sexta-feira, 11 de outubro de 2013

AEROSPACEBRASIL: Encontro da Embraer reúne operadores de E-Jets no Rio de Janeiro

AEROSPACEBRASIL: Encontro da Embraer reúne operadores de E-Jets no Rio de Janeiro

Encontro da Embraer reúne operadores de E-Jets no Rio de Janeiro

Encontro da Embraer reúne operadores de E-Jets no Rio de Janeiro

Rio de Janeiro - RJ, 11 de outubro de 2013 - Com foco na eficiência operacional das companhias aéreas que operam os E-Jets, a área de Serviços & Suporte da Embraer Aviação Comercial realiza a edição mundial da Conferência de Operadores da Embraer (Embraer Operators Conference – EOC), no Rio de Janeiro, de 13 a 15 de outubro. Junto com o EOC, a Embraer promoverá a 13ª edição do Workshop de Custos de Manutenção (Maintenance Cost Workshop – MCW), no dia 16 de outubro. Os dois eventos contarão com mais de 50 companhias aéreas e empresas de leasing de cinco continentes, além de 40 fornecedores e parceiros comerciais, totalizando mais de 500 participantes.





“Estes eventos proporcionarão uma ocasião ímpar para um trabalho colaborativo entre as partes interessadas da indústria, envolvendo operadores, fornecedores, centros de serviços e a Embraer”, disse Johann Bordais, Diretor de Serviços e Suporte da Embraer Aviação Comercial. “Nossa meta é compartilhar as melhores práticas e experiências, enquanto debatemos redução de custos de manutenção por meio de ações iniciadas há dois anos com o objetivo de melhorar a eficiência operacional e alcançar a excelência no atendimento ao cliente.”

O MCW é um evento anual organizado para apoiar os operadores na redução dos custos de manutenção por meio do compartilhamento de experiências, atendendo à contínua demanda pelo aumento da eficiência operacional.




Durante o EOC, a Embraer promoverá as e-Solutions, ferramentas baseada na plataforma do site FlyEmbraer, que é um ponto único de conexão para os clientes da Embraer encontrarem um portfolio de serviços digitais a qualquer momento, em qualquer dispositivo. Projetado para maximizar a duração do voo e evitar custos operacionais desnecessários e atrasos, serve tanto como manutenção corretiva e preventiva.

Incluído no evento no Rio, estão outras e-Solutions como a aplicação eSRM, com base em dados de SRM (Structural Repair Maintenance) aprovado para permitir aos operadores de E-Jets o aumento da confiabilidade da avaliação de danos, reduzir os custos de reparos estruturais e realizar de forma mais rápida e conveniente de gerenciamento de reparo e rastreamento. Já o eTechPubs é um sistema ambientalmente amigável que introduz uma solução que valoriza as publicações técnicas sem papel, sem necessidade de geração de mídia e permitindo aos operadores reduzir significativamente tanto o tempo para descobrir/recuperar informações técnicas como custos de manutenção. O sistema AHEAD-PRO (Aircraft Health Analysis and Diagnosis, em inglês) analisa e diagnóstica a saúde da aeronave, monitorando continuamente o desempenho dos E-Jets em tempo real e aumentando a disponibilidade da frota.








Uma das iniciativas que a Embraer apresentará em ambos os eventos é o novo aplicativo de iPad ePerf para o mercado de Aviação Comercial, desenvolvido para a implantação de tablets na cabine, reduzindo os custos em comparação com o Electronic Flight Bags (EFB) convencionais. Esta aplicação permite aos pilotos calcular o desempenho da aeronave e obter a carga máxima, velocidade de pouso e distâncias em poucos segundos. Eliminará ainda, de maneira econômica, a necessidade de livros pesados. O ePerf é um programa autônomo e pode ser usado offline durante qualquer fase do voo, a qualquer hora e em qualquer lugar. A primeira ferramenta ePerf estará disponível para os E- Jets até o final de 2013.

A empresa também apresentará o Programa de Eficiência de Combustível (Fuel Efficiency Program), serviço de consultoria que fornece um diagnóstico preciso para auxiliar em tomadas de decisão das companhias aéreas que gerenciam uma ou mais aeronaves e que estão à procura de economia de combustível. Além da perícia única do fabricante, o programa também inclui uma ferramenta web para monitorar os resultados.






Para mais informações sobre a área de Serviços & Suporte da aviação comercial da Embraer, visite http://www.embraercommercialaviation.com

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Na Toca dos Jaguares!

Por Marcos Junglas
10/10/2013
Quase aposentados, os caças Mirage do Esquadrão Jaguar foram destaque nos Portões Abertos de Anápolis.
(Todas as fotos: Marcos Junglas)
Nos dias 05 e 06 de Outubro, a Base Aérea de Anápolis (BAAN) abriu seus portões para a sociedade brasileira. Com uma estrutura de apoio que englobou desde praça de alimentação até a exposição de veículos e produtos de artesanato, o evento contou com a visita estimada em mais de 50 mil pessoas. Ao longo do final de semana, foram feitos sorteios de voos panorâmicos a bordo de uma aeronave Grand Caravan orgânica da BAAN.
O começo de tudo: Mirage IIIE no esquema de pintura original dos Jaguares de Anápolis, armado com um míssil IR Matra R530 (acima), e os motores Snecma Atar 09C estocados a céu aberto (abaixo)
O atual ocupante da linha de voo da caça em Anápolis, o F-2000C, durante passagem baixa. Essas aeronaves darão baixa em janeiro de 2014, segundo declarações do comando da FAB.
O Northrop F-5EM deverá assumir as missões do GDA até a chegada do FX-2. Os rumores dão conta que um provável rodízio de aeronaves dos três esquadrões operadores de F-5EM será mantido durante essa fase de transição.
Decolagem de uma aeronave R-99B de sensoriamento remoto e inteligência de sinais (acima) e de um R-99A de alerta aéreo antecipado, comando e controle (abaixo): De longe os mais modernos aviões da FAB, esses aparelhos estão sendo submetidos a um extenso e custoso upgrade de meia vida, que os manterão voando por pelo menos mais 20 anos
Aeronaves civis, aeromodelos radio controlados, aeronaves militares e até um pequeno efetivo da Brigada de Infantaria Paraquedista do Exército Brasileiro estiveram presentes. A novidade do ano foi à presença do Grupamento Aéreo da Polícia Militar de Goiás (GRAER) o qual realizou diversas manobras policiais utilizando uma aeronave AW119 Koala codinome Falcão 02. Evacuação de áreas críticas, técnicas de rapel e penca, patrulhamento aéreo armado, dentre outras, puderam ser acompanhadas pelo público bem de perto. A aviação civil esteve presente principalmente com aviões de pequeno porte utilizados para instrução de novos pilotos ou aeronaves particulares dos modelos Cirrus e os experimentais RV-10.
 
A Brigada de Infantaria Paraquedista esteve presente e saltou sobre a Base Aérea de Anápolis utilizando as aeronaves C-105 Amazonas do Esquadrão Onça de Campo Grande, proporcionando um espetáculo para o público presente
Outro representante da Aviação de Transporte da FAB, o C-98 Grand Caravan, decolando durante o evento.
A Força Aérea levou a Anápolis uma frota representativa das aviações militares que opera. Três A-29 Super Tucano do Esquadrão Grifo pousaram no final do domingo retornando de missão. Nas asas rotativas, um helicóptero Super Puma deu o ar da graça no domingo de manhã, retornando ao Rio de Janeiro no final da tarde. O patrulheiro P-3, com toda sua robustez, dividiu espaço com o C-105 Amazonas utilizado no lançamento dos paraquedistas do Exército ao longo do domingo. Representando a caça, um F-5EM chegou ao evento no final da manhã de domingo de forma modesta, pousando sem ao menos efetuar uma passagem baixa sobre o evento.
O Embraer A-29 Super Tucano, um sucesso de exportações e espinha dorsal da aviação de treinamento avançado da Força Aérea Brasileira (acima e abaixo) também esteve presente em Anápolis
Um H-34 Super Puma dos Afonsos (3º/8º GAVmarcando presença na festa (acima) enquanto o veterano patrulha P-3AM deixava bem claro seu tamanho e presença imponente no pátio da BAAN (abaixo)
Com suas atividades suspensas devido à incorporação de uma nova aeronave, a Esquadrilha da Fumaça foi representada por um Super Tucano A-29B ostentando as novas cores. Sem o marcante show do EDA, ficou por conta da Esquadrilha Textor realizar apresentações aéreas com três aeronaves civis, se destacando entre elas, o altamente manobrável e de desenho futurístico Cozy.
O desenho futurista do Cozy (acima) da Esquadrilha Textor (abaixo) nos céus do Planalto Central
Em casa, as aeronaves R-99A e R-99B, pertencentes ao Esquadrão Guardião, executaram toques e arremetidas.  E quando o silêncio ameaçava chegar, as tubeiras dos caças Mirage F-2000 provavam que a Toca dos Jaguares tem um ruído inconfundível. Com diversas passagens ao longo do final de semana, os Mirage pareciam agradecer o carinho com que foram tratados pelos tripulantes da FAB e sua equipe de apoio, despedindo-se daqueles que um dia puderam ver o ronco de seus motores e o delta de suas asas voando sobre nosso país. 
Fly Line de Deltas dos Jaguares em Anápolis
O belo design do Mirage 2000C monoplace fica evidente nesta vista lateral em solo (acima) ou na estonteante passagem baixa com vapores de condensação criando trilhas nas pontas de asas (abaixo)
Um biplace F-2000D em voo. Exceto pela falta dos canhões DEFA de 30 mm e pelo fato de transportarem menos combustível, esses aviões apresentam a mesma capacidade de combate dos monoplaces F-2000C. Na foto abaixo, um espetacular registro de uma decolagem full afterburner, queimando o asfalto da pista, de um Mirage 2000D dos Jaguares!
 
A equipe do GRAER, valendo-se de um helicóptero AW119 Koala codinome Falcão 02, demonstrou perícia, arrojo e excelente condicionamento físico durante suas apresentações na Base Aérea de Anápolis, provando tratar-se de uma unidade de aviação de segurança pública de elite, altamente treinada (acima e abaixo)
O acrobático RV-10 "PT-ZKR" (acima) e os clássicos Cirrus SR-22 GTS "PR-TEU" e Cessna Skywagon "PR-FES" (abaixo)
 
Representando os aeromodelos rádio controlados, duas vertentes muito difundidas na atualidade: os jatos R/C como este belíssimo F-4F Phantom II com pintura comemorativa dos 76 anos da Aviação Naval da US Navy (acima), e o acrobático Extra 260 QB da Aeroworks, muito popular entre os aeros a hélice (abaixo)

terça-feira, 8 de outubro de 2013

2ª Mostra BID Brasil 2013

Por Roberto Valadares Caiafa
08/10/2013

2ª Mostra BID Brasil 2013

Para um país do porte do Brasil é muito importante ter uma base industrial de defesa sólida. A avaliação foi feita pelo ministro da Defesa, Celso Amorim, em discurso, nesta sexta-feira (4), por ocasião da abertura da II Mostra BID Brasil. O evento realizado na Base Aérea de Brasília atraiu cerca de 70 empresas dos setores de defesa, hospitalar, software e alimentação. Na oportunidade, Amorim anunciou que até o fim do ano o ministério já terá condições de capacitar as primeiras empresas estratégicas de defesa. “O governo da presidenta Dilma Rousseff tem trabalhado de forma intensa em favor do desenvolvimento da indústria brasileira”, afirmou o ministro ao explicar que, nos primeiros meses do governo, foi enviada ao Congresso Nacional a medida provisória que resultou em lei que fortalece o segmento de defesa nacional. A lei já foi regulamentada. “Evidentemente que é muito importante para um país como o Brasil ter uma base industrial de defesa sólida”, contou o ministro.
Para o ministro Celso Amorim “O governo da presidenta Dilma Rousseff tem trabalhado de forma intensa em favor do desenvolvimento da indústria brasileira” (Todas as fotos: Roberto Caiafa)
Palestra de apresentação da ABIMDE para delegações estrangeiras, proferida pelo seu vice presidente, almirante Pierantoni
 
Celso Amorim conhecendo a Spark DSK 710 da Condor (dispositivo elétrico incapacitante), os modernos aviônicos e tecnologias da AEL Sistemas (acima) e os mísseis MAR-1 antiradiação (do qual fala-se em um interesse de compra dos Emirados Àrabes Unidos) e MSS 1.2 AC anticarro, ambos fabricados pela Mectron em São José dos Campos (abaixo)
  
 
Na Avibras, as delegações estrangeiras puderam conferir o novo míssil cruise brasileiro, denominado AV-TM 300 (300 km de alcance), e seu veículo lançador, o Astros II MK.6, base do futuro Astros 2020 (abaixo)
 
Amorim visitando as barrcas e abrigos de campanha da IMBEL, conhecendo os sofisticados equipamentos usados para detecção de explosivos, agentes químicos, biológicos ou radiológicos e substâncias suspeitas (acima), ou conhecendo detalhes do novo Guarani 6x6 junto com o comandante do Exército, general Enzo Peri. Na foto a direita, abaixo, o ministro, rodeado de altoridades, militares e convidados, posa para a foto em frente do hangar do Correio Aéreo Nacional
 
Amorim explicou que um dos principais motivos para esse fato está na necessidade de o país ter a própria autonomia para desenvolver o parque industrial. “Nós, que somos um país pacífico, que vivemos em paz e em cooperação com os nossos vizinhos, fato que é ilustrado aqui com a presença de vários representantes desses países, mas não podemos excluir os riscos no futuro”, afirmou. E continuou: “E se esses riscos ocorrerem nós teremos que ter a capacidade de, pelo menos, produzir o essencial daquilo que é necessário para enfrentá-los”. O ministro enfatizou que outro aspecto da indústria de defesa é o tecnológico. Segundo ele, até quando se trata de produtos manufaturados, como o têxtil, a aplicação desses produtos na área militar é especializada. Ele citou também o desenvolvimento tecnológico nas áreas biológica, química e nuclear, bem como cibernética. “Evidentemente que a base para o mercado tem que ser o próprio Brasil. Se nós não compramos os nossos produtos, ninguém irá se interessar. Mas também nenhuma indústria de defesa consegue sobreviver se não tiver inserida no mercado internacional”, explicou. Para Celso Amorim, é importante que ocorra evento como a Mostra BID Brasil para abrir as portas da indústria nacional ao mercado externo.
O 100% nacional MAN VW Constellation 31.320 6x6 Militar – 10 QT continua em provas com o Exército Brasileiro, tendo apresentado até o momento ótimo desempenho nos testes a que vem sendo submetido
Radar SABER M-60 da BRADAR e seu terminal tático do operador, de tipo "toughtbook" reforçado para uso militar
 
Camera termal da Ares e imagem gerada do pátio do evento (acima), kit de dispositivos não letais da Condor e veículos de apoio logístico e de engenharia, tudo 100% fabricado no Brasil (abaixo)
 
 
O radar SCP-01 Scipio e os mísseis A-Darter e MAA-1B: tecnologias de ponta da Mectron (acima), o novo shelter MTO TKV 1 fabricado pela Truckvan e montado sobre plataforma Agrale Marruá, presente também na versão de patrulha e reconhecimento armado (abaixo)
 
Indústria de defesa
Na cerimônia de abertura da mostra foi lançado o chip CTC 13001T, produto desenvolvido no país que tem por finalidade a rastreabilidade de equipamentos militares e civis. Em seguida, as autoridades percorreram os estandes da mostra. O ministro conheceu armamentos, escudos, aparelhos de radiofrequência, protótipos de vant (veículo aéreo não tripulado), barracas para hospitais de campanha e alimentos especialmente preparados pela indústria para o consumo das tropas em missões, mas que também podem ser consumidos pelo cidadão na merenda escolar ou adquiridos nas gôndolas de supermercados.
Bomba guiada SMKB 82
VBTP-MR 6X6 Guarani, da IVECO Defesa
O C-95M Bandeirante modernizado, do 4º ETA, e seu moderno cockpit digital e interior restaurado (abaixo)
 
 
O balão de vigilância perimetral da ALTAVE (acima) e caminhões militarizados fabricados no Brasil pela Ford e Volkswagen (abaixo)
 
Do lado externo do hangar da Base Aérea, o ministro viu carros de combate, como o blindado Guarani, entrou na cabine de um avião Bandeirante e pousou para foto perto de uma carreta carregada por dois tanques Cascavel. O equipamento foi trazido do Suriname por um navio da Marinha e recuperado. Na próxima semana, ambos serão enviados para Paramaribo, capital daquele país sul-americano. A II Mostra BID Brasil terminou neste sábado, quando a Força Aérea Brasileira (FAB) promoveu no mesmo local o evento “Portões Abertos”. Na oportunidade, as pessoas que foram à Base puderam conhecer os equipamentos colocados em exposição pela indústria nacional. A FAB estima que durante o período passaram pelo local cerca de 20 mil pessoas.
 
Celso Amorim (MD), general Enzo Peri (comandante do EB) e o general Mattioli (Deprod) confraternizam com militares do Suriname durante a entrega de dois blindados Cascavel recuperados e modernizados no Brasil
O terminal do Sistema de Controle Tático SICONTA, da SIEM COMSUB
NaPa de 500 toneladas classe Macaé, oferecido pela ENGEPROM
 
Torre de iluminação móvel para grandes ambientes, e roupas e uniformes militares de grande complexidade e capacidade para fornecer proteção balística: indústria brasileira diversifica opções no mercado de Defesa
Vista de parte dos estandes da área coberta, montados no interior do hangar do Correio Aéreo Nacional, na Base Aérea de Brasília