Pular para o conteúdo principal

ATR-42 MPA Ex-Guardia de Finanza estariam sendo sendo oferecidos para o Brasil

Nos bastidores do mercado internacional de aeronaves especializadas usadas, oferecidas em possíveis negociações de governo a governo (Gov to Gov), surgiu nos últimos dias uma oferta que, segundo fontes desse jornalista, envolveria três aeronaves ATR-42 MPA recentemente colocadas a disposição para venda, após serem substituídas na Guardia de Finanza (Itália) pelos mais capazes ATR-72-600 MPA, que utilizam aviônica digital, motores mais modernos e hélices em cimitarra, de maior eficiência.

ATR-42 MPA da Guardia de Finanza - Foto: Roberto Caiafa (fevereiro de 2023)












Segundo o que apuramos, a oferta consistiria de até três aeronaves ATR-42 MPA, assim descritas na oferta:

"Brazil is in need of a replacement for their EMB-111 Bandeirante Patrulha. If there is an urgent requirement> Italy ofer 3x ATR42 Maritime Patrol Aircraft directly available. They are previously used in Europe".

Aprofundamos a nossa apuração, e descobrimos as seguintes informações sobre essas aeronaves:

Relatório Detalhado 

01 ATR 42-400
Primeiro voo: 04/04/1996
Horas de voo: 10.862 horas > 6.400 pousos

02 ATR 42-400
Primeiro Voo: 03/10/1997
Horas de voo: 9594 horas > 5655 pousos

03 ATR 42-500
Primeiro voo: 30/10/2003
Horas de voo: 8.054 horas > 3.781 pousos

Os ATR-42 400/500MP foram atualizados entre 2014 e 2015 com a instalação do FlirSystems Flir 380HD, o sistema de missão ATOS, da Leonardo, capacidades de comunicação via satélite, e novos consoles para operadores, similares aos usados nos mais capazes ATR-72-600. 

ATR-72-600 MPA - Essa aeronave aposentou os ATR-42 MPA
ATR-72-600 MPA - Essa aeronave aposentou os ATR-42 MPA.
Foto: Roberto Caiafa














As aeronaves em tela estão equipada com o sistema de missão Leonardo ATOS (Airborne Tactical Observation System) que consiste em uma série de sensores e radares instalados a bordo da aeronave, controlados pelos consoles e pelos operadores na cabine. 

O ATOS compreende uma sofisticada
suíte de missão que inclui radar de busca, sensores EO/IR, ESM e sistemas de comunicação com links de dados, perfeitamente integrados à aeronave. 

Os sensores ESM na cauda e no nariz da aeronave fazem parte de um sistema que localiza e registra os rastros emitidos pelos radares da biblioteca.



O sistema ATOS, da Leonardo, em plena ação durante voo realizado com este jornalista a bordo do ATR-72-600 MPA. Os consoles são da última versão do sistema, e no geral, essa aeronave é bastante superior as capacidades presentes nos ATR-42 MPA, desativados e colocados a venda.

 
Portanto eles conseguem reconhecer um radar já “arquivado” anteriormente e podem localizar esse radar entre dezenas de outros armazenados, auxiliando na busca por um alvo específico já conhecido. 

Este tipo de aeronave pode realizar diversas missões, prevendo a mudança de equipamentos em muito pouco tempo: Patrulha Marítima, Controle Ambiental, Busca e Salvamento, Transporte Médico, Transporte de Passageiros, Transporte de Mercadorias e até operações com lançamento de para-quedistas (por exemplo, em apoio a forças especiais ou missões de resgate em áreas remotas). 

É óbvio que o primeiro tipo de missão continua a ser a principal, podendo explorar as capacidades de detecção e vigilância radar do sistema ATOS, mesmo em áreas não marítimas, para ações policiais tradicionais e de combate ao crime organizado em apoio a investigações judiciais.




Conteúdo Exclusivo (Texto, Fotos e Informações) por Roberto Caiafa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BLINDADOS SUECOS! Sveriges Militärfordonsmuseum, Arsenalen ou The Swedish Tank Museum - O Museu AÇO!

𝗢 𝗔𝗖𝗘𝗥𝗩𝗢 𝗗𝗢 𝗔𝗥𝗦𝗘𝗡𝗔𝗟 𝗗𝗘 𝗚𝗨𝗘𝗥𝗥𝗔 𝗗𝗢 𝗥𝗜𝗢 𝗗𝗘 𝗝𝗔𝗡𝗘𝗜𝗥𝗢

O Arsenal de Guerra do Rio (AGR) remonta aos idos de 1762, quando foi criado pelo então governador da capitania do Rio de Janeiro, Gomes Freire de Andrade - Conde de Bobadela - com a denominação de “Casa do Trem”, na Ponta do Calabouço, Centro do Rio de Janeiro, onde atualmente se encontra o Museu Histórico Nacional. Ao longo de sua história, o Arsenal se caracteriza pelo apoio ao poder de combate do Exército, destacando-se por sua atuação nas Revoltas do Brasil Regencial, na Guerra da Tríplice Aliança, na Guerra de Canudos, na Revolta da Armada, Guerra do Contestado, bem como na Segunda Guerra Mundial.  Atualmente, o AGR, desempenha atividades de fabricação, manutenção e pesquisa, constituindo-se em organização militar de fundamental importância para a manutenção da capacidade de produção bélica do Exército, além de atuar em apoio às ações de defesa civil. Quer conhecer um pouco mais do acervo dos Arsenais e Fábricas sob guarda do AHEx? Acesse: http://www.ahex.eb.mil.br “𝘈𝘏𝘌𝘹:...

ADEREX AERONAVAL 2021