Inspirada no personagem Darth Vader - Polícia vai usar nova máscara em manifestações no Brasil


Feira de segurança LAAD-2014, no Riocentro, mostra a nova máscara contra gás já adquirida pela Secretaria Extraordinária de Segurança Para Grande Eventos  Nacional (Sesge), polícias do Rio e de outros estados. 
Máscara C-50 em detalhes: sistema de válvula tripla, amplificador de voz e rádio, visor com característica balística, suporta até 1.000 graus de temperatura, filtro cambiável, pode ser acoplada a oxigênio externo, causa impacto psicológico, visor não embaça e nem amarela
Às vésperas da Copa do Mundo no Brasil, a preocupação do Governo Federal com a segurança aumenta ante a ameaça de nova onda de protestos no País.  Diante desse cenário, as forças de segurança estão adquirindo equipamentos que permitam uma melhor atuação no controle das manifestações e no enfrentamento aos black blocs. Entre eles está a máscara contra gás (modelo C-50), de fabricação americana,  inspirada no personagem Darth Vader, da série 'Guerra nas Estrelas'. Cerca de 5.000 unidades da máscara já foram adquiridas pela Sesge, Polícias Militares do Rio de Janeiro, Espírito Santo  e Mato Grosso, e pela Polícia Civil do Rio Grande do Sul.    
A máscara contra gás (modelo C-50), de fabricação americana,  foi inspirada no personagem Darth Vader, da série 'Guerra nas Estrelas'      
Representada pela empresa brasileira Welser Itage, que trouxe a nova tecnologia para o País, a máscara estará em demonstração na LAAD Security, feira internacional de segurança pública e corporativa que acontece de 8 a 10 de abril, no Riocentro. O design similar à máscara do  Darth Vader tem o objetivo de criar impacto psicológico, e o equipamento já é usado pela SWAT americana, tendo até ganhado as telas do cinema ao ser utilizado pelo personagem do ator Bruce Willis em um dos filmes da série 'Duro de Matar'.
O impacto psicológico que a máscara causa - e com o qual a polícia espera inibir os black blocs -  é apenas uma das características do equipamento. A máscara suporta temperatura de até 1.000 graus - sendo apropriada, portanto, para casos de enfrentamento de distúrbios com uso de coquetel molotov pelos manifestantes -, seus visores têm característicsa balísticas e não embaçam, ela possui amplificador de voz, possibilitando uma clara comunicação do agente da lei no controle de distúrbios urbanos; disponibiliza tubo para hidratação do policial e filtro de ar cambiável - podendo ser acoplada a um tubo de oxigênio externo (portátil).      
Manifestações
Desde junho do ano passado, os agentes da lei têm se deparando com situações de distúrbios urbanos violentos, no Brasil, em decorrência da ação dos black blocs. Ao mesmo tempo em que os policiais têm de conter a baderna, o quebra-quebra, eles precisam proteger a vida e a integridade física daqueles que protestam de forma ordeira, o patrimônio público e privado, e a eles próprios. A Welser Itage nasceu com o objetivo de oferecer ao mercado de defesa e segurança uma gama de soluções inovadoras e de alta tecnologia. Para isso, ao longo de 28 anos, a empresa se notabilizou por associar-se a empresas de reconhecida capacitação no setor, como a americana Avon Protection (fabricante da máscara), trazendo para o mercado brasileiro o que há de mais moderno no mundo, com foco primordial nas necessidades (atuais e futuras) das forças armadas e forças policiais. Dessa forma, possibilitando ao agente da lei ter acesso a equipamentos de última geração e de grande utilidade nas operações do dia a dia.

Comentários