Pular para o conteúdo principal

Diálogo das Indústrias de Defesa entre Brasil e Áustria estreita laços de cooperação

 O Ministério da Defesa, por meio da Secretaria de Produtos de Defesa (Seprod), acompanhou, nos dias 15 a 18, a comitiva da Áustria, formada por integrantes do governo e representantes da indústria austríaca, incluindo empresas da área de defesa e segurança. 

O Secretário de Produtos de Defesa, Rui Chagas Mesquita, foi o anfitrião do encontro, em Brasília (DF). 





Como parte da visita da delegação, ocorreu também o Diálogo das Indústrias de Defesa Brasil-Áustria. 

Trata-se de um passo estratégico para estreitar os laços de cooperação entre ambos países.

A atividade possibilitou a troca de informações, tecnologias e oportunidades de negócios entre as respectivas Bases Industriais de Defesa (BID). De acordo com o Secretário Rui Mesquita, as tratativas ampliam o acesso ao mercado europeu bem como a oportunidade de crescimento econômico do país. "A visita da delegação austríaca, composta por líderes e especialistas da indústria de defesa, fortalece os laços de cooperação e explora oportunidades mútuas entre nossos parques industriais. Entre os principais pontos abordados, está a futura aquisição do KC-390 Millennium pela Áustria, um dos nossos produtos de defesa de maior valor agregado. Com isso, ampliamos o acesso ao importante mercado europeu, o que certamente trará benefícios significativos para o Brasil, como crescimento econômico, geração de empregos e aumento no fluxo de exportações", pontuou Rui Mesquita.  

Foram realizadas  reuniões no Ministério da Defesa e visita à linha de produção de aeronaves na unidade da Embraer, em Gavião Peixoto, e também à sede da corporação, em São José dos Campos, no interior de São Paulo.


 

A iniciativa, intermediada pelo MD e pela Advantage Austria, contou com a participação de 11 empresas austríacas, representantes do governo austríaco e empresas associadas ao Cluster Aeroespacial & Defesa Brasileiro

Durante o encontro, foram realizadas mais de 60 reuniões entre as empresas participantes, proporcionando o desenvolvimento de novos negócios, a troca de experiências e possíveis parcerias entre os participantes.

A comitiva visitou, ainda, a Diretoria-Geral do Material da Marinha (DGMM) e o Arsenal de Marinha, no Rio de Janeiro. 

O Adido de Defesa da Áustria, Major-General Norbert Huber, frisou a cooperação entre o Brasil e a Áustria como muito boa. “Esse encontro vai ajudar a melhorar, aprimorar e aprofundar as nossas relações”, afirmou.

Também participaram do encontro membros da Seprod, da Chefia de Assuntos Estratégicos (CAE) e do Ministério de Relações Exteriores.




  • Por Mariana Alvarenga
  • Fotos: Moisés Machado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BLINDADOS SUECOS! Sveriges Militärfordonsmuseum, Arsenalen ou The Swedish Tank Museum - O Museu AÇO!

𝗢 𝗔𝗖𝗘𝗥𝗩𝗢 𝗗𝗢 𝗔𝗥𝗦𝗘𝗡𝗔𝗟 𝗗𝗘 𝗚𝗨𝗘𝗥𝗥𝗔 𝗗𝗢 𝗥𝗜𝗢 𝗗𝗘 𝗝𝗔𝗡𝗘𝗜𝗥𝗢

O Arsenal de Guerra do Rio (AGR) remonta aos idos de 1762, quando foi criado pelo então governador da capitania do Rio de Janeiro, Gomes Freire de Andrade - Conde de Bobadela - com a denominação de “Casa do Trem”, na Ponta do Calabouço, Centro do Rio de Janeiro, onde atualmente se encontra o Museu Histórico Nacional. Ao longo de sua história, o Arsenal se caracteriza pelo apoio ao poder de combate do Exército, destacando-se por sua atuação nas Revoltas do Brasil Regencial, na Guerra da Tríplice Aliança, na Guerra de Canudos, na Revolta da Armada, Guerra do Contestado, bem como na Segunda Guerra Mundial.  Atualmente, o AGR, desempenha atividades de fabricação, manutenção e pesquisa, constituindo-se em organização militar de fundamental importância para a manutenção da capacidade de produção bélica do Exército, além de atuar em apoio às ações de defesa civil. Quer conhecer um pouco mais do acervo dos Arsenais e Fábricas sob guarda do AHEx? Acesse: http://www.ahex.eb.mil.br “𝘈𝘏𝘌𝘹:...

ADEREX AERONAVAL 2021