Pular para o conteúdo principal

Atech reafirma compromisso com o futuro das Cidades Inteligentes

  • Empresa do Grupo Embraer participa de debate sobre soluções tecnológicas que estão moldando o futuro dos grandes centros urbanos

 

As tecnologias emergentes vem desempenhando um papel cada vez mais importante na forma como as cidades são administradas e evoluem, impactando diretamente a vida dos cidadãos. 

Entre as soluções tecnológicas desenvolvidas para as Cidades Inteligentes, a Internet das Coisas (IoT) se destaca como uma ferramenta fundamental para moldar o futuro dos grandes centros urbanos.










O debate sobre a utilização ética e eficaz dessas tecnologias na governança urbana foi abordado na reunião estratégica "A Evolução do IoT nas Ações de Preservação da Ordem Urbana nas Cidades Inteligentes", realizada no Smart City Business Brazil Congress 2024, na tarde desta quarta-feira (15).

 

A discussão contou com a participação de Claudio T. F. do Nascimento Filho, gerente de Negócios da Atech, empresa do Grupo Embraer, além de outros especialistas do setor público e privado. 

A reunião traçou um panorama amplo dos desafios das Cidades Inteligentes, abordando desde benefícios práticos das tecnologias até questões sensíveis, como privacidade dos cidadãos e segurança cibernética.

 

"Em uma Cidade Inteligente as tecnologias devem ser aplicadas para facilitar e melhorar a vida do cidadão, com foco no coletivo e no respeito aos direitos individuais. Nesse contexto, a Atech reafirma seu compromisso em promover soluções tecnológicas de vanguarda, que não apenas impulsionam a eficiência urbana, mas também respeitam os princípios éticos e a privacidade das pessoas", disse Claudio.

 

Ele ressalta que a Atech oferece em seu portfólio o Arkhe Governance, uma família de soluções tecnológicas que permite a integração eficiente de diferentes órgãos públicos e sistemas de monitoramento em tempo real. O Arkhe Governance oferece uma visão abrangente e precisa do ambiente urbano, possibilitando a coordenação eficaz entre diferentes setores municipais.

 

"Ao conectar sistemas legados, bancos de dados e dispositivos IoT, as soluções desenvolvidas pela Atech possibilitam uma gestão eficiente das operações urbanas, desde as redes de saúde e educação até a mobilidade urbana e segurança pública", explica o gerente da Atech.

 

Sobre o Evento

O Smart City Business Brazil Congress 2024, organizado pelo Instituto Smart City Business America (SCBA), aconteceu nesta terça (14) e quarta-feira (15), na capital paulista. Com participação de gestores e profissionais dedicados a moldar a infraestrutura digital das cidades, o evento teve como objetivo fomentar a colaboração, a troca de ideias e soluções inovadoras entre especialistas e gestores públicos e privados, e também elevar o nível das tecnologias de Smart City, buscando um padrão tecnológico que gere benefícios tangíveis para a sociedade.

 

Além do gerente da Atech, Claudio Nascimento, a reunião estratégica "A Evolução do IoT nas Ações de Preservação da Ordem Urbana nas Cidades Inteligentes" contou com a participação de Alcides Fagotti Júnior, Secretário Municipal de Segurança Urbana Prefeitura de São Paulo (SP); Coronel Eduardo Espósito, Secretário de Segurança Urbana de Santana de Parnaíba (SP); Marco Bonera, CEO da Techboard LATAM; e de Giuseppe Tamborra e Ivan De Masi, ambos da empresa italiana Reco 3.26.

 


Sobre a Atech

Reconhecida como uma “System House” brasileira, a Atech sempre se pautou pela inovação com o objetivo de ajudar a transformar o Brasil. Com uma expertise única em engenharia de sistemas e tecnologias de consciência situacional e apoio à tomada de decisão, a Atech trabalha no desenvolvimento de soluções inovadoras com aplicações nas áreas de tráfego aéreo, gestão de ativos, segurança digital, conexões Inteligentes, logística, sistemas de comando e controle, de instrumentação e controle, embarcados e simuladores. Mais informações em www.atech.com.br.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Museo Storico - Aeronautica Militare - Ministero della Difesa (Vigna di Valle)

Um museu incrível, localizado em uma região lindíssima, as margens do  Lago di Bracciano, na Itália. Sejam bem vindos ao  Museo Storico dell’Aeronautica Militare di Vigna di Valle Às margens do Lago Bracciano, no sítio histórico da antiga base de hidroaviões de Vigna di Valle, fica o Museu Histórico da Força Aérea .  As suas estruturas arquitetônicas, entre antigas e modernas, estão perfeitamente integradas no ambiente do parque natural em que reside. Douglas C-47 MM 61 776 "1445" Monumento sobre o voo do dirigível "Itália" até o sobrevoo do Pólo Norte, em 1928, quando foi destruído em um acidente. O belíssimo F-104 ASA-M Starfighter RED "Ducati 999 F03" Breguet 1150 Atlantic ASW/ASUW Grumman HU-16 Albatross Grumman HU-16 Albatross Grumman HU-16 Albatross Grumman S2F Tracker Aermacchi MB.323  ""MM 554" Aermacchi MB.323  ""MM 554" Grumman HU-16 Albatross em 2º plano Sinalização para visitantes com recursos multimídia O visual a...

Saab vende a TransponderTech

A Saab anuncia a venda da Saab TransponderTech AB para a subsidiária sueca da Teledyne Technologies Inc ., a FLIR Systems AB . A conclusão da transação está sujeita ao cumprimento de determinadas condições, o que está previsto para ocorrer até o final do quarto trimestre de 2025. A TransponderTech é líder em soluções de comunicação e navegação certificadas pela Convenção Internacional para a Salvaguarda da Vida Humana no Mar (do inglês,  Safety Of Life At Sea  - SOLAS) para aplicações marítimas comerciais, militares e aéreas.  A venda está alinhada com a estratégia da Saab de aumentar o foco nas áreas centrais do seu negócio. Com o fechamento da transação, a Saab venderá 100% das ações que possuía na Saab TransponderTech AB. “ A TransponderTech é uma empresa extraordinária e inovadora, e temos muito orgulho das suas conquistas. À medida que nos concentramos estrategicamente em expandir nossa atuação nos segmentos militares, acreditamos que a empresa encontrará ainda mai...

Embraer fecha acordo com a Marinha do Brasil para desenvolver drones aeronavais CAT 3, CAT 4 e CAT 5.

A Embraer e a Marinha do Brasil assinaram acordos de parceria e cooperação mútua em pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) em dezembro de 2022 e abril de 2024, visando o d esenvolvimento de radares   de busca de superfície embarcados e de vigilância costeira, com o aprimoramento do Radar Gaivota X , e o a poio mútuo em pesquisa, desenvolvimento e inovação  na área de tecnologia em geral, visando fortalecer a Base Industrial de Defesa Nacional e a transição da pesquisa para a indústria. Embora a Marinha do Brasil já utilize e teste diferentes tipos de drones (incluindo veículos submarinos autônomos e drones kamikaze desenvolvidos pelo Corpo de Fuzileiros Navais ) e a Embraer tenha um memorando de entendimento com a Força Aérea Brasileira (FAB) para estudar e desenvolver um veículo aéreo não tripulado avançado, os acordos específicos entre Embraer e Marinha visavam até então principalmente a tecnologia de radares, mas isso mudou na direção dos drones e está em u...