Brasil assume comando de força marítima da ONU no Líbano

24/02/2011

Almirante Luiz Henrique Caroli chefiará Força Tarefa Marítima, o componente naval da Missão das Nações Unidas no país, Unifil.

Almirante Caroli

            Almirante Caroli












Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.


Um almirante brasileiro tomou posse, nesta quinta-feira, como o novo chefe do componente naval da Força Interina das Nações Unidas no Líbano, Unifil. O oficial, Luiz Henrique Caroli, passará a chefiar a Força Tarefa Marítima. A cerimônia de posse ocorreu a bordo de um navio no Porto Beirute.

Objetos Ilegais

O componente naval foi mobilizado a pedido do governo do Líbano para ajudar a Marinha do país. Uma das maiores preocupações do governo é com a entrada de armas e outros objetos ilegais por mar. O almirante Caroli disse que está entusiasmado com sua nova tarefa. Segundo ele, a Marinha brasileira tem o orgulho de participar da Força da ONU no Líbano e ajudar que ele chamou de construção de um "futuro promissor".

Desde o início de suas operações em 2006, a Força Marítima já revistou 36 mil navios e reportou 900 embarções suspeitas às autoridades libanesas para novas inspeções. O almirante Luiz Henrique Caroli, que nasceu no Rio de Janeiro, formou-se no Colégio Naval em 1973 e chegou ao posto máximo da carreira em 2007.

Comentários