sábado, 20 de abril de 2024

ATR-42 MPA Ex-Guardia de Finanza estariam sendo sendo oferecidos para o Brasil

Nos bastidores do mercado internacional de aeronaves especializadas usadas, oferecidas em possíveis negociações de governo a governo (Gov to Gov), surgiu nos últimos dias uma oferta que, segundo fontes desse jornalista, envolveria três aeronaves ATR-42 MPA recentemente colocadas a disposição para venda, após serem substituídas na Guardia de Finanza (Itália) pelos mais capazes ATR-72-600 MPA, que utilizam aviônica digital, motores mais modernos e hélices em cimitarra, de maior eficiência.

ATR-42 MPA da Guardia de Finanza - Foto: Roberto Caiafa (fevereiro de 2023)












Segundo o que apuramos, a oferta consistiria de até três aeronaves ATR-42 MPA, assim descritas na oferta:

"Brazil is in need of a replacement for their EMB-111 Bandeirante Patrulha. If there is an urgent requirement> Italy ofer 3x ATR42 Maritime Patrol Aircraft directly available. They are previously used in Europe".

Aprofundamos a nossa apuração, e descobrimos as seguintes informações sobre essas aeronaves:

Relatório Detalhado 

01 ATR 42-400
Primeiro voo: 04/04/1996
Horas de voo: 10.862 horas > 6.400 pousos

02 ATR 42-400
Primeiro Voo: 03/10/1997
Horas de voo: 9594 horas > 5655 pousos

03 ATR 42-500
Primeiro voo: 30/10/2003
Horas de voo: 8.054 horas > 3.781 pousos

Os ATR-42 400/500MP foram atualizados entre 2014 e 2015 com a instalação do FlirSystems Flir 380HD, o sistema de missão ATOS, da Leonardo, capacidades de comunicação via satélite, e novos consoles para operadores, similares aos usados nos mais capazes ATR-72-600. 

ATR-72-600 MPA - Essa aeronave aposentou os ATR-42 MPA
ATR-72-600 MPA - Essa aeronave aposentou os ATR-42 MPA.
Foto: Roberto Caiafa














As aeronaves em tela estão equipada com o sistema de missão Leonardo ATOS (Airborne Tactical Observation System) que consiste em uma série de sensores e radares instalados a bordo da aeronave, controlados pelos consoles e pelos operadores na cabine. 

O ATOS compreende uma sofisticada
suíte de missão que inclui radar de busca, sensores EO/IR, ESM e sistemas de comunicação com links de dados, perfeitamente integrados à aeronave. 

Os sensores ESM na cauda e no nariz da aeronave fazem parte de um sistema que localiza e registra os rastros emitidos pelos radares da biblioteca.



O sistema ATOS, da Leonardo, em plena ação durante voo realizado com este jornalista a bordo do ATR-72-600 MPA. Os consoles são da última versão do sistema, e no geral, essa aeronave é bastante superior as capacidades presentes nos ATR-42 MPA, desativados e colocados a venda.

 
Portanto eles conseguem reconhecer um radar já “arquivado” anteriormente e podem localizar esse radar entre dezenas de outros armazenados, auxiliando na busca por um alvo específico já conhecido. 

Este tipo de aeronave pode realizar diversas missões, prevendo a mudança de equipamentos em muito pouco tempo: Patrulha Marítima, Controle Ambiental, Busca e Salvamento, Transporte Médico, Transporte de Passageiros, Transporte de Mercadorias e até operações com lançamento de para-quedistas (por exemplo, em apoio a forças especiais ou missões de resgate em áreas remotas). 

É óbvio que o primeiro tipo de missão continua a ser a principal, podendo explorar as capacidades de detecção e vigilância radar do sistema ATOS, mesmo em áreas não marítimas, para ações policiais tradicionais e de combate ao crime organizado em apoio a investigações judiciais.




Conteúdo Exclusivo (Texto, Fotos e Informações) por Roberto Caiafa

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