Pular para o conteúdo principal

Embraer amplia acordo com a Toyota para ganhos de eficiência

São José dos Campos – SP, 13 de outubro de 2023 - A Embraer anunciou hoje a ampliação do acordo com a Toyota do Brasil para aplicação de fundamentos e conceitos do Sistema Toyota de Produção (TPS, na sigla em inglês) em suas operações industriais. Desde junho de 2022, as duas empresas têm atuado juntas para avaliar e sugerir melhorias em manufatura da principal fábrica da Embraer, a Unidade Ozires Silva, localizada em São José dos Campos, no interior de São Paulo.



 

A conclusão da implantação da nova metodologia em uma fase da produção das asas dos jatos comerciais E-Jets resultou em uma redução de 50% no ciclo de manufatura. No tempo total de fabricação deste segmento, a redução foi de 17% e o ganho de eficiência em torno de 20%. A equipe do P3E, o Programa de Excelência Empresarial Embraer, continuará expandindo a aplicação das iniciativas criadas em conjunto com a Toyota para outras etapas da fabricação das asas.


   

 

Em razão dos resultados bem-sucedidos, as duas empresas decidiram expandir a colaboração para o desenvolvimento conjunto de outras metodologias a serem implantadas desta vez em uma das estações da linha de montagem final dos E-Jets.

 

“A interação contínua, o engajamento das equipes e o aprofundamento de conhecimentos foram fundamentais para a obtenção de resultados expressivos e potencializar ganhos de eficiência de maneira sustentável”, disse Luís Carlos Marinho, Vice-Presidente Executivo de Operações da Embraer. “Estamos muito felizes com a ampliação do acordo que fortalece e acelera ainda mais a disseminação das melhores práticas em sistema produtivo.”

 

"Essa parceria está envolvendo muita troca de experiências e fomentando ideias para soluções conjuntas, visando o fortalecimento de operações dessa grande empresa nacional. Importante dizer que o foco também está no desenvolvimento de pessoas e adequação de mentalidade para um olhar atento à melhoria contínua. Seguimos honrados por fazer parte disso”, afirmou Masahiro Inoue, CEO da Toyota para a América Latina.

 


“A aplicação do TPS nos processos produtivos da Embraer é mais um exemplo concreto sobre como a metodologia pode contribuir para operações mais eficientes, independentemente de seu ramo de atuação; visando agilidade, qualidade e padronização, e impactando diretamente na competitividade da indústria nacional", comentou Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil.

 

A Embraer adota a filosofia Lean como estratégia empresarial que dissemina fundamentos, conceitos e práticas do P3E. Este programa é responsável por liderar as transformações de forma integrada, provendo meios para que toda a empresa possa dar saltos na melhoria dos seus processos. Este sistema de excelência visa a segurança em primeiro lugar, qualidade sempre, entregas no prazo e no melhor custo. A companhia tem a meta de crescer neutra em carbono e, até 2024, ter 100% da energia das operações no Brasil proveniente de fontes renováveis.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BLINDADOS SUECOS! Sveriges Militärfordonsmuseum, Arsenalen ou The Swedish Tank Museum - O Museu AÇO!

𝗢 𝗔𝗖𝗘𝗥𝗩𝗢 𝗗𝗢 𝗔𝗥𝗦𝗘𝗡𝗔𝗟 𝗗𝗘 𝗚𝗨𝗘𝗥𝗥𝗔 𝗗𝗢 𝗥𝗜𝗢 𝗗𝗘 𝗝𝗔𝗡𝗘𝗜𝗥𝗢

O Arsenal de Guerra do Rio (AGR) remonta aos idos de 1762, quando foi criado pelo então governador da capitania do Rio de Janeiro, Gomes Freire de Andrade - Conde de Bobadela - com a denominação de “Casa do Trem”, na Ponta do Calabouço, Centro do Rio de Janeiro, onde atualmente se encontra o Museu Histórico Nacional. Ao longo de sua história, o Arsenal se caracteriza pelo apoio ao poder de combate do Exército, destacando-se por sua atuação nas Revoltas do Brasil Regencial, na Guerra da Tríplice Aliança, na Guerra de Canudos, na Revolta da Armada, Guerra do Contestado, bem como na Segunda Guerra Mundial.  Atualmente, o AGR, desempenha atividades de fabricação, manutenção e pesquisa, constituindo-se em organização militar de fundamental importância para a manutenção da capacidade de produção bélica do Exército, além de atuar em apoio às ações de defesa civil. Quer conhecer um pouco mais do acervo dos Arsenais e Fábricas sob guarda do AHEx? Acesse: http://www.ahex.eb.mil.br “𝘈𝘏𝘌𝘹:...

ADEREX AERONAVAL 2021