sexta-feira, 9 de fevereiro de 2024

Morteiro Alakran 120mm no Marruá (Agrale) e no Guarani 6x6(IDV), sim, isso existe e pode ser feito!

Embraer emplaca mais uma SUPER SEMANA ao redor do mundo!

Enquanto no Brasil o primeiro C-390 Millennium da Força Aérea Húngara decolava de Gavião Peixoto para o seu voo inaugural, que durou 4 horas, na Embaixada do Brasil em Nova Delhi, na Índia, a Embraer Defesa E Segurança assinava um MoU com a Mahindra Defence, parceira indiana no Programa MTA para a nova aeronave de transporte da sua Força Aérea.

Esse acordo, dentro das diretivas do "Make in India", torna a Embraer Defesa e Segurança e seu produto, o jato militar C-390 Millennium, na melhor proposta para o MTA, e com sobras.

Em Rhyadi, durante o World Defence Show, o avião brasileiro ficou simbolicamente exposto ao lado do veteraníssimo Ilyushin IL-76 MD90 A, um projeto da Guerra Fria equipado com quatro motores pouco econômicos, e que teria sido modernizado recentemente, segundo o seu fabricante.

Qualquer tentativa de comparar o avião quadrimotor russo, uma pérola de tempos passados, quando gastos militares em excesso justificavam máquinas desse porte e custos, com o moderno C-390 Millennium, um avião livre de qualquer empecilho na sua manutenção COTS + MOTS e dotado de dois motores a reação modernos amplamente difundidos no mundo ocidental, sistema de aviônica atualíssimo, capacidade defensiva/auto-proteção sofisticada, ergonomia de cockpit incomparável e maior eficiência por distância voada x carga transportada, só pode ser entendido como piada, e de mau gosto.

São aeronaves completamente diferentes. 

Uma representa um passado do qual muitos nem querem mais se lembrar, a dependência de material militar de origem russa ou soviética, com seus consequentes óbices na arena geopolítica e tecnológica.

A outra representa a liberdade de operação, capacidade de decisão, mobilidade tática e mesmo estratégica, manutenção otimizada disponível nos cinco continentes, e a tranquilidade proporcionada pelo pós venda da Embraer Defesa e Segurança, em escala global e entendo as necessidades regionais de seus clientes.

Sem falar que a EDS forma os tripulantes e pilotos de KC-390, tanto no Brasil quanto em centros Millennium regionais, como os atualmente sendo discutidos na Índia e também na Arábia Saudita, onde a Embraer se aliou a poderosa SAMI Defence para oferecer o C-390 Millennium.

Todos estes negócios, anúncios de voos inéditos e expectativas de mais negócios nos próximos dias, semanas e meses apenas comprovam o óbvio: o Embraer C-390 Millennium é o campeão, a régua pela qual todos os outros serão medidos.

Engenharia Aeroespacial brasileira, by EMBRAER. 

Gente ousada, essa da Embraer...

PS: Colômbia manda agradecer pelo MAFFS II, Esquadrão Zeus!



quinta-feira, 8 de fevereiro de 2024

MORTEIRO ALAKRAN 120MM AUTO (OU 81MM) DA NTGS É ESCOLHIDO PELAS FFAA DA ARÁBIA SAUDITA NO WDS 2024!

A NTGS, fabricante do sistema de morteiro móvel ALAKRAN e o conglomerado de defesa do Reino da Arábia Saudita (KSA), ERAF, assinaram um acordo de parceria para fabricar e integrar o ALAKRAN em uma plataforma de veículo adequada, localmente na KSA.

Em linha com a Visão Saudita 2030, o acordo ajudará a impulsionar a economia através de peças e mão-de-obra de origem local. Com a ERAF assumindo a liderança, a empresa local comercializará exclusivamente o ALAKRAN na KSA com a intenção de abastecer as Forças Armadas da KSA. O acordo foi assinado por Juan Carlos Estrella, CEO da NTGS, e Fahad Al-Ameel, vice-presidente da ERAF no World Defense Show 2024.


ALAKRAN é um sistema versátil e resiliente, projetado com capacidades de missão crítica para enfrentar os principais desafios táticos encontrados no campo de batalha moderno de alta intensidade.

O sistema de argamassa totalmente digital e automatizado é fácil de usar e comprovadamente eficaz em um amplo espectro de ambientes operacionais, incluindo ambientes urbanos, desérticos, florestais, montanhosos e com neve.

ALAKRAN está comprovado em combate e atualmente está em serviço em diversas zonas de guerra ativas ao redor do mundo. Ele pode ser facilmente integrado em quase qualquer veículo 4×4 com uma carga útil mínima de 2 toneladas e supera os concorrentes ao utilizar avanços tecnológicos patenteados para oferecer mobilidade, precisão, exatidão, poder de fogo e segurança da tripulação superiores. O presidente do NTGS, Julio Estrella, disse: “Este acordo com a ERAF dará início a um novo capítulo para ALAKRAN no Reino da Arábia Saudita. Assumimos um compromisso inabalável com o nosso parceiro e com a economia local para desenvolver e fabricar ainda mais o sistema usando peças e recursos de origem local para atender aos requisitos das Forças Armadas do Reino”.

“Esperamos fortalecer ainda mais esta parceria”, disse Abdullah Al-Ameel, Presidente da ERAF. “ALAKRAN é um sistema mundialmente procurado e comprovado em combate, e nosso acordo com a NTGS está alinhado com nossa dedicação em apoiar a visão atual do Reino, proporcionando avanços competitivos globais na indústria de defesa local”. NTGS é uma empresa integrada de tecnologia e engenharia que atende os setores globais de defesa e segurança. Com uma presença global, projetamos, fabricamos, entregamos e apoiamos meios de apoio de fogo sofisticados e altamente móveis e soluções inovadoras baseadas no espírito 'Shoot and Scoot'; fornecendo soluções avançadas integradas adaptadas às especificações do cliente e aos requisitos regionais e locais. Nossas soluções multiplataforma são exigidas, prontas para a batalha e comprovadas em combate para impactar os desafios do “mundo real”.

MORTEIRO ALAKRAN 120MM AUTO (OU 81MM) DA NTGS É ESCOLHIDO PELAS FFAA DA ARÁBIA SAUDITA NO WDS 2024!

UAE SWAT CHALLENGE 2024 - DAY 4 - COT DEIXA PISTOLA CAIR! PROVAS BOPE PMPA, GRT SP SENIORS, COT DPF!

quarta-feira, 7 de fevereiro de 2024

Osório Eterno MBT da ENGESA, está vivo novamente! O SER DE VIDA ETERNA ressuscitado pelo Pq R Mnt 3!

O Versátil e Leve Morteiro Alakran no World Defence Show 2024, um produto NTGS, parceira da Avibrás Aeroespacial e Defesa

Por Roberto Caiafa com fotos de "Insider WDS"

O NTGS Alakran é um dos sistemas para transporte de morteiro 120 mm mais leves do mundo, e está sendo exposto no World Defence Show 2024 em Rhyiadh, na Arábia Saudita, em estande dividido com a brasileira Avibrás Aeroespacial e Defesa.

O sistema em exibição está montado em chassis Toyota Land Cruiser, mas pode ser facilmente integrado em outros veículos leves como o Jeep J8 e o jipão Land Rover, ou qualquer outra picape com carga útil acima de 1,5 tonelada, sem a necessidade de instalar reforços estruturais (incluindo aí o veículo brasileiro Marruá, da Agrale).







É comprar a picape, integrar o Alakran, municiar, deslocar para o local de operações e começar a atirar, com entrada em posição, disparos e saída de posição ultra rápida (30 segundos), evitando os contra fogos de bateria do inimigo.

A placa base se move através de um sistema eletro-hidráulico de baixa manutenção, e a energia do disparo é transferida integralmente para o solo, e não para a caçamba/chassis do veículo, como em modelos da concorrência.

O morteiro 120mm Alakran possui sistema de controle de tiro digitalizado automático, conectado a moderno sistema de navegação, o que confere grande precisão. 

A pontaria é feita de forma completamente automática a cada disparo.





Enquanto morteiros de 120mm tradicionais requerem uma equipe de cinco soldados, com o apoio de pelo menos dois veículos por peça, o Alakran utiliza apenas um veículo, que pode ser adaptado de frota civil em caso de necessidade, com dois militares, motorista/remuniciador e comandante/atirador.

O Alakran é multicalibre e modular em sua montagem, e pode ser usado com o morteiro 81mm ou 120mm, mudança esta que pode ser feita de forma simples, em campanha, antes de sair para emprego. 

Com o 81mm, pode-se embarcar até 72 granadas (36 de cada lado), e com o 120mm o máximo é de 52 granadas (26 de cada lado).





O alcance de tiro máximo para a variante de 120 mm é superior a 8.000 metros e a cadência de tiro é de 12 tiros no primeiro minuto, com quatro tiros por minuto depois disso. 

Para efeito comparativo, dois Alakrans podem ser transportados a bordo de um helicóptero pesado CH-47 Chinook, e três deles podem ser levados em um jato KC-390 Millennium.

O veículo vem com proteção contra radiação solar, auxiliando a sobrevivência da tripulação, e proteções que evitam a entrada de poeira e água nos sistemas. 

O Alakran já vem de fábrica equipado com uma estação meteorológica integrada. 

Também inclui um sistema de cálculo balístico para vários tipos de munições.




terça-feira, 6 de fevereiro de 2024

UAE SWAT Dubai Police Challenge BRASIL: COT DPF, BOPE PMPA, G.R.T São Paulo SENIORS (Pista Resgate)-Terceiro Dia de Competições, Prova de Resgate, COT como sempre o melhor brasileiro, e a incrível prova das policiais chilenas! A surpresa sensacional, o Time C feminino da Polícia de Abu Dhabi.

SAMI Defence: Obuseiro sobre rodas de 155mm/52 calibres LHB System no World Defence Show 2024

O obuseiro sobre rodas de 155mm/52 calibres LHB System foi concebido no Reino com a ajuda das nossas competências nacionais para responder às necessidades de todas as nossas forças armadas, visto que está equipado com as melhores tecnologias no domínio dos sistemas de defesa terrestre.



Conheça-o em nosso estande na Exposição Mundial de Defesa 2024 #WeBuild_The_Future_of_Defense #Tomorrow_We_Prepare

Sistema LHB, uma inovação revolucionária para atender a todas as necessidades de nossas forças armadas e projetada inteiramente no Reino por nossas capacidades nacionais.
























Saiba mais e visite nosso pavilhão em # WDS2024

Rugido Infernal! MAXX-PC! F-22 Raptor, F-35 Lightning, F-16 Viper, F-15 Eagle, B-1B T-Bone, F-18 SH!

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2024

Nova Indústria Brasil reconhece peso estratégico do setor aeroespacial - Missão 6 e a AIAB

O programa Nova Indústria Brasil, lançado pelo governo federal, traça metas para o desenvolvimento industrial do país até 2033 e reforça a relevância do setor aeroespacial como indutor de tecnologia de ponta e inovação. 

Para a AIAB (Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil), trata-se de um importante passo.

O NIB prevê investimentos públicos da ordem de R$ 300 bilhões em ações de estímulo e fomento, e está dividido em seis eixos. 

Esses valores serão disponibilizados, segundo o governo, por meio de “linhas específicas, não reembolsáveis ou reembolsáveis, e recursos por meio de mercado de capitais, em alinhamento aos objetivos e prioridades das missões para promover a neoindustrialização nacional.”





O setor aeroespacial ganha destaque na chamada Missão 6 do programa, dedicada ao desenvolvimento de tecnologias de interesse para a soberania e defesa nacionais. Seu principal objetivo é alcançar até 2033, por meio de um conjunto de ações, uma autonomia de 50% na produção de tecnologias críticas para o país.

O objetivo dessa missão é desenvolver os seguintes nichos industriais:

- Energia nuclear;

- Sistema de comunicação e sensoriamento;

- Sistema de propulsão;

- Veículos autônomos e remotamente controlados.

“A AIAB participou ativamente da construção de propostas no âmbito do CNDI [Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial] para o Nova Indústria Brasil, em estreita cooperação com a CNI [Confederação Nacional da Indústria]. As ações previstas no programa representam passo decisivo para impulsionar o desenvolvimento nacional e fortalecer a indústria aeroespacial brasileira”, destacou o presidente da AIAB, Julio Shidara.

“Trata-se de marco fundamental e inédito que o setor industrial de defesa, no qual está inserido o segmento aeroespacial, tenha recebido tal destaque numa política industrial.”



Novos editais

Como parte do pacote de ações do Nova Indústria Brasil, foram lançadas 11 chamadas públicas da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) com R$ 2,18 bilhões em recursos não reembolsáveis – são 10 editais para empresas e um para Institutos de Ciência e Tecnologia do complexo da saúde.

Ao todo, estão previstos R$ 66 bilhões em ações de fomento à inovação (entre recursos reembolsáveis e não reembolsáveis) nos próximos quatro anos, parte dos R$ 300 bilhões do NIB. A Finep entrará com R$ 41 bilhões desse total, e o BNDES, com o restante.

AIAB reitera seu otimismo e seu compromisso em colaborar ativamente para alcançar as metas estabelecidas pelo NIB e contribuir para o fortalecimento da indústria aeroespacial brasileira.