Pular para o conteúdo principal

SEPROD (Brasil) e DGA (França) criam Comitê de Armamento - Carta de Intenções Brasil França

Durante cerimônia realizada nesta quinta-feira (28), no Ministério da Defesa (MD), foi assinada carta de intenções entre Brasil e França para ampliar a participação brasileira no mercado francês. 

O instrumento de cooperação estabelece a criação de um Comitê de Armamento entre as partes, com o objetivo de ampliar a parceria estratégica no segmento de defesa e identificar novos projetos conjuntos de interesse. 

O acordo ocorreu na semana em que o Presidente da França, Emmanuel Macron, cumpre agenda oficial no Brasil.

20240328 - Assinatura da carta de intenções BRA - FRA - Imagem 2.jpg
.

“Daremos mais um passo nessa profícua relação. O comitê irá proporcionar a continuidade dos avanços da cooperação bilateral e o intercâmbio de informações na área da política industrial de defesa, buscando a identificação de possíveis sinergias dos projetos conjuntos”, disse o Secretário de Produtos de Defesa do MD, Rui Chagas Mesquita.

20240328 - Assinatura da carta de intenções BRA - FRA - Imagem 1.jpg
.

O comitê sobre armamento será composto por representantes dos Ministérios da Defesa das duas nações. 

A co-presidência do órgão será ocupada pela Secretaria de Produtos de Defesa do Brasil e pela Direção Internacional de Cooperação e Exportação da Direção-Geral do Armamento da França. 

Ainda este ano, está previsto ocorrer a primeira reunião entre as partes.

Parcerias comerciais 

No setor de defesa, Brasil e França já desenvolvem projetos como a construção de helicópteros, submarinos e satélites. 

Participaram do evento, também, o Secretário-Geral do MD, Luiz Henrique Pochyly da Costa; o Diretor de Desenvolvimento Internacional da Direção Geral de Armamento da França, General Gael Diaz de Tuesta; o Assessor de Assuntos Internacionais do Ministério das Relações Exteriores, Embaixador Flávio Marega; o Diretor do Departamento de Produtos de Defesa do MD, General de Divisão José Luis Araújo dos Santos; o Diretor do Departamento de Financiamentos e Economia de Defesa do MD, Contra-Almirante Ricardo Yukio Iamaghuchi; dentre outras autoridades.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BLINDADOS SUECOS! Sveriges Militärfordonsmuseum, Arsenalen ou The Swedish Tank Museum - O Museu AÇO!

𝗢 𝗔𝗖𝗘𝗥𝗩𝗢 𝗗𝗢 𝗔𝗥𝗦𝗘𝗡𝗔𝗟 𝗗𝗘 𝗚𝗨𝗘𝗥𝗥𝗔 𝗗𝗢 𝗥𝗜𝗢 𝗗𝗘 𝗝𝗔𝗡𝗘𝗜𝗥𝗢

O Arsenal de Guerra do Rio (AGR) remonta aos idos de 1762, quando foi criado pelo então governador da capitania do Rio de Janeiro, Gomes Freire de Andrade - Conde de Bobadela - com a denominação de “Casa do Trem”, na Ponta do Calabouço, Centro do Rio de Janeiro, onde atualmente se encontra o Museu Histórico Nacional. Ao longo de sua história, o Arsenal se caracteriza pelo apoio ao poder de combate do Exército, destacando-se por sua atuação nas Revoltas do Brasil Regencial, na Guerra da Tríplice Aliança, na Guerra de Canudos, na Revolta da Armada, Guerra do Contestado, bem como na Segunda Guerra Mundial.  Atualmente, o AGR, desempenha atividades de fabricação, manutenção e pesquisa, constituindo-se em organização militar de fundamental importância para a manutenção da capacidade de produção bélica do Exército, além de atuar em apoio às ações de defesa civil. Quer conhecer um pouco mais do acervo dos Arsenais e Fábricas sob guarda do AHEx? Acesse: http://www.ahex.eb.mil.br “𝘈𝘏𝘌𝘹:...

ADEREX AERONAVAL 2021