sábado, 27 de janeiro de 2024
sexta-feira, 26 de janeiro de 2024
Gripens suecos, Mirage 2000 peruanos, F-16AM chilenos: CONFIRMADOS na Cruzex 2024, em novembro!
O Exercício Internacional Cruzex 2024, que deverá ser realizado a partir da Base Aérea de Natal (e região), entre os dias dois a onze de novembro de 2024, tem como anfitriã a Força Aérea Brasileira com seus caças SAAB F.39E Gripen/transportes EMBRAER KC-390/jatos AEW&C EMBRAER E-99.
O KC-390 TERÁ UM PAPEL IMPORTANTÍSSIMO DURANTE A CRUZEX 2024 - FOTO ROBERTO CAIAFA
AIRBUS C-105 Amazonas - Fotos Roberto Caiafa
EMBRAER Echo-99 Guardião - Foto Roberto Caiafa
Embraer A-29 Super Tucano - Fotos Roberto Caiafa
Northrop F-5EM Tiger II - Fotos Roberto Caiafa
F.39E Gripen - Fotos Roberto Caiafa
Também já estão confirmados, segundo o prestigioso website SCRAMBLE, os caças SAAB Gripen da Real Força Aérea Sueca, os caças Mirage 2000P da Fuerza Aerea de Peru, os jatos F-16AM da Fuerza Aerea de Chile e os turboélices AT-27 Tucano da Fuerza Aerea de Paraguai.
Dassault Mirage 2000P/DP - Fotos Roberto Caiafa
F-16A/B/M FACh - Fotos Roberto Caiafa
quinta-feira, 25 de janeiro de 2024
Grupo EDGE recebe o maior pedido de helicópteros não tripulados de todos os tempos em acordo com o Ministério da Defesa dos Emirados Árabes Unidos
São 200 helicópteros não tripulados fabricados pela
ANAVIA, entidade da EDGE, como parte de um programa para melhorar as
capacidades versáteis de decolagem e pouso vertical (VTOL)
A EDGE, um dos principais grupos de
tecnologia avançada e defesa do mundo, assinou um contrato histórico para
fornecer 200 helicópteros não tripulados HT-100 e HT-750 para o Ministério da
Defesa dos Emirados Árabes Unidos, como parte de um acordo histórico que é o
maior pedido já feito para sistemas de helicópteros não tripulados, para
aprimorar suas capacidades VTOL. Os sistemas VTOL não tripulados serão
fabricados pela ANAVIA, entidade EDGE sediada na Suíça, especializada no
desenvolvimento e na fabricação de recursos aéreos autônomos.
O HT-100
compacto e o HT-750 maior são helicópteros de desempenho não tripulados
multifuncionais para missões ISR (Inteligência, Vigilância e Reconhecimento) e
de logística, projetados para transportar cargas pesadas e, ao mesmo tempo,
manter uma estabilidade de voo excepcional, definindo o padrão para o voo
autônomo.
Khaled Al Zaabi, Presidente de Plataformas e
Sistemas do Edge Group, disse: "Esse acordo histórico representa um marco
importante para os sistemas HT-100 e HT-750 e para a EDGE. Esse pedido
histórico representa o primeiro pedido do Ministério da Defesa dos Emirados
Árabes Unidos para essas aeronaves avançadas e o maior pedido de todos os
tempos para a ANAVIA, reforçando a confiança depositada nesses produtos
excepcionais por clientes de todo o mundo. Também exemplifica a estratégia da
EDGE de buscar parcerias mutuamente benéficas em todo o mundo, como fizemos com
a ANAVIA, o que nos permite expandir o escopo de nossas capacidades
tecnológicas em vários domínios, ao mesmo tempo em que garante o crescimento
sustentável para ambos os parceiros e desempenha nosso papel no desenvolvimento
de capacidades soberanas nos domínios aéreo, terrestre e naval".
Em novembro de 2023, a EDGE adquiriu uma
participação majoritária de 52% na ANAVIA, que desenvolve e fabrica
helicópteros não tripulados capazes de realizar vigilância, reconhecimento e
transporte de missão crítica, além de serem prontamente adaptáveis ao portfólio
diversificado de capacidades aéreas, terrestres e marítimas da EDGE -
reforçando ainda mais a posição da EDGE como líder de mercado no campo de
sistemas autônomos.
quarta-feira, 24 de janeiro de 2024
EDGE Group é destaque na UMEX 2024, realizada em Abu Dhabi
Durante a UMEX 2024, o EDGE Group já obteve alguns sucessos notáveis com seus sistemas não tripulados.
Segundo fontes próximas as negociações, EDGE Group fechou a venda do seu drone de vigilância e reconhecimento SM2 para as Forças Armadas do Marrocos e da Sérvia.
Drone SM2 - vendas para Marrocos e Sérvia
O estande do Edge Group também recebeu a visita do diretor geral do Censipam, Sr. Rafael Pinto Costa, ocasião em que este conheceu as capacidades do Grupo Edge relacionadas a fabricação e fornecimento de sistemas UAV dotados de sofisticadas capacidades ISR.
- O único evento no Oriente Médio dedicado a drones, robótica, componentes e sistemas não tripulados
Em 2024,a UMEX está maior, com um evento mais extenso abrangendo uma zona comercial dedicada.
Esta expansão alinha-se perfeitamente com o imenso potencial do setor comercial não tripulado global, tornando a UMEX a plataforma ideal para descobrir e aproveitar estas oportunidades.
A UMEX continua sendo o centro profissional ideal para conectar fabricantes e operadores.
Na UMEX, os clientes e fabricantes podem estabelecer relações comerciais lucrativas, ao mesmo tempo em que destaca os inúmeros benefícios dos sistemas não tripulados em simulação militar, treinamento e seus impactos positivos na ecologia, no meio ambiente, nas aplicações civis e nos esforços humanitários.
Edge Group
No primeiro dia da UMEX e da SimTEX 2024, a EDGE, um dos principais grupos de tecnologia avançada do mundo no setor de sistemas não tripulados e autônomos, apresentou três novos veículos remotamente pilotados inovadores.
Retornando como parceiro estratégico para a sexta edição da UMEX, a EDGE está acelerando rapidamente a tecnologia autônoma projetada e fabricada nos Emirados Árabes Unidos e sua experiência para atender aos requisitos em evolução de seus clientes internacionais.
As plataformas mais recentes foram projetadas para operar em ambientes exigentes, abrangendo inteligência tática, vigilância e reconhecimento (ISR) e suporte logístico.
Mansour Al Mulla, Diretor Administrativo e CEO do Grupo EDGE, disse: “A UMEX é um evento global líder no setor de sistemas não tripulados e uma plataforma ideal para a EDGE apresentar seu mais recente portfólio de soluções avançadas remotamente pilotadas e autônomas. Estamos orgulhosos de fazer nossa terceira aparição como Parceiro Estratégico do evento, onde estamos lançando novos produtos inovadores que oferecem aos clientes novos multiplicadores de força tecnologicamente avançados e econômicos em vários domínios, destacando a dedicação do Grupo ao desenvolvimento de recursos amplos e diversificados que contribuem significativamente para o fortalecimento de um ecossistema de defesa soberana com visão de futuro”.
Projetado para decolagem e pouso curtos (STOL) em terrenos não preparados e acidentados, o GY300 é um autogiro logístico não tripulado de baixa manutenção e alta confiabilidade, capaz de transportar uma carga útil de 300 kg a um baixo custo operacional.
Em sistemas terrestres, o BUNKER PRO é um veículo terrestre não tripulado (UGV) rastreado e de alto desempenho, que oferece operações totalmente autônomas, como vigilância remota, exploração, pelotão, identificação de alvos e patrulha de perímetro.O M-BUGGY é um UGV com rodas e multiterreno que utiliza a mais recente tecnologia de sensores e imagens para fornecer dados ISR acionáveis.
O M-BUGGY faz parte das demonstrações ao vivo de sistemas terrestres na ADNEC Grandstand Area.
Os participantes da UMEX e da SimTEX 2024 podem visitar a EDGE e seu portfólio de empresas no Hall 5, estande A18, no Centro Nacional de Exposições de Abu Dhabi (ADNEC), entre 23 e 25 de janeiro.