quinta-feira, 27 de junho de 2024

Portugal tem 180,5 milhões de euros para adquirir o A-29N Super Tucano da Embraer

  •  Em audiência parlamentar, o Ministro da Defesa de Portugal afirmou que a compra do A-29N Super Tucano será legalmente aprovada muito em breve. A atual Lei de Programação Militar prevê um orçamento de 180,5 milhões de euros para uma aeronave CAS.

A sólida presença da Embraer em Portugal teria sido decisiva para que o EMB-314 Super Tucano venha a ser escolhido como a nova aeronave de treinamento avançado, combate e ataque leve/missões CAS, além de atuar na formação de pilotos. 








O ministro da Defesa português,  Nuno Melo, durante audiência parlamentar, confirmou o andamento do negócio e forneceu alguns detalhes sobre valores a serem investidos na compra, um orçamento avaliado em 180,5 milhões de euros.


A aquisição destas aeronaves renova capacidades de Portugal na sua Defesa e permite um melhor cumprimento de missões para a manutenção da paz, particularmente na África, onde forças militares daquele País encontram-se a serviço da ONU atualmente. 





A necessidade dos Super Tucanos é antiga, já que o 103º Esquadrão “Caracóis”, dedicado ao treinamento de pilotos, estava incapacitado de cumprir essa missão em sua plenitude após a retirada de serviço dos antigos jatos Alpha Jet em 2018.


A Embraer possui instalações de produção e  manutenção em Portugal através da sua subsidiária OGMA, facilitando o apoio logístico e a atualização tecnológica das aeronaves A-29N Super Tucano a serem adquiridas. 


Além disso, Portugal tem uma relação de longa data com o Brasil na cooperação militar, ilustrada por programas de intercâmbio e formação.


Portugal também seria o cliente de lançamento do modelo (launch customer), e concentraria todos os serviços de suporte a frota desses aviões, tanto portugueses quanto de vendas para mercados próximos. 


A versão A-29N do Super Tucano é especialmente configurada para atender aos requisitos dos aliados NATO, tornando-a particularmente adequada às necessidades da Força Aérea Portuguesa (FAP). 




Empresas responsáveis pela construção de foguete brasileiro apresentam revisão do projeto nesta quinta e sexta-feira

  • Primeira etapa do trabalho de construção do veículo ML-BR será concluída com realização de PDR (Preliminary Design Review) nos dias 27 e 28 de junho

O grupo de empresas liderado pela Cenic para construção do Veículo Lançador de Pequeno Porte (VLPP) denominado MLBR – Microlançador Brasileiro está realizando, nesta quinta e sexta-feira (27 e 28 de junho), em São José dos Campos (SP), a Preliminary Design Review (PDR), que é a conclusão da primeira etapa de desenvolvimento do projeto financiado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB).



Durante o evento, as empresas submetem as especificações técnicas do foguete à avaliação umas das outras e também a convidados externos e parceiros, a fim de obter críticas para a melhoria do projeto. 


Após esta etapa, os profissionais responsáveis pelo ML-BR irão fazer as adequações necessárias e realizar o detalhamento de cada item para a Critical Design Review (CDR), prevista para junho de 2025. 


Todos os cálculos, desenhos e estudos constantes nestes documentos é que servirão de base para a efetiva construção do veículo.


Conheça as empresas que formam o grupo:


1. Cenic: Coordenação do projeto, engenharia de sistemas e desenvolvimento da estrutura primária completa do veículo;


2. Concert Technologies: Sistema de controle - sistema inercial de navegação / computador de missão / eletrônica de controle;


3. PlasmaHub: Banco de controle de lançamento / eng. aeroespacial / projetos / montagem de módulos / integração de redes elétricas;


4. Delsis: rede elétrica de telemetria / aquisição e processamento de dados do banco de controle;


5. ETSYS: rede elétrica de serviço-suprimento de energia / atuação dos pirotécnicos / rede elétrica de segurança.


Características do ML-BR


Capacidade total em órbita baixa: até 30 kg

Medidas: Diâmetro: 1 m / Altura: 12 m

Massa de decolagem: 9,9 t




segunda-feira, 24 de junho de 2024

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