quinta-feira, 10 de abril de 2014

Avibras apresenta o TUPI - Viatura Blindada Multitarefa, Leve de Roda 4x4 (VBMT-LR)

Avibras apresenta o TUPI
Viatura Blindada Multitarefa, Leve de Roda 4x4 (VBMT-LR)
_____________________________________________________________________________
Segundo notícia veiculada no dia 10 de abril pelo periódico brasileiro Jornal O Vale, a Avibras apresentou ao mercado em Jacareí, a viatura blindada multitarefa Tupi, claramente baseado no veículo francês Sherpa Light, fabricado pela Renault Trucks Defence. O tipo foi "preparado" rapidamente, em apenas 4 meses, para participar da avaliação da Viatura Blindada Multitarefa, Leve de Roda 4x4 (VBMT-LR), parte do Projeto Estratégico do Exército GUARANI (Nova Família de Blindados de Rodas), atualmente sendo conduzida pelo CAEx (Centro de Avaliação do Exército), no Rio de Janeiro.

O Avibras Tupi (Fotos: Cláudia Vieira, Jornal O Vale)
Essa pressa se explica. Existe o interesse do EB na aquisição de 32 VBMT-LR, e os fabricantes estão enviando seus veículos para testes no CAEx, na Barra de Guaratiba, desde dezembro do ano passado. O primeiro lote poderá até incluir uma aquisição direta pela premência de mobiliar o Batalhão que deverá se enviado ao Líbano. O período de avaliação vai até junho desse ano.  Os veículos a serem testados deveriam entrar no CAEx, segundo o ROB divulgado, antes de 3 de abril último. Teria a Avibras conseguido uma extensão do prazo, ou outras unidades do Tupi já estão em testes no CAEx? O Exército tem planos de adquirir outros lotes de VBMT-LR, totalizando 186 viaturas, a partir de 2016. Declarações de executivos da Avibras indicam que o Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha (CFN) também estaria interessado na aquisição de uma viatura blindada multitarefa desse porte.



Segundo o artigo de O Vale, o Tupi poderá ser produzido na nova fábrica da Avibras (27 mil metros quadrados) que está sendo erguida na cidade de Jacareí, ao lado da unidade 2, ficando responsável, quando pronta, pela produção dos veículos da família Astros (atualmente montados na unidade 4, ex-Tectran) e do novo blindado.  Nos planos divulgados pela Avibras, a nova unidade fabril deverá estar concluída em outubro, com índice inicial de nacionalização de componentes na casa dos 32%, devendo chegar aos 60% em 2016.

Ficha do Tupi

Comprimento: 5,5 metros
Largura: 2,2 metros
Altura: 2,1 metros
Carga: 2,3 toneladas
Velocidade Máxima: 100 km/h
Autonomia na média de 80 km/h: 800 km
Peso vazio: 8 toneladas
Peso bruto total: 10,5 toneladas

Equipamentos: ar-condicionado; sistema central de enchimento de pneus; sistema lançador de granadas fumígenas (fumaça); posto para 5 tripulantes; proteção balística 7,62 mm perfurante; proteção contra minas; aerotransportável (2 viaturas) por C-130 Hercules e EDS KC-390

terça-feira, 8 de abril de 2014

Abertura da LAAD Security 2014

Por Tecnologia & Defesa
08/4/2014

Abertura da LAAD Security 2014

Contando com as presenças de diversas autoridades e personalidades da comunidade de segurança pública nacional, dentre essas o governador do Estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, da titular da Secretaria Nacional de Segurança Pública, sra. Regina Mick, do comandante da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, coronel PM Luís Castro, a diretora do Departamento de Polícia Rodoviária Federal, inspetora Maria Alice Nascimento Souza, do empresário e presidente da ABIMDE, Sami Hassuani e o presidente da Clarion Events Brasil, Sérgio Jardim, foi aberta oficialmente nesta terça-feira a segunda edição da LAAD Security.
A mesa de autoridades (acima) durante o evento de abertura da LAAD Security 2014 no Riocentro, Rio de Janeiro
O evento conta com a participação de mais de 150 empresas expositoras, sendo 17 do exterior, com uma enorme gama de equipamentos e sistemas, desde armamentos e veículos especiais a complexas redes de computadores voltadas para comando e controle, evidentemente focando nas demandas das modernas exigências do setor e também visando os grandes eventos a serem realizados no Brasil proximamente.
Ao lado de uma extensa programação de seminários e conferências, a LAAD Security, no pavilhão nº 2 do RioCentro, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, também recebe a realização da reunião do Conselho Nacional dos Comandantes-Gerais das Polícias e Corpos de Bombeiros Militares, bem como dos secretários estaduais de Segurança Pública.
Momento solene do corte da fita, abrindo oficialmente a LAAD Security 2014
 
Fotos: Equipe T&D no Riocentro, RJ

Inspirada no personagem Darth Vader - Polícia vai usar nova máscara em manifestações no Brasil


Feira de segurança LAAD-2014, no Riocentro, mostra a nova máscara contra gás já adquirida pela Secretaria Extraordinária de Segurança Para Grande Eventos  Nacional (Sesge), polícias do Rio e de outros estados. 
Máscara C-50 em detalhes: sistema de válvula tripla, amplificador de voz e rádio, visor com característica balística, suporta até 1.000 graus de temperatura, filtro cambiável, pode ser acoplada a oxigênio externo, causa impacto psicológico, visor não embaça e nem amarela
Às vésperas da Copa do Mundo no Brasil, a preocupação do Governo Federal com a segurança aumenta ante a ameaça de nova onda de protestos no País.  Diante desse cenário, as forças de segurança estão adquirindo equipamentos que permitam uma melhor atuação no controle das manifestações e no enfrentamento aos black blocs. Entre eles está a máscara contra gás (modelo C-50), de fabricação americana,  inspirada no personagem Darth Vader, da série 'Guerra nas Estrelas'. Cerca de 5.000 unidades da máscara já foram adquiridas pela Sesge, Polícias Militares do Rio de Janeiro, Espírito Santo  e Mato Grosso, e pela Polícia Civil do Rio Grande do Sul.    
A máscara contra gás (modelo C-50), de fabricação americana,  foi inspirada no personagem Darth Vader, da série 'Guerra nas Estrelas'      
Representada pela empresa brasileira Welser Itage, que trouxe a nova tecnologia para o País, a máscara estará em demonstração na LAAD Security, feira internacional de segurança pública e corporativa que acontece de 8 a 10 de abril, no Riocentro. O design similar à máscara do  Darth Vader tem o objetivo de criar impacto psicológico, e o equipamento já é usado pela SWAT americana, tendo até ganhado as telas do cinema ao ser utilizado pelo personagem do ator Bruce Willis em um dos filmes da série 'Duro de Matar'.
O impacto psicológico que a máscara causa - e com o qual a polícia espera inibir os black blocs -  é apenas uma das características do equipamento. A máscara suporta temperatura de até 1.000 graus - sendo apropriada, portanto, para casos de enfrentamento de distúrbios com uso de coquetel molotov pelos manifestantes -, seus visores têm característicsa balísticas e não embaçam, ela possui amplificador de voz, possibilitando uma clara comunicação do agente da lei no controle de distúrbios urbanos; disponibiliza tubo para hidratação do policial e filtro de ar cambiável - podendo ser acoplada a um tubo de oxigênio externo (portátil).      
Manifestações
Desde junho do ano passado, os agentes da lei têm se deparando com situações de distúrbios urbanos violentos, no Brasil, em decorrência da ação dos black blocs. Ao mesmo tempo em que os policiais têm de conter a baderna, o quebra-quebra, eles precisam proteger a vida e a integridade física daqueles que protestam de forma ordeira, o patrimônio público e privado, e a eles próprios. A Welser Itage nasceu com o objetivo de oferecer ao mercado de defesa e segurança uma gama de soluções inovadoras e de alta tecnologia. Para isso, ao longo de 28 anos, a empresa se notabilizou por associar-se a empresas de reconhecida capacitação no setor, como a americana Avon Protection (fabricante da máscara), trazendo para o mercado brasileiro o que há de mais moderno no mundo, com foco primordial nas necessidades (atuais e futuras) das forças armadas e forças policiais. Dessa forma, possibilitando ao agente da lei ter acesso a equipamentos de última geração e de grande utilidade nas operações do dia a dia.

segunda-feira, 7 de abril de 2014

LAAD Security - Feira Internacional de Segurança Pública e Corporativa

LAAD Security - começa amanhã

INFORMAÇÕES ÚTEIS

A LAAD Security - Feira Internacional de Segurança Pública e Corporativa - começa amanhã!

Programe sua visita com antecedência e tenha o melhor resultado durante sua presença na exposição.
Confira abaixo informações úteis para facilitar sua visita:

DATAS E HORÁRIOS
8 e 9 de abril - das 10h às 18h
10 de abril - das 10h às 17h

ENTRADA NA FEIRA
Para agilizar sua entrada, basta fazer o credenciamento online gratuito e disponível para profissionais do setor. Caso já tenha realizado seu cadastro, basta levar o código de credenciamento ou seu CPF e retirar sua credencial nos totens de auto-atendimento.

LISTA DE EXPOSITORES
Conheça as empresas que estarão presentes. Acesse a lista de expositores atualizada.

PLANTA DA FEIRA
A planta atualizada está disponível no website www.laadsecurity.com.br

COMO CHEGAR
A LAAD Security será realizada no Pavilhão 2 do Riocentro: Av. Salvador Allende, 6555, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. A entrada de visitantes será pelo portão A.

Tem dúvidas de como chegar ao evento? Acesse nosso website www.laadsecurity.com.br

ESTACIONAMENTO
O estacionamento é um serviço oferecido pelo fornecedor do Riocentro. O custo para o período de 12 horas é R$ 20.
III SEMINÁRIO DE SEGURANÇA LAAD
Ainda é possível realizar a sua inscrição para o III Seminário de Segurança LAAD. São três módulos, sendo Segurança Pública (08/04), Segurança Corporativa (09/04) e Segurança para Grandes Eventos (10/04). Confira as condições de pagamento e realize sua inscrição no local. O credenciamento à feira não dá acesso ao seminário.

Até amanhã!

Equipe LAAD Security