sábado, 22 de junho de 2024

DECEA supervisiona testes com aeronaves não tripuladas em apoio à Petrobras na Bacia de Campos.

Dando continuidade as atividades previstas na agenda do Programa SIRIUS Brasil, mais precisamente com relação ao projeto de Integração do Sistema de Aeronaves Não Tripuladas (Unmanned Aircraft System - UAS) no Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo está supervisionando os testes de suporte logístico de Macaé para as plataformas da petrolífera Petrobras com aeronaves não tripuladas e cargas leves, ao menos nesse início dos ensaios.


Schiebel Camcopter S-100, matrícula PS-OUB

O drone utilizado pela estatal de petróleo brasileira é um Schiebel Camcopter S-100, matrícula PS-OUB, que de acordo com o Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), pertence à empresa Nordic Unmanned

Fabricado pela Schiebel, o Camcopter S-100 é um drone multifuncional com capacidade de pouso e decolagem vertical (VTOL), autonomia de 24 horas, raio de ação de 200 km e teto de serviço de 18.000 pés (5.500 m). 

Com capacidade de transportar até 50 kg de carga útil, o S-100 pode operar diuturnamente sob quaisquer condições climáticas.

A simbólica colocação a bordo do Camcopter da "carga" do 1º voo


Os testes tiveram início no último dia 13 de junho, com os voos ocorrendo sempre após as 18 hs, ao longo de 30 dias, entre o heliponto de Imbetiba e a Plataforma Petrolifera P-51, a 100 km de distância mar adentro. 

A missão, coordenada pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo e pelo Controle de Aproximação de Macaé, tem o objetivo de testar as operações com aeronaves não tripuladas de transporte de carga na região oceânica da Bacia de Campos, que possui um altíssimo tráfego de helicópteros e condições de operação bastante exigentes.


O Camcopter S-100 pousado na Plataforma P-51, momentos antes de retornar ao continente.



sexta-feira, 21 de junho de 2024

Míssil de Cruzeiro TLAM: Tijuca Land Attack Missile - Software da Arma já está sendo feito no Brasil




Fragata Tamandaré a 50 Dias do seu Lançamento em Itajaí (SC). Vídeo mostra a fragata por inteiro!!!





100 Mísseis SPIKE LR do Exército já estão no Brasil! CARGA ENTREGUE pelo KC-390 FAB 2858!

 A Portaria Nº 788, do Comando do Exército, de 6 de junho de 2024, versa sobre a designação de militar brasileiro para viagem de serviço ao exterior.


 

Sendo assim, o comandante do Exército designou que o major do quadro de material bélico (QMB) Mauro Lúcio Nunes dos Santos, do Comando Logístico (COLOG), acompanhe, como Gerente de Cargas, o recebimento do sistema de armas Spike (Atv PVANA G5 – D2-D056), na cidade de Haifa, no Estado de Israel, no período de 14 a 19 de junho de 2024, incluindo os deslocamentos.

Portanto, agora é oficial, a encomenda de mísseis anti-carro Spike, fabricados pela Rafael Defense, foi formalmente entregue por Israel ao Estado Brasileiro e ao Exército Brasileiro na última semana.



Não foram fornecidos detalhes sobre a rota de entrega entre Haifa e o Brasil, mas a recente viagem de um cargueiro KC-390 Millennium da Força Aérea Brasileira a Israel, que pousou na Base Aérea de Ovda no dia 17 de junho, e retornou logo depois ao Brasil passando pela Itália com destino final no Rio de Janeiro indica claramente que o avião de transporte militar, fabricado pela Embraer Defesa e Segurança, foi o meio empregado para trazer a encomenda de 100 mísseis anticarro Spike LR ao Brasil.


A Base Aérea de Ovda é um aeródromo militar que abriga unidades Agressor da IAF (Força Aérea de Israel) equipadas com caças F-16 C/D que simulam aeronaves inimigas nos intensos treinamentos hiper realistas que os israelenses realizam ali, inclusive com a participação de nações aliadas.

O Base também é o ponto inicial de viagens aéreas para entrega de material militar adquirido em Israel, pois trata-se de um aeroporto militar bem ao sul do País, o que auxilia na discrição e segurança deste tipo de atividade crítica.






quinta-feira, 20 de junho de 2024

FAB COMPRA RADARES GROUND MASTER 200 MM/A LUCIANO MACAFERRI, Diretor Geral da @thalesgroup no Brasil




terça-feira, 18 de junho de 2024

LANÇAMENTOS! KF-51 U Panther Upgrade & Leopard 2 A RC 3.0 Upgrade (by KNDS), na EUROSATORY 2024!




Força Aérea Brasileira compra radares Thales Ground Master 200 Multi-Mission All-in-One AESA 4D #omnisys #thales #forçaaerea




segunda-feira, 17 de junho de 2024

KNDS Eurosatory 2024 - Estande: Ascalon 120, Ascalon 140, LeClerc Evolution, CAESAR, Griffon, Jaguar




Novo Tatra FORCE 3ª geração é apresentado na Eurosatory 2024.

Na Eurosatory 2024, a Tatra Trucks apresenta a 3ª geração da série de modelos Tatra Force na versão para as forças armadas, em estreia mundial. 

O novo modelo está equipado com motores modernos, eletrônica de bordo avançada e também oferece maior segurança e melhor ergonomia/controle. 




Em Paris, está sendo apresentado em versão com cabine padrão, enquanto as cabines blindadas estarão disponíveis posteriormente.

O elemento mais visível da última 3ª geração da gama de modelos Tatra Force são as cabines recentemente concebidas, tanto nas versões curta (duas portas) como longa (quatro portas), com uma série de características de segurança superiores, interior melhorado ou painel de instrumentos digitalizado + eletrônica moderna. 

Em comparação com a geração anterior, as cabinas têm uma estrutura redesenhada com características de design moderno para aumentar a segurança dos ocupantes e melhorar a visibilidade. 

As cabines de duas e quatro portas serão variáveis, por isso a montadora oferecerá uma versão baixa, que facilitará as passagens em perfis baixos, mas também, por exemplo, o carregamento em aeronaves de transporte de grande capacidade, etc., bem como um versão com teto mais alto.



O painel digitalizado atende a todos os requisitos ergonômicos atuais e será de fato o mesmo dos veículos civis da Força Tatra. 

Será uma combinação de interruptores convencionais e controle via interface gráfica (display de tela plana), que permitirá agrupar os dados atualmente necessários em um só lugar, sem a necessidade de implantar outro conjunto de displays na cabine. 

Um volante multifuncional será utilizado no posto do motorista e agora poderão ser instalados assentos com suspensão pneumática na cabine (dependendo do tamanho dos pneus utilizados).

A 3ª geração da série Tatra Force, tal como a geração anterior, foi concebida tendo em mente a possibilidade de instalação de cabinas à prova de intempéries. 

Portanto, os veículos estão equipados com elementos intercambiáveis ​​de montagem e dobramento da cabine, e a fiação dos feixes elétricos e de ar será adaptada para que a cabine padrão possa ser trocada de forma rápida e fácil por uma cabine reforçada, mesmo em condições de campo. 

Esta é também a razão pela qual a Tatra não oferecerá mais controle de transmissão mecânica, mas apenas eletrônico.

O chassi possui o comprovado conceito Tatra com tubo de carga central e semieixos oscilantes suspensos de forma independente. 

Graças a isso - e aos ângulos de abordagem acima da média - espera-se que a terceira geração do Tatra Force tenha características de manuseio ainda melhores em estradas pavimentadas e off-road do que a segunda geração. 

A nova geração do Tatra Force será oferecida nas configurações de eixo 4x4, 6x6 e 8x8 como padrão, com opção de freios a tambor ou a disco em todas as rodas. 

No entanto, tal como acontece com as gerações anteriores, as versões multi-eixos também estarão disponíveis com diferentes números de eixos motrizes e direcionáveis.

Comparado com a geração anterior da série Tatra Force, o novo oferecerá a opção de montagem alternativa do motor sob a frente da cabine, acima do eixo dianteiro, ou sob a parte traseira da cabine, atrás do eixo dianteiro. 



Se o motor for instalado na frente, a cabina será 110 mm mais alta do que se a unidade de potência for instalada na parte traseira. 

A posição do motor será acompanhada por um capô com uma ou duas aberturas de ventilação. Tanto os motores refrigerados a ar Tatra Force quanto os motores refrigerados a líquido de origem estrangeira poderão ser instalados sob as cabines do Tatra Force. 

Para as versões com motor dianteiro, o sistema de refrigeração de motores selecionados com refrigeração líquida pode agora ser colocado sob a cabine dianteira, eliminando assim a necessidade de instalar refrigeração atrás da cabine, uma característica distintiva da segunda geração da série Force.

No caso dos motores Tatra, estará disponível um motor V8 refrigerado a ar de 340 kW controlado eletronicamente ou um motor de doze cilindros de 440 kW (ambos os motores manterão a opção de usar combustível militar padrão F-34 ou diesel com alto teor de enxofre), ambos atendendo aos padrões Euro 3 ou, alternativamente, Euro 5. 

Especialmente para compradores estrangeiros, também serão oferecidos motores Cummins com refrigeração líquida (na faixa de cilindrada de 7 a 15 litros).

 Uma novidade totalmente nova é a utilização do motor Caterpillar C9.3B de 9,3 litros, cujo uso interessante é a possibilidade de colocá-lo em modo de combate durante a condução, aumentando sua potência de 392 kW para 447 kW e torque até 2.250 Nm. 

Os motores podem ser acoplados a caixas de câmbio Tatra de dez ou 14 marchas com câmbio eletrônico aprimorado. 

A nova gama inclui uma transmissão automática ZF TraXon de doze velocidades e uma versão automática ZF EcoLife 2. 

O desenvolvimento da família de veículos Tatra Force também está caminhando para o uso de tipos de propulsão alternativos para fins militares, dentro da linha denominada e-Drive. 

Por exemplo, a Tatra está trabalhando em veículos híbridos com motor de combustão interna e motor elétrico que poderiam usar propulsão elétrica pura em combate e em áreas expostas para reduzir a pegada sonora e infravermelha, ou veículos onde o motor de combustão interna atua como extensor de alcance.