sábado, 17 de fevereiro de 2024

Filipinas e Suécia negociam contrato para a compra de doze caças SAAB Gripen para a Força Aérea das Filipinas

O Governo das Filipinas está perto de fechar um acordo com a Suécia para adquirir um esquadrão de 12 caças multifuncionais SAAB Gripen no valor de 61 bilhões de pesos, disse um porta-voz da defesa na última sexta-feira (16/02).


Os representantes do Departamento de Defesa Nacional (DND), do Departamento de Finanças e do Departamento de Relações Exteriores se reuniram com uma delegação sueca chefiada pela Embaixadora Annika Thunborg.



O Diretor  do DND, Mr. Arsenio Andolong, informou que autoridades das Filipinas e da Suécia realizaram uma série de reuniões para finalizar um acordo visando aquisição de material e equipamento para atualizar as capacidades militares das FFAA das Filipinas.

Segundo informou Andolong, um acordo entre as partes deverá ser formalmente assinado em março, na Suécia.

A cooperação resultante faz parte do compromisso dos dois países no âmbito do Memorando de Entendimento (MOU) relativo à Cooperação na Aquisição de Material de Defesa assinado no ano passado.



Suecos & Filipinos

A Suécia pretende uma participação protagonista na implementação de projetos dentro do escopo "Horizonte 3: Programa Revisto de Modernização das Forças Armadas das Filipinas", especificamente, no Projeto de Aquisição de Aeronaves de Caça Multi-Role (MRF) da Força Aérea Filipina.

O negócio pode envolver a compra de um Esquadrão de JAS39 Gripen pelas Filipinas por US$ 1,2 bilhão de pesos filipinos.



América e o F-16 Viper

Os Estados Unidos também ofereceram 12 caças Lockheed Martin F-16 Viper novos por US$ 2,4 bilhões de pesos, mas o pacote tem um valor bem maior por que inclui a manutenção e a construção de uma base submarina filipina na antiga US Naval Base Subic Bay.

A Base Naval de Subic Bay foi uma importante instalação de reparo, (re)abastecimento de navios da Marinha Espanhola e, posteriormente, da Marinha dos Estados Unidos, e está localizada em Zambales. A área ocupada pela base tem 262 milhas quadradas, aproximadamente o tamanho de Cingapura.



Horizon 3

Um total de 400 mil milhões de pesos serão destinados à aquisição de 49 caças multifuncionais nos próximos 10 anos, no âmbito de um programa revisto de modernização denominado "Horizon 3"

As Filipinas planejam investir quase dois bilhões de pesos até o ano de 2034 para melhorar capacidades como negação de área e sensibilização do domínio marítimo, à medida que a tensão aumenta no Mar do Sul da China.



quinta-feira, 15 de fevereiro de 2024

Ocellott recebe a visita de executivos do EDGE Group. Parceria a Caminho?

  • A Ocellott é uma empresa de engenharia eletroeletrônica especializada no desenvolvimento e fabricação de sistemas para os mercados Aeroespacial, Defesa e T&M (Testes e Medições).

  • No Setor de Defesa, a Ocellott busca ser reconhecida como a empresa brasileira mais ágil no desenvolvimento e fornecimento de soluções de eletrônica e telecomunicação para sistemas de Comando e Controle

A brasileira Ocellott, que atua na produção de baterias destinadas a rádios militares, blindagem de transmissões eletromagnéticas, desenvolvimento de baterias para propulsão de aeronaves elétricas eVTOLs, além de displays táticos embarcados, recebeu a visita de dois executivos do EDGE Group, dos Emirados Árabes Unidos.

Marcos Degaut e Pedro Sá, representantes do Grupo EDGE no Brasil, visitaram a sede da Ocellott em São José dos Campos, São Paulo. 


Conversores de potência, Rádios, Baterias para Rádios, Sistemas de Comando e Controle, produtos de defesa da Ocellott

A visita abriu espaço para trocas valiosas de informações e deliberações sobre futuras colaborações e projetos, reforçando a base para parcerias produtivas.



Fotos: Ocellott

HUNGARY'S C 390 MILLENNIUM MAKES ITS MAIDEN FLIGHT

terça-feira, 13 de fevereiro de 2024

EDGE Group revela imagem aérea da primeira faixa de testes multi-domínio do Golfo Pérsico e Região

 

O X RANGE é uma instalação internacional de testes e avaliação de vários domínios para produtos de defesa, aeroespaciais e comerciais, campo de treinamento para organizações policiais e de defesa

X RANGE contará com uma ampla gama de equipamentos e instrumentação de última geração para oferecer serviços de testes ponta a ponta em ar, terra, mar e guerra eletrônica (EW)




EDGE, um dos grupos de tecnologia avançada e defesa líderes e de crescimento mais rápido do mundo, anunciou hoje o lançamento do 'X RANGE', o primeiro teste internacional de produtos de defesa, aeroespaciais e comerciais, avaliação e instalação de campo de treinamento na região do CCG. A linha fornecerá serviços e instalações de teste exclusivos, ponta a ponta e de última geração para plataformas, sistemas e subsistemas nos domínios aéreo, terrestre, marítimo e de guerra eletrônica (EW).

Anunciado no primeiro dia do Dubai Airshow 2023, o X RANGE oferecerá capacidades modulares de testes avançados com equipamentos e instrumentação móveis líderes do setor, fornecendo dados e análises detalhadas para acelerar o desenvolvimento de armas de infantaria, armas inteligentes, sistemas autônomos, embarcações navais, Sistemas C4I, sistemas ISTAR e soluções EW. Ele será disponibilizado para uso comercial por clientes terceiros em um futuro próximo.

Mansour Al Mulla, Diretor Geral e CEO do Grupo EDGE, disse: “A linha de testes X RANGE trará recursos de teste sofisticados, flexíveis e abrangentes para o coração do Oriente Médio, África e região da Ásia Central e do Sul. Este lançamento inovador ocorre após uma preparação e busca incansáveis ​​pelas mais recentes tecnologias de defesa e alcance. Em linha com a estratégia de crescimento EDGE, o X RANGE é uma prova do nosso compromisso com o avanço das capacidades de defesa e segurança, tanto a nível global como local, actuando como um activo estratégico para o futuro da segurança na região.”

Localizado em uma ilha altamente segura de 350 km2, o alcance incluirá uma pista de 3.800 m para aeronaves de grande porte, bem como uma pista de 1.200 m para aeronaves não tripuladas com uma área de perigo aéreo permanentemente fechada a 10.000 pés com disponibilidade para se estender significativamente mais alto. A ilha será adicionalmente equipada com uma vila de treinamento urbano para ensaios de operações especiais, uma rede de comunicações digitais em toda a ilha e uma linha costeira dedicada para exercícios marítimos e de desembarque.

As munições convencionais terrestres e aéreas, bem como as armas de energia EW e os bloqueadores de sinais, podem ser testadas com vídeo de alta precisão, telemetria de alto nível e sistemas de aquisição de dados. Estes serão auxiliados por múltiplos instrumentos de vigilância e rastreamento de ativos e radares hemisféricos avançados de rastreamento. O monitoramento passivo de radiofrequência cria um ambiente de RF conhecido que facilitará os testes científicos de produtos EW.

O X RANGE em breve estará equipado para lidar com testes de desempenho de aeronaves não tripuladas e orientação de voo de mísseis. A linha oferecerá testes de incêndio em helicópteros, testes de estresse ambiental para veículos terrestres, instalações de testes ambientais, testes de situações complexas para plataformas marítimas e análise de desempenho de plataformas de superfície, incluindo alcance e assinaturas magnéticas. Em breve também estarão disponíveis avaliações de navegação, direcionamento e comunicação e testes de funcionalidade sob diversas condições e situações.

Omar Al Zaabi, presidente de suporte comercial e de missão do Grupo EDGE, disse: “À medida que concretizamos nosso objetivo de nos tornarmos a primeira linha de testes de defesa na região MENA, estamos garantindo que nossos clientes locais e globais possam acessar os testes mais avançados soluções do mercado, acessíveis aqui mesmo nos Emirados Árabes Unidos. Estamos imensamente orgulhosos de lançar o X RANGE, que permitirá aos nossos clientes e parceiros expandir seu alcance a novos patamares e profundidades em vários ambientes de combate.”



 

GAMA X Norte:

  • Costa dedicada para treinamento e exercícios de pouso anfíbio
  • Campos de tiro e instalações de treinamento modernos
  • Aldeia de Treinamento Urbano para CQB, combate físico e treinamento de corda rápida 
     

GAMA X Leste:

  • Pista de concreto iluminada de 3.800x60m totalmente operacional
  • Zonas de teste de UAV
  • Centro de Planejamento de Testes e Centro de Controle de Alcance
  • Radar de vigilância
  • Sistema de telemetria digital de última geração
  • Instalação de teste de veículos
  • Grande cabide para drones
  • Alojamento do cliente, escritório, armazenamento e instalações para oficinas

 

GAMA X Sul:

  • Teste de propulsão aérea
  • Teste de estresse ambiental
  • Instalação de testes de arena e instrumentação com cabine de tripulação e cabine de controle
  • Testes de armas de energia dirigida
  • Teste de falsificação de GPS e interferência de sinal
  • Doca flutuante com cabine de tripulação e cabine de controle

 

GAMA X Oeste:

  • Pista de concreto de 1.200 m para aeronaves não tripuladas
  • Alvos móveis robóticos para testes de armas de apoio de fogo direto
  • Área de alvo de mísseis dedicada
  • Plataformas de demonstração móveis

Guarda Revolucionária do Irã dispara míssil balístico de porta-conteiner convertido no Golfo de Omã!