- A empresa indiana é especializada na produção de diversos sistemas e materiais para uso militar, como obuseiros, veículos blindados, drones e munições.
No dia 20 de março, na cidade de Pune, Índia, a delegação de militares brasileiros liderados pelo General de Brigada Marcelo Rocha Lima, chefe do Escritório de Projetos Estratégicos do Exército visitou as instalações da empresa Bharat Forge, uma multinacional pertencente ao Grupo Kalyani.
A empresa indiana é especializada na produção de diversos sistemas e materiais para uso militar, como obuseiros, veículos blindados, drones e munições.
Muitos destes equipamentos apresentados aos militares brasileiros foram empregados na demonstração conjunta das forças armadas indianas, realizada no polígono de tiro de Bharat Shakinin esta semana.
O MaRG 155mm / 39 cal - BR, na configuração 4x4, que pesa 18 toneladas, é um obuseiro de 155mm "leve". Firma: ANI/DoD
Dentre os sistemas de armas e equipamentos, destaque para o veículo Garuda 105_V2, um sistema móvel de artilharia com arma de 105 mm/37 calibres com capacidade de disparo de 360° pesando menos de 5,5 toneladas.
Montado em chassis sobre rodas 4x4 AT, esse arranjo permite ótima manobrabilidade em todos os terrenos, incluindo as apertadas trilhas fronteiriças nas grandes altitudes (LAC border), como ocorre na fronteira entre a Índia e a China.
Em recente demonstração de sua versatilidade e baixo peso, um sistema Garuda 105_V2 foi aerotransportado e lançado por paraquedas a partir de um C-17 Globemaster III da Força Aérea Indiana, chegando ao solo em segurança e rapidamente sendo colocado em condições de combate.
Outro sistema que os brasileiros puderam visualizar durante a visita foi o sistema de míssil superfície-ar Akash, tanto na versão original, mais antiga, quanto na nova versão Akash NG, mais capaz, mais leve e com uma demanda logística consideravelmente menor e menos custosa que a empregada anteriormente.
O sistema tem sido reiteradamente oferecido pelos indianos ao Brasil como uma solução para o Projeto Estratégico do Exército Defesa Antiaérea, cujos responsáveis estão atualmente avaliando as opções existentes no mercado de mísseis, e o Akash NG tem sido bastante comentado nos bastidores da Defesa brasileira.
Os militares brasileiros sendo apresentados as capacidades do sistema Akash, aqui, um mock-up da versão de 1ª geração. Firma: ANI/DoD
Comentários
Postar um comentário
Participe, deixe seu contato!