de cada país, atividade indispensável na batalha diária contra este tipo de atividade.
Diálogo: A Força Aérea vem utilizando as aeronaves não tripuladas Hermes 450 em operações de vigilância, inteligência e reconhecimento, tanto nas operações Ágata nas fronteiras do país como em grandes cidades, durante os eventos internacionais que o Brasil sediou. Qual a importância da utilização de VANTs e que lições a FAB pôde tirar da utilização destes aparatos?
Maj Brig Carlos Baptista Jr.: A operação dessas aeronaves ainda é muito recente na Força Aérea Brasileira, embora sua utilização na missão de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (ISR) já se tenha mostrado de grande importância.
A possibilidade de emprego por longos períodos de tempo, a redução do risco para tripulantes e operadores, o baixo custo de operação e a possibilidade de ser mantida uma consciência situacional da área de operações são apenas algumas de suas características mais importantes.
Diretamente em prol da Defesa Aeroespacial, estamos estudando sua utilização como relay de comunicações e datalink, vigilância de rotas de incursão, acompanhamento de tráfegos a baixas velocidades e alarme antecipado.
Nos grandes eventos desportivos e políticos que o Brasil está sediando nesta década, e embora muitas das atividades sejam de responsabilidade dos órgãos de segurança pública, as aeronaves remotamente pilotadas (ARP), como são conhecidas no país, tem se mostrado de grande importância para as ações de Comando e Controle, haja vista possibilitarem um conhecimento do cenário, em tempo real, para a tomada de decisões.
Finalmente, destaco que a aquisição das primeiras ARP fazem parte de um projeto estratégico brasileiro, no sentido de implantar uma indústria nacional deste tipo de engenho, para aplicações diversas, tanto civis como militares.
Diálogo: A FAB realiza também um trabalho de grande importância para o país e outras nações que são as missões de patrulha marítima e busca e salvamento dentro de sua área de responsabilidade no Atlântico Sul. Quais são os meios utilizados e qual é a importância destas missões para garantir a segurança de aeronaves e embarcações nesta região do atlântico?
Maj Brig Carlos Baptista Jr.: O Brasil possui, fruto de acordos internacionais (ICAO), uma responsabilidade de operações SAR muito ampla na área do Atlântico Sul, que corresponde a aproximadamente 9 milhões de km² além do seu território.
Esta capacidade, conforme ficou comprovada nas operações de busca e resgate dos destroços do Air France 447, em junho de 2009, é realizada, dentre outras, por aeronaves R-99, P-95, C-130, P-3 e C-295, sendo as duas primeiras fabricadas no país, pela EMBRAER.
Certamente esta capacidade ultrapassa em muito as questões dos meios aéreos disponíveis, exigindo capacidade de vigilância e controle de toda a área.
Neste sentido, cabe destaque as ações do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), implantado e operado pela FAB há décadas, e reconhecido mundialmente por sua segurança, eficiência e confiabilidade, e que fazem do país uma referência mundial com relação à bem-sucedida operação integrada dos meios dos Sistemas de Defesa Aérea e de Controle de Tráfego Aéreo.
Diálogo: A FAB passa por um programa de modernização da sua aviação de caça. Que mudanças isto vai trazer às capacidades da Força Aérea no cumprimento do seu dever de assegurar a proteção e soberania do espaço aéreo nacional?
Maj Brig Carlos Baptista Jr.: Apesar de o Brasil estar inserido em uma área de boas relações entre os vizinhos, e ter demandas sociais justas e típicas de um país em desenvolvimento, não pode abrir mão de dispor de forças armadas modernas e com poder dissuasório adequado ao seu porte.
Neste sentido, o Programa de Modernização e Reequipamento da FAB engloba a modernização de algumas plataformas, como as aeronaves F-5 e AMX, bem como a aquisição de aeronaves de quarta geração – o Projeto F-X2 – cujo lote inicial de 36 aeronaves objetiva reestabelecer uma capacidade de combate adequada ao Brasil, e que foi reduzida ao longo do tempo.
A modernização das aeronaves F-5 e AMX está propiciando, além da extensão da sua vida útil por mais alguns anos, a integração de novos mísseis e equipamentos de missão, imprescindíveis aos conflitos modernos.
Com relação ao Projeto F-X2, e considerando a desativação das aeronaves Mirage 2000 em dezembro de 2013, aguardo com ansiedade a decisão presidencial sobre o vencedor do processo de seleção, que escolherá entre as aeronaves F-18 Super Hornet, Dassault Rafale e SAAB Gripen. Tal decisão, aguardada já há algum tempo, representará um importante salto na capacidade da defesa aeroespacial do Brasil.
Diálogo: Em novembro deste ano o Brasil vai sediar mais uma vez na Base Aérea de Natal o exercício Cruzeiro do Sul, que vai reunir forças aéreas de toda a região, incluindo os Estados Unidos. Quais são as expectativas para este exercício e que tipo de operações serão realizadas?
Maj Brig Carlos Baptista Jr.: Entre os dias 4 e 15 de novembro de 2013, mais uma vez, o Nordeste brasileiro vai ser palco do maior exercício de guerra aérea da América Latina. O Exercício Cruzeiro do Sul, mais conhecido como “CRUZEX Flight 2013”, deve reunir mais de noventa aeronaves do Brasil e de mais oito países, nas Bases Aéreas de Natal e do Recife.
O objetivo do Exercício será treinar estratégias e táticas da guerra aérea moderna no contexto de uma coalizão de países. Novas táticas de combate aéreo serão testadas e experiências serão trocadas entre as tripulações das unidades de caça, transporte, reabastecimento em voo e de helicópteros, além dos integrantes das Forças Especiais.
Na sua sétima edição, a CRUZEX deve reunir mais de 2 mil homens e mulheres, entre aviadores, mecânicos, forças especiais e pessoal de apoio, entre nacionais e estrangeiros, divididos entre as cidades de Natal (RN), Recife (PE) e um pequeno contingente em Caicó (RN).
Entre os aviões de combate, a Base Aérea de Natal irá receber os A-4AR (Argentina), F-16 (Chile, Estados Unidos e Venezuela), IA-58 (Uruguai), A-37 (Uruguai e Colômbia) e A-29 Super Tucano (Brasil e Equador), além dos F-5EM, F-2000 e A-1 do Brasil.
A Força de transporte tático será composta por aeronaves C-130 e C-105 do Brasil, além dos C-130 do Canadá e Colômbia. No Recife ficarão as aeronaves KC-767 (Colômbia), KC-135 (Estados Unidos), bem como o KC-130 (reabastecimento em vôo) e aviões-radar E-99 da Força Aérea Brasileira.
Outra novidade no Exercício deste ano é a participação dos helicópteros de ataque AH-2 Sabre da Força Aérea Brasileira que, juntamente com os H-60 Blackhawk, realizarão missões de ataque e salvamento em combate (C-SAR).
Além dos objetivos do exercício, a Força Aérea Brasileira espera sedimentar procedimentos e táticas, já absorvidos em outras oportunidades, com o modo de operação das equipagens de combate das Forças Aéreas participantes, enriquecendo assim o treinamento dos pilotos e aumentando o grau de operacionalidade das nossas Unidades Aéreas.
CONFIRA NA FONTE
      
 


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terça-feira, 10 de setembro de 2013

ESPECIALISTAS DA FAB - ADMINISTRAÇÃO

Especialistas da FAB - Administração

06 de Setembro de 2013


Especialistas polivalentes. Militares que atuam nos mais diversos setores da Força Aérea Brasileira e dão suporte a um grande leque de atividades. Com uma formação que abrange conhecimentos em áreas como Direito, Contabilidade, Informática, entre outras, um especialista pronto para qualquer missão.

 

      
 
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VEM AÍ O CIRRUS EXPERIENCE PARANAGUÁ 2013

WatchGuard debate a necessidade das empresas aderirem a uma Segurança Digital Inteligente no CIO Weekend DF em Curitiba



São Paulo – Setembro de 2013 – De 12 a 15 de setembro, a WatchGuard irá participar do CIO Weekend DF, evento que está em sua 4ª edição, para expor às empresas participantes a eficiência em adotar soluções que maximizem a segurança de suas redes, inclusive aos dispositivos móveis e demais portas que podem ser alvos dos ataques de hackers e implicar em perda das valiosas informações corporativas.
Leandro Roosevelt, Territory Sales Manager da WatchGuard para o Brasil, irá apresentar a palestra “Surgimento da Segurança Inteligente – BYO’X’- Além do BYOD”, para explicar como as empresas podem se defender contra as ameaças combinadas por meio da proteção multi-camadas de um gerenciamento unificado de ameaças (UTM). 
Segundo Roosevelt, “Estar à frente das ameaças não é fácil, uma vez que novas ameaças combinadas surgem a cada dia e com a nuvem, o BYOD e a Web 2.0 trazendo novos vetores de ataques. Soluções pontuais não conseguem proteger as organizações, além de que os firewalls de próxima geração também podem falhar. Mostraremos por qual razão somente uma solução UTM pode oferecer a gama de proteção que as empresas precisam a partir de antivírus, filtragem de URL, anti-spam, DLP, IPS e controle de aplicações para prevenção contra as ameaças atuais”.
Vale ressaltar que, recentemente, a WatchGuard foi premiada com a “Performance Verified Certification” do laboratório de testes independente Miercom por seu desempenho quase 3,5 vezes mais rápido do que soluções concorrentes de gerenciamento unificado de ameaças (UTM) com os recursos UTM habilitados.  A premiação garante às empresas que as soluções de UTM da WatchGuard podem oferecer a segurança e o desempenho que eles precisam, bem como se beneficiarem das economias que a tecnologia UTM oferece comparada com soluções separadas. 
O CIO Weekend DF será realizado no Pestana Curitiba Hotel, em Curitiba (PR), e é voltado aos CIOs das principais organizações do mercado.

SERVIÇO
CIO Weekend DF
12 a 15 de setembro de 2013
Pestana Curitiba Hotel
R. Comendador Araújo, 499 – Batel
Curitiba - PR



Sobre a WatchGuard Technologies, Inc.
A WatchGuard® Technologies, Inc. é líder mundial em soluções de segurança corporativa que combinam de maneira inteligente um hardware padrão da indústria, recursos de segurança Best-in-Class e ferramentas de gerenciamento baseadas em políticas. A WatchGuard oferece proteção fácil de usar de nível corporativo para centenas de milhares de empresas do mundo todo. A família WatchGuard de Firewalls Inteligentes oferece segurança inteligente por meio da integração total de diversos serviços de segurança; gerenciamento inteligente fornecido através de uma console única para implementar e manter serviços; e desempenho inteligente do gerenciamento unificado de ameaças para garantir que clientes de qualquer porte possam operar com segurança sem comprometer o rítmo dos seus negócios. Os produtos da WatchGuard são apoiados pelo WatchGuard LiveSecurity® Service, um programa de suporte inovador. A WatchGuard é sediada em Seattle, Wash., com escritórios na América do Norte, Europa, Ásia-Pacífico e América Latina. Para saber mais, visite www.watchguard.com.

TAM é eleita a marca mais confiável entre companhias aéreas pelo 9º ano consecutivo

 


Empresa foi citada por 53% dos entrevistados em pesquisa
organizada pela revista Seleções e pelo Ibope
São Paulo, 10 de setembro de 2013 – A TAM Linhas Aéreas é a marca de companhia aérea mais confiável do mercado brasileiro, segundo a Pesquisa Marcas de Confiança, realizada pela revista Seleções e pelo Ibope Inteligência. O levantamento anual revela a confiança dos leitores da revista em marcas, instituições e personalidades brasileiras. Pela 9ª vez consecutiva, a TAM liderou o ranking, citada por 53% dos entrevistados.

Em sua 12ª edição, a pesquisa ouviu 1,5 mil pessoas. A sondagem foi realizada via web, nos meses de maio e junho, e apurou a confiança em 36 categorias de produtos, quatro categorias especiais (instituições, profissões, ONGs e redes sociais) e sete grupos de personalidades brasileiras (apresentador, ator, escritor, cantor, publicitário, executivo e esportista).

Marca mais valiosa

Em julho, a TAM também foi classificada pelo relatório “Ranking das Marcas Brasileiras 2013”, elaborado pela consultoria independente Brand Finance, de Londres (Inglaterra), como a marca de companhia aérea mais valiosa do Brasil e a 18ª no mundo. O método avalia, por exemplo, reputação, serviços prestados, atendimento ao consumidor, preço, qualidade da comunicação, entre outras variáveis. O estudo foi preparado com base em levantamento financeiro, questionários enviados para clientes e especialistas em mensuração da força de marcas.

Segundo Daniel Aguado, gerente sênior de Comunicação e Marca da TAM, a construção de uma marca de valor é fruto de trabalho incessante de todas as equipes da companhia. “Estamos muito felizes por conquistar essas ótimas posições em rankings formados a partir da opinião de especialistas e por uma consultoria renomada como a Brand Finance”, comenta Aguado.

Sobre o Grupo LATAM Airlines
LATAM Airlines Group S.A. é a nova denominação da LAN Airlines S.A., resultado da sua associação com a TAM S.A. O LATAM Airlines Group S.A. agora inclui a LAN Airlines e suas filiais no Peru, Argentina, Colômbia e Equador, e LAN CARGO e suas filiais; bem como a TAM S.A. e suas filiais TAM Linhas Aéreas S.A., incluindo suas unidades de negócios, TAM Transportes Aéreos del Mercosur S.A. (TAM Airlines (Paraguai) e Multiplus S.A. Esta associação gera um dos maiores grupos de companhias aéreas do mundo em malha aérea, oferecendo serviços de transporte de passageiros para cerca de 135 destinos, em 22 países, e serviços de carga para aproximadamente 144 destinos, em 27 países, com uma frota de 317 aviões. No total, o LATAM Airlines Group S.A. tem mais de 53 mil funcionários e suas ações são negociadas nas bolsas de Santiago, Nova York (na forma de ADRS) e São Paulo (na forma de BDRs).

Thales apresenta tecnologia econômica durante 19ª Semana de Tecnologia Metroferroviária

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Thales apresenta tecnologia econômica durante 19ª Semana de Tecnologia Metroferroviária

Palestra da empresa falará sobre o sistema SelTrac CBTC

São Paulo, 09 de setembro de 2013 – A Thales, líder mundial em tecnologia nos mercados de Defesa, Segurança, Aeroespacial e Transportes, apresentará seu sistema de sinalização para as redes metroferroviárias durante a 19ª Semana de Tecnologia Metroferroviária. O evento ocorrerá entre 10 e 13 de setembro, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.

Com contratos de sinalização e telecomunicações para transportes assinados no Brasil, a Thales vem à Semana de Tecnologia Metroferroviária reafirmar que o sistema sem condutor da empresa é o mais completo e vantajoso em relação a custo de manutenção e economia de energia. Para isso, Thomaz Aquino, Diretor Comercial de Transportes da Thales, dará uma palestra sobre o sistema CBTC (Communications-Based Train Control), com enfoque na atuação do sistema para otimização de custos e consequente aumento dos lucros.

“O Green CBTC da Thales é uma tecnologia em constante evolução e pode ser implementada por fases. Com isso, otimizamos os investimentos na construção civil e no material rodante. Além disso, a frota pode ser ampliada de acordo com a necessidade, sem ter que estar vinculada às características do equipamento inicialmente adquirido. Todas as vantagens que o sistema proporciona nos traz a confiança de uma parceria longa e de sucesso com o mercado brasileiro”, explica Aquino.

Soluções mais rápidas, seguras e eficientes - Com excelência comprovada em mais de 50 projetos em todo o mundo, o sistema SelTrac CBTC da Thales é fornecido pelo centro de competência em Toronto, no Canadá. Pioneira e revolucionária no mundo, a tecnologia evoluiu e seus operadores continuam a se beneficiar de baixos custos de operação e manutenção, redução de energia utilizada, custos de ciclo de vida otimizados e tecnologia sem condutor comprovada. Mais de 1200 km de linhas operam em todo o mundo com o SelTrac CBTC da Thales e carregam mais de três bilhões de passageiros por ano. Outros projetos também serão finalizados até o fim de 2014.

Sobre a Thales

A Thales é líder mundial em tecnologia nos mercados de Defesa & Segurança e Aeroespacial & Transportes. Em 2012, a empresa gerou uma receita de 14,2 bilhões de euros, com 67 mil colaboradores em 56 países. Com seus 22.500 engenheiros e pesquisadores, a Thales tem a aptidão única de projetar, desenvolver e implantar equipamentos, sistemas e serviços adaptados aos mais complexos requisitos de segurança. A Thales tem um alcance internacional excepcional, com operações em todo o mundo, trabalhando diretamente com clientes como parceiros locais. www.thalesgroup.com

Novo WatchGuard XCS 880 aumenta o desempenho da segurança de conteúdo em grandes empresas



O novo hardware oferece duas vezes mais capacidade de e-mail e economiza mais de 50% de energia

São Paulo – Setembro de 2013 – A WatchGuard® Technologies, líder em plataformas integradas de segurança, apresenta o WatchGuard XCS 880, desenvolvido para atender à crescente necessidade de segurança de conteúdo baseado em web e em e-mail de empresas de grande porte. Ao oferecer 20% mais de capacidade de processamento, duas vezes mais capacidade de e-mail por dólar, e menos da metade do consumo de energia em relação aos modelos anteriores, o XCS 880 protege contra possíveis ameaças, tais como vírus, ameaças combinadas e ataques à rede, além de ajudar a controlar a saída de informações para prevenir a perda de dados.  O XCS 880 irá substituir o XCS 770R e o XCS 970.

Apesar do crescimento de outros canais de comunicação, o e-mail ainda é a base da comunicação corporativa. “O uso predominante do e-mail transformou a tecnologia no canal preferido para os ataques direcionados, além de ser uma fonte potencial de perda de dados ou problemas de conformidade”, aponta pesquisa realizada pelo Gartner[i]. Para contornar o crescente volume de desafios relacionados ao conteúdo de e-mail e outros conteúdos baseados em web, o XCS 880 utiliza processadores de última geração da Intel. Isso permite oferecer recursos anti-spam/vírus/malware, além de um filtro de conteúdo, proteção contra perda de dados, criptografia, filtro web e muito mais, sempre com alto nível de desempenho.

“As empresas usam redes avançadas de mensagens que transportam quantidades imensas de dados através do e-mail e coletam informações de toda a Internet que entram na rede corporativa. Manter informações suspeitas do lado de fora e informações confidenciais do lado de dentro requer uma estratégia sofisticada para garantir a segurança do seu conteúdo”, afirma Roger Klorese, diretor de gerenciamento de produto na WatchGuard.

Ao reduzir em mais de 50% o número de Watt-horas utilizado, o XCS 880 é uma plataforma eficiente de segurança de conteúdo que economiza não somente energia, mas também refrigeração. Com avanços no processador e no armazenamento de dados, o dispositivo é menor e mais leve (8kg mais leve), reduzindo despesas com espaço em rack. A WatchGuard aumentou a segurança com o XCS 770R, incluindo uma fonte de alimentação redundante que elimina uma fonte potencial de falha e garante a segurança dos dados em casos de corte de energia. Assim como o modelo que substitui, o XCS 880 usa a tecnologia RAID para proteger os dados em caso de falha de disco.


Sobre a WatchGuard Technologies, Inc.

A WatchGuard® Technologies, Inc. é líder mundial em soluções de segurança corporativa que combinam de maneira inteligente um hardware padrão da indústria, recursos de segurança Best-in-Class e ferramentas de gerenciamento baseadas em políticas. A WatchGuard oferece proteção fácil de usar de nível corporativo para centenas de milhares de empresas do mundo todo. A família WatchGuard de Firewalls Inteligentes oferece segurança inteligente por meio da integração total de diversos serviços de segurança; gerenciamento inteligente fornecido através de uma console única para implementar e manter serviços; e desempenho inteligente do gerenciamento unificado de ameaças para garantir que clientes de qualquer porte possam operar com segurança sem comprometer o rítmo dos seus negócios. Os produtos da WatchGuard são apoiados pelo WatchGuard LiveSecurity® Service, um programa de suporte inovador. A WatchGuard é sediada em Seattle, Wash., com escritórios na América do Norte, Europa, Ásia-Pacífico e América Latina. Para saber mais, visite www.watchguard.com.

WatchGuard é uma marca registrada da WatchGuard Technologies, Inc. Todas as outras marcas são propriedades de seus respectivos titulares.

Azul Linhas Aéreas lança promoção com tarifas a partir de R$ 89,00*

Azul Linhas Aéreas lança promoção com tarifas a partir de R$ 89,00*



Além dos bilhetes, companhia terá tarifas Tudo Azul a partir de três mil pontos

Passagens poderão ser adquiridas entre às 20h00 de hoje e às 6h00 de segunda-feira (09/09)

São Paulo, 6 de setembro de  2013 –  A Azul Linhas Aéreas Brasileiras terá neste fim de semana uma promoção de passagens aéreas com opções para vários destinos brasileiros. As tarifas estão a partir de R$ 89,00 o trecho. Já para os Clientes Tudo Azul, haverá a disponibilidade de trechos a partir de três mil pontos. As passagens podem ser adquiridas entre às 20h00 de hoje e às 6h00 de segunda-feira (09/09).

Outra novidade é em relação ao serviço de ônibus gratuito oferecido pela Azul, que liga São Paulo ao aeroporto de Viracopos, em Campinas. Desde o começo de julho, as linhas foram ampliadas e, somadas às já existentes, a companhia está oferecendo opções de embarque de 30 em 30 minutos durante a semana, facilitando o trajeto de quem vai e de quem chega à capital paulista.

Sempre inovando para continuar sendo a mais bem avaliada empresa aérea brasileira, a preocupação com o conforto dos Clientes da Azul é primordial. Isso se traduz pelo completo serviço de bordo, que inclui snacks e bebidas à vontade e sem custo, pelas aeronaves com poltronas dispostas duas a duas, com maior espaço para as pernas e, também, pela TV ao vivo, que está presente na maioria dos aviões Embraer.

Confira alguns destinos em promoção:

Origem / Destino
Origem / Destino
A partir de
Belo Horizonte (Confins)
Campinas
R$ 89,00
Curitiba
Londrina
R$ 89,00
Ribeirão Preto
Campinas
R$ 89,00
São José do Rio Preto
Campinas
R$ 89,00
Rio de Janeiro (Santos Dumont)
São José dos Campos
R$ 89,00
Porto Velho
Rio Branco
R$ 89,00
Campinas
Vitória
R$ 89,00
Humaitá
Porto Velho
R$ 89,00
Recife
Salvador
R$ 89,00
Belo Horizonte (Confins)
Montes Claros
R$ 89,00
Curitiba
São Paulo (Guarulhos)
R$ 89,00
Curitiba
Porto Alegre
R$ 89,00
Curitiba
Campinas
R$ 89,00
Rio de Janeiro (Santos Dumont)
Campinas
R$ 89,00
Salvador
Vitória da Conquista
R$ 89,00
Bauru
Campinas
R$ 89,00
Belo Horizonte (Pampulha)
Uberlândia
R$ 89,00
São João Del Rei
Campinas
R$ 89,00
Resende
Campinas
R$ 89,00
Aracaju
Recife
R$ 89,00
Belo Horizonte (Confins)
São José dos Campos
R$ 89,00
Curitiba
Caxias do Sul
R$ 89,00
Belo Horizonte (Pampulha)
São José dos Campos
R$ 89,00
Belo Horizonte (Pampulha)
Campinas
R$ 89,00
Altamira
Santarém
R$ 89,00
Bonito
Campo Grande
R$ 89,00

Regra: *Promoção válida somente para voos diretos operados pela Azul e Trip, exceto voos de/para Fernando de Noronha. Reservas de ida e volta são obrigatórias, as quais devem ser realizadas no mesmo momento, no período de 06/09/2013 às 20hs a 09/09/2013 às 06hs, com permanência mínima de 3 dias no destino, para viagens realizadas preferencialmente às terças, quartas e sábados, no período de 20/09/2013 a 31/10/2013. Tarifas sujeitas às regras tarifárias e disponibilidade de assentos. Disponibilidade mínima de 30 assentos no valor promocional por trecho (origem/destino) publicado, considerando a totalidade de voos no período da promoção.

Sobre a Azul
A Azul, companhia aérea resultante da união entre a Azul Linhas Aéreas Brasileiras e a Trip Linhas Aéreas, é a terceira maior companhia aérea do país. A empresa detém uma frota de 124 aeronaves, mais de 9.000 funcionários, 837 voos diários, 102 destinos servidos e 30.3% do total de decolagens do país. A qualidade de seus serviços já foi atestada por inúmeros prêmios, nacionais e internacionais. Azul foi eleita em 2013 como a “Companhia Aérea mais Pontual da América do Sul” pela FlightStats. Em 2013, a companhia foi eleita pela Skytrax World Airline Awards como tricampeã na categoria “Melhor companhia aérea low-cost da América do Sul” e como a melhor companhia aérea low cost do mundo pela CAPA – Centre for Aviation, além de ter sido consagrada em 2012 pelo segundo ano consecutivo como a “Melhor Empresa Aérea do Brasil” pela publicação Viagem e Turismo. Saiba mais em www.voeazul.com.br.