segunda-feira, 28 de novembro de 2011

TAM registra alta taxa de ocupação em seus voos internacionais em outubro


 

 



Rotas da companhia para o exterior tiveram load factor de 83,2% no mês passado. No mercado doméstico, companhia registrou market share de 39,6%

 
 São Paulo, 28 de novembro de 2011 – A TAM Linhas Aéreas registrou taxa de ocupação de 83,2% em seus voos internacionais em outubro. A demanda (RPK) nas rotas para o exterior operadas pela companhia cresceu 4,3%, com um aumento na oferta (ASK) de 6,2%, na comparação com o mesmo mês do ano anterior. O market share da TAM neste segmento de mercado, considerando apenas as empresas brasileiras, foi de 88,5%. Os dados operacionais do setor no mês passado foram divulgados hoje pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

“Continuamos observando uma alta procura por passagens para o exterior, mesmo com a variação cambial. Também vimos um forte aumento no yield internacional em dólares na comparação com setembro. E, assim como no mercado doméstico, verificamos aumento de receita unitária (RASK) na comparação mês a mês”, comenta Líbano Barroso, presidente da TAM Linhas Aéreas. “Esses números comprovam que estamos no caminho certo para assegurar a rentabilidade da companhia e continuar oferecendo serviços de alta qualidade aos clientes.”

No segmento de rotas internacionais operadas por companhias aéreas, a fatia de mercado da empresa no acumulado do ano até outubro é de 88%, com taxa de ocupação de 82%.

Mercado doméstico

No mercado doméstico, houve uma ligeira diminuição na demanda pelos voos da TAM, de 0,2%, combinada com o aumento de 2,3% da oferta – na comparação com outubro de 2010 – o que reduziu a taxa de ocupação em 1,6 ponto percentual, atingindo 66,2%. O market share da companhia foi de 39,6%, colocando a companhia na liderança desse segmento.

Em outubro, o yield (preço médio pago por passageiro por quilômetro voado) permaneceu estável em relação ao mês anterior. A companhia já havia registrado recuperação nesse índice nos meses anteriores. 

A estabilidade do yield favoreceu o aumento da receita unitária da companhia (RASK), de acordo com o movimento de recomposição de margens iniciado em agosto.

No acumulado do ano, o market share doméstico da TAM é de 41,3%, com load factor de 68,7%. A companhia também é líder de mercado nessa base de comparação.


A TAM (www.tam.com.br) opera voos diretos para 43 destinos no Brasil e 19 na América Latina, nos Estados Unidos e na Europa. Por meio de acordos com empresas nacionais e estrangeiras, chega a 92 aeroportos brasileiros e a outros 92 destinos internacionais, incluindo a Ásia. A companhia foi fundada em 1976 com o compromisso de encantar o cliente ao oferecer serviços diferenciados de alta qualidade a preços competitivos. Em 35 anos, completados em julho de 2011, se tornou uma das líderes do mercado doméstico, com market share de 39,6% no último mês de outubro. Também detém a liderança entre as companhias brasileiras que operam rotas para o exterior, com 88,5% do mercado em outubro. Com a maior frota de aviões de passageiros do país (154 aeronaves), a TAM atende seus clientes com Espírito de Servir e busca tornar as viagens de avião cada vez mais acessíveis ao conjunto da população. É pioneira, entre as companhias aéreas brasileiras, no lançamento de um programa de fidelização; o TAM Fidelidade já distribuiu 16 milhões de bilhetes por meio de resgate de pontos e faz parte da rede Multiplus, que possui hoje 8,9 milhões de associados. Membro da Star Alliance – a maior aliança de companhias aéreas do mundo – desde maio de 2010, a empresa integra uma rede que abrange 1.185 destinos em 185 países.