Pular para o conteúdo principal

Exército Brasileiro visita em Pune a Bharat Forge, empresa do Grupo Kalyani

  •  A empresa indiana é especializada na produção de diversos sistemas e materiais para uso militar, como obuseiros, veículos blindados, drones e munições.

No dia 20 de março, na cidade de Pune, Índia, a delegação de militares brasileiros liderados pelo General de Brigada Marcelo Rocha Lima, chefe do Escritório de Projetos Estratégicos do Exército visitou as instalações da empresa Bharat Forge, uma multinacional pertencente ao Grupo Kalyani.


A empresa indiana é especializada na produção de diversos sistemas e materiais para uso militar, como obuseiros, veículos blindados, drones e munições. 

Muitos destes equipamentos apresentados aos militares brasileiros foram empregados na demonstração conjunta das forças armadas indianas, realizada no polígono de tiro de Bharat Shakinin  esta semana.



O MaRG 155mm / 39 cal - BR
, na configuração 4x4, que pesa 18 toneladas, é um obuseiro de 155mm "leve". Firma: ANI/DoD


Dentre os sistemas de armas e equipamentos, destaque para o veículo Garuda 105_V2, um sistema móvel de artilharia com arma de 105 mm/37 calibres com capacidade de disparo de 360° pesando menos de 5,5 toneladas. 

Montado em chassis sobre rodas 4x4 AT, esse arranjo permite ótima manobrabilidade em todos os terrenos, incluindo as apertadas trilhas fronteiriças nas grandes altitudes (LAC border), como ocorre na fronteira entre a Índia e a China.


Em recente demonstração de sua versatilidade e baixo peso, um sistema Garuda 105_V2 foi aerotransportado e lançado por paraquedas a partir de um C-17 Globemaster III da Força Aérea Indiana, chegando ao solo em segurança e rapidamente sendo colocado em condições de combate.










Outro sistema que os brasileiros puderam visualizar durante a visita foi o sistema de míssil superfície-ar Akash, tanto na versão original, mais antiga, quanto na nova versão Akash NG, mais capaz, mais leve e com uma demanda logística consideravelmente menor e menos custosa que a empregada anteriormente.

O sistema tem sido reiteradamente oferecido pelos indianos ao Brasil como uma solução para o Projeto Estratégico do Exército Defesa Antiaérea, cujos responsáveis estão atualmente avaliando as opções existentes no mercado de mísseis, e o Akash NG tem sido bastante comentado nos bastidores da Defesa brasileira.

Os militares brasileiros sendo apresentados as capacidades do sistema Akash, aqui, um mock-up da versão de 1ª geração. Firma: ANI/DoD


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Museo Storico - Aeronautica Militare - Ministero della Difesa (Vigna di Valle)

Um museu incrível, localizado em uma região lindíssima, as margens do  Lago di Bracciano, na Itália. Sejam bem vindos ao  Museo Storico dell’Aeronautica Militare di Vigna di Valle Às margens do Lago Bracciano, no sítio histórico da antiga base de hidroaviões de Vigna di Valle, fica o Museu Histórico da Força Aérea .  As suas estruturas arquitetônicas, entre antigas e modernas, estão perfeitamente integradas no ambiente do parque natural em que reside. Douglas C-47 MM 61 776 "1445" Monumento sobre o voo do dirigível "Itália" até o sobrevoo do Pólo Norte, em 1928, quando foi destruído em um acidente. O belíssimo F-104 ASA-M Starfighter RED "Ducati 999 F03" Breguet 1150 Atlantic ASW/ASUW Grumman HU-16 Albatross Grumman HU-16 Albatross Grumman HU-16 Albatross Grumman S2F Tracker Aermacchi MB.323  ""MM 554" Aermacchi MB.323  ""MM 554" Grumman HU-16 Albatross em 2º plano Sinalização para visitantes com recursos multimídia O visual a...

Saab vende a TransponderTech

A Saab anuncia a venda da Saab TransponderTech AB para a subsidiária sueca da Teledyne Technologies Inc ., a FLIR Systems AB . A conclusão da transação está sujeita ao cumprimento de determinadas condições, o que está previsto para ocorrer até o final do quarto trimestre de 2025. A TransponderTech é líder em soluções de comunicação e navegação certificadas pela Convenção Internacional para a Salvaguarda da Vida Humana no Mar (do inglês,  Safety Of Life At Sea  - SOLAS) para aplicações marítimas comerciais, militares e aéreas.  A venda está alinhada com a estratégia da Saab de aumentar o foco nas áreas centrais do seu negócio. Com o fechamento da transação, a Saab venderá 100% das ações que possuía na Saab TransponderTech AB. “ A TransponderTech é uma empresa extraordinária e inovadora, e temos muito orgulho das suas conquistas. À medida que nos concentramos estrategicamente em expandir nossa atuação nos segmentos militares, acreditamos que a empresa encontrará ainda mai...

Embraer fecha acordo com a Marinha do Brasil para desenvolver drones aeronavais CAT 3, CAT 4 e CAT 5.

A Embraer e a Marinha do Brasil assinaram acordos de parceria e cooperação mútua em pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) em dezembro de 2022 e abril de 2024, visando o d esenvolvimento de radares   de busca de superfície embarcados e de vigilância costeira, com o aprimoramento do Radar Gaivota X , e o a poio mútuo em pesquisa, desenvolvimento e inovação  na área de tecnologia em geral, visando fortalecer a Base Industrial de Defesa Nacional e a transição da pesquisa para a indústria. Embora a Marinha do Brasil já utilize e teste diferentes tipos de drones (incluindo veículos submarinos autônomos e drones kamikaze desenvolvidos pelo Corpo de Fuzileiros Navais ) e a Embraer tenha um memorando de entendimento com a Força Aérea Brasileira (FAB) para estudar e desenvolver um veículo aéreo não tripulado avançado, os acordos específicos entre Embraer e Marinha visavam até então principalmente a tecnologia de radares, mas isso mudou na direção dos drones e está em u...