domingo, 15 de novembro de 2009

ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA



I Encontro Sulamericano de
Estudos Estratégicos -  Rio de Janeiro, novembro de 2009

Na busca de novas perspectivas e possibilidades para as nações da América do Sul, aflora um sentimento congregador no subcontinente americano envolto em um processo histórico bastante complexo, que se desenvolve em diversos níveis, com dinâmicas próprias e diferenciadas, que exige a participação de toda a sociedade.

Devem ser, portanto, do interesse direto das populações dos países, que – com suas culturas peculiares, amalgamadas em um longo roteiro histórico – se constituem nos protagonistas desse movimento integrador, iniciativas indutoras desse processo.

Ministro da Defesa Nélson Jobim

Por esta razão, qualquer debate sobre o tema, pensado e levado a efeito por entidades de natureza diversa, quer oficiais, quer não governamentais, poderá contribuir para aprimorar o conhecimento desse processo histórico, visando a identificar pontos de convergência dos interesses comuns e como reforço das medidas de confiança mútua entre os países do subcontinente.

Presidente do CDS - Ministro JAVIER PONCE

A promoção do I Encontro Sulamericano de Estudos Estratégicos (ESEE), intenção compartilhada com Ministérios e Instituições congêneres das demais nações sulamericanas, configura uma oportunidade para que, por meio de amplo e livre debate, seja possível contemplar alguns dos múltiplos interesses que constituem a agenda do continente.

AUDITÓRIO ESG - HALL DE ENTRADA

Esta iniciativa buscará atingir metas propostas pelo Ministério da Defesa do Brasil, particularmente centradas na recente e formalizada criação da UNASUL – União das Nações Sulamericanas, e de um dos seus corolários na área da Segurança Regional: o Conselho de Defesa Sulamericano (conforme decisão manifestada na Cúpula Extraordinária da UNASUL, realizada em 16 de dezembro de 2008, em Salvador – BA).

AUDITÓRIO IME - INSTITUTO MILITAR DE ENGENHARIA

Com este escopo especial, os eventos previstos para o I ESEE tiveram um viés prevalente na expressão militar, sem abandonar, contudo, a necessidade de estudar e conhecer a fundo as vertentes políticas, econômicas, culturais, sociais e científico-tecnológicas da América do Sul no momento atual, em todas as suas possibilidades de interação.

Dr. Leonam dos Santos Guimarães, General Amarante, Engenheiro Walter Bartels

Desta forma, os eventos que a Escola Superior de Guerra realiza pretendem ser uma oportunidade para reunir intelectuais e militares dos países da UNASUL, propiciando um debate produtivo sobre questões cruciais que exigem convergência de esforços para melhor atuação dos países do continente sulamericano num sistema internacional em constante mutação e ainda pleno de crises e incertezas.

Prof. EDUARDO SIQUEIRA BRICK, Prof. WALDIMIR PIRRÓ E LONGO, 
Cel ULYSSES CARLOS PEREIRA NETO
As Instituições e pessoas que venham a participar deste conclave muito poderão contribuir, com os seus conhecimentos e visão crítica, para que esta jornada seja indutora de futuras ações integradoras.

DEPUTADO FEDERAL RAUL JUNGMANN

O I ESEE ocorreu em meados de novembro do corrente ano nas instalações da Escola Superior de Guerra no bairro da Urca no Rio de Janeiro, onde foram  realizadas conferências centradas na integração do subcontinente sulamericano com foco na criação do Conselho de Defesa pela União das Nações Sulamericanas (UNASUL).

RAUL JUNGMANN DURANTE SUA PALESTRA

Foram realizados, também, painéis abordando a seguinte temática: Conselho de Defesa da UNASUL, cooperação e medidas de confiança mútua no campo da defesa, indústria de defesa e relacionamento econômico, sócio- cultural e cooperação acadêmica.

BRIGADEIRO ROLLA (CMTE ESG) PARABENIZA 
O DEPUTADO FEDERAL RAUL JUNGMANN
As vagas, para participar, disponíveis para intelectuais, pesquisadores e estudantes preferencialmente das áreas de Ciência Política, Relações internacionais, Segurança e Defesa, Estudos Estratégicos e outras afins, foram bastante concorridas.

Professor Paulo Roberto (UFMG - Ciências do Estado), Ministro Nélson Jobim, Jornalista Pedro Paulo Taucce (Assessoria de Imprensa Faculdade Direito UFMG)



Professor José Luiz, Jornalista Roberto Caiafa, Brigadeiro Rolla



FOTO OFICIAL 1º ESEE



GUARDA HISTÓRICA FORTE DE COPACABANA - TROCA DE TURNO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Participe, deixe seu contato!