sexta-feira, 1 de março de 2019

PODEROSA ARTILHARIA de AÇO! M-109 A5 BR M992 A2 (PQ R MNT 5).





Recebido pelo Ten Cel JASON FERRARI RISSO, Diretor do Parque Regional de Manutenção/5, o jornalista Roberto Caiafa participou de um tour  pelas modernas instalações fabris daquela OM.



No vídeo, os VBC OAP M-109 A5, e a VBT ER M-992 A2 recebidas via FMS são demonstradas em seu exterior e interior dos carros, é possível conhecer o local onde as viaturas estão estocadas, ver o processo de validação e armazenagem dos tubos de 155 mm, e visualizar diversas explicações sobre o funcionamento, manutenção e gargalos logísticos afetos ao recebimento desse material.



Durante o vídeo, as explicações são dadas pelo diretor do Parque Regional de Manutenção/5, Ten Cel JASON FERRARI RISSO.



O Parque Regional de Manutenção da 5ª Região Militar (Pq R Mnt/5) tem sede na cidade de Curitiba, apoia as organizações militares (OM) localizadas nos estados do Paraná e de Santa Catarina e, eventualmente, as principais escolas de formação de recursos humanos do Exército Brasileiro (EB), como a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) e a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME).



O Pq R Mnt/5 é uma OM não-operacional, criada para cumprir a missão de manutenção do material bélico utilizado pelas OM operacionais na frente de combate, principalmente de armamento leve, de viaturas blindadas e de viaturas sobre rodas, de barracas e de fogões de campanha.



Ainda, este Parque contribui para a operacionalidade do Comando Militar do Sul (CMS), juntamente com o 5° Batalhão Logístico (5° B Log), o 27° Batalhão Logístico (27° B Log) e o 15° Batalhão de Logística (15° B Log).



1 - Formar reservistas de 1ª categoria nas QM logísticas

2 - Conduzir o apoio logístico de manutenção de 3º escalão do Material de Emprego Militar, no âmbito da 5ªRM

3 - Conduzir o Projeto de Modernização da VBTP M113 B.

domingo, 24 de fevereiro de 2019

5ª Brigada de Cavalaria Blindada (trailer) Tecnologia & Defesa / CaiafaM...





Está em produção matéria sobre a 5ª Brigada de Cavalaria Blindada do Exército Brasileiro,  especial para a próxima edição da Revista Tecnologia & Defesa.



Confira aqui um trailer com algumas imagens de meios da Brigada, como os M-113BR modernizados, os Leopard 1A5 BR, e muito mais!



Especial para a Edição LAAD 2019 que acontece em Abril no RJ (Rio Centro).



Roberto Valadates Caiafa.