quinta-feira, 28 de março de 2024

Tejas Mk1A realiza primeiro voo com sucesso. BVR ready com Radar AESA e mísseis mais capazes

SEPROD (Brasil) e DGA (França) criam Comitê de Armamento - Carta de Intenções Brasil França

Durante cerimônia realizada nesta quinta-feira (28), no Ministério da Defesa (MD), foi assinada carta de intenções entre Brasil e França para ampliar a participação brasileira no mercado francês. 

O instrumento de cooperação estabelece a criação de um Comitê de Armamento entre as partes, com o objetivo de ampliar a parceria estratégica no segmento de defesa e identificar novos projetos conjuntos de interesse. 

O acordo ocorreu na semana em que o Presidente da França, Emmanuel Macron, cumpre agenda oficial no Brasil.

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“Daremos mais um passo nessa profícua relação. O comitê irá proporcionar a continuidade dos avanços da cooperação bilateral e o intercâmbio de informações na área da política industrial de defesa, buscando a identificação de possíveis sinergias dos projetos conjuntos”, disse o Secretário de Produtos de Defesa do MD, Rui Chagas Mesquita.

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O comitê sobre armamento será composto por representantes dos Ministérios da Defesa das duas nações. 

A co-presidência do órgão será ocupada pela Secretaria de Produtos de Defesa do Brasil e pela Direção Internacional de Cooperação e Exportação da Direção-Geral do Armamento da França. 

Ainda este ano, está previsto ocorrer a primeira reunião entre as partes.

Parcerias comerciais 

No setor de defesa, Brasil e França já desenvolvem projetos como a construção de helicópteros, submarinos e satélites. 

Participaram do evento, também, o Secretário-Geral do MD, Luiz Henrique Pochyly da Costa; o Diretor de Desenvolvimento Internacional da Direção Geral de Armamento da França, General Gael Diaz de Tuesta; o Assessor de Assuntos Internacionais do Ministério das Relações Exteriores, Embaixador Flávio Marega; o Diretor do Departamento de Produtos de Defesa do MD, General de Divisão José Luis Araújo dos Santos; o Diretor do Departamento de Financiamentos e Economia de Defesa do MD, Contra-Almirante Ricardo Yukio Iamaghuchi; dentre outras autoridades.



Carta de Intenções Brasil/França: Acordo de Defesa Estratégico é renovado e ampliado.



Após participarem do batismo e lançamento ao mar do S-42 Tonelero, na Base Naval da Ilha da Madeira/Itaguaí, no dia de ontem, quarta feira (27/03) os presidentes do Brasil e da França cumpriram hoje uma extensa agenda em Brasília, que envolveu a assinatura de um novo e renovado Acordo Estratégico de Defesa entre os dois Países, denominado Carta de Intenções Brasil/França.









A cerimônia de assinatura do documento, realizada no Ministério da Defesa, foi rápida, já que tanto o presidente Macron quanto o presidente brasileiro possuem agenda intensa até a noite desta quinta-feira.

Durante seu discurso em Itaguaí, o presidente francês deu várias pistas sobre o escopo desta Carta de Intenções Brasil/França, e certamente o Programa Nuclear da Marinha do Brasil e o PROSUB/Submarino de Propulsão Nuclear estão entre os principais destaques deste documento.

Voltaremos com mais informações assim que forem disponibilizadas.




Excalibur International e o Brasil: O que o Czechoslovak Group poderia oferecer ao Exército Brasileiro além do Zuzana 2?

 Czechoslovak Group, 

Excalibur International e o Brasil

 

Recentemente, a Excalibur International, agência de exportação do conglomerado Czechoslovak Group (CSG), ganhou destaque no mercado de defesa brasileiro em função da sua parceria com Avibras no âmbito do projeto viatura blindada de combate obuseiro autopropulsado 155 mm sobre rodas (VBCOAP 155mm SR), que chega a sua fase final e escolha de um vencedor no início de maio.

Mas o que mais o grupo poderia oferecer ao Exército Brasileiro além do Zuzana 2?

Fundado em 1997, o CSG opera em diferentes setores da economia global, entre os quais defesa, aeroespacial, munição e automotivo, além de integrar diversas empresas, como a Excalibur Army (produção de equipamento militar); TATRA Defence Vehicle (veículos blindados sobre rodas); MSM Land Systems (modernização e reparo); ZVS Holding (munição); VOP Nováky (munição e life cycle); FM Granada (munição e mísseis); MSM Group (munição, defesa e equipamento civil); VÝVOJ Martin (torres modulares, sistemas de navegação, containers militares); OKTOBAR (componentes para a indústria de defesa); e a mundialmente conhecida TATRA Defence Slovakia (Chassi TATRA).



Neste artigo, analisaremos especificamente o sistema de artilharia de médio alcance Excalibur International's Multi-Layered Air Defence System (MLADS ou MRAD), e o sistema de míssil balístico de alcance intermediário (IRBM) Khan.

Ambos os sistemas foram desenvolvidos sob medida para atender aos requisitos do Exército Indonésio.

Ambos os projetos também incluem extensos programas de compensação que transferem parcialmente a produção de algumas tecnologias de defesa. MLADS e Khan para a Indonésia são financiados por um clube de bancos checos e internacionais.

Apresentado pela primeira vez na feira internacional IDEF 2023, o sistema terra-ar para defesa antiaérea MLADS (MRAD) reúne modernas capacidades integradas que o tornam elegível para concorrer na futura licitação do PEE Defesa Antiaérea do Exército Brasileiro.

O conjunto consiste em uma família de radares multifuncionais fabricados e integrados pelas empresas Retia e Eldis, um sistema C2 (Comando e Controle) Retia e uma família de mísseis de defesa aérea produzidos pela Roketsan da Turquia.

A Excalibur afirma que os sistemas de mísseis têm capacidade de lançamento vertical e podem ser usados ​​contra caças, bombardeiros nas grandes altitudes, UAVs (drones), mísseis antirradiação e mísseis de cruzeiro.

Contra ameaças semelhantes, a Roketsan atualmente oferece em seu portifólio apenas o míssil de defesa aérea HİSAR, com um alcance de 15 km, claramente insuficiente, o que indica o desenvolvimento de novos mísseis para o MLADS (MRAD).

Configuração Multialvos

O elemento de radar do sistema compreende unidades multifuncionais de médio alcance e multifuncionais de longo alcance com capacidade de interceptação instrumental de 200 km e 470 km, respectivamente.

Ambos os radares fornecem rastreamento preciso em paralelo com a orientação dos mísseis lançados, segundo dados fornecidos pela empresa Retia.

Esses radares podem operar em modo rotativo que cobre 360° para vigilância ou modo setorial (fixo) para orientação de mísseis a 90°.

A capacidade de defesa aérea com maior alcance está atualmente em desenvolvimento e “parcialmente em produção” para a Indonésia, onde a Excalibur atua como contratante principal e empresa integradora.

No coração do MLADS está um novo sistema de mísseis de médio alcance que chegam a 25 km e um sistema de mísseis de longo alcance que pode atacar alvos a uma distância de 70 km com sua ogiva de fragmentação altamente explosiva.

Acredita-se que a ROKETSAN tenha adicionado ao HISAR mais alcance, aumentando sua seção transversal para conter mais propelente sólido e acoplado ao sistema um booster de lançamento/aceleração descartável, ejetado após o fim da queima.

Esse míssil utilizaria um sistema de guiamento que usa tecnologia one way datalink (da bateria para o míssil), mais um sistema inercial apoiado por aquisição final do alvo por sensores IIR de matriz ativa e alta sensibilidade.

A carga explosiva (cabeça de guerra) pode ser detonada por impacto direto ou sensor de proximidade, quando a ogiva, de fragmentação anular, explode lançando dezenas de projéteis na direção do alvo.



O footprint terrestre do MLADS inclui o emprego de chassis Force do fabricante Tatra Trucks em diversas aplicações como lançadores de mísseis, plataforma automotiva dos radares, equipamentos de recarga, sistemas de comando e controle e oficinas de serviços móveis (exatamente como o ASTROS II MK.6 da Avibras).

Sistema de Mísseis Balísticos de Médio Alcance KHAN

Na feira IDEF 2023, a Excalibur International também apresentou, na forma de modelos detalhados de componentes, um sistema tático integrado de mísseis balísticos de médio alcance, no qual a empresa está cooperando como arquiteta de sistema e integradora com a indústria de defesa turca e diversas empresas da República Tcheca.



Com este projeto, a Excalibur International, juntamente com os seus parceiros, obteve sucesso na Indonésia, por exemplo, onde a empresa ganhou um contrato para o sistema de mísseis balísticos Khan por mais de 500 milhões de euros.

Este sofisticado sistema de mísseis balísticos de médio alcance pode atingir alvos a centenas de quilômetros e atacar eficazmente alvos estrategicamente e taticamente importantes, tais como postos de comando, sistemas de defesa aérea, sistemas de mísseis e artilharia, ou elementos de infra-estruturas militares críticas, mesmo muito atrás das linhas inimigas.



Graças às mais recentes tecnologias de orientação e guiamento, o Khan não necessita de qualquer suporte adicional de sistemas de radar ou sensores meteorológicos e equipamentos similares para o seu funcionamento (uma boa comparação de performance é o obsoleto sistema IRBM Scud, de origem soviética, que demandava tempo e recursos consideráveis para ser disparado e não conseguia ser preciso como os sistemas atuais).

O míssil Khan possui 610 mm de diâmetro e 2.500 kg de peso com um alcance entre 80 e 280 km (ou mais).



O sistema de orientação do míssil combina a precisão do GPS (Sistema de Posicionamento Global) e GLONASS (Sistema Global de Navegação por Satélite) com um INS (Sistema de Navegação Inercial).

O motor foguete de propelente sólido composto garante estabilidade e consistência no desempenho, enquanto a ogiva altamente explosiva pesando 470 kg possui um poder explosivo suficiente para destruir alvos inimigos com um único ataque.

A cabeça de guerra pode usar detonação pontual ou de proximidade, aumentando a versatilidade e permitindo diferentes estratégias de ataque e engajamento de alvos.

A precisão do míssil KHAN é considerada muito boa, com uma probabilidade de erro circular (CEP) estimada em 10 metros.

Todos os componentes do Khan, como lançadores, postos de comando, sistemas de recarga ou suporte de serviço, são integrados em chassis Tatra Force produzidos pela empresa Tatra Trucks.




terça-feira, 26 de março de 2024

LAAD Security & Defence 2024 começa na próxima terça-feira.

  • A maior feira de segurança e defesa da América Latina começa na próxima terça-feira, dia 02 de abril, no Transamerica Expo Center, em São Paulo (SP).

A LAAD Security & Defence 2024 é o principal ponto de encontro para “networking” e atualização de profissionais que atuam nas áreas de segurança e defesa na América Latina. 



Esta exposição reúne empresas nacionais e internacionais que fornecem tecnologias, equipamentos e serviços para as forças armadas, órgãos de segurança  e gestores de segurança de grandes corporações e empresas concessionárias de serviços e infraestruturas críticas no Brasil e na América Latina.

O evento conta com o apoio institucional dos Ministérios da Defesa e da Justiça e Segurança Pública, da Forças Armadas e de agências de segurança pública federais, estaduais e municipais.

Veja a agenda de Seminários da LAAD Security & Defence 2024:

IX SEMINÁRIO DE SEGURANÇA LAAD













ESPAÇO BRASIL NA FIDAE 2024



 ESPAÇO BRASIL FIDAE 2024:

1- IDV


2- AVIONICS


3-AXON CABLE


4- GESPI


5- ALGEMAS BRASIL


6- CBC


7- TAURUS


8- AEROCONCEPTS


9- IMBEL


10- IACIT


11- CONDOR


12- OMNISYS


13- AEL/ARES


14- MAC JEE


15- DU PONT


16- EMBRAER



Simulador Starmax é utilizado no Guaicurus para treinamento de militares do Exército Brasileiro em Roraima

A Ares, em colaboração com o Exército Brasileiro, conduziu uma instrução especializada para capacitar militares no uso do Sistema de Armas Remotamente Controlado REMAX, utilizando o simulador de tiro STARMAX, como ferramenta de instrução, em apoio à transformação do 18º Regimento de Cavalaria Mecanizado, em Boa Vista (RR), de esquadrão para regimento.

No mês passado, 50 viaturas foram enviadas ao local e farão parte do novo 18º RC Mec que, até 2025, contará com três esquadrões e um efetivo de cerca de 600 militares.



Durante cinco dias, 32 militares participaram deste treinamento, focado na operação do Sistema de Armas Remax integrado ao novo veículo Leve Sobre Rodas Multitarefas – Guaicurus 4x4

O treinamento permitiu tanto a certificação de novos atiradores quanto a atualização daqueles que já possuíam experiência com o sistema Remax integrado ao Guarani 6x6.



O objetivo foi garantir que todos os operadores estejam aptos a usar o equipamento de maneira eficaz.

José Renato Pimenta, Instrutor e Técnico de Suporte Logístico da Ares, destacou a relevância do treinamento, que incluiu em Boa Vista instrução teórica, prática e de motricidade, utilizando o simulador desenvolvido pela ARES. "O STARMAX, como ferramenta de instrução, oferece não apenas eficácia no adestramento das tropas, mas também garante a segurança dos militares, ao minimizar os riscos inerentes à instrução militar, proporcionando um ambiente de aprendizado controlado e simulado, além de gerar economia de recursos necessários para a instrução." afirmou.



Além da capacitação dos militares, a Ares também oferece suporte, em todo o território nacional, às Organizações Militares (OMs) que possuem o sistema Remax, onde quer que estejam localizadas. "O suporte logístico é essencial para garantir a disponibilidade dos equipamentos e o sucesso das operações militares. Na Ares, estamos comprometidos em fornecer suporte eficiente e confiável para as Organizações Militares (OMs), assegurando que tenham acesso contínuo aos recursos necessários.", destaca Pimenta.



Inovação e eficiência

Disponibilizado em uma maleta portátil, o STARMAX hoje está disponível em duas versões - pode ser utilizado em uma viatura ou instalado em um local sem a necessidade de viatura. 

Sua integração com o sistema utilizado para o treinamento é realizada através de um módulo conectado diretamente ao Sistema de Emprego (SE) do REMAX.

Uma vez conectado, o Módulo do Instrutor comandará a inicialização do sistema REMAX, habilitando, desta forma, o ambiente virtual no qual o aluno estará imerso. 

Esse módulo é o responsável por criar cenários e avaliar, em tempo real, o desempenho do aluno.

A solução modular permite que os treinamentos sejam realizados em ambiente imersivo - dentro da viatura ou em salas de aula - e que novos elementos sejam adicionados à sua configuração.

O STARMAX oferece treinamento de motricidade; treinamento de operações e disparo e treinamento de colimação. 



Características e vantagens do STARMAX

- Maior eficácia no adestramento das tropas;

-Capacidade de treinar o atirador ou toda a guarnição da viatura;

- Economia de recursos necessários para a instrução (munição/combustível/ desgaste de material);

- Otimização do tempo investido na instrução;

- Software modular e multiplataforma;

- Sistema facilmente transportado;

- Diminuição de riscos (acidentes/incidentes) inerentes à instrução militar.

Agrale Escolhe as Automáticas Allison para Equipar Novo Chassi Blindado para Veículos de Transporte de Valores


A transmissão totalmente automática Allison da Série 2000™ foi integrada ao novo chassi Agrale MA10 Automático, que foi projetado especificamente para veículos blindados

A Allison Transmission tem o prazer de anunciar que fornecerá transmissões Allison da Série 2000™ para os novos chassis da Agrale Argentina S.A., que foram especialmente projetados para veículos blindados voltados para o transporte de valores.



O chassi Agrale MA10 Automático tem Peso Bruto Total (PBT) de 10 toneladas, distância entre-eixos de 3.600 mm e permite a instalação de blindagem nível IV. 

O desenvolvimento deste novo chassi exigiu meses de trabalho local e a experiência da equipe de engenharia da montadora no mercado brasileiro para projetar um produto que atendesse não apenas às necessidades dos clientes argentinos e sul-americanos, mas também aos padrões de exportação.

“Até o momento, a maioria dos veículos blindados para essa aplicação eram montados sobre chassi de caminhão e não possuíam estrutura totalmente adequada para receber a carroceria. Algumas, apesar de serem destinadas a esse nicho, não atendiam a todas as especificações para garantir a máxima segurança no transporte de valores. A Agrale detectou essa necessidade no segmento de veículos blindados e desenvolveu um chassi especificamente para esta aplicação”, explica Ignacio Armendariz, Gerente Comercial e Pós-Venda da Agrale Argentina.



As transmissões Allison da Série 2000 são projetadas para caminhões comerciais e ônibus de médio porte com Peso Bruto Total (PBT) de até 15 toneladas. 

Com seis marchas à frente e uma à ré, seu conversor de torque entrega a potência do motor às rodas sem interrupção, o que possibilita maior aceleração e velocidade média no trânsito urbano. 

Também reduz as distrações durante a operação, eliminando a ação manual das trocas de marchas realizadas pelo motorista. 

A economia na sua manutenção é significativa, pois requer apenas trocas regulares de fluidos e filtros.

“A maioria dos chassis existentes no mercado (caminhões e ônibus) possui plataforma de condução avançada e, para adaptá-los ao transporte de valores, é necessário movê-la para trás para melhorar a distribuição de peso e evitar sobrecarga no eixo dianteiro”, disse Wiliam Menegotto, Gerente de Desenvolvimento de Engenharia e Operações, Agrale Argentina. “No caso da Agrale, o chassi já foi projetado com essa nova configuração, pois um dos diferenciais dos modelos blindados é o excesso de peso que carregam. Portanto, o novo design reduz o tempo e os custos envolvidos na montagem da blindagem, além de permitir que o veículo atenda aos padrões exigidos no segmento.”

“A equipe Allison da América do Sul está muito orgulhosa deste novo lançamento, pois é o primeiro veículo produzido na Argentina para o segmento de caminhões com Peso Bruto Total (PBT) de 10 toneladas a contar com transmissão Allison totalmente automática, atendendo assim à necessidade do mercado por este tipo de automação", disse Leonardo Molina, Diretor Associado de Vendas Cone Sul, da Allison Transmission.



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