segunda-feira, 17 de junho de 2024

Novo Tatra FORCE 3ª geração é apresentado na Eurosatory 2024.

Na Eurosatory 2024, a Tatra Trucks apresenta a 3ª geração da série de modelos Tatra Force na versão para as forças armadas, em estreia mundial. 

O novo modelo está equipado com motores modernos, eletrônica de bordo avançada e também oferece maior segurança e melhor ergonomia/controle. 




Em Paris, está sendo apresentado em versão com cabine padrão, enquanto as cabines blindadas estarão disponíveis posteriormente.

O elemento mais visível da última 3ª geração da gama de modelos Tatra Force são as cabines recentemente concebidas, tanto nas versões curta (duas portas) como longa (quatro portas), com uma série de características de segurança superiores, interior melhorado ou painel de instrumentos digitalizado + eletrônica moderna. 

Em comparação com a geração anterior, as cabinas têm uma estrutura redesenhada com características de design moderno para aumentar a segurança dos ocupantes e melhorar a visibilidade. 

As cabines de duas e quatro portas serão variáveis, por isso a montadora oferecerá uma versão baixa, que facilitará as passagens em perfis baixos, mas também, por exemplo, o carregamento em aeronaves de transporte de grande capacidade, etc., bem como um versão com teto mais alto.



O painel digitalizado atende a todos os requisitos ergonômicos atuais e será de fato o mesmo dos veículos civis da Força Tatra. 

Será uma combinação de interruptores convencionais e controle via interface gráfica (display de tela plana), que permitirá agrupar os dados atualmente necessários em um só lugar, sem a necessidade de implantar outro conjunto de displays na cabine. 

Um volante multifuncional será utilizado no posto do motorista e agora poderão ser instalados assentos com suspensão pneumática na cabine (dependendo do tamanho dos pneus utilizados).

A 3ª geração da série Tatra Force, tal como a geração anterior, foi concebida tendo em mente a possibilidade de instalação de cabinas à prova de intempéries. 

Portanto, os veículos estão equipados com elementos intercambiáveis ​​de montagem e dobramento da cabine, e a fiação dos feixes elétricos e de ar será adaptada para que a cabine padrão possa ser trocada de forma rápida e fácil por uma cabine reforçada, mesmo em condições de campo. 

Esta é também a razão pela qual a Tatra não oferecerá mais controle de transmissão mecânica, mas apenas eletrônico.

O chassi possui o comprovado conceito Tatra com tubo de carga central e semieixos oscilantes suspensos de forma independente. 

Graças a isso - e aos ângulos de abordagem acima da média - espera-se que a terceira geração do Tatra Force tenha características de manuseio ainda melhores em estradas pavimentadas e off-road do que a segunda geração. 

A nova geração do Tatra Force será oferecida nas configurações de eixo 4x4, 6x6 e 8x8 como padrão, com opção de freios a tambor ou a disco em todas as rodas. 

No entanto, tal como acontece com as gerações anteriores, as versões multi-eixos também estarão disponíveis com diferentes números de eixos motrizes e direcionáveis.

Comparado com a geração anterior da série Tatra Force, o novo oferecerá a opção de montagem alternativa do motor sob a frente da cabine, acima do eixo dianteiro, ou sob a parte traseira da cabine, atrás do eixo dianteiro. 



Se o motor for instalado na frente, a cabina será 110 mm mais alta do que se a unidade de potência for instalada na parte traseira. 

A posição do motor será acompanhada por um capô com uma ou duas aberturas de ventilação. Tanto os motores refrigerados a ar Tatra Force quanto os motores refrigerados a líquido de origem estrangeira poderão ser instalados sob as cabines do Tatra Force. 

Para as versões com motor dianteiro, o sistema de refrigeração de motores selecionados com refrigeração líquida pode agora ser colocado sob a cabine dianteira, eliminando assim a necessidade de instalar refrigeração atrás da cabine, uma característica distintiva da segunda geração da série Force.

No caso dos motores Tatra, estará disponível um motor V8 refrigerado a ar de 340 kW controlado eletronicamente ou um motor de doze cilindros de 440 kW (ambos os motores manterão a opção de usar combustível militar padrão F-34 ou diesel com alto teor de enxofre), ambos atendendo aos padrões Euro 3 ou, alternativamente, Euro 5. 

Especialmente para compradores estrangeiros, também serão oferecidos motores Cummins com refrigeração líquida (na faixa de cilindrada de 7 a 15 litros).

 Uma novidade totalmente nova é a utilização do motor Caterpillar C9.3B de 9,3 litros, cujo uso interessante é a possibilidade de colocá-lo em modo de combate durante a condução, aumentando sua potência de 392 kW para 447 kW e torque até 2.250 Nm. 

Os motores podem ser acoplados a caixas de câmbio Tatra de dez ou 14 marchas com câmbio eletrônico aprimorado. 

A nova gama inclui uma transmissão automática ZF TraXon de doze velocidades e uma versão automática ZF EcoLife 2. 

O desenvolvimento da família de veículos Tatra Force também está caminhando para o uso de tipos de propulsão alternativos para fins militares, dentro da linha denominada e-Drive. 

Por exemplo, a Tatra está trabalhando em veículos híbridos com motor de combustão interna e motor elétrico que poderiam usar propulsão elétrica pura em combate e em áreas expostas para reduzir a pegada sonora e infravermelha, ou veículos onde o motor de combustão interna atua como extensor de alcance.



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