sábado, 23 de março de 2024

Comando Militar do Leste realiza apoio a Defesa Civil em Petrópolis, no Rio de Janeiro

A Seção de Comunicação Social do Comando Militar do Leste (CML) informa que, desde a manhã de 22 de março, devido ao alerta de fortes chuvas na Região Serrana do Rio de Janeiro, colocou suas tropas em regime de prontidão para possível apoio à Defesa Civil, especialmente em Petrópolis. 




No início da noite do mesmo dia, a Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias de Petrópolis solicitou o apoio do CML na busca de vítimas por queda de barreira no bairro Alto Independência.


A 1ª Divisão de Exército (1ª DE) acionou a 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha (4ª Bda Inf L Mth), localizada em Juiz de Fora – MG, que ativou o Centro de Operações SAPUCAIA, a fim de planejar as ações. 

Ainda, o 32º Batalhão de Infantaria Leve de Montanha (32º BIL Mth), de Petrópolis, foi mobilizado, fazendo o deslocamento de 36 militares e três viaturas para o local. 

Além disso, foram disponibilizados 50 colchões para ajuda aos desabrigados.






Hoje, 23 de março, a 4ª Bda Inf L Mth enviou 454 militares e 69 viaturas, a fim de ampliar as capacidades disponíveis nas regiões afetadas. 

Tal reforço contou com meios logísticos do 10º Batalhão de Infantaria Leve de Montanha (10º BIL Mth), Companhia de Comando da 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha (Cia C 4ª Bda Inf L Mth), 4ª Companhia de Comunicações Leve de Montanha (4ª Cia Com L Mth), 17º Batalhão Logístico Leve de Montanha (17º B Log L Mth) e do 35º Pelotão de Polícia do Exército (35º Pel PE). 

O CML reitera seu compromisso de estar em constante prontidão para oferecer auxílio e assistência à população atingida por calamidades. 








Com ações coordenadas e uma rápida resposta às situações emergenciais, destaca sua capacidade de mobilização e apoio efetivo às comunidades, garantindo suporte, segurança e conforto nos momentos mais críticos.

Visita de Comitiva do Exército Brasileiro às indústrias Base Industrial de Defesa indiana - 4º Dia de intensas atividades

A comitiva do Exército Brasileiro liderada pelo General de Brigada Marcelo Rocha Lima, chefe do EPEx, na continuidade de sua extensa agenda na Índia, visitou pela manhã a sede da empresa LARSEN & TOUBRO, fabricante de sistemas de artilharia de campanha, canhões antiaéreos, equipamentos de comunicações, blindados, veículos lançadores de pontes, sistemas anti-drone e alvos aéreos para treinamento do tiro de artilharia antiaérea.

Tata Kestrel 8x8 é exibido a comitiva do EB

Na foto, a comitiva brasileira é apresentada ao modelo Kestrel, da empresa indiana Tata Advanced Systems. 

Anteriormente denominado WhAP (Wheeled Armored Platform), esse 8x8 com capacidade anfíbia faz parte de uma família de veículos blindados desenvolvida pela empresa em parceria com o Defence Research and Development Organisation (DRDO), a mundialmente conhecida agência de pesquisa e desenvolvimento do Ministério da Defesa indiano






Na parte da tarde foi realizada a visita à empresa TATA, especializada na produção de blindados, equipamentos de comando e controle e sistemas de artilharia de campanha, dentre outros.

Durante as visitas, foi verificada a capacidade da base industrial das empresas indianas, bem como as possibilidades de cooperação com a indústria nacional.

General de Brigada Marcelo Rocha Lima, chefe do EPEx, recebe uma homenagem pela visita a TATA



12ª Brigada de Infantaria Leve Aeromóvel terá uma Companhia de Precursores Pára-quedista

 










Exército Brasileiro divulga diretriz de transformação do 27º GAC em Grupo Autopropulsado

 O 27º Grupo de Artilharia de Campanha, baseado na cidade de Ijuí, no Rio Grande do Sul, é uma tradicional unidade de artilharia de campanha auto-rebocada equipada com os veteraníssimos canhões de campanha M-114 de 155mm, mas essa realidade vai mudar em breve. 

O Grupo "Monte Caseros" vai ser reequipado com obuseiros autopropulsados de 155mm M-109A3, atualmente em processo de revitalização e atualização, substituindo em definitivo os veteraníssimos M-114 AR de 155mm auto-rebocados, que já possuem um histórico de 70 anos de emprego contínuo no Exército Brasileiro.

A seguir, publicamos a reprodução do documento que dá início a esse processo, assinado pelo Chefe do Estado Maior do Exército, general Fernando José Santanna Soares e Silva.






























Vídeos canal Caiafamaster

GRAESP recebe o Helibras Safety Roadshow

A brasileira Helibras, subsidiária da Airbus Helicopters, realizou mais um Helibras Safety Roadshow, evento dedicado à promoção da segurança operacional dos operadores de helicópteros fabricados pela empresa.

O evento foi realizado nas instalações do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), em Belém do Pará.























O Graesp opera uma frota com seis helicópteros H125 e um EC145, além de aeronaves de asa fixa, o que coloca a aviação do estado do Pará entre as melhores infraestruturas do país.


O Helibras Safety Roadshow tem como objetivo principal fortalecer os canais de apoio aos operadores da frota, visando a mitigação dos riscos inerentes ao ambiente operacional. 

O evento, organizado em conjunto com clientes e autoridades, reforça o compromisso da Helibras com a segurança de voo e o aprimoramento contínuo do nível de consciência situacional dos operadores. 

Os especialistas em segurança da Helibras apresentaram temas para fomentar uma cultura de segurança robusta entre operadores, pilotos e técnicos.

#SafetyRoadshow #Safety #Helibras

quarta-feira, 20 de março de 2024

Exército Brasileiro visita em Pune a Bharat Forge, empresa do Grupo Kalyani

  •  A empresa indiana é especializada na produção de diversos sistemas e materiais para uso militar, como obuseiros, veículos blindados, drones e munições.

No dia 20 de março, na cidade de Pune, Índia, a delegação de militares brasileiros liderados pelo General de Brigada Marcelo Rocha Lima, chefe do Escritório de Projetos Estratégicos do Exército visitou as instalações da empresa Bharat Forge, uma multinacional pertencente ao Grupo Kalyani.


A empresa indiana é especializada na produção de diversos sistemas e materiais para uso militar, como obuseiros, veículos blindados, drones e munições. 

Muitos destes equipamentos apresentados aos militares brasileiros foram empregados na demonstração conjunta das forças armadas indianas, realizada no polígono de tiro de Bharat Shakinin  esta semana.



O MaRG 155mm / 39 cal - BR
, na configuração 4x4, que pesa 18 toneladas, é um obuseiro de 155mm "leve". Firma: ANI/DoD


Dentre os sistemas de armas e equipamentos, destaque para o veículo Garuda 105_V2, um sistema móvel de artilharia com arma de 105 mm/37 calibres com capacidade de disparo de 360° pesando menos de 5,5 toneladas. 

Montado em chassis sobre rodas 4x4 AT, esse arranjo permite ótima manobrabilidade em todos os terrenos, incluindo as apertadas trilhas fronteiriças nas grandes altitudes (LAC border), como ocorre na fronteira entre a Índia e a China.


Em recente demonstração de sua versatilidade e baixo peso, um sistema Garuda 105_V2 foi aerotransportado e lançado por paraquedas a partir de um C-17 Globemaster III da Força Aérea Indiana, chegando ao solo em segurança e rapidamente sendo colocado em condições de combate.










Outro sistema que os brasileiros puderam visualizar durante a visita foi o sistema de míssil superfície-ar Akash, tanto na versão original, mais antiga, quanto na nova versão Akash NG, mais capaz, mais leve e com uma demanda logística consideravelmente menor e menos custosa que a empregada anteriormente.

O sistema tem sido reiteradamente oferecido pelos indianos ao Brasil como uma solução para o Projeto Estratégico do Exército Defesa Antiaérea, cujos responsáveis estão atualmente avaliando as opções existentes no mercado de mísseis, e o Akash NG tem sido bastante comentado nos bastidores da Defesa brasileira.

Os militares brasileiros sendo apresentados as capacidades do sistema Akash, aqui, um mock-up da versão de 1ª geração. Firma: ANI/DoD