Pular para o conteúdo principal

Simulador Starmax é utilizado no Guaicurus para treinamento de militares do Exército Brasileiro em Roraima

A Ares, em colaboração com o Exército Brasileiro, conduziu uma instrução especializada para capacitar militares no uso do Sistema de Armas Remotamente Controlado REMAX, utilizando o simulador de tiro STARMAX, como ferramenta de instrução, em apoio à transformação do 18º Regimento de Cavalaria Mecanizado, em Boa Vista (RR), de esquadrão para regimento.

No mês passado, 50 viaturas foram enviadas ao local e farão parte do novo 18º RC Mec que, até 2025, contará com três esquadrões e um efetivo de cerca de 600 militares.



Durante cinco dias, 32 militares participaram deste treinamento, focado na operação do Sistema de Armas Remax integrado ao novo veículo Leve Sobre Rodas Multitarefas – Guaicurus 4x4

O treinamento permitiu tanto a certificação de novos atiradores quanto a atualização daqueles que já possuíam experiência com o sistema Remax integrado ao Guarani 6x6.



O objetivo foi garantir que todos os operadores estejam aptos a usar o equipamento de maneira eficaz.

José Renato Pimenta, Instrutor e Técnico de Suporte Logístico da Ares, destacou a relevância do treinamento, que incluiu em Boa Vista instrução teórica, prática e de motricidade, utilizando o simulador desenvolvido pela ARES. "O STARMAX, como ferramenta de instrução, oferece não apenas eficácia no adestramento das tropas, mas também garante a segurança dos militares, ao minimizar os riscos inerentes à instrução militar, proporcionando um ambiente de aprendizado controlado e simulado, além de gerar economia de recursos necessários para a instrução." afirmou.



Além da capacitação dos militares, a Ares também oferece suporte, em todo o território nacional, às Organizações Militares (OMs) que possuem o sistema Remax, onde quer que estejam localizadas. "O suporte logístico é essencial para garantir a disponibilidade dos equipamentos e o sucesso das operações militares. Na Ares, estamos comprometidos em fornecer suporte eficiente e confiável para as Organizações Militares (OMs), assegurando que tenham acesso contínuo aos recursos necessários.", destaca Pimenta.



Inovação e eficiência

Disponibilizado em uma maleta portátil, o STARMAX hoje está disponível em duas versões - pode ser utilizado em uma viatura ou instalado em um local sem a necessidade de viatura. 

Sua integração com o sistema utilizado para o treinamento é realizada através de um módulo conectado diretamente ao Sistema de Emprego (SE) do REMAX.

Uma vez conectado, o Módulo do Instrutor comandará a inicialização do sistema REMAX, habilitando, desta forma, o ambiente virtual no qual o aluno estará imerso. 

Esse módulo é o responsável por criar cenários e avaliar, em tempo real, o desempenho do aluno.

A solução modular permite que os treinamentos sejam realizados em ambiente imersivo - dentro da viatura ou em salas de aula - e que novos elementos sejam adicionados à sua configuração.

O STARMAX oferece treinamento de motricidade; treinamento de operações e disparo e treinamento de colimação. 



Características e vantagens do STARMAX

- Maior eficácia no adestramento das tropas;

-Capacidade de treinar o atirador ou toda a guarnição da viatura;

- Economia de recursos necessários para a instrução (munição/combustível/ desgaste de material);

- Otimização do tempo investido na instrução;

- Software modular e multiplataforma;

- Sistema facilmente transportado;

- Diminuição de riscos (acidentes/incidentes) inerentes à instrução militar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Museo Storico - Aeronautica Militare - Ministero della Difesa (Vigna di Valle)

Um museu incrível, localizado em uma região lindíssima, as margens do  Lago di Bracciano, na Itália. Sejam bem vindos ao  Museo Storico dell’Aeronautica Militare di Vigna di Valle Às margens do Lago Bracciano, no sítio histórico da antiga base de hidroaviões de Vigna di Valle, fica o Museu Histórico da Força Aérea .  As suas estruturas arquitetônicas, entre antigas e modernas, estão perfeitamente integradas no ambiente do parque natural em que reside. Douglas C-47 MM 61 776 "1445" Monumento sobre o voo do dirigível "Itália" até o sobrevoo do Pólo Norte, em 1928, quando foi destruído em um acidente. O belíssimo F-104 ASA-M Starfighter RED "Ducati 999 F03" Breguet 1150 Atlantic ASW/ASUW Grumman HU-16 Albatross Grumman HU-16 Albatross Grumman HU-16 Albatross Grumman S2F Tracker Aermacchi MB.323  ""MM 554" Aermacchi MB.323  ""MM 554" Grumman HU-16 Albatross em 2º plano Sinalização para visitantes com recursos multimídia O visual a...

Saab vende a TransponderTech

A Saab anuncia a venda da Saab TransponderTech AB para a subsidiária sueca da Teledyne Technologies Inc ., a FLIR Systems AB . A conclusão da transação está sujeita ao cumprimento de determinadas condições, o que está previsto para ocorrer até o final do quarto trimestre de 2025. A TransponderTech é líder em soluções de comunicação e navegação certificadas pela Convenção Internacional para a Salvaguarda da Vida Humana no Mar (do inglês,  Safety Of Life At Sea  - SOLAS) para aplicações marítimas comerciais, militares e aéreas.  A venda está alinhada com a estratégia da Saab de aumentar o foco nas áreas centrais do seu negócio. Com o fechamento da transação, a Saab venderá 100% das ações que possuía na Saab TransponderTech AB. “ A TransponderTech é uma empresa extraordinária e inovadora, e temos muito orgulho das suas conquistas. À medida que nos concentramos estrategicamente em expandir nossa atuação nos segmentos militares, acreditamos que a empresa encontrará ainda mai...

Embraer fecha acordo com a Marinha do Brasil para desenvolver drones aeronavais CAT 3, CAT 4 e CAT 5.

A Embraer e a Marinha do Brasil assinaram acordos de parceria e cooperação mútua em pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) em dezembro de 2022 e abril de 2024, visando o d esenvolvimento de radares   de busca de superfície embarcados e de vigilância costeira, com o aprimoramento do Radar Gaivota X , e o a poio mútuo em pesquisa, desenvolvimento e inovação  na área de tecnologia em geral, visando fortalecer a Base Industrial de Defesa Nacional e a transição da pesquisa para a indústria. Embora a Marinha do Brasil já utilize e teste diferentes tipos de drones (incluindo veículos submarinos autônomos e drones kamikaze desenvolvidos pelo Corpo de Fuzileiros Navais ) e a Embraer tenha um memorando de entendimento com a Força Aérea Brasileira (FAB) para estudar e desenvolver um veículo aéreo não tripulado avançado, os acordos específicos entre Embraer e Marinha visavam até então principalmente a tecnologia de radares, mas isso mudou na direção dos drones e está em u...