Pular para o conteúdo principal

O Versátil e Leve Morteiro Alakran no World Defence Show 2024, um produto NTGS, parceira da Avibrás Aeroespacial e Defesa

Por Roberto Caiafa com fotos de "Insider WDS"

O NTGS Alakran é um dos sistemas para transporte de morteiro 120 mm mais leves do mundo, e está sendo exposto no World Defence Show 2024 em Rhyiadh, na Arábia Saudita, em estande dividido com a brasileira Avibrás Aeroespacial e Defesa.

O sistema em exibição está montado em chassis Toyota Land Cruiser, mas pode ser facilmente integrado em outros veículos leves como o Jeep J8 e o jipão Land Rover, ou qualquer outra picape com carga útil acima de 1,5 tonelada, sem a necessidade de instalar reforços estruturais (incluindo aí o veículo brasileiro Marruá, da Agrale).







É comprar a picape, integrar o Alakran, municiar, deslocar para o local de operações e começar a atirar, com entrada em posição, disparos e saída de posição ultra rápida (30 segundos), evitando os contra fogos de bateria do inimigo.

A placa base se move através de um sistema eletro-hidráulico de baixa manutenção, e a energia do disparo é transferida integralmente para o solo, e não para a caçamba/chassis do veículo, como em modelos da concorrência.

O morteiro 120mm Alakran possui sistema de controle de tiro digitalizado automático, conectado a moderno sistema de navegação, o que confere grande precisão. 

A pontaria é feita de forma completamente automática a cada disparo.





Enquanto morteiros de 120mm tradicionais requerem uma equipe de cinco soldados, com o apoio de pelo menos dois veículos por peça, o Alakran utiliza apenas um veículo, que pode ser adaptado de frota civil em caso de necessidade, com dois militares, motorista/remuniciador e comandante/atirador.

O Alakran é multicalibre e modular em sua montagem, e pode ser usado com o morteiro 81mm ou 120mm, mudança esta que pode ser feita de forma simples, em campanha, antes de sair para emprego. 

Com o 81mm, pode-se embarcar até 72 granadas (36 de cada lado), e com o 120mm o máximo é de 52 granadas (26 de cada lado).





O alcance de tiro máximo para a variante de 120 mm é superior a 8.000 metros e a cadência de tiro é de 12 tiros no primeiro minuto, com quatro tiros por minuto depois disso. 

Para efeito comparativo, dois Alakrans podem ser transportados a bordo de um helicóptero pesado CH-47 Chinook, e três deles podem ser levados em um jato KC-390 Millennium.

O veículo vem com proteção contra radiação solar, auxiliando a sobrevivência da tripulação, e proteções que evitam a entrada de poeira e água nos sistemas. 

O Alakran já vem de fábrica equipado com uma estação meteorológica integrada. 

Também inclui um sistema de cálculo balístico para vários tipos de munições.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BLINDADOS SUECOS! Sveriges Militärfordonsmuseum, Arsenalen ou The Swedish Tank Museum - O Museu AÇO!

𝗢 𝗔𝗖𝗘𝗥𝗩𝗢 𝗗𝗢 𝗔𝗥𝗦𝗘𝗡𝗔𝗟 𝗗𝗘 𝗚𝗨𝗘𝗥𝗥𝗔 𝗗𝗢 𝗥𝗜𝗢 𝗗𝗘 𝗝𝗔𝗡𝗘𝗜𝗥𝗢

O Arsenal de Guerra do Rio (AGR) remonta aos idos de 1762, quando foi criado pelo então governador da capitania do Rio de Janeiro, Gomes Freire de Andrade - Conde de Bobadela - com a denominação de “Casa do Trem”, na Ponta do Calabouço, Centro do Rio de Janeiro, onde atualmente se encontra o Museu Histórico Nacional. Ao longo de sua história, o Arsenal se caracteriza pelo apoio ao poder de combate do Exército, destacando-se por sua atuação nas Revoltas do Brasil Regencial, na Guerra da Tríplice Aliança, na Guerra de Canudos, na Revolta da Armada, Guerra do Contestado, bem como na Segunda Guerra Mundial.  Atualmente, o AGR, desempenha atividades de fabricação, manutenção e pesquisa, constituindo-se em organização militar de fundamental importância para a manutenção da capacidade de produção bélica do Exército, além de atuar em apoio às ações de defesa civil. Quer conhecer um pouco mais do acervo dos Arsenais e Fábricas sob guarda do AHEx? Acesse: http://www.ahex.eb.mil.br “𝘈𝘏𝘌𝘹:...

ADEREX AERONAVAL 2021