sábado, 1 de junho de 2024

EMBRAER no Beja Air Show 2024, espetáculo aéreo militar organizado pela Força Aérea Portuguesa (FAP)




Beja Air Show 2024, espetáculo aéreo militar organizado pela Força Aérea Portuguesa ( por Léo Melo)


Fotos e Vídeos: Leo Melo

Nos dias 1 e 2 de junho a Base Aérea de Beja, uma das principais instalações da Força Aérea Portuguesa, recebe o Beja Air Show 2024, espetáculo aéreo militar organizado pela Força Aérea Portuguesa (FAP).

Pela primeira vez em Portugal, um caça stealth de 5ª geração F-35 da Us Air Force faz parte das atrações, em exposição estática.

Abaixo, o autor e o F-35 em exposição estática:








Além do caça furtivo F-35, estão presentes os aviões militares estrangeiros Dassault Mirage 2000 da França e da Grécia, o caça SAAB JAS-39C Gripen da Hungria, os acrobáticos Northrop F-5E da Suíça (Patrouille Suisse), os jatos Lockheed F-16 Viper da Romênia, os bimotores Eurofighter Typhoon da Espanha, além do tradicional Boeing E-3F da OTAN, empregado em missões AWACS.

Abaixo: O Super Tucano NATO ou A-29N, demonstrador de conceito da Embraer, no Beja Air Show 2024:



O Brasil participa com destaque do evento, já que a Embraer apresenta o seu demonstrador do Super Tucano NATO/OTAN, o A-29N, e a Força Aérea Portuguesa exibe orgulhosamente o seu primeiro jato de transporte militar KC-390 Millennium.

Abaixo: O primeiro exemplar do KC-390 Millennium entregue a Força Aérea Portuguesa, em exibição durante o Beja Air Show 2024.



A presença de aeronaves de Esquadrilhas Acrobáticas de nações amigas também chamam bastante a atenção em Beja. Abaixo, os Turkish Stars e Patrouille Suisse:



Abaixo: Os Mirage 2000 gregos e um Aero L-39NG tcheco equipado com pod de canhão ventral.


Abaixo: O H-60 Black Hawk recém entregue a FAP, e transportado pelo KC-390 Millennium, apresenta-se em voo Base Aérea de Beja.


Abaixo: Um caça F-16 Viper da Força Aérea da Romênia


Abaixo: O até então inédito (em Portugal) F-35 de 5ª geração, exposto em Beja.



Nas aeronaves históricas, em exposição ou transformadas em monumentos, temos um Alpha Jet Gate Guardian, um F-104 Starfighter da Luftwaffe, um Northrop T-38 Talon e um veteraníssimo AT-33 T-Bird da FAP.





Abaixo, detalhes da festa, com exposição de plastimodelismo,  exibição de aeronaves antigas e clássicas da FAP e a presença inevitável dos drones.








Acompanhe o primeiro dia de evento com o brasileiro Léo Melo, diretamente da Base Aérea Nº 11(BA11).



sexta-feira, 31 de maio de 2024

Mandou a REAL - General Richard, Chefe do Estado Maior/ XXIX Ciclo de Estudos Estratégicos da ECEME!




Centauro II, Lince 2, Freccia Morteiro e VTMM 4X4! Ensaios Festa della Repubblica, dia 2 de junho!




Convair XB-46 Jet Bomber (Medium), voos secretos em 1947, primeiro e único protótipo




segunda-feira, 27 de maio de 2024

Grupo Saudia encomenda 105 aeronaves da Família A320neo

O pedido compreende 12 aeronaves A320neo e 93 A321neo. Isso aumenta a carteira de pedidos de aeronaves Airbus do Grupo Saudia para 144 aeronaves da família A320neo.

O acordo foi anunciado no Fórum da Aviação do Futuro em Riade, na presença de Sua Excelência Saleh bin Nasser AIJasser, Ministro dos Transportes e Serviços Logísticos do Reino da Arábia Saudita, Sua Excelência Engr. Ibrahim Al-Omar, Diretor Geral do Grupo Saudia e Benoît de Saint-Exupéry, Vice-Presidente Executivo de Vendas do negócio de Aeronaves Comerciais.










Ibrahim Al-Omar, Diretor Geral do Grupo Saudia, disse: "A Arábia Saudita tem objetivos operacionais ambiciosos para atender à crescente demanda. Estamos aumentando a capacidade de voos e de assentos em nossos mais de 100 destinos existentes em quatro continentes, com planos para uma maior expansão. O progresso do A Visão Saudita 2030 atrai mais visitas, turistas, empresários e peregrinos todos os anos. Isto motivou a nossa decisão de garantir este acordo significativo, que criará empregos, aumentará o conteúdo local e contribuirá para a economia nacional.


“As novas adições às aeronaves da família A320neo desempenharão um papel vital na contribuição para o ambicioso plano Visão 2030 da Arábia Saudita”, disse Benoît de Saint-Exupéry, vice-presidente executivo de vendas do negócio de aeronaves comerciais. “Isso permitirá que a estratégia do Grupo Saudia avance nas capacidades de aviação do Reino, ao mesmo tempo que permitirá que ambas as companhias aéreas se beneficiem da eficiência excepcional da família A320neo, da economia superior, do mais alto nível de conforto dos passageiros, bem como do menor consumo de combustível e emissões.”

Elétricos Turcos! MKE H620 sobre esteiras & TTZA/Mortar Anzatsan-MKEK Veículo Elétrico/Híbrido 8x8 !