quarta-feira, 17 de janeiro de 2024

EDGE e Baykar colaboram na integração de cargas úteis nos UAVs da Baykar: DESERT STING 16

 O plano prevê inicialmente a integração das armas inteligentes da EDGE no TB2 do Baykar antes do final do ano.

EDGE, um dos principais grupos de tecnologia avançada e defesa do mundo, e Baykar, líder internacional em veículos aéreos não tripulados (UAV) e tecnologia de inteligência artificial, estão atualmente colaborando para integrar armas inteligentes EDGE nos UAVs Bayraktar. O programa de integração faz parte de um Acordo de Aliança Estratégica entre os dois grupos para colaborar em soluções tecnológicas avançadas no setor de defesa.

No âmbito do programa, a EDGE integrará sua munição guiada com precisão DESERT STING 16 no UAV Baykar TB2. A integração está programada para ser concluída antes do final do ano, com outras integrações de carga útil em outras plataformas Baykar a seguir.

HE Faisal Al Bannai, Presidente do Conselho da EDGE, disse: “Na EDGE, estamos orgulhosos da parceria com a Baykar, uma empresa líder em sistemas aéreos não tripulados avançados. A oportunidade de aumentar as capacidades de ambas as empresas é um marco importante na nossa parceria.”

Selçuk Bayraktar, presidente e CTO da Baykar, disse: “A integração do DESERT STING 16 e outras armas e sistemas EDGE serão opções valiosas em nossas ofertas de carga útil de UAV. Nosso acordo de aliança estratégica com a EDGE, líder internacional em tecnologia avançada, proporcionará mais opções à nossa base de clientes.”



O Bayraktar TB2 é um UAV tático de média altitude e longa resistência, capaz de conduzir missões ISR e de ataque armado com taxiamento, decolagem, pouso e cruzeiro totalmente autônomos.

A EDGE e o Baykar continuarão a fortalecer a sua parceria no âmbito do Acordo de Aliança Estratégica, procurando oportunidades para maior colaboração e programas mutuamente benéficos.



terça-feira, 16 de janeiro de 2024

O Grupo EDGE recebe delegação do Governo do Estado de São Paulo

A EDGE, um dos principais grupos de tecnologia avançada e defesa do mundo, recebeu uma delegação de alto nível de funcionários do Governo do Estado de São Paulo em sua sede e em suas instalações de fabricação e testes em Abu Dhabi. 

Durante a visita de três dias, a delegação se reuniu com a gerência do Grupo EDGE e outras partes interessadas importantes de Abu Dhabi com o objetivo de explorar possíveis investimentos e parcerias na região do Estado de São Paulo.

 

Mansour Al Mulla, Diretor Geral e CEO do Grupo EDGE, recebeu a delegação, que foi liderada por Felicio Ramuth, Vice-Governador de São Paulo, juntamente com Lucas Ferraz, Secretário de Assuntos Internacionais do Governo do Estado de São Paulo, Anderson Farias, Prefeito de São José dos Campos, e Alexandre Nepomuceno, Assessor Internacional da Secretaria de Segurança Pública.


 

A reunião dá continuidade às visitas anteriores da EDGE a São Paulo em 2023, que resultaram na assinatura de vários acordos de parceria estratégica nos ecossistemas locais de defesa e fabricação de tecnologia.



Mansour AlMulla, Diretor Administrativo e CEO da EDGE, disse: "Esse último compromisso com nossos parceiros brasileiros foi uma grande oportunidade para continuarmos explorando oportunidades e sinergias conjuntas e para apresentarmos nossas soluções avançadas de tecnologia e defesa e nossas cadeias avançadas de produção e distribuição, desde os testes iniciais e a fabricação até a entrega. Nossas discussões também marcaram um passo importante em direção ao nosso objetivo maior de promover o crescimento no Brasil por meio de parcerias mutuamente benéficas. Agradecemos ao Governo do Estado de São Paulo por seu inestimável apoio em nossos esforços para expandir ainda mais a presença da EDGE na região por meio do intercâmbio de conhecimento, cooperação em P&D e co-desenvolvimento de sistemas avançados de defesa."

 

Felicio Ramuth, Vice-Governador de São Paulo, disse: "Nossa visita à sede e às instalações industriais do Grupo EDGE em Abu Dhabi é um desenvolvimento importante no crescente relacionamento entre os EAU e São Paulo - deixando uma impressão altamente positiva em nossa delegação. Embora essas últimas discussões tenham se concentrado em investimentos em nosso portfólio de infraestrutura multibilionário, também exploramos projetos em andamento e o desenvolvimento de capacidades soberanas por meio de parcerias valiosas, tanto no setor militar quanto no comercial, que prometem trazer benefícios significativos para todos os parceiros envolvidos. Continuamos comprometidos em apoiar a expansão da EDGE no Brasil e, ao mesmo tempo, contribuir para a economia local de São Paulo."



Um dos principais pilares da estratégia de crescimento da EDGE é a promoção de parcerias mutuamente benéficas em todo o mundo para apoiar o desenvolvimento da capacidade de defesa, incluindo São Paulo e outros parceiros importantes no Brasil. 

Os relacionamentos estratégicos que a EDGE continua a construir em escala global, sejam eles órgãos governamentais ou militares, participantes estabelecidos do setor ou startups promissoras, permitem que ela estabeleça bases sólidas para o crescimento e a prosperidade no mercado internacional.

SIATT recebe 3 Bilhões de Reais em Investimentos do EDGE Group, estatal dos Emirados Árabes Unidos!


O prefeito de São José dos Campos e o
vice-governador do Estado de São Paulo em Abu-Dabhi,
na se de do EDGE Group, anunciam esse histórico investimento na SIATT.

segunda-feira, 15 de janeiro de 2024

Tchecos ativos nos bastidores: O Obuseiro 6x6 BIA 155mm/52 calibres da KONŠTRUKTY - Defesa melhora a sua proposta para o Brasil

 A segunda feira foi movimentada na agenda do Secretário de Produtos de Defesa do Ministério da Defesa do Brasil, Rui Chagas Mesquita, que recebeu a visita (solicitada), do senhor Filip Vavrinek, Chefe do setor econômico-comercial do Consulado Geral da República Tcheca em São Paulo (Governo da República Tcheca).

Na pauta da reunião, a oferta dos tchecos para atender a licitação de escolha de um obuseiro sobre rodas de 155mm para o Exército Brasileiro.





 

Na proposta tcheca, a fabricante KONŠTRUKTY - Defesa oferece ao Brasil o obuseiro de 155 mm SpGH 6x6 BIA, uma evolução/modificação do consagrado DANA, de calibre 152mm (de origem dos tempos da União Soviética),

Com o realinhamento da República Tcheca, que tornou-se aliada NATO, começou o processo de trocar as munições de artilharia de 152mm (padrão russo) para o padrão 155mm/52 calibres (NATO). 

Um programa de modernização de obuseiros DANA/ZUZANA foi implementado a partir de 2019, visando reconverter essas peças para 155mm/52 calibres, e o obuseiro sobre rodas 6x6 BIA 155mm/52 calibres é o resultado prático dessas modificações.

Filip Vavrinek, Chefe do setor econômico-comercial do Consulado Geral da República Tcheca em São Paulo


Sistema de artilharia 155 mm/52 calibres BIA 6×6. 


Apresentado em estreia mundial durante a exposição internacional de tecnologia de defesa DSEI 2023 em Londres, em setembro último, e logo depois na Eslováquia, durante a exposição IDEB 2023, que aconteceu de 3 a 5 de outubro em Bratislava, o sistema BIA 6×6 despertou grande interesse, não só de especialistas profissionais, mas também do público em geral.


Com um visual compacto baseado no conceito ZUZANA 2, o BIA 6×6 possui um sistema de armas integrado que utiliza um tubo de 155 mm com comprimento de 52 calibres, permitindo disparar nas faixas de direção +45° e -3,5°/+75°. 



No fogo indireto, atinge um alcance máximo de 41+ km usando munição de alto explosivo de descarga inferior ERFB-BB e 50 km com munição VLAP com propulsão de foguete adicional. 


O alcance mínimo para fogo indireto é de 5 quilômetros.


Por padrão, como acontece com todos os sistemas KONŠTRUKTY - Defesa, está integrado um sistema de carregamento automático completo, com o qual a cadência de tiro no modo automático é de 5 tiros no primeiro minuto e 13 tiros em três minutos. Em modo manual (secundário) a cadência é de 2 tiros por minuto.


A arma carrega 20 granadas + 20 cartuchos de pólvora em esteiras, prontas para disparo imediato, enquanto o sistema completo é operado por uma tripulação de no mínimo dois e no máximo cinco integrantes, conforme solicitação do usuário.


A arma está equipada com um sistema de controle de fogo composto por um computador de controle central, que está conectado a todos os dispositivos e sensores que fornecem informações de entrada necessárias para o desempenho de uma tarefa específica de fogo. 


São eles: um sistema de navegação inercial com receptor GPS integrado, medição de velocidade inicial, uma câmera para implementação de fogo direto (tiro tenso) e outros dispositivos e sistemas periféricos como granadas fumígenas ROSY, um sistema de proteção contra incêndio para a cabine e compartimento do motor, um sistema para proteção NBQR e proteção anti-drones opcional.



A arma em modo automático é operada pela tripulação de dentro da cabine, que em sua versão básica atende à proteção balística conforme STANAG 4569 Nível 1


Em determinadas condições específicas ou implantação tática, o operador pode utilizar a estação de trabalho reserva do comandante para mira manual e disparo manual, também com opção de disparo em modo totalmente automático ou semiautomático.


Todo o sistema opera na faixa de temperatura de trabalho de -32 °C a +49 °C e atende resistência eletromagnética conforme MIL-STD-461G e RE102+RS103.


A superestrutura do armamento na configuração apresentada está integrada num chassis Tatra 6×6 com motor Tatra T3C-928.90, V8, 300 kW, Euro 3 e caixa automática Allison 4500SP de 6 velocidades, que garantem excelentes características de condução e mobilidade em condições difíceis de terreno. O chassis TATRA apresenta a opção de utilização da regulação automática de enchimento dos pneus CTIS.



O raio máximo de operação do sistema com tanque de combustível de 320 litros é de 600 km em tração combinada, sendo possível utilizar combustíveis alternativos de acordo com os padrões da OTAN.


O obuseiro sobre rodas 6x6 BIA 6×6 apresenta dimensões totais de 2,55 m (largura) x 11,3 m (comprimento) x 3,3 m (altura), e atinge um peso de combate de 27 toneladas (isso significa que na configuração vazio ele pode ser aerotransportado pelo KC-390 Millennium, pelo menos com relação ao seu peso. Seriam necessários testes de compatibilidade com o compartimento de carga da aeronave fabricada pela Embraer)


O Sistema de artilharia BIA 6×6 é uma resposta clara às tendências mundiais deste segmento de mercado, combinando a utilização de subsistemas e componentes comprovados em combate e a incorporação de funcionalidades melhoradas, que foram sugeridas pelos usuários de sistemas de artilharia de 155 mm com conhecimento pleno de seu uso nas condições reais do campo de batalha. 


BIA 6×6 é a prova da inovação e liderança tecnológica da KONŠTRUKTA – Defesa na área dos sistemas de artilharia.