sexta-feira, 17 de maio de 2024
Opération Spring Storm na Letônia (OTAN) - Um AMX-10 RCR 6x6 da Legião com um tripulante brasileiro!
Um minuto atirando com Fuzis IMBEL: AGLC 380 sniper, IA2 7,62mm, IA2 5,56mm Fábrica de Itajubá (MG)
Boeing faz doação de 200 mil dólares para apoiar esforços de recuperação e ajuda às vítimas de enchentes no Brasil
ARLINGTON, 17 de maio de 2024 - A Boeing está destinando 200 mil dólares para apoio aos esforços de recuperação e ajuda às vítimas das recentes enchentes no Brasil através de sua fundação filantrópica.
Os fundos serão destinados à BrazilFoundation, com o objetivo de fornecer ajuda humanitária imediata e apoiar os esforços de reconstrução na região.
"Diante desta enorme adversidade, nos
solidarizamos com o povo do Rio Grande do Sul", disse o Dr. Brendan
Nelson, presidente da Boeing Global. "Por meio desses recursos, a Boeing
está comprometida em ajudar as vítimas das enchentes e apoiar os esforços de
reconstrução do estado."
"Ficamos muito agradecidos
diante do grande apoio que estamos recebendo em nome do povo do Rio Grande do
Sul", disse Rebecca Tavares, CEO e presidente da BrazilFoundation.
"Estamos fornecendo ajuda humanitária focada em resgate, água, alimentos,
medicamentos e produtos de higiene e limpeza. Também estamos nos preparando
para a reconstrução de longo prazo da região. Somos gratos pela solidariedade
da Boeing durante este momento de crise."
Além da doação corporativa, a Boeing vai equiparar as
contribuições feitas pelos funcionários por meio do programa de gift-matching da empresa.
O apoio aos esforços de recuperação e ajuda às vítimas do desastre no Brasil estão alinhados com o compromisso contínuo da Boeing de contribuir com as comunidades onde a empresa está presente.
O Brasil abriga um dos 15
centros de engenharia da Boeing ao redor do mundo que desenvolvem tecnologia de
ponta para impulsionar a inovação aeroespacial.
A Boeing Brasil também apoia companhias aéreas clientes, lidera pesquisas no setor aerospacial e iniciativas de sustentabilidade da indústria de aviação no país.
Nos últimos dez anos, a
Boeing doou mais de 5 milhões de dólares para atividades beneficentes no
Brasil.
Sobre a Boeing
A Boeing é uma empresa aeroespacial líder global que desenvolve, fabrica e realiza serviços em aeronaves comerciais, produtos de defesa e sistemas espaciais para clientes em mais de 150 países.
Como uma das principais exportadoras dos Estados Unidos, a empresa aproveita os talentos da uma base global de fornecedores para impulsionar oportunidades econômicas, sustentabilidade e impacto nas comunidades.
A equipe diversificada da Boeing está comprometida com inovações para o futuro, liderando com sustentabilidade e cultivando uma cultura baseada nos valores fundamentais da empresa de segurança, qualidade e integridade.
Junte-se à nossa equipe e encontre seu próposito em:
quinta-feira, 16 de maio de 2024
EUROSATORY 2024: Innovation in response to today’s challenges
EUROSATORY, the Global Event for Defence and Security, will be held from 17 to 21 June 2024 at Paris Nord Villepinte Exhibition Centre, France.
This trade gathering will offer a chance to view the latest new technological solutions and innovations along with the trends that are emerging in the sector, in the fields of defence, safety/security and crisis management.
Among the many innovations and new propositions presented this year by exhibitors, several focus on simulation and training, object detection and location, vehicles and their dedicated attachments, and solutions in response to natural disasters.
SIMULATION AND TRAINING
VR SIMULATOR – 6 FREEDOM
(HALL 5A – H255)
TRAINING IN VIRTUAL REALITY
This virtual reality (VR) simulator enables learners to enjoy immersive experiences in ultra-realistic virtual environments.
Wearing an XR headset, learners find themselves immersed in simulated work situations, such as emergencies or maintenance scenarios, where they have to identify and solve problems as if they were in the field.
This simulation can be carried out in virtual reality, or augmented by the use of connected equipment for even greater immersion
ROBOTIC TARGET MODULAR (RTM) – POLYTRONIC INTERNATIONAL AG
(HALL 5A – H256)
HUMANOID ROBOT FOR
A SHOOTING TARGET
The Robotic Target Modular (RT-M) is a robotic target system to enhance the training of armed forces in terms of realistic situations and immersions, thanks to its semi-autonomous, interactive and scalable features.
The LOMAH technology (Line of Movement and Hit Sensing) and the zonal shot detection system offer it the possibility of carrying out realistic reactions such as retreat.
Its impact sensor meanwhile enables it to react appropriately to bullet hits. The robot cans furthermore adopt military patrol formations and display tactical responses to shooter engagement.
Designed to be used in indoor or outdoor live fire training by day or night, the Robotic Target Modular is the most versatile version at Polytronic, and is adaptable to the wide variety of its users’ needs.
DRONE DETECTION AND LOCATION
HELMA-P – CILAS (HALL 5B – A184)
NEUTRALISING UAVS WITH HIGH PRECISION
HELMA-P (High Energy Laser for Multiple Applications – Power) is designed to engage in flight UAV (class I) and asymmetric threats.
The system is capable of detecting, identifying, tracking and neutralising an agile target with extreme precision in both operational theatres and urban environments.
HELMA-P is adaptable on vehicles, robots, ships and interoperable with any C2 (Command and Control) system and BMS (Battle Management System).
It has a range of one to several kilometres.
It offers a gradual range of responses, from optical jamming to neutralisation or ignition, invisibly and silently, with surgical precision.
Working without ammunition, this system has no logistical constraints.
IACIT expõe tecnologias com foco em UAM e UTM no SpaceBR Show e DroneShow Robotics 2024
A IACIT, Empresa Estratégica de Defesa (EED) líder em tecnologias de Controle de Tráfego Aéreo e Marítimo, Defesa e Segurança Pública, reafirma seu compromisso com a inovação ao apresentar seu portfólio no SpaceBR Show e no DroneShow Robotics 2024, feiras simultâneas que acontecerão entre os dias 21 e 23 de maio no Expo Center Norte, na cidade de São Paulo.
Durante o evento, Jonas Xavier, executivo de Vendas da IACIT, apresentará as soluções tecnológicas aplicadas a UAM (Mobilidade Aérea Urbana) e UTM (Gerenciamento de Tráfego de Sistemas de Aeronaves Não Tripuladas), com destaque para o DRONEBlocker.
O DRONEBlocker é um sistema inovador capaz de detectar, identificar e neutralizar drones não autorizados, e pode ser usado tanto para defesa militar quanto para a segurança do setor civil. Vale destacar que, em 2016, o sistema foi adotado como medida de proteção pelo Exército Brasileiro durante os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.
Alertas em tempo real
Outra tecnologia que ganhará destaque nos eventos é o MIND (Meteorologia Integrada de Nowcasting para Decisores), plataforma de última geração que emite avisos e alertas em tempo real sobre condições climáticas adversas, apoiando a tomada de decisão em Centros de Controle do Tráfego Aéreo e Defesa Civil, por exemplo.
A ferramenta integra todos os tipos de sensores para emitir uma gama de informações que agilizam e automatizam as operações, facilitando a pronta resposta. Além disso, o MIND é capaz de contribuir com a economia de combustível, redução da emissão de CO2 através da análise de rotas mais eficientes e com o aumento da segurança em voo.
“O SpaceBR Show e o DroneShow Robotics representam uma valiosa oportunidade para mostrar como a IACIT busca contribuir com o avanço tecnológico brasileiro através do desenvolvimento de soluções de vanguarda e o estabelecimento de parcerias e conexões estratégicas.” destaca Luiz Teixeira, presidente da IACIT.
Sobre os eventos
Considerado um dos principais eventos sobre tecnologia aeroespacial em toda a América Latina, o SpaceBR Show chega neste ano à sua quarta edição.
A feira reúne a comunidade interessada nas soluções provenientes do espaço e conecta instituições públicas e privadas, estudantes, profissionais, pesquisadores e demais usuários para debater tendências e oportunidades para toda a cadeia produtiva.
Por sua vez, o DroneShow Robotics acontecerá no mesmo espaço, de forma simultânea, e apresentará soluções com o uso de drones para diversas áreas, como Agricultura, Logística, Defesa, Segurança e Mineração, além de estimular discussões sobre o avanço do setor.
Cientistas brasileiros do programa “Aeronave Silenciosa” da Embraer são indicados ao European Inventor Award
· Os inventores Micael Carmo e Fernando Catalano vão representar as equipes da Embraer e instituições de pesquisas que colaboraram com o projeto
· Financiado pela Embraer, FAPESP e FINEP, os estudos envolveram mais de 200 pesquisadores, gerou diversas patentes e teve importante contribuição para desenvolver aeronaves mais eficientes
São José dos Campos-SP, 16 de maio de 2024
Os cientistas brasileiros Micael Carmo e Fernando Catalano foram selecionados pelo Escritório de Patente Europeu (EPO), como finalistas da premiação europeia de inovação, o “European Inventor Award”, em reconhecimento às suas contribuições para uma aviação sustentável.
A indicação é para a categoria de países não pertencentes à Europa.
A edição deste ano teve mais de 550 candidatos e o anúncio dos vencedores acontece no dia 9 de julho, em Malta.
Voto popular está disponível no link:
European Inventor Award (cstmapp.com).
Os dois inventores representam respectivamente as equipes da Embraer e dos centros de pesquisa, coordenados pela Universidade de São Paulo (USP), que participaram dos estudos de soluções e metodologias de engenharia para o desenvolvimento de aeronaves mais silenciosas.
As novas tecnologias contribuíram para reduzir o ruído da nova geração de jatos comerciais da Embraer, o E2, em 65% e a emissão de carbono por passageiro em até 25%, quando comparado com a geração anterior. A redução de emissões pode chegar a até impressionantes 85% quando abastecido com 100% combustível sustentável (SAF).
Financiado por meio de uma iniciativa colaborativa entre Embraer, Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), o programa “Aeronave Silenciosa” foi liderado pela empresa em conjunto com outros centros de pesquisas do Brasil, Inglaterra, Alemanha e Holanda, envolvendo mais de 200 pesquisadores que geraram diversas patentes e importantes contribuições para o desenvolvimento de aeronaves mais eficientes.
“É uma imensa honra para a Embraer e toda comunidade científica brasileira ser representada pelo nosso engenheiro Micael Carmo e pelo Professor Catalano, da Escola de Engenharia de São Carlos - EESC-USP. Nós acreditamos fortemente que a colaboração entre empresas e centros de pesquisas pode produzir inovações para melhorar a vida das pessoas e este programa é um grande exemplo disto”, disse Henrique Langenegger, Engenheiro-Chefe da Embraer. “Parabéns a todos que fazem a indústria aeronáutica brasileira ser globalmente respeitada por sua eficiência e sustentabilidade”.
Como um dos mais prestigiados prêmios de inovação, o European Inventor Award é organizado pelo EPO para reconhecer pessoas e equipes que desenvolveram soluções para os grandes desafios da atualidade.
A indicação destaca as contribuições do programa “Aeronave Silenciosa” para o desenvolvimento dos jatos E2 da Embraer, que são ideais para operações em lugares com restrição de ruídos, beneficiando as regiões aeroportuárias densamente povoadas, companhias aéreas e impactando positivamente as comunidades locais.
Os finalistas são escolhidos por um júri independente que é composto por profissionais já indicados ao prêmio e que avaliam as contribuições das pesquisas para o progresso científico, desenvolvimento social e sustentável, e prosperidade econômica.
Todos os inventores devem ter patentes registradas na Europa.
Os inventores
Micael Carmo é graduado em Engenharia Mecânica e mestre em Acústica.
Ele atua no departamento de interiores, ruído e vibração da Embraer há mais de 20 anos e é co-inventor de sete patentes relacionadas à redução de ruído aerodinâmico.
Esteve envolvido no programa “Aeronave Silenciosa” desde o início, em 2006.
Fernando Catalano possui amplo e profundo conhecimento de aerodinâmica desenvolvido por anos à pesquisa e ao ensino.
Foi Professor e ex-Chefe do Departamento de Engenharia Aeronáutica da Escola de Engenharia de São Carlos, da USP, onde iniciou atividades em 1982.
Hoje ocupa o cargo de diretor da EESC-USP.
Sua pesquisa se concentrou em áreas como projeto de túneis de vento, estratégias de mitigação de arrasto e refinamento da aerodinâmica das asas.
Além disso, suas contribuições se estendem ao domínio da aeroacústica experimental.
Sobre o programa “Aeronave Silenciosa”
A Embraer iniciou em 2006 o programa “Aeronave Silenciosa” para estudar e avaliar a geração e propagação de ruído aeronáutico.
Financiado pela FAPESP e FINEP, as principais ênfases do programa foram no ruído aerodinâmico gerado pelo fluxo de ar sobre e sob as asas, no trem de pouso e na fuselagem da aeronave, bem como nas fontes de ruído do motor e suas partes móveis.
A pesquisa contou com a colaboração da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP); Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP); Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Universidade de Brasília (UnB); Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
Além disso, outras quatro instituições internacionais tiveram papel importante no projeto: Universidade de Twente, na Holanda; Imperial College e Universidade de Southampton, ambas na Inglaterra; e o Centro Aeroespacial Alemão (DLR), na Alemanha.
O estudo foi realizado com foco na área de aeroacústica por meio de três abordagens distintas que se complementam, sendo uma frente experimental, com testes em voo e em túnel de vento, uma segunda frente onde são gerados modelos analíticos e empíricos, e uma terceira frente de aeroacústica computacional.
A partir da compreensão do complexo fenômeno da geração de ruído aerodinâmico, a Embraer ajustou a geometria de partes das aeronaves, como asas, flaps, trem de pouso, entre outros e realizou ensaios em voo na Unidade Gavião Peixoto, interior de São Paulo.
Microfones foram instalados em uma das extremidades da pista para registrar o ruído gerado pela aeronave durante os procedimentos de decolagem e pouso.
Como resultado, o extenso programa conseguiu acelerar o conhecimento de especialistas altamente qualificados na área de acústica e combinar outras tecnologias avançadas que apoiaram o desenvolvimento de uma nova geração de aeronaves mais silenciosas, como os jatos comerciais E-Jets E2.
Sobre o European Inventor Award
O European Inventor Award (Prêmio Europeu de Inventor) é um dos prêmios de inovação mais prestigiados da Europa.
Lançado pelo EPO (European Patent Office, ou Escritório Europeu de Patentes) em 2006, o prêmio homenageia indivíduos e equipes que desenvolveram soluções para alguns dos maiores desafios de nosso tempo.
Os finalistas e vencedores são selecionados por um júri independente composto por ex-finalistas do prêmio.
Juntos, eles examinam as propostas quanto à sua contribuição para o progresso técnico, desenvolvimento social e sustentável e prosperidade econômica.
Para todos os inventores, deve ter sido concedida uma patente europeia para a sua invenção.
Saiba mais aqui sobre as diversas categorias, prêmios, critérios de seleção e cerimônia transmitida ao vivo, que será realizada em 9 de julho de 2024 em Malta.
Sobre o EPO
Com 6.300 funcionários, o Escritório Europeu de Patentes (EPO) é uma das maiores instituições de serviço público na Europa.
Com sede em Munique e escritórios em Berlim, Bruxelas, Haia e Viena, o EPO foi fundado com o objetivo de fortalecer a cooperação em patentes na Europa.
Por meio do procedimento centralizado de concessão de patentes do EPO, os inventores podem obter proteção de patente de alta qualidade em até 45 países, abrangendo um mercado de cerca de 700 milhões de pessoas.
O EPO também é a principal autoridade mundial em informações e busca de patentes.
PARTICIPE! Confira a programação prévia da 2ª edição Science & Business Connection
|
Forças Armadas e sociedade civil transportam 3,6 mil toneladas de donativos ao Rio Grande do Sul
As Forças Armadas, sob a
coordenação do Ministério da Defesa e em parceria com a sociedade
civil, estão transformando a solidariedade dos brasileiros na maior
campanha humanitária já registrada no Brasil.
Até o momento, os militares em
cooperação com voluntários civis, empresas privadas e agências governamentais transportaram
ao Rio Grande do Sul 3,6 mil toneladas de donativos, o que corresponde a
cerca de 60% do total arrecadado (6,2 mil toneladas) por meio da campanha “Brasil
Unido pelo Rio Grande do Sul”, uma iniciativa do Governo Federal.
A distribuição às vítimas das
enchentes é feita sob a responsabilidade da Defesa Civil.
Na operação logística liderada
pelo Comando Conjunto da Operação Taquari II, instituído pelo Ministério
da Defesa, são utilizadas 26 aeronaves (que já realizaram 746 horas de voo), 38
caminhões e 5 navios.
As doações incluem água e
alimentos não perecíveis, roupas, material de higiene e de limpeza e
medicamentos, entre outros.
Em razão da queda das
temperaturas no Rio Grande do Sul e para atender a necessidade imediata dos
gaúchos, estão sendo priorizados o transporte de cobertores e roupas de frio.
“O que tem ocorrido é algo
extraordinário, que tem mobilizado o Brasil inteiro e unido as Forças Armadas e
a sociedade civil no propósito de salvar vidas. Há um comprometimento total por
parte dos militares para que a ajuda chegue às pessoas que mais necessitam”,
disse o Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro.
Operação de guerra
A campanha de arrecadação e
distribuição de donativos já é a maior da história brasileira.
Em um primeiro momento, as
arrecadações foram concentradas nas Bases Aéreas de Brasília, do Galeão e de
Guarulhos, mas logo se estenderam por diversas regiões do Brasil.
Inicialmente, os donativos foram
transportados, por via aérea, para as Bases Aéreas de Canoas e de Santa Maria.
Com o crescente número de
doações, outros meios de transportes foram incluídos no tráfego, exigindo uma
logística complexa que envolve diversos atores estatais e não estatais para
levar o socorro necessário ao povo rio-grandense.
A força-tarefa para o
deslocamento dos insumos conta com embarcações da Marinha, aeronaves da Força
Aérea e veículos do Exército.
Já no lado civil, empresas aéreas
do país - sob coordenação da Secretaria de Aviação Civil - e a Embraer
contribuem para o transporte aéreo dos bens.
Além delas, os Correios ajudam
por meio de depósitos e carretas.
Outras empresas de transporte
marítimo, ferroviário e rodoviário também contribuem com a logística, assim
como muitos caminhoneiros voluntários.
Operação Taquari II
Até o momento, sob coordenação do
Ministério da Defesa, 18 mil militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica
estão envolvidos, diretamente, na força-tarefa do Governo Federal para apoiar a
região.
Desde o início da operação
Taquari II, em 30 de abril, já foram resgatados em torno de 70 mil pessoas e 10
mil animais.
A ação conta com 330 embarcações
(lanchas e botes), 35 aeronaves (aviões e helicópteros) e 5 navios, além de
4.500 viaturas e equipamentos de engenharia.
Embraer e FAB colaboram com logística e doações para o Rio Grande do Sul
Atech reafirma compromisso com o futuro das Cidades Inteligentes
- Empresa do Grupo Embraer participa de debate sobre soluções tecnológicas que estão moldando o futuro dos grandes centros urbanos
As tecnologias emergentes vem desempenhando um papel cada vez mais importante na forma como as cidades são administradas e evoluem, impactando diretamente a vida dos cidadãos.
Entre as soluções tecnológicas desenvolvidas para as Cidades Inteligentes, a Internet das Coisas (IoT) se destaca como uma ferramenta fundamental para moldar o futuro dos grandes centros urbanos.
O debate sobre a utilização ética e
eficaz dessas tecnologias na governança urbana foi abordado na reunião
estratégica "A Evolução do IoT nas Ações de Preservação da Ordem Urbana
nas Cidades Inteligentes", realizada no Smart City Business Brazil
Congress 2024, na tarde desta quarta-feira (15).
A discussão contou com a participação de Claudio T. F. do Nascimento Filho, gerente de Negócios da Atech, empresa do Grupo Embraer, além de outros especialistas do setor público e privado.
A
reunião traçou um panorama amplo dos desafios das Cidades Inteligentes,
abordando desde benefícios práticos das tecnologias até questões sensíveis,
como privacidade dos cidadãos e segurança cibernética.
"Em uma Cidade Inteligente as
tecnologias devem ser aplicadas para facilitar e melhorar a vida do cidadão,
com foco no coletivo e no respeito aos direitos individuais. Nesse contexto, a
Atech reafirma seu compromisso em promover soluções tecnológicas de vanguarda,
que não apenas impulsionam a eficiência urbana, mas também respeitam os
princípios éticos e a privacidade das pessoas", disse Claudio.
Ele ressalta que a Atech oferece em
seu portfólio o Arkhe Governance, uma família de soluções tecnológicas que
permite a integração eficiente de diferentes órgãos públicos e sistemas de
monitoramento em tempo real. O Arkhe Governance oferece uma visão abrangente e
precisa do ambiente urbano, possibilitando a coordenação eficaz entre
diferentes setores municipais.
"Ao conectar sistemas legados,
bancos de dados e dispositivos IoT, as soluções desenvolvidas pela Atech
possibilitam uma gestão eficiente das operações urbanas, desde as redes de
saúde e educação até a mobilidade urbana e segurança pública", explica o
gerente da Atech.
Sobre o Evento
O Smart City Business Brazil Congress
2024, organizado pelo Instituto Smart City Business America (SCBA), aconteceu
nesta terça (14) e quarta-feira (15), na capital paulista. Com participação de
gestores e profissionais dedicados a moldar a infraestrutura digital das
cidades, o evento teve como objetivo fomentar a colaboração, a troca de ideias
e soluções inovadoras entre especialistas e gestores públicos e privados, e
também elevar o nível das tecnologias de Smart City, buscando um padrão
tecnológico que gere benefícios tangíveis para a sociedade.
Além do gerente da Atech, Claudio
Nascimento, a reunião estratégica "A Evolução do IoT nas Ações de
Preservação da Ordem Urbana nas Cidades Inteligentes" contou com a
participação de Alcides Fagotti Júnior, Secretário Municipal de Segurança Urbana
Prefeitura de São Paulo (SP); Coronel Eduardo Espósito, Secretário de Segurança
Urbana de Santana de Parnaíba (SP); Marco Bonera, CEO da Techboard LATAM; e de
Giuseppe Tamborra e Ivan De Masi, ambos da empresa italiana Reco 3.26.
Sobre a Atech
Reconhecida como uma “System House”
brasileira, a Atech sempre se pautou pela inovação com o objetivo de ajudar a
transformar o Brasil. Com uma expertise única em engenharia de sistemas e
tecnologias de consciência situacional e apoio à tomada de decisão, a Atech
trabalha no desenvolvimento de soluções inovadoras com aplicações nas áreas de
tráfego aéreo, gestão de ativos, segurança digital, conexões Inteligentes,
logística, sistemas de comando e controle, de instrumentação e controle,
embarcados e simuladores. Mais informações em www.atech.com.br.
-
YAMATO NAVEGANDO EM ALTO MAR, PRÓXIMO AO LITORAL DO JAPÃO, 1942 Sobre o Yamato O Museu Naval de Kure,...
-
Azul vai de Airbus nas linhas internacionais Segundo rumores do mercado, confirmados por uma fonte ligada a empresa, no início da p...
-
Matéria Prima dos canos, estocada no almoxarifado de matérias primas Maquinas de furação para canos de fuzil e pistola (primeiro furo ...