Pular para o conteúdo principal

Portugal tem 180,5 milhões de euros para adquirir o A-29N Super Tucano da Embraer

  •  Em audiência parlamentar, o Ministro da Defesa de Portugal afirmou que a compra do A-29N Super Tucano será legalmente aprovada muito em breve. A atual Lei de Programação Militar prevê um orçamento de 180,5 milhões de euros para uma aeronave CAS.

A sólida presença da Embraer em Portugal teria sido decisiva para que o EMB-314 Super Tucano venha a ser escolhido como a nova aeronave de treinamento avançado, combate e ataque leve/missões CAS, além de atuar na formação de pilotos. 








O ministro da Defesa português,  Nuno Melo, durante audiência parlamentar, confirmou o andamento do negócio e forneceu alguns detalhes sobre valores a serem investidos na compra, um orçamento avaliado em 180,5 milhões de euros.


A aquisição destas aeronaves renova capacidades de Portugal na sua Defesa e permite um melhor cumprimento de missões para a manutenção da paz, particularmente na África, onde forças militares daquele País encontram-se a serviço da ONU atualmente. 





A necessidade dos Super Tucanos é antiga, já que o 103º Esquadrão “Caracóis”, dedicado ao treinamento de pilotos, estava incapacitado de cumprir essa missão em sua plenitude após a retirada de serviço dos antigos jatos Alpha Jet em 2018.


A Embraer possui instalações de produção e  manutenção em Portugal através da sua subsidiária OGMA, facilitando o apoio logístico e a atualização tecnológica das aeronaves A-29N Super Tucano a serem adquiridas. 


Além disso, Portugal tem uma relação de longa data com o Brasil na cooperação militar, ilustrada por programas de intercâmbio e formação.


Portugal também seria o cliente de lançamento do modelo (launch customer), e concentraria todos os serviços de suporte a frota desses aviões, tanto portugueses quanto de vendas para mercados próximos. 


A versão A-29N do Super Tucano é especialmente configurada para atender aos requisitos dos aliados NATO, tornando-a particularmente adequada às necessidades da Força Aérea Portuguesa (FAP). 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BLINDADOS SUECOS! Sveriges Militärfordonsmuseum, Arsenalen ou The Swedish Tank Museum - O Museu AÇO!

𝗢 𝗔𝗖𝗘𝗥𝗩𝗢 𝗗𝗢 𝗔𝗥𝗦𝗘𝗡𝗔𝗟 𝗗𝗘 𝗚𝗨𝗘𝗥𝗥𝗔 𝗗𝗢 𝗥𝗜𝗢 𝗗𝗘 𝗝𝗔𝗡𝗘𝗜𝗥𝗢

O Arsenal de Guerra do Rio (AGR) remonta aos idos de 1762, quando foi criado pelo então governador da capitania do Rio de Janeiro, Gomes Freire de Andrade - Conde de Bobadela - com a denominação de “Casa do Trem”, na Ponta do Calabouço, Centro do Rio de Janeiro, onde atualmente se encontra o Museu Histórico Nacional. Ao longo de sua história, o Arsenal se caracteriza pelo apoio ao poder de combate do Exército, destacando-se por sua atuação nas Revoltas do Brasil Regencial, na Guerra da Tríplice Aliança, na Guerra de Canudos, na Revolta da Armada, Guerra do Contestado, bem como na Segunda Guerra Mundial.  Atualmente, o AGR, desempenha atividades de fabricação, manutenção e pesquisa, constituindo-se em organização militar de fundamental importância para a manutenção da capacidade de produção bélica do Exército, além de atuar em apoio às ações de defesa civil. Quer conhecer um pouco mais do acervo dos Arsenais e Fábricas sob guarda do AHEx? Acesse: http://www.ahex.eb.mil.br “𝘈𝘏𝘌𝘹:...

ADEREX AERONAVAL 2021