Enquanto no Brasil o primeiro C-390 Millennium da Força Aérea Húngara decolava de Gavião Peixoto para o seu voo inaugural, que durou 4 horas, na Embaixada do Brasil em Nova Delhi, na Índia, a Embraer Defesa E Segurança assinava um MoU com a Mahindra Defence, parceira indiana no Programa MTA para a nova aeronave de transporte da sua Força Aérea.
Esse acordo, dentro das diretivas do "Make in India", torna a Embraer Defesa e Segurança e seu produto, o jato militar C-390 Millennium, na melhor proposta para o MTA, e com sobras.
Em Rhyadi, durante o World Defence Show, o avião brasileiro ficou simbolicamente exposto ao lado do veteraníssimo Ilyushin IL-76 MD90 A, um projeto da Guerra Fria equipado com quatro motores pouco econômicos, e que teria sido modernizado recentemente, segundo o seu fabricante.
Qualquer tentativa de comparar o avião quadrimotor russo, uma pérola de tempos passados, quando gastos militares em excesso justificavam máquinas desse porte e custos, com o moderno C-390 Millennium, um avião livre de qualquer empecilho na sua manutenção COTS + MOTS e dotado de dois motores a reação modernos amplamente difundidos no mundo ocidental, sistema de aviônica atualíssimo, capacidade defensiva/auto-proteção sofisticada, ergonomia de cockpit incomparável e maior eficiência por distância voada x carga transportada, só pode ser entendido como piada, e de mau gosto.
São aeronaves completamente diferentes.
Uma representa um passado do qual muitos nem querem mais se lembrar, a dependência de material militar de origem russa ou soviética, com seus consequentes óbices na arena geopolítica e tecnológica.
A outra representa a liberdade de operação, capacidade de decisão, mobilidade tática e mesmo estratégica, manutenção otimizada disponível nos cinco continentes, e a tranquilidade proporcionada pelo pós venda da Embraer Defesa e Segurança, em escala global e entendo as necessidades regionais de seus clientes.
Sem falar que a EDS forma os tripulantes e pilotos de KC-390, tanto no Brasil quanto em centros Millennium regionais, como os atualmente sendo discutidos na Índia e também na Arábia Saudita, onde a Embraer se aliou a poderosa SAMI Defence para oferecer o C-390 Millennium.
Todos estes negócios, anúncios de voos inéditos e expectativas de mais negócios nos próximos dias, semanas e meses apenas comprovam o óbvio: o Embraer C-390 Millennium é o campeão, a régua pela qual todos os outros serão medidos.
Engenharia Aeroespacial brasileira, by EMBRAER.
Gente ousada, essa da Embraer...
PS: Colômbia manda agradecer pelo MAFFS II, Esquadrão Zeus!
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