sexta-feira, 22 de dezembro de 2023

Brasil (Exército) adquire 200 mísseis anti-carro MSS 1.2 AC da SIATT, segundo o jornalista Alexandre Garcia

 Na sua coluna de domingo, o jornalista Alexandre Garcia revela que, após conversar e consultar oficiais do Alto-Comando do Exército, recebeu a informação de que o Exército Brasileiro teria adquirido 200 mísseis anti-carro MSS 1.2 AC da empresa SIATT, e que este arsenal, a medida que for entregue, será despachado, em sua totalidade, para o Estado de Roraima.



Na fronteira do Brasil com a Venezuela, esses mísseis terão como principal missão dissuadir os militares venezuelanos de qualquer ideia estúpida como, por exemplo, invadir território brasileiro e usar nossas estradas para chegar a Guiana.

É importante salientar alguns pontos capitais nessa história de bravatas da Venezuela e seu atual Governo. 

Primeiro, qualquer movimentação de tropas, armas e capacidades que o Brasil faça, dentro de seu território, só diz respeito a sua capacidade de defender-se contra qualquer agressão, de qualquer natureza. 

Forças Militares brasileiras irão onde entenderem que devem ir, dentro do território nacional. Não temos que dar satisfações a ninguém sobre como lutamos para nos defendermos.

Segundo, e mais importante, cabe ao Brasil exercer a liderança para impedir que ditadores fantoches, pessoas eternizadas no poder através da violência contra seu próprio povo, tragam a este continente os horrores de uma guerra proxy, atendendo aos interesses de ditadores como o Sr. Vladmir Putin, que está presidente da Federação Russa há mais de DUAS décadas.

O recado, a mensagem, a treta, a curtida, o like, a cutucada do Exército Brasileiro foi bem clara: "Não Passarão".

PONTO FINAL.





200 Mísseis Anti-carro para Roraima! EB compra o ATGM MSS 1.2 AC da SIATT, segundo Alexandre Garcia!

quinta-feira, 21 de dezembro de 2023

Aviônica de Míssil Mar-Terra: TLAM BR a caminho? TLAM quer dizer Tomahawk Land Attack Missile! BR?

Leopard 1A5 BR: Tiro Real no Estande de Saicã (RS)- tiro individual/coletivo, estático/em movimento!

Blindados Guarani 6x6 para xportação fotografados no Porto de Santos (SP)

 O Canal Caiafamaster plotou no último dia 20 de dezembro imagens pouco comuns no porto de Santos.

Tratam-se de veículos blindados IDV Guarani 6x6 em condição "green", ou como falamos no meio de blindados, o famoso "mula sem cabeça", o carro sem qualquer integração de sistemas de comunicação, navegação, sensores e sistema de tiro, que serão instalados apenas no País de destino, provavelmente a Malásia, pelo pessoal da Elbit Systems responsável pelo suporte local ao contrato.





Os Guaranis da Malásia

Militares do Exército da Malásia vieram ao Brasil, no final de 2021, ocasião em que puderam conhecer como o 6x6 Guarani é empregado pelo Exército Brasileiro.

Essa visita e avaliação do carro no Brasil foi fundamental para que a Malásia escolhesse o produto fabricado em Sete Lagoas.


A Malásia teria adquirido um total de 28 veículos 6x6 Guarani, e espera receber todos eles até meados de 2025.

terça-feira, 19 de dezembro de 2023

IACIT e Marinha firmam contrato para fornecimento de dados do Radar Além do Horizonte

  • Acordo representa um avanço estratégico para a proteção e defesa da Amazônia Azul; Radar OTH 0100 desenvolvido pela IACIT opera no sul do Brasil

 A IACIT e a Marinha do Brasil assinaram, no último dia 12, um contrato para fornecimento de dados do Radar Além do Horizonte - OTH 0100, instalado no sítio do Farol do Albardão, no Rio Grande do Sul. 

O acordo, celebrado na sede da Diretoria-Geral do Material da Marinha (DGMM), no Rio de Janeiro,  representa um avanço tecnológico estratégico para a proteção e defesa da Amazônia Azul.



O contrato foi assinado pelo Vice-Almirante (EN) Celso Mizutani Koga, Diretor de Gestão de Programas da Marinha (DGePM), e pelo presidente da IACIT, Luiz Teixeira

A cerimônia contou com a presença do Almirante de Esquadra Edgar Luiz Siqueira Barbosa, Diretor-Geral do Material de Marinha (DGMM), do Capitão de Mar e Guerra (EN) Josmar Carreiro Freitas, Assessor Técnico de Compensação Tecnológica e Industrial, e do Vice-Almirante Paulo José Rodrigues de Carvalho.

Desenvolvido pela IACIT, o radar OTH 0100 é um sistema avançado de vigilância marítima que tem como principal característica a capacidade de monitorar grandes extensões oceânicas, alcançando até 200 milhas náuticas (aproximadamente 370 km) mar adentro.



Além de ameaças à soberania do País, o radar contribui no combate a atividades ilegais como tráfico de pessoas, narcotráfico, contrabando, pesca predatória e extração clandestina de recursos naturais, entre outras atividades ilegais.

Os dados coletados pelo sistema OTH passam por complexas redes de processamento, que, por meio de algoritmos e inteligência artificial, conseguem indicar o comportamento do alvo monitorado, fornecendo uma consistente análise do grau de ameaça aos tomadores de decisão.



Evolução tecnológica

O acordo firmado entre a IACIT e a Marinha do Brasil marca anos de esforços dedicados ao desenvolvimento de tecnologia de ponta para a vigilância das águas brasileiras. Esse empenho contínuo teve início com a Plataforma HF para radares, em 2012, com apoio da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), que subsidiou metade do desenvolvimento do projeto.

Nessa ocasião, com sua equipe sempre dedicada à pesquisa e inovação tecnológica, a IACIT vislumbrou uma base sólida para a criação de radares além do horizonte. Assim, dois anos depois, implementou o RADH 0200 para monitoramento meteorológico da superfície marítima.

Em 2015, foi iniciada a obra de infraestrutura e a instalação do OTH 010, radar Surface Wave em HF para vigilância marítima, que teve sua validação concluída em março de 2018. Parcerias estratégicas fundamentais, como a colaboração da Marinha ao disponibilizar o sítio de Albardão e a contribuição tecnológica da Elta Systems, aceleraram de maneira decisiva o sucesso do projeto.

Continuando a linha de evolução, a IACIT iniciou em julho de 2023 o desenvolvimento do Processador para o Radar Skywave, também com apoio da Finep.



Cooperação e Parceria

"Hoje passamos oficialmente a contribuir com a vigilância de nossas águas territoriais através da Marinha do Brasil. Temos confiança que atingiremos a meta de trazer para o Brasil a autonomia tecnológica neste segmento de radares. Nós temos pessoas e temos tecnologias para, com apoio das nossas Forças e dos incentivos para PD&I, ter um país com capacidade para proteger sua soberania", disse o presidente da IACIT, Luiz Teixeira.

O Almirante de Esquadra Edgar Luiz Siqueira Barbosa destacou a importância estratégica do fornecimento nacional e de uma Base Industrial de Defesa fortalecida. "A cooperação entre a indústria nacional, como a IACIT, e a Marinha é vital para alcançarmos a autonomia e a soberania tecnológica. Estamos comprometidos em fortalecer parcerias que impulsionam o desenvolvimento de tecnologia nacional e nos permitam proteger de forma mais eficiente nossas águas territoriais".

Este compromisso reforça não apenas a excelência tecnológica brasileira, mas também a relevância da nacionalização de tecnologias para garantir a independência e segurança do Brasil.




Exército Saudita atualiza seus Astros MK2 com novo sistema de navegação

Astros MK2 e HIMARS atiram juntos na Arábia Saudita durante grande exercício de artilharia.


Foi encerrado com sucesso o grande exercício militar de artilharia “Northern Fires” na região norte do território da Arábia Saudita, realizado com o objetivo de trocar experiências e aumentar a eficiência do treino conjunto entre as forças sauditas, equipadas com o sistema brasileiro Astros MK2, fabricado pela Avibras Aeroespacial e Defesa, e tropas expedicionárias norte-americanas da Task Force Spartan (Camp Arifjan, Kuwait) armadas com o sistema HIMARS.





Ao final das manobras do exercício, foram realizadas diversas missões de combate com disparo de munição real.

Os lançamentos reais foram acompanhados pelo Comandante da Região Norte, Major General Khaled Al-Juhani, e pelo Comandante-em-Chefe da Task Force Spartan, Major General Michael Lenny.