terça-feira, 17 de outubro de 2023

Especialista em Conflito OM, Parte 03: Educação para Vida e para Morte, Israel x Hamas e a Mídia Internacional na Psy Operations: Corações e Mentes https://youtu.be/u2toVGwtiRo

Especialista em Conflito OM, Parte 01: Surpresa na Fronteira, Tecnologia Falhou e o Valor do Soldado


Na primeira parte dessa polêmica entrevista com o major "Emanuel", uma análise do início da guerra, o ataque terrorista do HAMAS, a surpresa completa e por que a tecnologia falhou. O valor do soldado bem treinado, e o terror de atacar de civis em suas casas.


Cerimônia de Batimento de Quilha do Navio Polar Almirante Saldanha H-22, Estaleiro Jurong Aracruz ES


A Marinha do Brasil (MB) deu mais um importante passo na construção do Navio Polar (NPo) “Almirante Saldanha” ao realizar a tradicional Cerimônia de Batimento de Quilha da embarcação, no dia 17 de outubro, no Estaleiro Jurong Aracruz (ES). Marco na construção de um navio, o batimento de quilha ocorre quando a quilha, considerada a “espinha dorsal” da embarcação, é concluída, possibilitando a estruturação das demais partes que comporão o navio.
Reunindo o que há de mais avançado em tecnologia naval, o modelo construtivo do NPo “Almirante Saldanha” prevê a produção de blocos, os quais são construídos separadamente e, posteriormente, são unidos para dar forma ao navio. Dessa maneira, é possível instalar acessórios e fundações de forma antecipada, além de facilitar a colocação de equipamentos a bordo e permitir trabalhos em diversos estágios de maneira segregada em cada unidade.

Durante a cerimônia, o batimento da quilha foi simbolizado pelo posicionamento do bloco correspondente à praça de máquinas auxiliar da parte frontal da embarcação e pela colocação de uma moeda comemorativa na estrutura, seguindo antigas tradições.
O bloco posicionado é uma estrutura metálica com aproximadamente 100 toneladas, onde serão instalados equipamentos dos sistemas de climatização e refrigeração, bombas do sistema de combate a incêndio, estruturas do tratamento de água e esgoto, além de bombas de transferência de combustivel. As próximas etapas serão a edificação do bloco que compõe a praça de máquinas de trás do navio e o posterior posicionamento dos equipamentos de geração elétrica e propulsão.



NAVIO POLAR – Conduzido desde 2019 pela MB, executado pela Polar 1 e gerenciado pela Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON), este projeto culminará com a construção, pela primeira vez no Brasil, de um navio com capacidade de operar nas águas geladas da região Antártica. A entrega do NPo “Almirante Saldanha está prevista para o segundo semestre de 2025.
O navio terá cerca de 103 metros de comprimento, hangar para 2 aeronaves de porte médio, autonomia de 70 dias e tripulação de 95 pessoas, incluindo 26 pesquisadores. Na fase de construção já foram gerados 600 empregos diretos e 6 mil indiretos, além do fomento à indústria naval brasileira e à base tecnológica nacional.

PROHIDRO – A construção do Navio Polar faz parte do Programa de Obtenção de Meios Hidroceanográficos e de Apoio Antártico (PROHIDRO), que prevê a obtenção de navios hidroceanográficos a serem empregados na Amazônia Azul e em águas polares para que a MB possa cumprir as suas atribuições referentes às atividades hidrográficas, oceanográficas, meteorológicas, cartográficas e de sinalização náutica, garantindo o suporte à aplicação do Poder Naval, além da prestação de apoio de transporte e logística da Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF). Entre os ganhos esperados com a iniciativa estão o aprimoramento na coleta e acurácia de dados geoespaciais marinhos nas águas jurisdicionais brasileiras e nas águas internacionais de interesse do País, a melhoria na eficácia dos auxílios à navegação e o apoio à pesquisa nacional no ambiente marinho.




INOVAÇÕES – O NPo “Almirante Saldanha” desempenhará as mesmas atividades que o Navio de Apoio Oceanográfico “Ary Rongel”, porém com capacidades aperfeiçoadas. Nesse sentido, possibilitará: redução do tempo necessário para o reabastecimento da EACF, com a inclusão de guindastes modernos e de maior capacidade de carga e manobra ao novo navio; maior segurança na aproximação do navio com a praia, para desembarque de material e de pessoal, em função dos sofisticados sistemas de navegação e de controles; e a ampliação da área passível de ser visitada pelos pesquisadores, incluindo as regiões oceânicas e terrestres.







segunda-feira, 16 de outubro de 2023

117 anos do primeiro voo do 14 Bis: Santos Dumont e sua contribuição para o mundo


 

Luciano Rodrigues*

 

O Brasil celebra no dia 23 de outubro, o Dia do Aviador, data comemorada pela primeira vez em solo brasileiro em 1936 em homenagem ao primeiro voo do 14 Bis, que foi realizado 30 anos antes por um dos maiores gênios criativos da história: Alberto Santos Dumont, pai da aviação. 


Nascido há 150 anos atrás em 1873, o inventor e aviador brasileiro desempenhou um papel crucial na criação e desenvolvimento dessa indústria, sendo a primeira pessoa a realizar um voo público bem-sucedido com um avião mais pesado que o ar, o 14 Bis, em 1906. 


Foto: Marcos Junglas


O surgimento do primeiro avião foi o pontapé para o que viria logo após: empresas dedicadas ao desenvolvimento de aeronaves e aquelas responsáveis por garantir toda a segurança dos voos e ao novo espaço aéreo, que estava só começando a ser explorado. Santos Dumont abriu caminho para todo um novo setor, repleto de novos conhecimentos e desafios. 


Mal poderia imaginar o que viria pela frente, em empresas como a Thales, que criam condições de aperfeiçoar ainda mais a experiência de voar, com conhecimento, tecnologia e mão de obra no Brasil e no mundo.

Um estudo de 2022 encomendado pela IBS Software com apoio da ALTA (Associação Latino Americana e do Caribe de Transporte Aéreo) mostra que o Brasil tem o 5º maior espaço aéreo do mundo, mas a aviação representa somente 18% dos meios de transporte no país. 




Dos mais de 5.500 municípios brasileiros, apenas cerca de 130 são cobertos por rotas de aviação comercial. De acordo com a ANAC, em 2022, mais de 82 milhões de passageiros circularam em voos domésticos no Brasil e mais de 15 milhões de passageiros em voos internacionais utilizaram 213 aeroportos brasileiros. 


Hoje, a Thales é líder no mercado de radares de vigilância e controle de tráfego aéreo no território nacional e oferece radares para os aeroportos de todas as regiões do Brasil. No total, a Thales fornece 100% dos radares de aproximação, quase 80% dos radares de rota e perto dos 70% dos radares secundários, com um total de mais de 130 radares instalados em todo o país. 


O Centro de Excelência em Radares da Omnisys, subsidiária da Thales no Brasil, produz no Brasil os radares de rota e secundários e atende clientes de todo o mundo, com unidades produzidas e exportadas para países da América, Europa, Oriente Médio e Ásia. Além disso, 100% dos radares em operação no Brasil são suportados pelo nosso Centro de Serviços da Omnisys que também atende a toda América Latina.



Luciano Rodrigues. Foto: Roberto Caiafa

Traçando um paralelo com a história da aviação, desenvolvemos toda uma cadeia de negócios e fornecedores que nos permite ampliar nossa atuação. No âmbito Aeroespacial, oferecemos diversos tipos de serviço, entre eles o Sistemas de Aviônicos, com vários equipamentos de cockpit, sistemas de controle de voo, sistemas de entretenimento e conectividade, comunicações, navegação, sistemas de gerenciamento de voo, dentre outros produtos. 


Esses sistemas são essenciais para o funcionamento seguro e eficiente das aeronaves, que já englobam também drones e em breve estarão em operação em Mobilidade Urbana à bordo dos eVTOLs (Electrical Vertical Take-Off and Landing).

Outro setor no qual somos líderes mundiais e no Brasil é o Gerenciamento de Tráfego Aéreo, em que a Thales e a Omnisys também desempenham papel fundamental no desenvolvimento e aprimoramento dos sistemas. Isso inclui tecnologias de comunicação, radares, sistemas de vigilância e softwares. 




Essas soluções ajudam a otimizar a eficiência do espaço aéreo, garantindo voos seguros e pontuais, e oferece, também, soluções de entretenimento a bordo, desenvolvidos localmente.

Estamos avançando bastante também no setor de Segurança Cibernética já que, com a crescente conectividade no setor de aviação, a segurança cibernética se tornou uma preocupação significativa. 


A Thales oferece soluções avançadas de segurança cibernética para proteger os sistemas de comunicação e dados das aeronaves contra ameaças maliciosas, garantindo a integridade e a confidencialidade das informações críticas.

No setor de Satélites, a Thales está envolvida no desenvolvimento e fabricação de satélites de comunicação e sistemas de conectividade, fornecendo serviços cruciais para a aviação, como comunicação em tempo real, conectividade de alta velocidade e transmissão de dados para aeronaves, além também de satélites de observação, navegação e pesquisas científicas.

Por fim, em Pesquisa e Desenvolvimento, a Thales investe para impulsionar a inovação no setor de aviação. Trabalhamos em colaboração com parceiros da indústria, instituições acadêmicas e agências governamentais para desenvolver soluções avançadas e enfrentar os desafios futuros da aviação tripulada, não-tripulada e mobilidade urbana.

A Thales desempenha um papel crucial no fornecimento de soluções tecnológicas avançadas para a aviação, abrangendo segurança cibernética nos aviônicos, gerenciamento de tráfego aéreo, comunicações e outros produtos. 2 em cada 3 aviões no mundo, decolam, voam e pousam com alguma tecnologia Thales. 




Nossa expertise e inovação contribuem para a melhoria contínua do setor aeroespacial, e nada seria possível se não fosse por Santos Dummont, que no início do século XX deu início a toda essa geração de apaixonados por aviação, resultando na criação deste setor de vital importância para o mundo e, claro, para empresas como a Thales. 


Todo brasileiro se orgulha de Santos Dummont. 


Tudo o que veio em seguida se deve aos anos de dedicação desse Mineiro que realizou o primeiro voo da história, decolando sem a ajuda de impulso ou dos ventos, com um motor de apenas 50 cavalos de potência, e pousou na presença dos membros do Aeroclube da França.




*Luciano Rodrigues é Diretor Geral da Thales no Brasil, empresa líder global em alta tecnologia

domingo, 15 de outubro de 2023

Embraer participa da ADEX 2023 na Coreia do Sul

Com um dos portfólios mais completos e as soluções mais inovadoras para defesa e segurança, a Embraer estará presente na ADEX 2023, com início nessa segunda-feira (16) em Seul. Os produtos e soluções da Embraer Defesa & Segurança estão presentes em mais de 60 países e incluem o C-390 Millennium, avião de transporte multimissão, e o A-29 Super Tucano, avião de ataque leve e treinamento, além de soluções mais completas para os domínios aéreo, terrestre, marítimo e espacial.


“Estamos honrados por estar na ADEX e esperamos aumentar nossas relações com a comunidade aeroespacial sul-coreana”, disse Bosco da Costa Junior, Presidente & CEO da Embraer Defesa & Segurança.



No ano passado, a Embraer assinou uma série de Memorandos de Entendimento com empresas aeroespaciais sul-coreanas, como a ASTG (Aerospace Technology of Global), a EMK (EM Korea Co.) e a Kencoa Aerospace. Os acordos foram assinados para fortalecer a colaboração com parceiros da indústria de defesa local, para o futuro fornecimento de peças para o C-390 Millennium.


O C-390 Millennium, aeronave multimissão de transporte militar de nova geração, atingiu recentemente 10 mil horas de voo operando na Força Aérea Brasileira (FAB). Este marco significativo foi alcançado após quatro anos de entrada em serviço do primeiro C-390 da FAB. A frota atual de seis aeronaves apresenta disponibilidade operacional de 80%, com taxa de cumprimento de missão superior a 99%, demonstrando produtividade excepcional para este segmento. Além do Brasil, Portugal, Hungria, Holanda e Áustria selecionaram o C-390 Millennium para atualização de suas frotas de transporte militar aéreo.



Thales recebe pedido de aumento de produção do Exército dos EUA para mais de 7.000 rádios Combat Net


 

  • A Thales recebe um aumento de pedido para mais de 7.000 Combat Net Radios (CNR). Este é o segundo pedido em um contrato plurianual de entrega indefinida e quantidade indefinida (IDIQ) de dois fornecedores.
  • O Combat Net Radios (CNR) é um substituto de rádio criptograficamente modernizado que substituirá os rádios SINCGARS legados, formando um elemento crítico da modernização do Exército dos EUA.
  • O CNR permite comunicações resilientes em todos os ambientes, ao mesmo tempo que aprimora os sistemas de armas de combate em todo o portfólio do Exército.

Luxair encomenda quatro jatos E195-E2 da Embraer, com opções para mais cinco aeronaves

Assembleia Geral da ERA, Innsbruck, Áustria, 11 de outubro de 2023 – A Embraer e a Luxair, companhia aérea do Grão-Ducado de Luxemburgo, assinaram um pedido firme para quatro E195-E2, o jato de corredor único mais eficiente do mercado. Os jatos da Embraer complementarão a frota de aviões narrowbody de maior porte encomendados recentemente pela Luxair.



A companhia aérea de Luxemburgo encomendou quatro E195-E2, incluindo duas opções de compra e três direitos de compra para jatos adicionais. O negócio também contempla direitos de conversão para o E190-E2, caso solicitado pela Luxair. A primeira entrega está programada para o quarto trimestre de 2025.


“Continuamos a trabalhar no desenvolvimento e no futuro de longo prazo da nossa companhia aérea. Esses jatos de última geração são mais uma prova do nosso compromisso com a sustentabilidade e com o conforto dos nossos passageiros. O E195-E2 é o jato regional mais silencioso com o menor consumo de combustível e, por isso, proporcionará a flexibilidade que precisamos em nossa malha aérea. Nossos passageiros se beneficiarão de uma cabine espaçosa e silenciosa e também dos amplos bagageiros superiores. O E195-E2 é o jato ideal para a Luxair e para nossos passageiros”, afirma Gilles Feith, CEO da Luxair.


“Estamos muito satisfeitos em termos a Luxair novamente como cliente da Embraer, pois no passado a companhia já operou o ERJ-145 e o EMB-120. O E2 adapta-se perfeitamente às operações e aos objetivos da Luxair, de forma a complementar a frota atual e futura da Luxair, assegurando um alto nível de otimização da frota e de sua malha aérea no longo prazo. Com tecnologia de ponta, baixo nível de ruído e de emissões, o E2 permite às companhias aéreas conciliar metas de expansão e de sustentabilidade”, afirma Martyn Holmes, CCO da Embraer Aviação Comercial.

Embraer amplia acordo com a Toyota para ganhos de eficiência

São José dos Campos – SP, 13 de outubro de 2023 - A Embraer anunciou hoje a ampliação do acordo com a Toyota do Brasil para aplicação de fundamentos e conceitos do Sistema Toyota de Produção (TPS, na sigla em inglês) em suas operações industriais. Desde junho de 2022, as duas empresas têm atuado juntas para avaliar e sugerir melhorias em manufatura da principal fábrica da Embraer, a Unidade Ozires Silva, localizada em São José dos Campos, no interior de São Paulo.



 

A conclusão da implantação da nova metodologia em uma fase da produção das asas dos jatos comerciais E-Jets resultou em uma redução de 50% no ciclo de manufatura. No tempo total de fabricação deste segmento, a redução foi de 17% e o ganho de eficiência em torno de 20%. A equipe do P3E, o Programa de Excelência Empresarial Embraer, continuará expandindo a aplicação das iniciativas criadas em conjunto com a Toyota para outras etapas da fabricação das asas.


   

 

Em razão dos resultados bem-sucedidos, as duas empresas decidiram expandir a colaboração para o desenvolvimento conjunto de outras metodologias a serem implantadas desta vez em uma das estações da linha de montagem final dos E-Jets.

 

“A interação contínua, o engajamento das equipes e o aprofundamento de conhecimentos foram fundamentais para a obtenção de resultados expressivos e potencializar ganhos de eficiência de maneira sustentável”, disse Luís Carlos Marinho, Vice-Presidente Executivo de Operações da Embraer. “Estamos muito felizes com a ampliação do acordo que fortalece e acelera ainda mais a disseminação das melhores práticas em sistema produtivo.”

 

"Essa parceria está envolvendo muita troca de experiências e fomentando ideias para soluções conjuntas, visando o fortalecimento de operações dessa grande empresa nacional. Importante dizer que o foco também está no desenvolvimento de pessoas e adequação de mentalidade para um olhar atento à melhoria contínua. Seguimos honrados por fazer parte disso”, afirmou Masahiro Inoue, CEO da Toyota para a América Latina.

 


“A aplicação do TPS nos processos produtivos da Embraer é mais um exemplo concreto sobre como a metodologia pode contribuir para operações mais eficientes, independentemente de seu ramo de atuação; visando agilidade, qualidade e padronização, e impactando diretamente na competitividade da indústria nacional", comentou Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil.

 

A Embraer adota a filosofia Lean como estratégia empresarial que dissemina fundamentos, conceitos e práticas do P3E. Este programa é responsável por liderar as transformações de forma integrada, provendo meios para que toda a empresa possa dar saltos na melhoria dos seus processos. Este sistema de excelência visa a segurança em primeiro lugar, qualidade sempre, entregas no prazo e no melhor custo. A companhia tem a meta de crescer neutra em carbono e, até 2024, ter 100% da energia das operações no Brasil proveniente de fontes renováveis.


Successful A330 MRTT flight test campaign for F-15 fighters automatic refuelling

#A330MRTT #Singapore #A3R #DefenceMatters

Getafe, 11 October 2023 – Airbus and the Republic of Singapore Air Force (RSAF) worked together to successfully complete the automatic air-to-air refuelling (A3R) flight test campaign with the Airbus A330 Multi Role Tanker Transport (MRTT) and F-15 fighter, ahead of its certification in the first half of 2024.

Over the course of three weeks in August, a RSAF A330 MRTT made more than 500 automated wet and dry contacts with the air force’s full fleet of receiver aircraft, including the F-15SG aircraft, a customised variant of the US-built F-15E Strike Eagle air-to-ground fighter jet.




“The A330 MRTT has made the future of air-to-air refuelling a reality as a result of the joint efforts of Airbus and the Republic of Air Force,” said Jean-Brice Dumont, Head of Military Air Systems at Airbus Defence and Space. “This new milestone will enable the RSAF to become the first Air Force in the world to have a boom automatic refuelling capability with all of its receivers, a capability that can be extended to refuelling receivers from other nations”.

The flight tests with F-15SG were conducted in Singapore, covering the whole operational AAR envelope in different weather conditions under the supervision of the Spanish certifying authority, called INTA (National Institute for Aerospace Technology).

Automatic air-to-air at night with F-15s, F-16s and MRTT
During the test campaign, further flights were carried out in night conditions, not only with F-15s but also with the RSAF’s A330 MRTT and F-16s as receivers for data collection, to complete the development and enable night capabilities with the automated system.

In July 2022, the A330 MRTT became the world’s first tanker certified for automatic air-to-air refuelling operations in daylight conditions with F-16s and A330 MRTTs as receivers.

The automatic refuelling system reduces air-refuelling operator workload, improves safety and optimises the air-to-air refuelling transfer rate in operational conditions to maximise air superiority.

Combat proven since 2014, the Airbus A330 MRTT is certified for aerial refuelling with both boom and hose-and-drogue systems for F-15, F-16, F-35, A330 MRTT, AWACS, Eurofighter and many more aircraft.

First Public Unveiling of the HX50

 First Public Unveiling: Experience the HX50 in Person!

 
On December 7, 2023, for the first time ever, we're opening the doors of our 3rd HX50 Global Meetup & Discover Event to the public.
 
At the iconic Imperial War Museum Duxford in Cambridgeshire, UK, we will be showcasing the first HX50 – our groundbreaking next-generation helicopter. You'll have the chance to see it up close, take a seat inside, and explore its luxurious interior and cutting-edge cockpit. Additionally, Jason Hill, along with his team, will be there to answer questions, and share their exciting vision for this game-changing helicopter.

 
Space is limited for this unprecedented event, so we highly recommend you reserve your spot as early as possible.

Airbus Helicopters pioneers user-friendly ways to fly eVTOLs @airbusheli #FlightLab #UAM #FlyByWire

 Airbus Helicopters' demonstrator FlightLab  has  successfully tested an electric flight control system in preparation of a new human machine interface (HMI) that will equip CityAirbus NextGen, Airbus’ eVTOL prototype. This milestone represents an important step towards ushering in a new generation of electric powered urban air mobility aircraft. 

The pilot controls have been considerably simplified thanks to the enhanced piloting assistance provided by the electric flight control system. Marking a first in the helicopter industry, one single piloting stick replaces the three conventional pilot controls (cyclic, pedals, collective) and is able to control all aircraft axes. Using the single stick, the pilot is able to perform all maneuvers: take-off & landing, climb, descent, acceleration, deceleration, turn, and approach.




The single stick takes up less space, offers improved visibility to the pilot and is combined with a revised HMI which uses simple displays, providing a selection of information specifically tailored to eVTOLs.

“From the start, we designed this system considering every certification parameter in mind as it will be a big step forward in validating the design of our urban air mobility eVTOL, CityAirbus NextGen. The advantage of an electric flight control system is enormous, especially when it comes to reducing pilot workload and ultimately enhancing mission safety. It is also a great example of how our demonstrators are used to mature the techno-bricks necessary to prepare the future of vertical flight,” says Tomasz Krysisnki, Head of Research & Innovation at Airbus Helicopters.

After the success of the flight test campaign Airbus Helicopters is working on finalising the details of this new system before new tests are conducted in the framework of Vertex, a project conducted in partnership with Airbus UpNext that will advance autonomy even further by managing navigation and simplifying mission preparation.

Airbus has been one of the pioneers in exploring how electric propulsion can help drive the development of new kinds of aerial vehicles. In September 2021, the company unveiled its fully electric eVTOL prototype, CityAirbus NextGen. Airbus is developing an advanced air mobility solution with eVTOLs, not only to offer a new mobility service, but also as an important step in its mission to reduce emissions in aviation across its product range.

Visao geral sobre UAM ou Urban Aerial Mobility pela ANAC com André Mayoral (OAB SÃO JOSÉ DOS CAMPOS)

Lockheed Martin recebe aprovação de contrato de oito helicópteros MH-60R SEAHAWK para a Marinha Espanhola

A Lockheed Martin (NYSE: LMT) recebeu um contrato da Marinha dos EUA para produzir oito helicópteros Sikorsky MH-60R SEAHAWK® para a Marinha Espanhola (Armada). Projetada, construída e integrada com sistemas avançados de missões e sensores para guerra antissubmarino e anti-superfície, a futura aeronave MH-60R da Armada irá atualizar e ampliar significativamente a gama de capacidades marítimas atualmente desempenhadas pela sua atual frota de SH-60B SEAHAWK. A Sikorsky é uma empresa da Lockheed Martin.

“A eficácia operacional do helicóptero multimissão MH-60R é um resultado direto do investimento contínuo da Marinha dos EUA, da Sikorsky e de nossos fornecedores parceiros em veículos aéreos, sistemas de missão e sensores”, disse Hamid Salim, vice-presidente da Sikorsky Maritime Systems.

A Armada desativou o último dos 18 helicópteros Sikorsky SH-3 Sea King em 2022, após entregas iniciadas em 1966. De 1988 a 2001, a Armada adquiriu 12 aeronaves SH-60B e, mais recentemente, comprou oito helicópteros SH-60F SEAHAWK aposentados pela Marinha dos EUA.

“O novo MH-60R irá atualizar os sistemas de missão e sensores da frota SH-60B, elevando a Armada ao mais alto nível de capacidade de guerra anti-submarino e anti-superfície”, disse a Armada. “Esperamos uma transição suave do SH-60B para o MH-60R.”

As oito novas aeronaves MH-60R da Espanha se juntarão a uma frota de 330 unidades operacionais em todo o mundo com a Marinha dos EUA, Austrália, Dinamarca, Arábia Saudita e Índia. As entregas de aeronaves para a Grécia e a Coreia do Sul começarão em 2024. Em maio, a Marinha dos EUA anunciou que a frota global de MH-60R ultrapassou 1 milhão de horas de voo.


A Lockheed Martin recebeu um contrato da Marinha dos EUA para construir oito helicópteros MH-60R SEAHAWK para a Marinha Espanhola. Na foto: uma aeronave MH-60R da Marinha dos EUA.

“A confiança da Espanha no MH-60R é uma atestação do nosso compromisso compartilhado com a segurança nacional e a segurança de nossas nações aliadas”, disse o capitão William Hargreaves, gerente do programa de helicópteros multimissão H-60. “Estamos empenhados em apoiar a Espanha ao longo deste processo, desde a adjudicação do contrato até à entrega, solidificando ainda mais a nossa parceria global. As capacidades aumentadas e as novas tecnologias do MH-60R Seahawk à medida que fazem a transição da aeronave SH-60B permitirão que a Marinha Espanhola permaneça uma frota pronta, capaz e equipada. ”

Phenom 300E e Praetor 600 da Embraer completam testes de voo utilizando combustível de aviação 100% sustentável

 

  • A conclusão dos testes é um passo significativo para avançar no objetivo de zerar as emissões líquidas na aviação até 2050 e na Embraer até 2040
  • Testes contribuíram para obter informações sobre o desempenho dos sistemas durante o uso de combustível 100% sustentável em motores Pratt & Whitney e Honeywell





Melbourne, Flórida, 15 de outubro, 2023 – A Embraer testou com sucesso o Phenom 300E e o Praetor 600 com combustível de aviação 100% sustentável (SAF 100%, na sigla em inglês). Os testes foram realizados nas instalações da Embraer em Melbourne e forneceram informações significativas sobre o desempenho dos sistemas de um motor ao utilizar misturas de até 100% SAF, fornecidas pela World Fuel. Os testes contaram com a colaboração dos fornecedores de motores e sistemas de combustível Honeywell Aerospace, Pratt & Whitney Canada, Parker e Safran.

 

O uso do SAF é parte fundamental do compromisso da Embraer com a sustentabilidade. Este marco demonstra a determinação da empresa em adaptar seus produtos atuais para serem mais sustentáveis e em promover a adesão dos clientes e da indústria a esse novo padrão. O SAF é uma fonte de energia renovável que pode reduzir as emissões de gases de efeito estufa em até 80%, quando comparado ao combustível de aviação tradicional. Isso torna o uso de SAF  essencial para que as operações da Embraer sejam neutras em carbono até 2040 e, assim, apoiar a meta do setor aeroespacial de zerar emissões até 2050.


 

“Estamos orgulhosos com os voos bem-sucedidos do Phenom 300E e do Praetor 600 com SAF 100% puro. É um passo importante, à medida que nossos operadores estão cada vez mais interessados e fazendo uso deste combustível ”, afirma Michael Amalfitano, Presidente e CEO da Embraer Aviação Executiva. “Essa conquista é um marco importante para a nossa jornada rumo a zerar as emissões líquidas em 2050 e reforça o compromisso da Embraer com a sustentabilidade para nossos clientes e a sociedade”.

 

Atualmente, todas as aeronaves da Embraer são aprovadas para utilizar uma mistura de até 50% de SAF junto ao querosene de aviação (Jet A1) , com base nas especificações ASTM International. No entanto, possíveis especificações futuras - que permitam combustíveis contendo até 100% de SAF - podem maximizar o potencial de redução de emissões através da utilização de fontes sustentáveis e não fósseis.

 

O compromisso da Embraer com a sustentabilidade é parte fundamental de sua estratégia de negócios e a empresa explora continuamente novas formas de reduzir seu impacto ambiental. Os voos do Phenom 300 e do Praetor 600 em SAF 100% puro são marcos significativos nesses esforços. A Embraer continuará trabalhando em direção a um futuro mais sustentável para a indústria da aviação por meio de esforços adicionais, como a pesquisa e o desenvolvimento de alternativas de sistemas de propulsão de baixa ou zero emissão, como eletrificação, híbrido-elétrico e hidrogênio.