Durante cerimônia realizada nesta quinta-feira (28), no Ministério da Defesa (MD), foi assinada carta de intenções entre Brasil e França para ampliar a participação brasileira no mercado francês.
O instrumento de cooperação estabelece a criação de um Comitê de Armamento entre as partes, com o objetivo de ampliar a parceria estratégica no segmento de defesa e identificar novos projetos conjuntos de interesse.
O acordo ocorreu na semana em que o Presidente da França, Emmanuel Macron, cumpre agenda oficial no Brasil.
“Daremos mais um passo nessa profícua relação. O comitê irá proporcionar a continuidade dos avanços da cooperação bilateral e o intercâmbio de informações na área da política industrial de defesa, buscando a identificação de possíveis sinergias dos projetos conjuntos”, disse o Secretário de Produtos de Defesa do MD, Rui Chagas Mesquita.
O comitê sobre armamento será composto por representantes dos Ministérios da Defesa das duas nações.
A co-presidência do órgão será ocupada pela Secretaria de Produtos de Defesa do Brasil e pela Direção Internacional de Cooperação e Exportação da Direção-Geral do Armamento da França.
Ainda este ano, está previsto ocorrer a primeira reunião entre as partes.
Parcerias comerciais
No setor de defesa, Brasil e França já desenvolvem projetos como a construção de helicópteros, submarinos e satélites.
Participaram do evento, também, o Secretário-Geral do MD, Luiz Henrique Pochyly da Costa; o Diretor de Desenvolvimento Internacional da Direção Geral de Armamento da França, General Gael Diaz de Tuesta; o Assessor de Assuntos Internacionais do Ministério das Relações Exteriores, Embaixador Flávio Marega; o Diretor do Departamento de Produtos de Defesa do MD, General de Divisão José Luis Araújo dos Santos; o Diretor do Departamento de Financiamentos e Economia de Defesa do MD, Contra-Almirante Ricardo Yukio Iamaghuchi; dentre outras autoridades.
Comentários
Postar um comentário
Participe, deixe seu contato!