sábado, 20 de abril de 2024

Embraer registra maior carteira de pedidos dos últimos 7 anos e aumento de 67% nas entregas no 1T24

 



·        Carteira de pedidos robusta de US$ 21,1 bilhões (+13% versus 4T23)

·        A American Airlines fez um pedido firme de 90 jatos E175

·        A carteira de pedidos da Aviação Comercial aumentou US$ 2,3 bilhões (+26% versus 4T23)

·        As entregas da Aviação Executiva tiveram o melhor desempenho do 1T em oito anos


São José dos Campos, 19 de abril de 2024 - A Embraer (NYSE: ERJ; B3: EMBR3) entregou 25 jatos no 1T24, um aumento de 67% em relação ao 1T23, quando foram registradas 15 aeronaves. A Aviação Executiva apresentou um crescimento robusto de entregas, saltando de 8 para 18 jatos durante o período. Esse número de entregas representou o melhor primeiro trimestre da unidade em oito anos, e mais do que dobrou em relação ao mesmo período do ano anterior. Na Aviação Comercial, por sua vez, as entregas ficaram estáveis em 7 aeronaves.


A Embraer entregou 12% do total de aeronaves previstas no ponto médio do guidance para 2024, tanto para a Aviação Executiva quanto para a Aviação Comercial (25 de 206). A companhia desenvolveu e está implementando um plano para mitigar a sazonalidade do seu negócio. O plano, chamado de Production Leveling (Nivelamento de Produção), tem o objetivo de consolidar um ritmo constante de produção ao longo do ano, no médio prazo.


A carteira de pedidos da empresa aumentou US$2,4 bilhões, chegando aos US$21,1 bilhões no 1T24. Isso representa um aumento de 13% na comparação com os US$18,7 bilhões do 4T23. O maior aumento ocorreu na Aviação Comercial (US$ 2,3 bilhões ou 26%), enquanto o menor foi em Defesa & Segurança (-US$ 0,1 bilhão ou -4%).


Aviação Executiva manteve o forte desempenho de vendas com alta demanda por todo o seu portfólio e grande aceitação tanto por parte de clientes de varejo como operadores de frotas. O número de entregas aumentou 83% em relação ao ano anterior no segmento de jatos leves e mais do que triplicou no segmento de jatos médios em comparação com o 1T23. Assim, a Aviação Executiva encerrou o período com uma carteira de pedidos de US$ 4,6 bilhões no 1T24, com um aumento de US$ 300 milhões em relação ao trimestre anterior.


Em Defesa & Segurança, o primeiro C-390 Millennium da Força Aérea Húngara completou com sucesso seu voo inaugural. A aeronave está passando agora por uma campanha de testes de integração de sistemas de missão, antes de sua entrada em serviço. Outro marco importante no trimestre foi o primeiro Embraer Defense Day nos Estados Unidos; um evento durante o qual o C-390 Millennium e o A-29 Super Tucano foram apresentados a autoridades governamentais, oficiais militares, clientes potenciais e parceiros, em nossas instalações em Melbourne, Flórida. A seleção do C-390 por países das regiões EMEA e Ásia-Pacífico ainda não foi incorporada à carteira de pedidos, o que representa uma fonte significativa de potencial crescimento para os próximos trimestres. A carteira de pedidos de Defesa & Segurança foi de US$ 2,4 bilhões (-4% na comparação trimestral) no 1T24.


A unidade de Serviços & Suporte continua a ser um dos principais drivers do crescimento da Embraer por meio de uma combinação de excelência operacional, experiência do cliente e soluções inovadoras. A carteira de pedidos da Embraer Serviços & Suporte encerrou o período em US$ 3,1 bilhões no 1T24, valor estável em relação ao trimestre anterior.


A Aviação Comercial registrou uma carteira de pedidos de US$ 11,1 bilhões, ou US$ 2,3 bilhões mais em relação ao 4T23.O destaque do trimestre foi o acordo com a American Airlines para 90 E175s, com direitos de compra para outros 43 jatos adicionais. O pedido da companhia aérea tem o objetivo de atender à demanda doméstica nos Estados Unidos. Além disso, a Embraer entregou um E195-E2 para a Azorra, que voará sob a bandeira da Royal Jordanian.

ATR-42 MPA Ex-Guardia de Finanza estariam sendo sendo oferecidos para o Brasil

Nos bastidores do mercado internacional de aeronaves especializadas usadas, oferecidas em possíveis negociações de governo a governo (Gov to Gov), surgiu nos últimos dias uma oferta que, segundo fontes desse jornalista, envolveria três aeronaves ATR-42 MPA recentemente colocadas a disposição para venda, após serem substituídas na Guardia de Finanza (Itália) pelos mais capazes ATR-72-600 MPA, que utilizam aviônica digital, motores mais modernos e hélices em cimitarra, de maior eficiência.

ATR-42 MPA da Guardia de Finanza - Foto: Roberto Caiafa (fevereiro de 2023)












Segundo o que apuramos, a oferta consistiria de até três aeronaves ATR-42 MPA, assim descritas na oferta:

"Brazil is in need of a replacement for their EMB-111 Bandeirante Patrulha. If there is an urgent requirement> Italy ofer 3x ATR42 Maritime Patrol Aircraft directly available. They are previously used in Europe".

Aprofundamos a nossa apuração, e descobrimos as seguintes informações sobre essas aeronaves:

Relatório Detalhado 

01 ATR 42-400
Primeiro voo: 04/04/1996
Horas de voo: 10.862 horas > 6.400 pousos

02 ATR 42-400
Primeiro Voo: 03/10/1997
Horas de voo: 9594 horas > 5655 pousos

03 ATR 42-500
Primeiro voo: 30/10/2003
Horas de voo: 8.054 horas > 3.781 pousos

Os ATR-42 400/500MP foram atualizados entre 2014 e 2015 com a instalação do FlirSystems Flir 380HD, o sistema de missão ATOS, da Leonardo, capacidades de comunicação via satélite, e novos consoles para operadores, similares aos usados nos mais capazes ATR-72-600. 

ATR-72-600 MPA - Essa aeronave aposentou os ATR-42 MPA
ATR-72-600 MPA - Essa aeronave aposentou os ATR-42 MPA.
Foto: Roberto Caiafa














As aeronaves em tela estão equipada com o sistema de missão Leonardo ATOS (Airborne Tactical Observation System) que consiste em uma série de sensores e radares instalados a bordo da aeronave, controlados pelos consoles e pelos operadores na cabine. 

O ATOS compreende uma sofisticada
suíte de missão que inclui radar de busca, sensores EO/IR, ESM e sistemas de comunicação com links de dados, perfeitamente integrados à aeronave. 

Os sensores ESM na cauda e no nariz da aeronave fazem parte de um sistema que localiza e registra os rastros emitidos pelos radares da biblioteca.



O sistema ATOS, da Leonardo, em plena ação durante voo realizado com este jornalista a bordo do ATR-72-600 MPA. Os consoles são da última versão do sistema, e no geral, essa aeronave é bastante superior as capacidades presentes nos ATR-42 MPA, desativados e colocados a venda.

 
Portanto eles conseguem reconhecer um radar já “arquivado” anteriormente e podem localizar esse radar entre dezenas de outros armazenados, auxiliando na busca por um alvo específico já conhecido. 

Este tipo de aeronave pode realizar diversas missões, prevendo a mudança de equipamentos em muito pouco tempo: Patrulha Marítima, Controle Ambiental, Busca e Salvamento, Transporte Médico, Transporte de Passageiros, Transporte de Mercadorias e até operações com lançamento de para-quedistas (por exemplo, em apoio a forças especiais ou missões de resgate em áreas remotas). 

É óbvio que o primeiro tipo de missão continua a ser a principal, podendo explorar as capacidades de detecção e vigilância radar do sistema ATOS, mesmo em áreas não marítimas, para ações policiais tradicionais e de combate ao crime organizado em apoio a investigações judiciais.




Conteúdo Exclusivo (Texto, Fotos e Informações) por Roberto Caiafa

sexta-feira, 19 de abril de 2024

No Points For Second Place - O Filme da Histeria FOXBAT que deu Origem ao F-14 Tomcat e o F-15 Eagle

Diálogo das Indústrias de Defesa entre Brasil e Áustria estreita laços de cooperação

 O Ministério da Defesa, por meio da Secretaria de Produtos de Defesa (Seprod), acompanhou, nos dias 15 a 18, a comitiva da Áustria, formada por integrantes do governo e representantes da indústria austríaca, incluindo empresas da área de defesa e segurança. 

O Secretário de Produtos de Defesa, Rui Chagas Mesquita, foi o anfitrião do encontro, em Brasília (DF). 





Como parte da visita da delegação, ocorreu também o Diálogo das Indústrias de Defesa Brasil-Áustria. 

Trata-se de um passo estratégico para estreitar os laços de cooperação entre ambos países.

A atividade possibilitou a troca de informações, tecnologias e oportunidades de negócios entre as respectivas Bases Industriais de Defesa (BID). De acordo com o Secretário Rui Mesquita, as tratativas ampliam o acesso ao mercado europeu bem como a oportunidade de crescimento econômico do país. "A visita da delegação austríaca, composta por líderes e especialistas da indústria de defesa, fortalece os laços de cooperação e explora oportunidades mútuas entre nossos parques industriais. Entre os principais pontos abordados, está a futura aquisição do KC-390 Millennium pela Áustria, um dos nossos produtos de defesa de maior valor agregado. Com isso, ampliamos o acesso ao importante mercado europeu, o que certamente trará benefícios significativos para o Brasil, como crescimento econômico, geração de empregos e aumento no fluxo de exportações", pontuou Rui Mesquita.  

Foram realizadas  reuniões no Ministério da Defesa e visita à linha de produção de aeronaves na unidade da Embraer, em Gavião Peixoto, e também à sede da corporação, em São José dos Campos, no interior de São Paulo.


 

A iniciativa, intermediada pelo MD e pela Advantage Austria, contou com a participação de 11 empresas austríacas, representantes do governo austríaco e empresas associadas ao Cluster Aeroespacial & Defesa Brasileiro

Durante o encontro, foram realizadas mais de 60 reuniões entre as empresas participantes, proporcionando o desenvolvimento de novos negócios, a troca de experiências e possíveis parcerias entre os participantes.

A comitiva visitou, ainda, a Diretoria-Geral do Material da Marinha (DGMM) e o Arsenal de Marinha, no Rio de Janeiro. 

O Adido de Defesa da Áustria, Major-General Norbert Huber, frisou a cooperação entre o Brasil e a Áustria como muito boa. “Esse encontro vai ajudar a melhorar, aprimorar e aprofundar as nossas relações”, afirmou.

Também participaram do encontro membros da Seprod, da Chefia de Assuntos Estratégicos (CAE) e do Ministério de Relações Exteriores.




  • Por Mariana Alvarenga
  • Fotos: Moisés Machado

O M-10 Booker - Pré Série LOW Rate of Production Nº1 e o First of Fleet entregue ao US Army











O M10 Booker é um veículo de combate blindado da General Dynamics Land Systems para o Exército dos Estados Unidos, desenvolvido a partir do veículo de combate blindado GDLS Griffin II como vencedor de seu programa Mobile Protected Firepower em junho de 2022.















O sargento Booker era um membro da 3ª Divisão de Infantaria e Pvt. Booker era um soldado de infantaria da 34ª Divisão de Infantaria. O que o novo M10 deverá fazer?

 Trazer novo poder de fogo e capacidades de ataque frontal para formações de infantaria leve. Os veículos blindados lutam ao lado e à frente das forças de infantaria leve.